Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Comprar carro em Viena, Áustria

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Comprar carro em Viena, Áustria

    Boa tarde a todos.

    Depois de alguns anos afastado aqui do fórum, é sempre bom estar de volta e constatar que a "família" continua a crescer!

    O motivo que me leva a abrir este tópico tem a ver com a possível futura compra de uma viatura na Áustria. Dentro de 3 meses vou mudar-me para Viena por motivos profissionais e ando a ponderar este assunto.

    Gostaria de saber se por aqui anda alguém que tenha essa experiência, ou que conheça alguém que já o tenha feito e que me possa ajudar a esclarecer algumas dúvidas que me estão a assombrar, que são as seguintes:

    - Comprar novo? Usado? Como será o parque automóvel de usados na Áustria?
    - Comprar em Portugal e levá-lo para Viena? Passando a ser residente na Áustria, poderei circular com a viatura com matrícula portuguesa (sou português)?
    - Ir comprar ao lado à Alemanha e legalizá-lo?
    - Fazer um renting/leasing lá por um prazo de 3/4 anos, à imagem do que se faz em Portugal? Será mais ou menos o tempo que espero ficar em Viena.

    Neste momento estou mais inclinado para a última hipótese (renting), sem saber, no entanto, se será possível fazê-lo quando lá chegar. Não encontrei nenhuma referência a esta modalidade, em nenhum site austríaco, de nenhuma marca.

    Se fossem vocês, o que fariam?

    Danke!

    #2
    Renting com a possibilidade de ter uma viatura nova de X em X tempo era uma oportunidade engraçada para fazer reviews ao pessoal.

    Comentário


      #3
      Não tens carro em Portugal? Se tiveres eu levava-o para lá e depois logo via o que fazia. Até se pode dar o caso do carro nem te fazer falta por lá.

      Comentário


        #4
        Não precisas de carro em Viena.

        Comentário


          #5
          Não sei se precisas de carro ou não em Viena, mas ter um seria fantástico para poder desfrutar dessa localização de centro da Europa, a um "tirinho" de quase tudo!

          Eu no teu lugar já estava decidido, era uma máquina da casa, de 2 rodas!



          (não leves a minha sugestão a sério, pode ser perigoso )

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Nitrogen Ver Post
            Não precisas de carro em Viena.
            Ouviste? Vais viver 4 anos para Viena bem que podes andar de transportes públicos ou de bicla...
            Compra um segway

            Comentário


              #7
              Eu vivo em Zurique ha 6 anos sem carro e alugo sempre que preciso. Fica relativamente mais barato do que um novo.

              Relativamente a 1 usado já é diferente. Austria nao sei as regras mas a Suiça nao tem as regras de importação de Portugal. É escolher o carro e fazer IPO (tem de ser aprovado pelo IPO relativamente ao estado, livrete. Até novo pode-se comprar em qualquer país.

              Se for usado e for parecido com a Suiça (deverá ser mais parecido com a Alemanha devido aos salarios) em usados tens muito boas escolhas. Muito melhor que Portugal.

              Comentário


                #8
                Se ideia é viveres aí por pouco tempo, pode compensar comprares e depois legalizares em PT quando regressares definitivamente.

                Estando emigrado, ao regressares, tens condições muito favoráveis de legalização, isenção de IA e IVA.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Nitrogen Ver Post
                  Não precisas de carro em Viena.
                  Claro porque tu até sabes a vida do homem e tudo...

                  Comentário


                    #10
                    Na Austria vais ter precos de leasing bem mais atrativos que em Portugal, talvez até te seja uma boa solucao. Os custos de seguros é que sao altissimos.

                    Nao podes circular com matricula portuguesa após algum tempo, mas podes matricular o carro na Austria.

                    E o que o Vrumm disse é o que qualquer emigrante petrolhead tem de fazer!

                    Comentário


                      #11
                      mai vale procurares na alemanha e trazeres para o país vizinho ou então comprares diretamente na áustria. tens realmente muita coisa para visitar sempre que puderes, não percas essa oportunidade. mesmo dentro desse país, aconselho uma ida de 1/2 dias ao tirol. tens prados magníficos!

                      Comentário


                        #12
                        Se o trabalho é na cidade de Viena e vives igualmente na cidade, entre bicicleta, metro, tram-tram e comboio não precisas de carro.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                          Não tens carro em Portugal? Se tiveres eu levava-o para lá e depois logo via o que fazia. Até se pode dar o caso do carro nem te fazer falta por lá.
                          Não. Eu nem vivo em Portugal, ando por África!

                          Quanto ao facto de não precisar de carro por lá, até pode ser verdade face à boa rede de transportes e de, em princípio, não ir viver muito longe do local de trabalho. Mas acontece que não vou sozinho, a família também vai e uma viatura traz muito mais independência. É preciso levar/trazer a filha à escola, compras, etc, etc... a juntar a isso, vem a parte agradável de estar no centro da europa e a poucas horas de qualquer cidade europeia. Já lá estive três vezes, aluguei carro outras tantas e à conta disso fui a Budapeste, Bratislava, Praga, Auschwitz, Salzburgo...

                          Por isso, a decisão de comprar carro está tomada, só falta saber de que forma! E era esse o objectivo inicial do meu post.

                          Eu no teu lugar já estava decidido, era uma máquina da casa, de 2 rodas!
                          Isso é que era!!
                          mas não pode ser...

