Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda: participar ou não acidente à seguradora

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda: participar ou não acidente à seguradora

    Boa noite
    Precisava de ajuda para tentar decidir se vale a pena participar ou não um sinistro á seguradora. Passo a explicar.

    Ontem a minha esposa estava com o meu carro parada à frente da casa de uma amiga, na localidade, estacionada na mão dela junto ao passeio e com a porta traseira esquerda aberta a colocar o nosso filho na cadeirinha. Estava a colocar a criança pela esquerda por a porta direita ter ido à oficina colar um friso e então não devia ser aberta/ fechada nesse dia.
    Um carro a sair do parque de estacionamento privado de uma empresa do outro lado da rua veio embater na porta que ela tinha aberto e quase por milagre não lhe magoou as pernas. A criança já estava na cadeirinha com o cinto a ser apertado.

    O outro condutor disse logo considerar-se culpado e pediu desculpa tendo sido preenchida declaração amigável com a descrição do ocorrido.
    Na minha opinião apesar de tudo isso a culpa vai ser 50/50 porque ele estava a recuar sem cuidado mas a minha esposa estava com a porta aberta para a via publica. Será mesmo assim?
    A porta ficou empenada mas pouco danificada. Tenho seguros há 15 anos sem uma unica participação ao seguro e não queria perder a bonificação. É de referir que o outro condutor não teve danos na viatura. Será melhor eu assumir a minha despesa para não agravar o seguro e pedir ao outro condutor que também não entregue pois não o prejudica em nada?

    Agradeço desde já toda a ajuda

    #2
    Vê se ele está na disposição de pagar a reparação do bolso dele sem participação. Se assim for, ficas com o caso resolvido. De facto, ele dar-se como culpado não quer dizer nada.

    Comentário


      #3
      Penso que pagar o outro condutor não será opção, não mostrou qualquer vontade nesse sentido...

      Comentário


        #4
        homem, participa isso ao seguro e está andar, ainda por cima deu-se logo como culpado, e alem do mais dado há situação que foi, ele também devia ir com os olhos abertos, se não tinha evitado bater...

        nota: ainda para mais tu estavas na via publica e ele vinha a sair de estacionamento privado, tens as coisas todas a teu favor que mais queres...

        Comentário


          #5
          Se a culpa é dele não vais ter participação no teu seguro, podes estar descansado.

          Comentário


            #6
            Basta que os factos descritos por ti estejam na participação assinada pelos dois condutores e a culpa é de quem foi bater na porta já aberta independentemente das circunstâncias.

            Agora o mais importante é efectuares a reclamação directamente em balcão da companhia do fulano que te bateu e não na tua!

            Comentário


              #7
              Eu posso participar antes no balcão da seguradora do condutor que me bateu? Não tem que ser na minha?

              Comentário


                #8
                Reclamação de que???

                Não tem a Declaração amigável preenchida e assinado. Então é enviá-la e pronto...

                Para quê complicar??

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por discovery7 Ver Post
                  Penso que pagar o outro condutor não será opção, não mostrou qualquer vontade nesse sentido...
                  Então é participar à tua seguradora. Eu não faço ideia se a culpa será repartida ou não e como tal percebo a tua preocupação.

                  E se tens a DAAA, é entregá-la na tua companhia.

                  Comentário


                    #10
                    Não havia ai um tópico qualquer de uma situação exatamente igual (porta esquerda aberta para a via) em que um autocarro ao passar bateu na porta e o condutor do veículo que tinha a porta aberta é que foi dado como culpado?

                    Comentário


                      #11
                      Foi algo mais ou menos do género. Mas pode muito bem dar 50/50 porque não se pode ter a porta aberta para a via nem tão pouco bater num obstáculo

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por point Ver Post
                        Reclamação de que???

                        Não tem a Declaração amigável preenchida e assinado. Então é enviá-la e pronto...

                        Para quê complicar??
                        Convém saber daquilo que estamos a falar, sem querer me alongar muito espreitem o caso nº 53 da Tabela prática das responsabilidades, google it.

                        Este caso seria facilmente resolvido com um bom mediador que nada mais iria dizer do que aquilo que já escrevi.

