Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Review Autohoje - Skoda Octavia 1.0 TSI 115

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Review Autohoje - Skoda Octavia 1.0 TSI 115

    Skoda Octavia Break 1.0 TSI 115 cv

    13 fevereiro 2017Autor:Pedro Silva - Fotos: Pedro Lopes (N.º 1404 – 6 de outubro de 2016)














    Carro grande com motor pequeno já não é um problema, como prova a nova Skoda Octavia Break modelo 2017 movida pelo 1.0 TSI de 115 cv. Motor não falta e a diferença de preço faz dela uma alternativa muito válida ao preferido 1.6 TDI Greenline de 110 cv.

    Um carro tão grande movido por um motor de apenas 999 cc e três cilindros deixa sempre a dúvida: não será carro a mais e motor a menos? E se isto é verdade para um carro mais se aplica a uma carrinha, que, logicamente, tem uma maior apetência e capacidade para carga.
    Bom, sem turbo esta seria uma combinação certa para o desastre, mas com a energia extra proveniente do “caracol mágico” este novo 1.0 TSI bate o anterior 1.2 TSI em todos os domínios, desde a potência aos consumos, passando pelas prestações.
    Boa condução
    Uma das primeiras provas de fogo do pequeno 1.0 TSI é dada pela opção de esta versão não contar com a ajuda ao arranque em subidas (sistema que mantém os travões pressionados por alguns segundos até que o binário motor seja suficiente para arrancar), com o tricilindrico a mostrar que tem força logo desde o ralenti, arrancando sem dificuldades mesmo nas calçadas mais íngremes de Lisboa.
    Aliás, embora o binário máximo de 200 Nm seja declarado entre as 2000 e as 3000 rpm, a verdade é que é possível seguir o trânsito sem usar mais de 2000 rpm, sendo que até em 5ª e 6ª é possível recuperar andamento sem recurso à caixa com regimes de partida tão baixos como 1500 rpm, da mesma forma que, a 160 km/h com o taquímetro na marca das 3000 rotações, basta premir o acelerador para sentirmos a Octavia Break a ganhar velocidade com ligeireza. E, é importante referir, esta disponibilidade mantêm-se (quase) inalterada com quatro ocupantes e a bagageira atestada.
    Por outro lado, se procuramos a máxima performance podemos contar com potência até às 6500 rpm, oferecendo assim um leque de rotações utilizáveis que, por exemplo, o 1.6 TDI Greenline de 110 cv não consegue acompanhar. Na realidade, o Diesel não acompanha em termos de elasticidade nem em mais nada. Mesmo com um escalonamento de caixa extralongo (na medição dos 1000 m não chegamos a engrenar 5ª), o motor 1.0 TSI tem todos os ases na manga, batendo o 1.6 TDI nas prestações (por mais de um segundo), nas recuperações, na suavidade e sonoridade. E até os consumos são comparáveis, com o 1.0 TSI a revelar-se capaz de fazer médias reais na casa dos 5 a 6 l/100 km com moderação na pressão do pé direito, ou subir até aos 8 a 9 l/100 km quando praticamos uma condução mais rápida e emotiva; o três cilindros convida a ser usado e abusado, tanto pela sonoridade de meio V6 que se instala acima das 4000 rpm, como pela forma decidida como pega na mudança seguinte a cada passagem de caixa. As únicas vezes em que se notam os três cilindros é no arranque do stop/start e numa entrega de potência por patamares
    O preço de tabela desta Octavia Break com o motor 1.0 TSI é mais de 4000 euros inferior ao do 1.6 TDI, o que faz dele uma proposta muito atrativa para quem faça bem as contas, principalmente se não faz mais de 10 000 km/ano. Nessas condições este diferencial só será amortizado quando o valor comercial de ambos for irrelevante, e nesse espaço de tempo o 1.0 TSI é mais gratificante de conduzir, mais moderno e muito menos pesado em termos manutenção, não tendo componentes problemáticos como os filtros de partículas e o um turbo mais simples (geometria fixa versus geometria variável do TDI) e barato.

    http://www.autohoje.com/testes/teste...1-0-tsi-115-cv


    #2
    Finalmente uma review parecida ao estilo mundial (USA, Australia, UK, Alemanha e Suiça).

    Parabéns! Mesmo com 15 000 kms/ano nao vejo razao para comprar o 1.6 TDI especialmente com os Nox.

