Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quero tirar mota de carta, caso específico

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Quero tirar mota de carta, caso específico

    Boas people do fórum,

    Ando com dúvidas em relação a isto e como não encontro ninguem com um caso igual, e muitos dos casos aqui são bastante antigos e tenho receio que a legislação já tenha mudado, preferi ver se alguém me ajudava nisto:

    Tenho 21 anos feitos este ano, tenho carta B/B1 desde os 18. Quero tirar carta de mota, sempre quis ter uma mota mas na altura quem desembolsou a B/B1 foram os meus pais que não me permitiriam ter uma mota.

    A minha primeira questão é , qual é a diferença entre a A2 e a A? Apenas a restrição dos 35kW e a relação peso/potência? Alguém me explica isso com exemplos de motas? A meu ver a categoria A é mesmo para conduzir maquinões, ou estou errado?

    Há restrições de idade para a categoria A mas não para a A2 (18 anos apenas) certo?

    Como já tenho carta B/B1 , há alguma teoria que possa "saltar" ou na A2 tenho de tirar outra vez código?

    Ajudem lá um cromo nisto se faz favor

    Cumpz
    Editado pela última vez por Sakkko; 21 February 2017, 19:22. Razão: esqueci-me de uma pergunta

    #2
    O que significa?

    QUE CARTA DE CONDUÇÃO TENHO QUE TER?Faça o download do ficheiro resumo PDF (340 KB)



    14 anos de idade

    Licença especial – Categoria Ciclomotor 50cc 45Km/h

    • Se tiver 14 anos, pode obter uma licença especial de condução para conduzir um ciclomotor de 50 cc, com o limite máximo de velocidade de 45km/h.
    • A licença especial obriga a 15 horas de formação, 7 horas teóricas, seguidas de 8 horas práticas.
    • Não poderá transportar passageiros nem conduzir em auto-estradas.

    16 anos de idade

    Categoria Ciclomotor – 50cc 45Km/h

    • Se tiver 16 anos, pode habilitar-se à Carta AM e conduzir um ciclomotor de 50cc, limitado a uma velocidade máxima de 45km/h.
    • Terá formação teórica, seguida de exame. Depois de concluído com sucesso o exame teórico, poderá iniciar a formação prática, a que se seguirá o respectivo exame.
    • Não poderá transportar passageiros nem conduzir em auto-estradas.
    • Se for titular de uma carta de condução de automóvel, também pode conduzir um ciclomotor que cumpra os requisitos mencionados sem necessidade da Carta AM.

    Categoria A1 – 125cc 11kw & 0,1 kw/kg

    • Se tiver 16 anos, pode também habilitar-se à Carta A1 e conduzir uma moto ou scooter de 125cc, limitada a 11kw de potência e a uma relação peso/potência de 0,1 kw/kg.
    • Terá formação teórica, seguida de exame. Depois de concluído com sucesso o exame teórico, poderá iniciar a formação prática, a que se seguirá o respectivo exame.
    • Irá então receber a sua carta A1 e poderá conduzir um veículo de 125 cc sem quaisquer restrições relativas à via em que circula, podendo transportar um passageiro.
    • Podem ser referidas como vantagens adicionais:
    • possibilidade de autopropositura a exame prático para a Carta A2 – caso seja titular da carta A1 há pelo menos 2 anos, dispensando a componente teórica.
    • dispensa do exame teórico para a carta B (automóveis).

    18 anos de idade

    Categoria A2 – 35kw & 0,2 kw/kg

    • Aos 18 anos, pode habilitar-se à Carta A2 para conduzir uma moto sem limite de cilindrada, mas com limite de potência de 35kw e a uma relação peso/potência de 0,2 kw/kg.
    • Terá formação teórica, seguida de exame. Depois de concluído com sucesso o exame teórico, poderá iniciar a formação prática, a que se seguirá o respectivo exame.

    20 anos de idade

    Categoria A – Motos sem limites de cilindrada e potência

    • Os titulares da Carta A2 desde os 18 anos, podem aos 20 anos (2 anos após possuírem a Carta A2), auto-propôr-se para efectuar o exame prático para a Carta A, ficando isentos da componente teórica.

    24 anos de idade

    Categoria A - Motos sem limites de cilindrada e potência

    • Aos 24 anos de idade, poderá tirar a Carta A, submetendo-se a exame teórico e prático, depois das respectivas formações.
    • Caso seja titular da carta A1 pode auto-propôr-se para efectuar o exame prático para a Carta A, ficando isentos da componente teórica.
    • Caso seja titular de carta B, o exame teórico tem apenas 10 questões.
    • Depois de passar o exame prático, será titular da carta de condução A e poderá conduzir uma moto sem limites de cilindrada e potência.