                        Comentário


                          #13
                          A minha seguradora diz que estando a declaração amigável preenchida e assinada pelos 2, o que é o caso que assim a outra companhia não aceita a participação que tenho que entregar na minha. Só se o outro condutor não tivesse assinado a declaração é que podia entregar na companhia dele, isto de acordo com a seguradora....

                          De acordo com a tabela continuo a achar que vai ser 50/50...
                          Foi nessa tabela que me baseei para ter esta opinião embora toda a gente com quem falo diga que não tenho qualquer responsabilidade, que é 100% para o outro condutor...

                          Comentário


                            #14
                            Não havia ai um tópico qualquer de uma situação exatamente igual (porta esquerda aberta para a via) em que um autocarro ao passar bateu na porta e o condutor do veículo que tinha a porta aberta é que foi dado como culpado?



                            A situação é diferente, o meu carro estava estacionado e o outro condutor estava em marcha atrás a sair de um parque privado pelo que ele culpa tem, resta saber se é 100 ou 50%

                            Comentário


                              #15
                              homem vai entregar a declaração e deixa as coisas andar, só tens 8 dias após a declaração ter sido preenchida para entregares á tua seguradora, como já te foi dito não ficas penalizado, pois não foste tu o culpado, e como já te foi dito as coisas são a teu favor, tanto andas com essa história do 50\50 que daqui a pouco sugeitas-te é a pagar o estrago a 100% do teu bolso...

                              Comentário


                                #16
                                Já enviei a declaração por email para a seguradora... Obrigado a todos pela ajuda... Depois dou noticias de qual foi o resultado

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por discovery7 Ver Post
                                  Já enviei a declaração por email para a seguradora... Obrigado a todos pela ajuda... Depois dou noticias de qual foi o resultado
                                  Não precisavas de ter entregue a declaração que assinaste mas fizeste o correcto, ter um bom mediador tinha ajudado pois na hora informava te logo o que deverias ter feito, que era não assinares a declaração com o outro condutor.
                                  Espero que tudo se resolva

                                  Comentário


                                    #18
                                    No caso não fui eu que assinei foi a minha esposa eu estava a trabalhar nem estava no local... Eu disse-lhe para ela chamar a policia mas ela não quis. Mas ela não devia ter assinado a declaração?? Se estavam de acordo em relação à forma como o acidente ocorreu porque não deveria assinar? Se não assina-se o processo não seria mais complicado e prolongado???

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Andrelr Ver Post
                                      Não precisavas de ter entregue a declaração que assinaste mas fizeste o correcto, ter um bom mediador tinha ajudado pois na hora informava te logo o que deverias ter feito, que era não assinares a declaração com o outro condutor.
                                      Espero que tudo se resolva
                                      Mas não assinar porquê?
                                      Se apenas relataram a verdade do que aconteceu porque não devia assinar?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                        Mas não assinar porquê?
                                        Se apenas relataram a verdade do que aconteceu porque não devia assinar?
                                        Só se for para criar mais confusão ao processo...

                                        Já agora, aproveito para partilhar estas noções que em muito podem ajudar-nos no dia-a-dia:

                                        Como agir quando falta uma assinatura na Declaração Amigável
                                        Por norma, após um acidente automóvel onde não existam danos corporais (feridos), os intervenientes preenchem a Declaração Amigável e entregam-na às respectivas seguradoras, dando início ao acordo de indemnização direta ao cliente (IDS) que permite que as seguradoras, após a peritagem aos veículos, indemnizem primeiro os seus próprios clientes e reclamem à posterior esse valor junto da companhia do culpado.

                                        Infelizmente, nem sempre os acidentes são resolvidos de forma pacífica e civilizada, o que vai resultar na falta de uma assinatura na Declaração Amigável por recusa de um dos intervenientes.
                                        A falta de uma assinatura na Declaração Amigável pode tornar o processo de recuperação dos prejuízos muito mais demorado e conflituoso, prolongando, muitas vezes sem necessidade, as consequências desagradáveis resultantes do acidente.
                                        Tem à sua disposições duas opções para tentar ultrapassar a falta de uma assinatura na Declaração Amigável:

                                        a) Pode reclamar diretamente junto da seguradora do condutor que não assinou a Declaração Amigável;
                                        b) Pode recorrer ao sistema CIDS, caso as seguradoras envolvidas no acidente tenham aderido a este acordo.