    Comentário


      #3
      e consumos reais?

      Comentário


        #4
        boa review, sim.

        a principal vantagem é mesmo não emitir cheiro nauseabundo... mas não posso falar muito porque tb tenho um carro a gasóleo lol

        Comentário


          #5
          Consumos reais é 1 assunto muito complicado.
          Eu vivo num Pais com carros a gasolina (e conduzo desde 60 a 400 cavalos em geral) e tenho apenas uma experiencia:

          Se conduzir gasolina como se conduz diesel é 1 litro de diferença. Eu fiz 600 kms com o DS4 que é 1.6 turbo 165 cavalos automatico e pesado (é alto e pesado) e fiz 7,6. A mesma conducao na golf tdi 110 faz-me 6.


          Agora concordo com a review, se se conduzir 1 gasolina com entusiasmo o consumo dispara (no caso do DS4 9...10). No entanto eu tive uma bmw 320d e conduzia como gasolina (é quase impossivel mas tentei) e fez-me em 800 kms 8,8 o que é muito. O Cooper S em modo Sport (com rateres que queima gasolina) fez-me 8.9 em 2000 kms.

          Eu acredito que o diesel vs gasolina nao é tao simples porque nao e possivel comparar. Se se conduzir um gasolina sem emoção (ha muita gente que nao precisa de emoçao) qualquer gasolina hoje em dia faz 7,8 incluindo cidade e pára-arranca.

          Eu tenho um passat 1.9 tdi 130 no Porto e faz acima de 7 em cidade por isso em geral nao vejo diferença. A diferença que vejo é que num gasolina turbinado faço 1500-5000 sem esforço e num diesel se fizer 4000 ja se parte todo. A falta de elasticidade é notável.

          Depois muitas reviews falam que se não se gostar do 1.6 TDI é so fazer upgrade para o 2.0 TDI da VW/Audi ou 2.0 da BMW. Experimentei ambos (A4 2016 e 420d grande coupe ambos 1000 kms). É melhor que 1.6 sem duvida mas é para quem nunca experimentou o 1.4 TSI 150 ou algo melhor. Nem sequer meto os 2.0 turbo no mercado (A4 252 cavalos etc) senao nem há duvidas.

          Depois sabendo do Nox nao ha mais diesel aqui.
          Editado pela última vez por Superfast; 22 February 2017, 06:24.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
            Consumos reais é 1 assunto muito complicado.
            Eu vivo num Pais com carros a gasolina (e conduzo desde 60 a 400 cavalos em geral) e tenho apenas uma experiencia:

            Se conduzir gasolina como se conduz diesel é 1 litro de diferença. Eu fiz 600 kms com o DS4 que é 1.6 turbo 165 cavalos automatico e pesado (é alto e pesado) e fiz 7,6. A mesma conducao na golf tdi 110 faz-me 6.


            Agora concordo com a review, se se conduzir 1 gasolina com entusiasmo o consumo dispara (no caso do DS4 9...10). No entanto eu tive uma bmw 320d e conduzia como gasolina (é quase impossivel mas tentei) e fez-me em 800 kms 8,8 o que é muito. O Cooper S em modo Sport (com rateres que queima gasolina) fez-me 8.9 em 2000 kms.

            Eu acredito que o diesel vs gasolina nao é tao simples porque nao e possivel comparar. Se se conduzir um gasolina sem emoção (ha muita gente que nao precisa de emoçao) qualquer gasolina hoje em dia faz 7,8 incluindo cidade e pára-arranca.

            Eu tenho um passat 1.9 tdi 130 no Porto e faz acima de 7 em cidade por isso em geral nao vejo diferença. A diferença que vejo é que num gasolina turbinado faço 1500-5000 sem esforço e num diesel se fizer 4000 ja se parte todo. A falta de elasticidade é notável.

            Depois muitas reviews falam que se não se gostar do 1.6 TDI é so fazer upgrade para o 2.0 TDI da VW/Audi ou 2.0 da BMW. Experimentei ambos (A4 2016 e 420d grande coupe ambos 1000 kms). É melhor que 1.6 sem duvida mas é para quem nunca experimentou o 1.4 TSI 150 ou algo melhor. Nem sequer meto os 2.0 turbo no mercado (A4 252 cavalos etc) senao nem há duvidas.

            Depois sabendo do Nox nao ha mais diesel aqui.
            Nao te esquecas da revenda...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
              Nao te esquecas da revenda...
              Mas os diesel também são mais caros a comprar e podem ter custos de manutenção mais elevados.

              Originalmente Colocado por BMW535i Ver Post
              e consumos reais?
              Segundo o Spritmonitor: 5,86L/100.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por BMW535i Ver Post
                e consumos reais?
                Estão lá os consumos reais medidos pela autohoje do mesmo mode que medem qualquer carro.

                90km/h - 3.6L
                120km/h - 5.4L
                Urbano - 6.0L

                Média = 5.4L/100

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                  Nao te esquecas da revenda...
                  Aos dias de hoje...

                  Com a eventual paridade do diesel, e com cada vez mais restrições nas capitais europeias aos carros a diesel, a balança da revenda vai equilibrar.

                  Comentário


                    #10
                    Mover o topico para o já existente da skoda. Bom motor associado a um bom modelo. Atualmente para mim é o melhor motor 1000cc.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                      Estão lá os consumos reais medidos pela autohoje do mesmo mode que medem qualquer carro.

                      90km/h - 3.6L
                      120km/h - 5.4L
                      Urbano - 6.0L

                      Média = 5.4L/100
                      Cuidado com esses consumos urbanos, fazem velocidades médias dobro do real, devem ser testados de madrugada sem trânsito, andando só por Lisboa tenho uma velocidade média de 15km/h...

                      Agora atravessar a 2ª circular a 80 km/h de noite tecnicamente também é Lisboa e faço um consumo fantástico.

                      Comentário


                        #12
                        tive um Altea xl 1.2tsi de 105cv e posso dizer que em mais de 40.000kms fazia consumos médios entre os 7 - 8 L em cidade/estrada/autoestrada
                        mas efectivamente se puxar muito pelo motor, facilmente fazia mais de 10L
                        mas em condução normal, sempre a não empatar o transito, nem a fazer 200-300 kms no alentejo a 90km/h por causa das médias,
                        é carro que faz consumos muito aceitáveis, com resposta agradável e muito bem insonorizado.
                        no octavia, mais leve e muito mais aerodinâmico, deve ser ainda melhor

                        Comentário


                          #13
                          O motor 1.0 tsi é mais evoluido que o 1.2 tsi, faz melhores consumos e anda mais. Estes motores pequenos tanto podem fazer medias de 5 como medias de 10, sao muito sensiveis ao pedal e por isso é que normalmente digo que sao bipolares.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                            Cuidado com esses consumos urbanos, fazem velocidades médias dobro do real, devem ser testados de madrugada sem trânsito, andando só por Lisboa tenho uma velocidade média de 15km/h...

                            Agora atravessar a 2ª circular a 80 km/h de noite tecnicamente também é Lisboa e faço um consumo fantástico.
                            Sim, há um percurso pré-definido e uma velocidade média a manter.
                            Mas a questão aqui é que é igual para todos os carros que testam, logo se um foi testado a 7L e outro a 4L, podemos na mesma comparar entre eles.

                            Comentário


                              #15
                              Review Autohoje - Skoda Octavia 1.0 TSI 115

                              Posso garantir por experiência que o 1.0 tsi, num Golf, tem muito menor bipolaridade que os anteriores tsi.

                              Nas minhas mãos nunca fez médias de depósitos maiores que 6,5
                              A média a longo prazo nunca passou dos 6, com cerca de 30000kms

                              Sem preocupações, que o gajo anda e dá gosto andar com ele.

                              Em auto estrada acima das velocidades permitidas faz médias excelentes ao contrário do que é tipo nos motores a gasolina ;)

                              Em cidade, para-arranca, as médias instantâneas sobem, como em qualquer carro, seja diesel ou gasolina.

                              Comentário


                                #16
                                Não é bem a mesma coisa mas o meu filho mais velho trocou o 1.6TDI pelo 1.2 da peugeot. Aos meus olhos é uma opção arriscadíssima... Só espero que esse 1.2 seja tão bom quanto esse 1.0 TSI...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                  Não é bem a mesma coisa mas o meu filho mais velho trocou o 1.6TDI pelo 1.2 da peugeot. Aos meus olhos é uma opção arriscadíssima... Só espero que esse 1.2 seja tão bom quanto esse 1.0 TSI...
                                  Eu já conduzi um 308 com um 1,2 de 130 cv e era razoável.

                                  Agora fico muito preocupado quando vejo este entusismo todo à volta de um 1,0 por melhor que seja

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                                    Eu já conduzi um 308 com um 1,2 de 130 cv e era razoável.

                                    Agora fico muito preocupado quando vejo este entusismo todo à volta de um 1,0 por melhor que seja
                                    Tens sempre o problema de não conseguires separar um apaixonado por carros por uma pessoa que não liga nenhuma e quer apenas um meio de transporte de A a B e que seja barato.

                                    Também houve entusiasmo com a apresentação de V12 aspirado de 800cv da Ferrari...

                                    Comentário


                                      #19
                                      A minha experiencia, aqui pela Suíça, e nos meus percursos diários, e repetidos a longo termo, andei 2 anos com um Mini Cooper D 112cv(repro) e fez media 4.5 geral, com 3.8 em record absoluto. No ultimo ano, ando de Cooper S clubman 184(repro) e faz media geral 6, e record 5.5. A Maria anda de Abarth 500 160cv, e faz media de 6.1 nos percursos dela,99% AE(100/120). AS diferenças em condução calma e regular sao limitadas. Imagino nos novos gasolina de pequena cilindrada. Agora quando o pe aperta, ou ou transito urbano aparece não ha milagres.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                                        Eu já conduzi um 308 com um 1,2 de 130 cv e era razoável.

                                        Agora fico muito preocupado quando vejo este entusismo todo à volta de um 1,0 por melhor que seja
                                        Em rigor estes pequenos motores otto só tem de levar de vencida os pequenos diesel, o que à partida não me parece um tarefa muito difícil... Eu cheguei a ter ao meu serviço um A3 1.4 TSI e o carro era bem agradável, bem mais do que os 1.6 diesel da VW e BMW. Mas, lá está, era um 1.4 o que, nem que seja por um injusto preconceito, sempre é uma cilindrada mais próxima dos famigerados 1.6 diesel.

                                        O 1.4 TSI mexia-se bem, muito silencioso, um stop-start que nem se dava por ele, boa elasticidade... Mas lá está, o carro era a versão de três portas, portanto mais leve que uma carrinha ou que um SUV, mais aerodinâmico, normalmente andava sozinho com ele, no máximo terei transportado uma pessoa comigo.... E, lá está, sempre era um 1.4.

                                        Há uns anos também tive dois Golf 's 1.6 otto (o III e o IV) com 100 cavalitos e chagavam bem, esse motor nem turbo tinha. Mas, lá está, sempre era um 1.6, o a/c manual só se ligava de vez em quando... E eram carros leves.
                                        Editado pela última vez por Jbranco; 22 February 2017, 11:10.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O que significa bom?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                            Mover o topico para o já existente da skoda. Bom motor associado a um bom modelo. Atualmente para mim é o melhor motor 1000cc.
                                            Gostei mais do 1.0 turbo 115cv da Opel. Mais equilibrado, 'redondo', refinado, silencioso e até me pareceu fazer um consumo inferior.

                                            A nível de fiabilidade obviamente que não há nada que se possa adiantar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Um dos meus melhores amigos tem este motor 1.0 TSI num Ibiza FR e, como já referi aqui no Fórum, já estou farto de lhe meter kms

                                              Em termos de consumos, a verdade é que é um carro que é capaz de gastar muito pouco, como capaz de gastar como gente grande, ele anda sempre na onda dos 7 baixos, mas sempre em cidade, mas cidade mesmo (médias de velocidade de 20km/h por depósito). Naquele carro já cheguei a ver consumos de 4 e tal em nacionais, como 9 e tal em AE a andar acima dos 160.
                                              Ainda assim, considero que faz consumos muito bons para um motor a gasolina.

                                              Sobre a agradabilidade, epá, é um carro que anda suficientemente bem e despacha-se bem, ou seja, nunca deixa ficar mal, mas também está longe de ser um carro de cortar a respiração, tem um bináriozito porreiro em médias rotações, em altas acho-o um bocado "asfixiado" , em baixas é um carro a gasolina, ou seja, não se queixa muito. Depois tem um caixote longo um bocado desnecessário, mas pronto. Ou seja, para o uso deste meu amigo, que é essencialmente cidade e alguma EN por outra o carro está simplesmente perfeito, e ele não é gajo de acelerar.