    25 anos de idade

    Categoria A1 – 125cc 11kw & 0,1 kw/kg

    • Se possuir carta B, pode automaticamente conduzir qualquer moto ou scooter de 125cc limitada a 11kw de potência e à relação peso/potência de 0,1 kw/kg.












    Comentário


      #3
      O carbookk já colocou a informação que precisas, basicamente.
      Com 21 anos tens 2 hipóteses: aguardas pelos 24 para tirares logo a categoria A, ou tiras agora a A2, e daqui a 2 anos podes propor-te para fazer o exame de habilitação da categoria A, pagando o devido exame.

      Relativamente aos casos práticos, ou às restrições, não sei que tipo de mota pretendes.
      Por exemplo: com A2 podes conduzir uma Yamaha teneré 660 ou uma NC700, que têm 48cv (limite da A2), mas também podes conduzir por exemplo uma mt-07 desde que limitada a 35kw, averbados o livrete.
      Depois há casos excepcionais, como as ktm 950 de vinham averbadas com 25kw

      Já agora, que motas ou que tipo de mota pretendes?

      Comentário


        #4
        tirar a mota da carta?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
          tirar a mota da carta?
          Fica só com B.

          Comentário


            #6
            Sai-me mais barato aguardar pelos 24 ou tirar agora a A2? O que é que recomendas a quem ainda não tem muita experiência de mota?

            Já agora, que motas ou que tipo de mota pretendes?
            - Gosto de estilo cbr600, gsxr, as mt-07/09 tambem gosto... dentro desse estilo. :p

            Comentário


              #7
              se queres uma resposta honesta, mais vale esperares pelos 24 anos e fazes logo tudo de uma vez se acabou-se...

              Comentário


                #8
                Tira já e compra uma 300.
                Sei que existe quem seja contra a "escadinha" mas faz todo o sentido.
                Daqui a 3 anos já está mais que farto da 300 e podes avançar com confiança para uma 600 ou 800.

                EDIT: MT 09 (e mesmo a 07) para quem está a começar e não tem experiência é espetanço na certa.

                Comentário


                  #9
                  gostava imenso de motas na adolescência. com 18 anos comecei a tirar a carta de carro e de mota também. após 2 lições desisti, não dava para aquilo. subi um passeio e "caí de lado" ao subir o passeio, percebi que não tinha muito jeito. perdi apenas o dinheiro da carta e não a vida. a minha mãe agradeceu.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                    gostava imenso de motas na adolescência. com 18 anos comecei a tirar a carta de carro e de mota também. após 2 lições desisti, não dava para aquilo. subi um passeio e "caí de lado" ao subir o passeio, percebi que não tinha muito jeito. perdi apenas o dinheiro da carta e não a vida. a minha mãe agradeceu.
                    Já somos dois nunca tive muito jeito para motas também o máximo que era capaz era de ter uma scooter para ir trabalhar e cortar nos consumos

                    Comentário


                      #11
                      Quando era miúdo tinha uma DT 50 LC (como toda a gente em lisboa) e nessa altura, apesar de não ter carta, andei com várias DTR's e CBR 600, RS250, Cagiva Mito, GSXR 1100, R1, XR600, XT600... só me espetei com a minha.. várias vezes

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                        gostava imenso de motas na adolescência. com 18 anos comecei a tirar a carta de carro e de mota também. após 2 lições desisti, não dava para aquilo. subi um passeio e "caí de lado" ao subir o passeio, percebi que não tinha muito jeito. perdi apenas o dinheiro da carta e não a vida. a minha mãe agradeceu.
                        Cada caso... é diferente dos outros!

                        Eu comecei a andar de "motorizada" bastante cedo até porque ao morar no país profundo não havia grande escolha! Aos 18 anos também tirei a carta de carro e mota e hoje na casa dos 40 ainda continuo a conduzir em ambos, já tive acidentes com ambos e, felizmente, não perdi a vida, embora saiba que não vai durar para sempre, a minha e a de todos nós!

                        Curiosidade, a minha mãe até há poucos anos atrás ia para todo o lado de scooter!

