Manias da Seat com o AC!!!

A mostrar resultados 1 para 11 de 11

Título: Manias da Seat com o AC!!!

Banido
    Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito Manias da Seat com o AC!!!

Esta semana tive que utilizar uma viatura alugada. Tocou-me na rifa um Seat Ibiza 1.4 Tdi. Carro recente, deste ano. AC manual.

Reparei que ao colocar a ventilação na posição de dembaciamento do vidro o AC automaticamente ligava. Tudo bem, pensei eu. Ao carregar no botão do AC a luz desliga, mesmo mantendo a posição da distribuição do ar para o parabrisas. Tudo bem, pensei eu!

No dia seguinte volto a fazer o mesmo. Ou seja, rodo o manipulo para o parabrisas, o AC liga e passado uns minutos, desligo o AC mantendo a mesma posição, para o parabrisas. Luz do AC desligada.

Começo a sentir frio! Lembro-me que no dia anterior tinha tido a mesma sensação nas mesmas condições. Pensei, o AC está ligado! Ter em atenção que a luz vermelha estava desligada.

Parei o carro comparo os consumos instantâneos e confirma-se, o AC não desliga! Apaga a luz mas não desliga. Belo!

Entretanto pus-me a mexer naquilo tudo. A Seat quer à força que se ande com o AC on. Senão vejamos.

Se rodarmos o manipulo da temperatura para o frio, automaticamente liga o AC. Mesmo que não queiramos.

Carregas no botão da recirculação do ar? Toma lá AC!

Ligas o carro e tens o manipulo no frio? Toma lá AC!

Desligas o AC mas está na posição do parabrisas? Toma lá AC!

Devolvi o carro, experimentei outro... Era igual. Não é defeito, é feitio!

Piloto de Testes xtrusion's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2013

Por Defeito

Eu também tive um Ibiza desses alugado, mas era o 1.2 tdi, além da barulheira que era não me lembro desses problemas de AC

Piloto de Troféu RedHeart's Avatar
    Data de Registo
    May 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
    Esta semana tive que utilizar uma viatura alugada. Tocou-me na rifa um Seat Ibiza 1.4 Tdi. Carro recente, deste ano. AC manual.

Reparei que ao colocar a ventilação na posição de dembaciamento do vidro o AC automaticamente ligava. Tudo bem, pensei eu. Ao carregar no botão do AC a luz desliga, mesmo mantendo a posição da distribuição do ar para o parabrisas. Tudo bem, pensei eu!

No dia seguinte volto a fazer o mesmo. Ou seja, rodo o manipulo para o parabrisas, o AC liga e passado uns minutos, desligo o AC mantendo a mesma posição, para o parabrisas. Luz do AC desligada.

Começo a sentir frio! Lembro-me que no dia anterior tinha tido a mesma sensação nas mesmas condições. Pensei, o AC está ligado! Ter em atenção que a luz vermelha estava desligada.

Parei o carro comparo os consumos instantâneos e confirma-se, o AC não desliga! Apaga a luz mas não desliga. Belo!

Entretanto pus-me a mexer naquilo tudo. A Seat quer à força que se ande com o AC on. Senão vejamos.

Se rodarmos o manipulo da temperatura para o frio, automaticamente liga o AC. Mesmo que não queiramos.

Carregas no botão da recirculação do ar? Toma lá AC!

Ligas o carro e tens o manipulo no frio? Toma lá AC!

Desligas o AC mas está na posição do parabrisas? Toma lá AC!

Devolvi o carro, experimentei outro... Era igual. Não é defeito, é feitio!

Se rodares o manípulo para a temperatura de frio, faz sentido que o AC se ligue automaticamente, principalmente se se optar for uma temperatura abaixo da ambiente.
    Se direccionares o ar para os parabrisas, também faz sentido que se ligue o AC, não necessariamente pela temperatura mas pela desumidificação do ar.
    Ligar o AC aquando da recirculação do ar também faz algum sentido, exactamente pela função de desumidificação (e assim evitar que o vidro volte a embaciar)

De certa maneira são opções idiot proof. Várias marcas têm estas "manias" ou semelhantes, nos seus AC.

Banido
    Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
    Se rodares o manípulo para a temperatura de frio, faz sentido que o AC se ligue automaticamente, principalmente se se optar for uma temperatura abaixo da ambiente.
    Se direccionares o ar para os parabrisas, também faz sentido que se ligue o AC, não necessariamente pela temperatura mas pela desumidificação do ar.
    Ligar o AC aquando da recirculação do ar também faz algum sentido, exactamente pela função de desumidificação (e assim evitar que o vidro volte a embaciar)

De certa maneira são opções idiot proof. Várias marcas têm estas "manias" ou semelhantes, nos seus AC.
    Ok, mas para mim não tem sentido nenhum.
    Agora no inverno não posso colocar o manipulo no frio, para levar apenas com a mesma temperatura exterior, tenho que levar com o AC? Não posso andar no frio sem AC? A titulo de quê é que me obrigam a desligar o AC?

Vou atrás de um carro poluente a deitar cheiro a gasolina, quero isolar o habitáculo, ligo a recirculação do ar, tenho de levar com o AC? Depois fico com frio e tenho que aumentar a temperatura? E se for apenas por 30 segundos que jeito tem ir com o AC ligado?

A de desembaciar então é o cúmulo da estupidez, desligo, apaga a luz e continua ligado! Qual é o sentido disto?

Ah e outra mais para o final da semana já lhe tinha pegado o jeito. Então sempre que ligava o ar eu imediatamente desligava-o, meu rico compressor sempre liga desliga...

Piloto de Troféu RedHeart's Avatar
    Data de Registo
    May 2005

Por Defeito

És, pode-se dizer, uma excepção. Como eu disse, essa "mania" desse e de outros AC são opções dos fabricantes, para o utilizador comum.
    Percebo que este caso é uma situação diferente mas, por regra, se um carro tem AC é porque o cliente quis (principalmente nestes segmentos mais baixos) e, à partida, vai andar com ele ligado na maior parte das vezes.

Piloto Veterano Pastis's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

A ideia base disso é reduzir ciclos onoff e assim evitar avarias e garantia.

Banido
    Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    A ideia base disso é reduzir ciclos onoff e assim evitar avarias e garantia.
    Não, assim são muitos mais ciclos on / off.

Piloto de Provas de Perícia BMW535i's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2016

Por Defeito

o AC da Seat não é igual ao da VW?

Piloto de Provas de Perícia BMW535i's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2016

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
    Eu também tive um Ibiza desses alugado, mas era o 1.2 tdi, além da barulheira que era não me lembro desses problemas de AC
    o 1.2 também é barulhento como o 1.4? é um barulho engraçado tac tac tac

Piloto de Testes xtrusion's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2013

Por Defeito

Barulhento é dizer pouco, nunca estive num carro tão barulhento, até o corsa c 1.3 cdti (versão espanhola de comercial que era 5 portas mas totalmente despido de mariquices) que conduzi era mais insonorizado que aquilo.

Banido
    Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por BMW535i Ver Post
    o 1.2 também é barulhento como o 1.4? é um barulho engraçado tac tac tac
    O 1.4 tdi é bem mais barulhento do que o 1.2.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •