Elevada temperatura de funcionamento dos motores diesel modernos

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Título: Elevada temperatura de funcionamento dos motores diesel modernos

  1. #1
    Piloto de Testes BillieJean's Avatar
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    Por Defeito Elevada temperatura de funcionamento dos motores diesel modernos

    Boas a todos,

    Tenho 2 carros diesel que me têm despertado alguma preocupação devido a sua elevada temperatura de funcionamento em andamento normal, principalmente em AE.

    Tive anteriormente um carro diesel de 2006 na casa dos 2.0 lts com 150cv em que a temperatura de funcionamento normal do motor era de 87º, raramente passava daí salvo alguns esticanços, mesmo assim nunca o vi chegar aos 100º.

    Os que possuo actualmente, um de 2015 e outro de 2016, ambos na casa dos 2.0 lts, um com 150 e outro com 190cv, os mesmos são de marca diferente, e ambos em circulação normal raramente andam abaixo dos 100º, um deles que possui mostrador digital chega facilmente aos 107º e sem apertar muito com ele, com velocidades normalíssimas de 120/130 kms/h constantes em AE.

    Agora a minhas questões são:
    1º Isto é normal?
    2º Se sim, será devido às emissões?
    3º Se for normal, o facto do motor estar constantemente em funcionamento a tais temperaturas, cerca de 20º a mais do que o meu carro anterior, não afecta a sua fiabilidade?
    4º Se for normal, os recentes incêndios que se têm verificado nos carros modernos poderão estar relacionados com isto?


  2. #2
    Piloto de Troféu carbookk's Avatar
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    Por Defeito

    tenho andado com vários carros recentes diesel entre os 1.6cc, 2.0cc 2.5cc, e a temperatura no manómetro do quadrante nunca passa dos quase 90º e sempre a apertar com os ditos, portanto se os teus passam, algo não está muito bem...

  3. #3
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    Citação Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
    tenho andado com vários carros recentes diesel entre os 1.6cc, 2.0cc 2.5cc, e a temperatura no manómetro do quadrante nunca passa dos quase 90º e sempre a apertar com os ditos, portanto se os teus passam, algo não está muito bem...
    No manómetro analógico de um deles também nunca passa dos 90º, mas no digital passa bastante chega aos 107º

    No outro está sempre nos 100º

  4. #4
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    Manómetro analógico relata temperatura do fluído de refrigeração e o digital a temperatura do óleo? (estou a especular)

  5. #5
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    Se for temperatura do óleo é normal ser mais quente que o do liquido do radiador. Mas, com o FAP, a temperatura não tem que ser maior para a regeneração ?


  6. #6
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    Citação Originalmente Colocado por dvmarques Ver Post
    Manómetro analógico relata temperatura do fluído de refrigeração e o digital a temperatura do óleo? (estou a especular)
    Também não sei, mas pode ser uma explicação para a diferença.

  7. #7
    Piloto de Provas de Perícia amidoes's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
    tenho andado com vários carros recentes diesel entre os 1.6cc, 2.0cc 2.5cc, e a temperatura no manómetro do quadrante nunca passa dos quase 90º e sempre a apertar com os ditos, portanto se os teus passam, algo não está muito bem...
    Sabes que mesmo que passe dos 90 no quadrante nunca vai mexer sem passar uma temperatura determinada (bem acima dos 100)?

  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por amidoes Ver Post
    Sabes que mesmo que passe dos 90 no quadrante nunca vai mexer sem passar uma temperatura determinada (bem acima dos 100)?
    homem, sei isso muito bem, já tenho anos atrás do volante, ainda sou do tempo em que os carros não tinham praticamente nada em comparação com os actuais...

    e como já disseram o mais certo é ele estar a ver a temperatura do óleo ai bate certo a temperatura, eu não tenho hábito de ver isso, apenas o restante que é o que realmente interessa, que é a o sistema de refrigeração do motor...

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
    homem, sei isso muito bem, já tenho anos atrás do volante, ainda sou do tempo em que os carros não tinham praticamente nada em comparação com os actuais...

    e como já disseram o mais certo é ele estar a ver a temperatura do óleo ai bate certo a temperatura, eu não tenho hábito de ver isso, apenas o restante que é o que realmente interessa, que é a o sistema de refrigeração do motor...
    2015 -» 2017 -» 2

    De resto, se lá está interessa, certamente....

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
    2015 -» 2017 -» 2

    De resto, se lá está interessa, certamente....
    na realidade por lá estar, tal como outras tantas coisas, pouco interessa, o que interessa realmente é aquelas que são vitais e estão há tua frente, como o sistema de refrigeração, que se falhar já se vai a junta e dá-se uma grande dor de cabeça quando se tem de pagar a reparação...

    se tens 2 anos de carta, ainda tens muita coisa para aprender...

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
    na realidade por lá estar, tal como outras tantas coisas, pouco interessa, o que interessa realmente é aquelas que são vitais e estão há tua frente, como o sistema de refrigeração, que se falhar já se vai a junta e dá-se uma grande dor de cabeça quando se tem de pagar a reparação...

    se tens 2 anos de carta, ainda tens muita coisa para aprender...

    Ai agora sou eu?

  12. #12
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    calma o rapaz nem carta ainda deve ter hehe

    on topic: isso é normal, no meu 425d o ponteiro tambem anda sempre nos 100º

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por MBC Ver Post
    calma o rapaz nem carta ainda deve ter hehe

    on topic: isso é normal, no meu 425d o ponteiro tambem anda sempre nos 100º
    Que eu saiba os novos BMW só tem manómetro da temperatura do óleo, que é normal que ande nos 100 se não passar ligeiramente.

    Água anda nos 90-100 dependendo do motor, abertura do termostato etc, é normal que a temperatura varie, e pode passar dos 90 em para-arranca principalmente no versão, daí ser fundamental ter um bom glicol, termostato em funcionamento e sistema de ventilação a funcionar como deve ser. Há carros que as ventoinhas só disparam mais forte quando passa dos 90 daí pode chegar aos 91-93 sem haver problemas. Tive um motor a gasolina que no verão passava ligeiramente do meio no verão, a ventoinha disparava e baixava logo.

    Agora, há que ver se é temperatura de água ou óleo. O próprio logo é bem explicativo do que é.

  14. #14
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    O meu raramente chega aos 90°.

    O normal é andar nos 83 ou 84°

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
    Que eu saiba os novos BMW só tem manómetro da temperatura do óleo, que é normal que ande nos 100 se não passar ligeiramente.

    Água anda nos 90-100 dependendo do motor, abertura do termostato etc, é normal que a temperatura varie, e pode passar dos 90 em para-arranca principalmente no versão, daí ser fundamental ter um bom glicol, termostato em funcionamento e sistema de ventilação a funcionar como deve ser. Há carros que as ventoinhas só disparam mais forte quando passa dos 90 daí pode chegar aos 91-93 sem haver problemas. Tive um motor a gasolina que no verão passava ligeiramente do meio no verão, a ventoinha disparava e baixava logo.

    Agora, há que ver se é temperatura de água ou óleo. O próprio logo é bem explicativo do que é.

    Eu sei que carro ele está a falar e daí comparei com o meu que é idêntico, os 100º é normal

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
    Boas a todos,

    Tenho 2 carros diesel que me têm despertado alguma preocupação devido a sua elevada temperatura de funcionamento em andamento normal, principalmente em AE.

    Tive anteriormente um carro diesel de 2006 na casa dos 2.0 lts com 150cv em que a temperatura de funcionamento normal do motor era de 87º, raramente passava daí salvo alguns esticanços, mesmo assim nunca o vi chegar aos 100º.

    Os que possuo actualmente, um de 2015 e outro de 2016, ambos na casa dos 2.0 lts, um com 150 e outro com 190cv, os mesmos são de marca diferente, e ambos em circulação normal raramente andam abaixo dos 100º, um deles que possui mostrador digital chega facilmente aos 107º e sem apertar muito com ele, com velocidades normalíssimas de 120/130 kms/h constantes em AE.

    Agora a minhas questões são:
    1º Isto é normal?
    2º Se sim, será devido às emissões?
    3º Se for normal, o facto do motor estar constantemente em funcionamento a tais temperaturas, cerca de 20º a mais do que o meu carro anterior, não afecta a sua fiabilidade?
    4º Se for normal, os recentes incêndios que se têm verificado nos carros modernos poderão estar relacionados com isto?
    Isso é muito simples de perceber.