                        Comentário


                          #13
                          Cada caso é um caso, eu tenho mota mais para dar umas voltas de vez em quando, pois tendo o carro da escola para usar no percurso casa-trabalho, não fazia sentido usar a mota.
                          E sim...nem toda a gente tem jeito ou espírito para andar de mota...tive já casos de alunos que desistiram de tirar a carta de mota por medo ou por cada aula era queda certa e aquilo não era mesmo para eles...
                          Atenção, que para utilização diária, convém que a mota seja bem escolhida, o ser mais económica que o carro tem muito que se lhe diga...é comparar custos de tudo e fazer bem as contas...e ver se compensa...por vezes o facto de chegar mais cedo ao destino por evitar filas e o estacionamento a pagar pode ser uma boa razão...por exemplo numa cidade, uma 125/250 é a mota ideal...para tiradas em AE já começam a ser curtas...uma cb500/nc700 seriam o ideal, mais que isso, os custos começam a subir, tanto em gasto de combustível como manutenção.

                          Comentário


                            #14
                            Tenho as categorias B, B1 e A1 e 30 anos.
                            Posso tirar categoria A só com exame de condução, correto? Alguém sabe valores médios?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por arosario Ver Post
                              Tenho as categorias B, B1 e A1 e 30 anos.
                              Posso tirar categoria A só com exame de condução, correto? Alguém sabe valores médios?
                              não te sei responder com exactidão, mas penso que sim.
                              Tendo a1 penso que tens de ter aulas de condução, se já tivesses A2 bastaria propores-te a exame com a mota adequada.

                              Comentário


                                #16
                                A minha questão prende-se mais com o código. Aí é certo que não tenho que fazer nada?
                                Quanto às aulas ou não depois tenho que ver com a escola. Só queria ter alguma noção de valores da brincadeira..

                                Comentário


                                  #17
                                  Passa em escolas ou telefona e pede orçamento directamente.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se tens A1 é porque já fizeste o código especifico para motociclos, ou seja, tirando agora a A é só fazer X aulas de condução é o respectivo exame.

                                    Quando a preços talvez entre os 200 e os 300€, mas nada como passar ou ligar para as escolas de interesse

                                    Comentário


                                      #19
                                      obrigado pessoal

                                      Comentário


                                        #20
                                        Mas tiraste a A1 ou foi averbada por teres a B? É que houve uma altura em que eles averbavam a A1 administrativamente a quem tinha a B por causa da lei das 125, mas deixaram de o fazer. Se foi assim que obtiveste a A1, para tirar a A tens que fazer código de motas (nada de especial, 4 aulas e um exame de 10perguntas) e, naturalmente, aulas práticas e exame prático. Se tiraste mesmo a A1, creio que basta o exame prático. Mas para isso, deves informar-te no IMT ou numa escola de condução.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tou a tirar carta A2 junto com a B e a minha escola de condução "recusa-se" a dar as aulas de código de mota, visto que não tem alunos para juntar para dar aula.
                                          Gostava de arranjar uns resumos de código de mota, onde posso arranjá-los?
                                          Outra coisa acerca das aulas de condução de mota, nunca caí de bicicleta e tenho muito equilíbrio, é a mesma coisa na mota (a mota é uma 125cc)?
                                          Editado pela última vez por Pepper456; 25 November 2019, 15:06.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Pepper456 Ver Post
                                            Tou a tirar carta A2 junto com a B e a minha escola de condução "recusa-se" a dar as aulas de código de mota, visto que não tem alunos para juntar para dar aula.
                                            Gostava de arranjar uns resumos de código de mota, onde posso arranjá-los?
                                            Outra coisa acerca das aulas de condução de mota, nunca caí de bicicleta e tenho muito equilíbrio, é a mesma coisa na mota (a mota é uma 125cc)?
                                            existem uns livros de código mais virados para a vertente motociclo, pesquisa nos sites das principais livreiras, tens tambem sites com testes online onde podes escolher testes mais vocacionados para motociclos estilo o "bom condutor"

                                            quanto a isso das aulas é uma chatice especialmente em escolas mais reduzidas, por vezes há malta que muda de escola devido a variados problemas que surgem ao longo da formação.
                                            mesmo grandes grupos com o monopólio estilo segurança maxima não têm todas as categorias em qualquer escola, até podes ter uma ao lado de casa que só a da zona X dá formação na caegoria A.

                                            saber andar de bicicleta já é a base da coisa, depois é questão de aprendizagem do resto das diferenças e lidar com o maior peso e velocidade a que tudo se processa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Varandas... és tu?

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X