                                        O sistema CIDS
                                        Este sistema baseia-se num acordo estabelecido entre algumas seguradoras que permite a comunicação do acidente mesmo quando a Declaração Amigável não está assinada pelas duas partes.
                                        Este sistema aplica-se a acidentes que envolvam o máximo dois veículos, ocorram em território português e cujos danos materiais resultantes não ultrapassem os 15 mil euros.
                                        Quando a comunicação do acidente é feita através do CIDS (Condição Especial IDS), as seguradoras asseguram a reparação do veículo ou a indemnização aos seus clientes, assim como as despesas relacionadas com o sinistro, após o apuramento da responsabilidade.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                          Só se for para criar mais confusão ao processo...

                                          Já agora, aproveito para partilhar estas noções que em muito podem ajudar-nos no dia-a-dia:

                                          Como agir quando falta uma assinatura na Declaração Amigável
                                          Por norma, após um acidente automóvel onde não existam danos corporais (feridos), os intervenientes preenchem a Declaração Amigável e entregam-na às respectivas seguradoras, dando início ao acordo de indemnização direta ao cliente (IDS) que permite que as seguradoras, após a peritagem aos veículos, indemnizem primeiro os seus próprios clientes e reclamem à posterior esse valor junto da companhia do culpado.

                                          Infelizmente, nem sempre os acidentes são resolvidos de forma pacífica e civilizada, o que vai resultar na falta de uma assinatura na Declaração Amigável por recusa de um dos intervenientes.
                                          A falta de uma assinatura na Declaração Amigável pode tornar o processo de recuperação dos prejuízos muito mais demorado e conflituoso, prolongando, muitas vezes sem necessidade, as consequências desagradáveis resultantes do acidente.
                                          Tem à sua disposições duas opções para tentar ultrapassar a falta de uma assinatura na Declaração Amigável:

                                          a) Pode reclamar diretamente junto da seguradora do condutor que não assinou a Declaração Amigável;
                                          b) Pode recorrer ao sistema CIDS, caso as seguradoras envolvidas no acidente tenham aderido a este acordo.

                                          O sistema CIDS
                                          Este sistema baseia-se num acordo estabelecido entre algumas seguradoras que permite a comunicação do acidente mesmo quando a Declaração Amigável não está assinada pelas duas partes.
                                          Este sistema aplica-se a acidentes que envolvam o máximo dois veículos, ocorram em território português e cujos danos materiais resultantes não ultrapassem os 15 mil euros.
                                          Quando a comunicação do acidente é feita através do CIDS (Condição Especial IDS), as seguradoras asseguram a reparação do veículo ou a indemnização aos seus clientes, assim como as despesas relacionadas com o sinistro, após o apuramento da responsabilidade.
                                          Devia fazer-se uma campanha nacional paga pelo ISP para esclarecer as pessoas que ninguém se dá como culpado numa declaração amigável.
                                          Apenas é um documento onde se deve escrever o que se passou e até permite que cada um escreva a sua versão!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Andrelr Ver Post
                                            Basta que os factos descritos por ti estejam na participação assinada pelos dois condutores e a culpa é de quem foi bater na porta já aberta independentemente das circunstâncias.

                                            Agora o mais importante é efectuares a reclamação directamente em balcão da companhia do fulano que te bateu e não na tua!
                                            Pois sim, pois sim...

                                            Só informação correta...

                                            Com uma DAAA assinada por ambos, entrega na outra seguradora (!!!) e a culpa é sempre de quem bate na porta (!!!), isso...

                                            (TPR, caso 53, ler com atenção)

                                            Originalmente Colocado por Andrelr Ver Post
                                            Convém saber daquilo que estamos a falar, sem querer me alongar muito espreitem o caso nº 53 da Tabela prática das responsabilidades, google it.

                                            Este caso seria facilmente resolvido com um bom mediador que nada mais iria dizer do que aquilo que já escrevi.
                                            Exato.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Andrelr Ver Post
                                              Não precisavas de ter entregue a declaração que assinaste mas fizeste o correcto, ter um bom mediador tinha ajudado pois na hora informava te logo o que deverias ter feito, que era não assinares a declaração com o outro condutor.
                                              Espero que tudo se resolva
                                              Isso é um bom mediador? Ok...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                Pois sim, pois sim...