    Pelo que me apercebi depois de ler todo o tópico há aqui alguma confusão entre a temperatura do liquido de refrigeração e a temperatura do óleo do motor.
    O primeiro atinge temperaturas mais baixas pois é o responsável pela refrigeração do motor e está sempre em circulação entre o radiador, onde liberta o calor e arrefece, e o motor, onde absorve o calor e aquece, no caso do oleo do motor, este está sempre em contacto com o motor daí ser normal atingir temperaturas mais elevadas depois de algum tempo de funcionamento, e isto acontece especialmente quando se circula a rpms mais elevadas e constantes, como em AE, reparei que disseste que notavas mais temperatura do oleo quando vais na auto-estrada e isso é normal, pois o oleo que lubrifica todas as peças moveis do motor está constantemente em contacto com todas essas peças do motor sem paragens, como acontece em cruzamentos ou semáforos que nesta situação parte do oleo tem tempo de repousar no carter e arrefecer um pouco. Se poderes repara numa coisa, nos TDIs dá para comparar, quando o carro é ligado a frio a temperatura do liquido de refrigeração sobre mais depressa do a do oleo do motor, mas depois, se for em viagem sem paragens, a do oleo do motor mantem-se mais elevada que a do liquido de refrigeração.

    Isso que relatas é perfeitamente normal e não há razão para te preocupares.

    Espero ter ajudado

  17. #17
    Piloto de Provas de Perícia amidoes's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por homemmoderno Ver Post
    Isso é muito simples de perceber.

    Pelo que me apercebi depois de ler todo o tópico há aqui alguma confusão entre a temperatura do liquido de refrigeração e a temperatura do óleo do motor.
    O primeiro atinge temperaturas mais baixas pois é o responsável pela refrigeração do motor e está sempre em circulação entre o radiador, onde liberta o calor e arrefece, e o motor, onde absorve o calor e aquece, no caso do oleo do motor, este está sempre em contacto com o motor daí ser normal atingir temperaturas mais elevadas depois de algum tempo de funcionamento, e isto acontece especialmente quando se circula a rpms mais elevadas e constantes, como em AE, reparei que disseste que notavas mais temperatura do oleo quando vais na auto-estrada e isso é normal, pois o oleo que lubrifica todas as peças moveis do motor está constantemente em contacto com todas essas peças do motor sem paragens, como acontece em cruzamentos ou semáforos que nesta situação parte do oleo tem tempo de repousar no carter e arrefecer um pouco. Se poderes repara numa coisa, nos TDIs dá para comparar, quando o carro é ligado a frio a temperatura do liquido de refrigeração sobre mais depressa do a do oleo do motor, mas depois, se for em viagem sem paragens, a do oleo do motor mantem-se mais elevada que a do liquido de refrigeração.

    Isso que relatas é perfeitamente normal e não há razão para te preocupares.

    Espero ter ajudado
    É isto. Tenho 2 TDIs no meu agregado familiar imediato (1 CR140 e outro PD105) em que ambos têm o menu da temperatura do óleo. Muitas vezes quando o manómetro da refrigeração chega aos 90, o óleo ainda nem chegou aos 60. O permutador de óleo ajuda a aumentar a temperatura do óleo neste caso. Em AE quando estão a levar uma valente esfrega, é normal a temperatura do óleo chegar aos 105-106ºC, talvez um pouco mais ou menos, enquanto a temperatura da água se mantém nos 90. Neste caso o permutador ajuda a arrefecer o óleo. Isto é tudo normal. Os carros foram desenhados a pensar nisto.

  18. #18
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    Exacto, há que distinguir bem a temperatura da água da temperatura do óleo.

    Os meus Diesel a nível de temperatura da água sempre andaram a rondar os 90º, isto é, com anti-congelantes originais e termostátos em bom estado.

