Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A Honda e o 0w20

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A Honda e o 0w20

    Boas e-amigos.

    Alguem pode desenvolver ou explicar este assunto sobre a honda recomendar o 0w20 em todos os automoveis que vende? Pela lista de temperaturas recomendadas este óleo não parece ser adequado para mim, visto que vivo numa zona com temperaturas médias de 22ºc e quando estou em portugal no verão, levo com 37-42ºc durante 2 ou 3 meses.



    No meu actual jazz de 2002 (já a honda recomendava o 0w20) nunca quis saber disto porque desde novo nunca pus os pés na Honda onde o comprei, meti sempre 5w40 dos 0 aos 326.000km e nunca tive nenhum problema nem consumos de óleo, ainda hoje não consome.

    No entanto como já comprei o novo jazz (com mais mariquices mecânicas e elétronicas) desta vez estou a pensar respeitar os planos de manutenção da marca e fazer lá mesmo as revisões, pelo menos nos primeiros 5 ou 6 anos.

    Alguem pode explicar-me o porquê do 0w20? E se será adequado para as temperaturas onde circulo, sabendo que ainda por cima faço 80% de autoestrada a velocidades de cruzeiro de 130km/h (o limite em frança).

    Obrigado

    #2
    A viscosidade recomendada não tem só a ver com a temperatura, mas também com as propriedades anti-fricção do óleo. Pois permite consumos baixo, redução de ruído etc...

    Comentário


      #3
      Mas afinal qual é o problema em usares o 0W20 ?

      Comentário


        #4
        "Honda and Toyota, among other auto manufacturers, often recommend 0W-20 low viscosity oils for their vehicles. These manufacturers have selected this low viscosity, full synthetic formulation to optimize fuel economy. Mobil™ 0W-20 motor oils can also be used where 5W-20 is recommended."

        https://mobiloil.com/en/viscosity/0w-20

        No meu, tenho usado sempre o 0W20, além da economia de combustível noto que o motor também atinge a temperatura normal mais rapidamente.

        Já agora, podes dar algum feedback do teu Jazz? aquino fórum (aparentemente) não há nenhum dos novos. Q tal o motor, consumos?

        Cumps
        Editado pela última vez por mpereira; 19 February 2017, 00:33.

        Comentário


          #5
          o meu mazda 2 também leva 0w20, também não percebo porque a marca recomenda esse óleo visto ser um óleo para temperaturas mais baixas

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por curandeiro Ver Post
            o meu mazda 2 também leva 0w20, também não percebo porque a marca recomenda esse óleo visto ser um óleo para temperaturas mais baixas
            Como já aqui foi dito, a viscosidade do óleo não tem só em conta a temperatura em que vai ser utilizado.

            Comentário


              #7
              Existem outras referências no óleo que não apenas o 0W20, e duvido que a maioria das oficinas fora da marca tenham em conta, por isso de vez em quando aparecem uns Jazz com o trabalhar do motor parecido com um diesel, o meu com 160 000 kms, sempre levou 0w20, e está como novo.

              Comentário


                #8
                Sou um gajo prático, o fabricante recomenda uma viscosidade e eu uso, não vejo razões para mudar o que está certo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                  Como já aqui foi dito, a viscosidade do óleo não tem só em conta a temperatura em que vai ser utilizado.
                  Sim, não é só temperatura, mas também é..

                  Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                  Existem outras referências no óleo que não apenas o 0W20, e duvido que a maioria das oficinas fora da marca tenham em conta, por isso de vez em quando aparecem uns Jazz com o trabalhar do motor parecido com um diesel, o meu com 160 000 kms, sempre levou 0w20, e está como novo.
                  O meu dos 15.000 aos 150.000 km levou sempre 0w40, depois como comecei a achar demasiado caro para o carro que era passei a meter 5w40 até aos 330.000km. Está aqui á porta de casa e parece um relógio a trabalhar.

                  Comentário


                    #10
                    Como disseram mais atrás, não mexi na recomendação da marca, e o preço do 5w40 não é muito diferente do 0w20, já o 10w40 é outra história, este ultimo é que deixa os motores barulhentos. A questão maior do óleo, para mim, nem é pelo motor em si, é mais pela lubrificação da distribuição (corrente e esticadores).

                    Comentário


                      #11
                      Acho que foi o óleo que se lembraram primeiro, uma vez que lá os engenheiros não percebem nada do assunto.

                      Quem percebe é o Português (que por norma não tem formação na área) e mete o que "acha" correcto.

                      *clap*

                      Comentário


                        #12
                        blakke, não inventes
                        Por norma a Honda sabe o que faz no que toca a motores, normalmente com grande durabilidade, para quê inventar?

                        Já agora, parabéns pela nova máquina, e se puderes vai dando feedback do mesmo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Z00L Ver Post
                          Acho que foi o óleo que se lembraram primeiro, uma vez que lá os engenheiros não percebem nada do assunto.

                          Quem percebe é o Português (que por norma não tem formação na área) e mete o que "acha" correcto.