                                              Para mim onde se nota a limitação destes motores é em AE a dar-lhe, que ali depois dos 150 nota-se que vamos a conduzir um corta-relvas Nisso continuo a achar o 1.6 TDI melhor, até pq tenho uma carrinha Leon 1.6 TDI e consigo fazer andamentos em AE que o Ibiza 1.0 TSI não consegue.

                                              Comentário


                                                #24
                                                ,
                                                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                Em rigor estes pequenos motores otto só tem de levar de vencida os pequenos diesel, o que à partida não me parece um tarefa muito difícil... Eu cheguei a ter ao meu serviço um A3 1.4 TSI e o carro era bem agradável mas, lá está, era um 1.4 o que, nem que seja por um injusto preconceito, sempre é uma cilindrada mais próxima dos famigerados 1.6 diesel.
                                                Mas temos de comparar com o 2.0 TDI. Comparar o Golf 1.6 110 é errado, O golf 110 tem barra de torção e o 1.4 multilink.

                                                Conforto e comportamento diferente.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                  Aos dias de hoje...

                                                  Com a eventual paridade do diesel, e com cada vez mais restrições nas capitais europeias aos carros a diesel, a balança da revenda vai equilibrar.
                                                  Talvez sim, talvez não..

                                                  O que sei é que até agora os diesel sempre tiveram muito melhor valor de retoma, se isso vai mudar no futuro, não podes dar certezas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                                    ,

                                                    Mas temos de comparar com o 2.0 TDI. Comparar o Golf 1.6 110 é errado, O golf 110 tem barra de torção e o 1.4 multilink.

                                                    Conforto e comportamento diferente.
                                                    Eu comparo o 2.0TDI ao 1.5TSI.

                                                    A suspensão acho que é outra questão porque no grupo não há uma relação única motor com tipo de suspensão. Por exemplo nos Golf's e A3's os modelos com 140cv ou mais têm multilink o que por exemplo não ocorre no Seat Leon e presumo que também não no Octavia.

                                                    edit: Aliás penso que o meu A3 já tinha multilink e nem 140cv tinha...
                                                    Editado pela última vez por Jbranco; 22 February 2017, 11:23.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Vai ag sair o 1.0 da honda que pelo que li tb vai ser muito bom, já com 129cv mas ainda longe dos 140cv do ecoboost

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por vso Ver Post
                                                        Talvez sim, talvez não..

                                                        O que sei é que até agora os diesel sempre tiveram muito melhor valor de retoma, se isso vai mudar no futuro, não podes dar certezas.
                                                        Certezas ninguém pode dar. Nem que os diesel vão continuar a valer mais.

                                                        O que se pode fazer é ler as notícias, e tudo aponta que até 2020 os carros a diesel estejam muito limitados na Europa.
                                                        Por isso tudo pode mudar. Não nos podemos basear numa compra de hoje que daqui a 10 anos o carro vai valer mais ou menos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                                          Gostei mais do 1.0 turbo 115cv da Opel. Mais equilibrado, 'redondo', refinado, silencioso e até me pareceu fazer um consumo inferior.

                                                          A nível de fiabilidade obviamente que não há nada que se possa adiantar.
                                                          É verdade que os números por vezes não dizem tudo. No entanto os números dizem que o 1.0t da Opel tem menos 10cv (105 e não 115), menos 30Nm de binário máximo, é mais lento cerca de 1s dos 0-100 e gasta mais 0,6L/100 (Spritmonitor) que o 1.0TSI. Isto valores num Octavia. A diferença para um Golf é um pouco maior.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por alexjntrindade Ver Post
                                                            É verdade que os números por vezes não dizem tudo. No entanto os números dizem que o 1.0t da Opel tem menos 10cv (105 e não 115), menos 30Nm de binário máximo, é mais lento cerca de 1s dos 0-100 e gasta mais 0,6L/100 (Spritmonitor) que o 1.0TSI. Isto valores num Octavia. A diferença para um Golf é um pouco maior.
                                                            Agora também me vais dizer os carros que conduzi?

                                                            Eu experimentei o 1.0 turbo da Opel com 115 Cv e, se pudesse, queria dar a MINHA OPINIÃO (se é que posso)

                                                            Falo do 1.0 115cv opel vs 1.0 turbo VW 110cv num Ibiza

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X