                                                Só informação correta...

                                                Com uma DAAA assinada por ambos, entrega na outra seguradora (!!!) e a culpa é sempre de quem bate na porta (!!!), isso...

                                                (TPR, caso 53, ler com atenção)



                                                Exato.
                                                Isto era o que eu faria Vanquish, não assinar a declaração amigável conjuntamente com o outro condutor, pois como exposto no nº 53 da T.P.R. a culpa é sempre de quem tem a porta aberta independentemente que a porta se abra ou esteja já aberta, assim e entrando como processo Ids a responsabilidade será atribuída ao Discovery7.
                                                Entrava como reclamação na outra Companhia e seguia processo tradicional, pois conforme os factos do sinistro expostos pelo Discovery 7 não me parece que tenha qualquer responsabilidade no sinistro.

                                                Não vejo outra forma de resolver o sinistro, mais informo que não sou mediador nem ligado ao ramo, já tive foi de recorrer a T.P.R..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Andrelr Ver Post
                                                  Isto era o que eu faria Vanquish, não assinar a declaração amigável conjuntamente com o outro condutor, pois como exposto no nº 53 da T.P.R. a culpa é sempre de quem tem a porta aberta independentemente que a porta se abra ou esteja já aberta, assim e entrando como processo Ids a responsabilidade será atribuída ao Discovery7.
                                                  Entrava como reclamação na outra Companhia e seguia processo tradicional, pois conforme os factos do sinistro expostos pelo Discovery 7 não me parece que tenha qualquer responsabilidade no sinistro.

                                                  Não vejo outra forma de resolver o sinistro, mais informo que não sou mediador nem ligado ao ramo, já tive foi de recorrer a T.P.R..


                                                  Tal como eu pensava vai-me ser atribuida responsabilidade por a minha mulher ter a porta aberta mas ao outro condutor também porque vem de um parque privado e em marcha atrás. Se der 50/50 eu posso recorrer não posso? Como o devo fazer?
                                                  Obrigado

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Encontrei esta informação no Portal da Queixa relacionada com este tipo de sinistro:

                                                    http://portaldaqueixa.com/banca-e-se...de-de-sinistro

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                                      Encontrei esta informação no Portal da Queixa relacionada com este tipo de sinistro:

                                                      http://portaldaqueixa.com/banca-e-se...de-de-sinistro
                                                      É uma situação diferente, o carro vem a circular na estrada e não a sair de um estacionamento privado em marcha-atrás.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por discovery7 Ver Post
                                                        É uma situação diferente, o carro vem a circular na estrada e não a sair de um estacionamento privado em marcha-atrás.
                                                        e bem diferente, no outro caso foi na estrada principal e deixou a porta aberta, mesmo que por alguns instantes(mas nessas alturas parece que está destinado aparecer sempre um aselha que trás palas no olhos), e no teu foi a tua esposa estava a meter o pequeno na cadeira e ele ao sair do estacionamento bateu...

                                                        podem parecer semelhantes, mas na realidade são duas situações bem distintas...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Hoje o carro já foi visto pelo perito avaliador dos danos. Ainda o questionei acerca da culpa. Ele respondeu que em principio seria 100% do outro condutor mas que averiguar a culpa não é a especialidade dele e sim do perito averiguador... Disse-me ainda que se houver dúvidas poderei ser contactado por esse perito.
                                                          Editado pela última vez por discovery7; 09 March 2017, 20:05.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Porque se haveria de omitir o facto de a porta estar a aberta para a via pública quando foi isso que causou o embate?

                                                            Pela TPR é 50/50 e concordo. O outro veículo ia em manobra, e uma porta para a via pública é sempre contra-senso enorme, e claro que se não fosse o outro a estar a efectuar uma manobra a culpa seria logicamente de quem tem a porta aberta para a via, como a TPR claramente assinala.

                                                            Como condutor, irrita-me bastante muitas vezes ter inclusive de parar porque alguém tem a porta totalmente aberta com uma falta de noção que está a embaraçar o trânsito. Se acontecer alguma coisa, se me tiver de desviar de algo, e embatar na porta, claro que nunca me vou dar como culpado.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X