                          *clap*
                          Já quem é ignorante e não sabe lêr Português, não consegue distinguir uma questão ou uma dúvida no meio de uma frase. Coloquei uma dúvida e perguntei se alguem sabia o porquê desta recomendação da marca, não disse para *****em na marca e meterem o que quiserem no motor. Por mim até podem meter azeite ou atum de conserva que eu estou-me a lixar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                            blakke, não inventes
                            Por norma a Honda sabe o que faz no que toca a motores, normalmente com grande durabilidade, para quê inventar?

                            Já agora, parabéns pela nova máquina, e se puderes vai dando feedback do mesmo.

                            brunomeleiro não estou a querer inventar nada, como disse acima é só uma dúvida que gostaria que fosse exclarecida por alguém mais entendido do que eu.
                            Neste carro vou fazer as revisões na marca até porque me deram a extensão de 5 anos de garantia, não faço intenção sequer de questionar o que lá metem, ninguem saberá melhor do que eles.

                            Quanto ao jazz só posso falar de 50 minutos de test drive, o meu só chega daqui a 1 mês e pouco, depois abro um DB.

                            Comentário


                              #15
                              O motivo de a Honda recomendar um óleo mais fino prende-se com a redução de consumos (e consequentemente emissões) e com a redução da fricção (e consequentemente potência dissipada). E conseguem isto porque os motores deles são feitos com tolerâncias muito pequenas. Recomenda-se o 0W20 para os melhores resultados, o que não quer dizer que outro óleo vá destruir o motor. Apenas não será tão bom. 0W20 gasta menos e dá mais potência, é o chamado "win win".

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
                                O motivo de a Honda recomendar um óleo mais fino prende-se com a redução de consumos (e consequentemente emissões) e com a redução da fricção (e consequentemente potência dissipada). E conseguem isto porque os motores deles são feitos com tolerâncias muito pequenas. Recomenda-se o 0W20 para os melhores resultados, o que não quer dizer que outro óleo vá destruir o motor. Apenas não será tão bom. 0W20 gasta menos e dá mais potência, é o chamado "win win".
                                Além disso não precisam de ter vários óleos diferentes em stock. Levam todos com o 0W20

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                  brunomeleiro não estou a querer inventar nada, como disse acima é só uma dúvida que gostaria que fosse exclarecida por alguém mais entendido do que eu.
                                  Neste carro vou fazer as revisões na marca até porque me deram a extensão de 5 anos de garantia, não faço intenção sequer de questionar o que lá metem, ninguem saberá melhor do que eles.

                                  Quanto ao jazz só posso falar de 50 minutos de test drive, o meu só chega daqui a 1 mês e pouco, depois abro um DB.
                                  Fazes bem em tentar saber mais um pouco sobre o assunto.

                                  É uma dúvida que faz sentido pois normalmente a viscosidade está relacionada com a temperatura ambiente e com o tipo de condução.

                                  Conforme dizes fazes bastante autoestrada e no verão apanhas temperaturas altas por isso poderá haver uma viscosidade mais adequada que o "normal" 0W20.

                                  Para quem não compreendia a razão dessa dúvida, com esta explicação já deve ficar esclarecido.

                                  Em relação à tua dúvida não consigo ajudar. No manual pode ser que tenha alguma informação útil.

                                  Caso ainda não tenhas acesso ao manual do jazz novo, no manual do jazz velho indicava viscosidades alternativas consoante a temperatura ambiente e/ou tipo de condução ou apenas indicava 0W20 para todas as utilizações/climas?

                                  Ao fazeres as revisões na marca tens hipótese de escolher o óleo (por exemplo viscosidade) sem perder a garantia ou tem que ser o que eles quiserem?

                                  Tendo já havido relatos (noutras marcas) de carros a fazer a revisão na oficina da marca e a ser colocado óleo que não era adequado (normas e viscosidade) parece-me bem confirmar qual o óleo que eles vão meter.

                                  Caso não seja adequado os problemas podem aparecer mais tarde.

                                  Já agora, ao fazeres o test drive ao novo notaste muita diferença em termos de motor comparando com o teu jazz actual? Quase a mesma coisa ou muito melhor?

                                  Boa sorte com o carro novo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Boa noite,

                                    Pelo que conheço, li e aprendi, a Honda, ao contrário das outras marcas consegue que os motores aqueçam menos. Por exemplo, os civis de 99/00 teem um radiador de tamanho diminuto em comparação com carros da mesma gama. Porque? Porque conseguem diminuir o nível de fricção das peças móveis interiores e como consequente um menor calor criado. Devido a esta menor libertação de calor não será necessário um óleo com viscosidade "40" e sim um óleo com viscosidade "20".

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                      brunomeleiro não estou a querer inventar nada, como disse acima é só uma dúvida que gostaria que fosse exclarecida por alguém mais entendido do que eu.
                                      Neste carro vou fazer as revisões na marca até porque me deram a extensão de 5 anos de garantia, não faço intenção sequer de questionar o que lá metem, ninguem saberá melhor do que eles.