    O meu Diesel atual, de 2016, 2.0 TDI Common Rail tem manómetro analógico e digital da temperatura da água, e esta fixa-se nos 90º, independentemente da utilização, agora a temperatura do óleo essa sim, varia bastante, primeiro, é como diz o amidoes, só uns bons kms depois da água atingir os 90º, é que o óleo atinge temperaturas normais, segundo, as temperaturas de óleo variam imenso, sendo que a média deverá andar entre os 95º e 100º e em terceiro e último lugar, sim, acho que os carros hoje em dia aquecem muito o óleo, não sei se é normal, mas já vi temperaturas acima dos 110º de óleo em auto-estrada, isto sem grandes loucuras, mas com um pouco de esfrega. O que me parece exagerado.

    Ah e tanto o 2.0 TDI como o 1.6 TDI têm comportamentos e temperaturas semelhantes.

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por homemmoderno Ver Post
    Isso é muito simples de perceber.

    Pelo que me apercebi depois de ler todo o tópico há aqui alguma confusão entre a temperatura do liquido de refrigeração e a temperatura do óleo do motor.
    O primeiro atinge temperaturas mais baixas pois é o responsável pela refrigeração do motor e está sempre em circulação entre o radiador, onde liberta o calor e arrefece, e o motor, onde absorve o calor e aquece, no caso do oleo do motor, este está sempre em contacto com o motor daí ser normal atingir temperaturas mais elevadas depois de algum tempo de funcionamento, e isto acontece especialmente quando se circula a rpms mais elevadas e constantes, como em AE, reparei que disseste que notavas mais temperatura do oleo quando vais na auto-estrada e isso é normal, pois o oleo que lubrifica todas as peças moveis do motor está constantemente em contacto com todas essas peças do motor sem paragens, como acontece em cruzamentos ou semáforos que nesta situação parte do oleo tem tempo de repousar no carter e arrefecer um pouco. Se poderes repara numa coisa, nos TDIs dá para comparar, quando o carro é ligado a frio a temperatura do liquido de refrigeração sobre mais depressa do a do oleo do motor, mas depois, se for em viagem sem paragens, a do oleo do motor mantem-se mais elevada que a do liquido de refrigeração.

    Isso que relatas é perfeitamente normal e não há razão para te preocupares.

    Espero ter ajudado
    é isso mesmo, n es eng numa determinada marca conhecida?
    vou enviar-te pm

  20. #20
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    A informação dada pelo ponteiro no painel de instrumentos é propositadamente filtrada.

    A temperatura do liquido de refrigeração tem SEMPRE oscilações, para cima e para baixo.

  21. #21
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    Por este tipo de "alarmes" é que alguns fabricantes deviam filtrar o maximo de informação.

    Serve para uma pequena franja de utilizadores, e causa ruído aos restantes.

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
    Exacto, há que distinguir bem a temperatura da água da temperatura do óleo.

    Os meus Diesel a nível de temperatura da água sempre andaram a rondar os 90º, isto é, com anti-congelantes originais e termostátos em bom estado.

    O meu Diesel atual, de 2016, 2.0 TDI Common Rail tem manómetro analógico e digital da temperatura da água, e esta fixa-se nos 90º, independentemente da utilização, agora a temperatura do óleo essa sim, varia bastante, primeiro, é como diz o amidoes, só uns bons kms depois da água atingir os 90º, é que o óleo atinge temperaturas normais, segundo, as temperaturas de óleo variam imenso, sendo que a média deverá andar entre os 95º e 100º e em terceiro e último lugar, sim, acho que os carros hoje em dia aquecem muito o óleo, não sei se é normal, mas já vi temperaturas acima dos 110º de óleo em auto-estrada, isto sem grandes loucuras, mas com um pouco de esfrega. O que me parece exagerado.

    Ah e tanto o 2.0 TDI como o 1.6 TDI têm comportamentos e temperaturas semelhantes.
    110 graus está controlado.

    No pico do verão deve incrementar mais 5/7 graus acima disso com facilidade.

    Mais que isso (nesse carro) significa que o óleo já precisa ser mudado.

    Contudo, existem carros do grupo onde esse bloco faz 120/130 graus com regularidade (carros completamente originais) e com 200/300.000km rodados ainda aí andam.

    Os óleos não ficaram apenas mais caros e com normas aplicadas, são de facto mais resistentes ao calor.

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