                                      Quanto ao jazz só posso falar de 50 minutos de test drive, o meu só chega daqui a 1 mês e pouco, depois abro um DB.
                                      Não te fies nisso, no meu QQ na primeira revisão que fiz numa oficina oficial da Nissan puseram-me um óleo que não cumpria com especificações que estão no próprio manual do carro...temos que olhar bem para tudo o que fazem!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                        Não te fies nisso, no meu QQ na primeira revisão que fiz numa oficina oficial da Nissan puseram-me um óleo que não cumpria com especificações que estão no próprio manual do carro...temos que olhar bem para tudo o que fazem!
                                        Nem digo o contrário. A toyota em Évora sempre pôs 10W40 no auris 1.4 d4d do meu sogro desde que o comprou lá novo em 2007....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Boas, ja que aqui se fala em 0w20 .... o Honda jazz de 2006 da minha mulher esta com 100.000kms e vou começar a mudar o Oleo por mim mesmo .

                                          Tenho algumas questões:

                                          >No honda jazz é pacifico mudar o oleo atraves da sucção a vacuo, ou deve drenar-se o oleo velho através do bujão ?

                                          >Que filtro recomendam ?

                                          >Qual destes oleos 0w20 recomendam ?

                                          Obrigado










                                          Comentário


                                            #22
                                            Como foi referido por vezes os oleos teem de obedecer á propria concepção do motor . A ford por exemplo o maximo que permitia no 1.25 zetec era o 10w40 e o recomendado o 5w30 e porque ? Devido aos orificios de lubrificação serem mais diminutos o oleo teria de fazer o seu trabalho mais rápido . Quem metia mais que o 10w40 rebentavam o motor rapido

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                              Boas, e-amigos.


                                              No meu actual jazz de 2002 (já a honda recomendava o 0w20) nunca quis saber disto porque desde novo nunca pus os pés na Honda onde o comprei, meti sempre 5w40 dos 0 aos 326.000km e nunca tive nenhum problema nem consumos de óleo, ainda hoje não consome.

                                              Obrigado
                                              Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                              O meu dos 15.000 aos 150.000 km levou sempre 0w40, depois como comecei a achar demasiado caro para o carro que era passei a meter 5w40 até aos 330.000km. Está aqui à porta de casa e parece um relógio a trabalhar.
                                              então em que é que ficamos?
                                              quanto ao óleo, será importante meter o que o fabricante recomenda (digo eu, que não percebo nada do assunto). não vale a pena inventar, sobretudo nestes carros do século XXI.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                então em que é que ficamos?
                                                quanto ao óleo, será importante meter o que o fabricante recomenda (digo eu, que não percebo nada do assunto). não vale a pena inventar, sobretudo nestes carros do século XXI.
                                                Jazz de 2002 >

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Isto já foi falado noutros tópicos para outros modelos.
                                                  Basicamente, o que interessa é que cumpra a especificação recomendada.
                                                  0W-20 ou 0W-30 não são os mais adequados para temperaturas muito elevadas ou para o caso de andarem a fazer corridas com os carros.
                                                  Mas em utilização normal e para temperaturas moderadas não há problema.
                                                  Se for para andar com o carro de forma normal (sem ser em modo de acelera), 0W-20, 0W-30, 5W-30, 5W-40, etc, há muitos que servem perfeitamente e que nenhuma diderença devem ter na longevidade do motor.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Blakke, a tua pergunta é boa e esse gráfico é real.

                                                    A questão é que esse gráfico é antigo e genérico. Podes e deves aplicá-lo por defeito a motores do tempo do gráfico em si.

                                                    Os materiais foram evoluindo e a engenharia também, no entanto continuou a usar-se a mesma escala de graduação. Só que hoje já não corresponde minimamente à temperatura ambiente. Aliás a temperatura ambiente seria sempre um factor algo estático para a evolução dos parâmetros de lubrificação.

                                                    Atenção que em tribologia existem outras escalas de graduação da viscosidade dos óleos. No caso específico dos carros é que "ficou" esta.

                                                    (Repara, não vais colocar seguramente um 0w30 num motor da década de 80.)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      0w20 não é um óleo que dê muitas garantias de eficácia com temperaturas ambiente mais altas.

                                                      A marca coloca porque quer obter o máximo possível de redução a nível de consumos, sacrificando (devem ter testado) a mecânica num rácio de custo benefício.

                                                      Portanto, quem quiser aumentar a graduação, que o pode fazer de acordo com o manual, não está a pensar incorrectamente pois em determinados climas/situações irá evitar um desgaste excessivo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ainda há umas semanas me caiu tudo em cima por tentar explicar noutro tópico que a graduação do óleo a escolher depende do clima e lá porque usam uma viscosidade na Alemanha não quer dizer que se deva usar a mesma em Portugal, não percebo este forum

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O meu cunhado acabou de comprar um honda jazz 1.2 de 2012 . Este modelo tambem tem o 0w20 como oleo recomendado ?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Desde 2001 que o recomendado pela Honda para todos os motores a gasolina que é o 0w20.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X