                          Relativamente a 1 usado já é diferente. Austria nao sei as regras mas a Suiça nao tem as regras de importação de Portugal. É escolher o carro e fazer IPO (tem de ser aprovado pelo IPO relativamente ao estado, livrete. Até novo pode-se comprar em qualquer país.

                          Se for usado e for parecido com a Suiça (deverá ser mais parecido com a Alemanha devido aos salarios) em usados tens muito boas escolhas. Muito melhor que Portugal.
                          Vou ter que estudar o assunto quando lá chegar. Comprar usado é uma forte possibilidade!

                          Estando emigrado, ao regressares, tens condições muito favoráveis de legalização, isenção de IA e IVA.
                          Isso seria o ideal Vrumm, a questão é que a seguir a Viena posso ir parar a qualquer parte do mundo!

                          Na Austria vais ter precos de leasing bem mais atrativos que em Portugal, talvez até te seja uma boa solucao. Os custos de seguros é que sao altissimos.
                          Ora aqui está uma coisa que não sabia! Outra coisa que vou ter que ver assim que lá chegar, porque a possibilidade do leasing também me agrada. Quanto aos seguros infelizmente já sabia...

                          mai vale procurares na alemanha e trazeres para o país vizinho ou então comprares diretamente na áustria. tens realmente muita coisa para visitar sempre que puderes, não percas essa oportunidade. mesmo dentro desse país, aconselho uma ida de 1/2 dias ao tirol. tens prados magníficos!
                          Li em alguns foruns estrangeiros, que é uma chatice a papelada que é precisa para legalizar o carro na áustria. Por isso acho que vou mesmo comprar por lá! Quanto ao resto esse é também um dos objectivos!

                          Se o trabalho é na cidade de Viena e vives igualmente na cidade, entre bicicleta, metro, tram-tram e comboio não precisas de carro.
                          Se eu fosse para lá sozinho, não duvides que só usava transportes públicos!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                            Se ideia é viveres aí por pouco tempo, pode compensar comprares e depois legalizares em PT quando regressares definitivamente.

                            Estando emigrado, ao regressares, tens condições muito favoráveis de legalização, isenção de IA e IVA.
                            Qt tempo tens de estar fora e/ou com o carro registado em teu nome no país de emigração?
                            Tens de ficar com o carro algum tempo dps da legalização em PT?

                            Comentário


                              #15
                              Ir para a escola também se vai de bicicleta e tram-tram.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                Ir para a escola também se vai de bicicleta e tram-tram.
                                Estamos todos de acordo em relação a isso. Mas se fosse essa a questão, no meu post inicial eu teria perguntado se valia a pena comprar carro na áustria ou não. A decisão está tomada, a dúvida tem a ver apenas sobre o que será mais vantajoso.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                  Qt tempo tens de estar fora e/ou com o carro registado em teu nome no país de emigração?
                                  Tens de ficar com o carro algum tempo dps da legalização em PT?

                                  Muito. Senão o que havia mais eram emigrantes quinzenais!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu recomendo este stand...

                                    www.rsr.at

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                      Eu recomendo este stand...

                                      www.rsr.at

                                      Obrigado pela sugestão....

                                      Comentário


                                        #20
                                        estar emigrado à dois ou mais anos.
                                        Carro em teu nome à 6 meses ou mais.
                                        A última acho que é 2 anos mas não tenho a certeza

                                        Comentário


                                          #21
                                          Os cidadãos portugueses que transferem a sua residência de um Estado Membro da União Europeia, ou de um país terceiro, para Portugal podem beneficiar da isenção de imposto automóvel (ISV) na importação de veículos.

                                          Estão isentos do Imposto Sobre Veículos (ISV):

                                          a) Os veículos da propriedade de pessoas que transfiram a sua residência de um Estado-membro da União Europeia ou de país terceiro para Portugal, desde que maiores de 18 anos e habilitadas a conduzir há pelo menos 12 meses.

                                          O pedido de isenção, dirigido à Direção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo, deve ser apresentado no prazo de 6 meses a contar da data da transferência da residência, acompanhado dos seguintes documentos:

                                          – Declaração aduaneira de veículo (DAV);

                                          – Certificado de matrícula e título de registo de propriedade, se for o caso, comprovativo da propriedade;

                                          – Carta de condução válida há pelo menos 12 meses antes da transferência da residência;

                                          – Certificado de residência oficial, emitido pela entidade administrativa com competência para o controlo de habitantes ou, caso não exista, certificado consular onde conste a data do início e cessação da residência, que comprove a residência noutro Estado-membro da União Europeia ou em país terceiro pelo período de 12 meses, seguidos ou interpolados se no país em causa vigorarem restrições de estada; e

                                          – Documento da vida quotidiana que ateste a residência no país de proveniência, designadamente recibos de renda de casa, consumo de água e eletricidade, recibos de vencimento ou provas de desconto para efeitos de saúde e reforma.

                                          Nota 1: caso a residência tenha sido fixa por períodos não consecutivos, não pode cada período ser inferior a 183 dias por ano civil.

                                          Nota 2: não se consideram residentes noutro Estado-membro da União Europeia ou em país terceiro, as pessoas que se encontrem no estrangeiro para efeitos de estudos, estágios ou execução de funções de duração determinada até dois anos.

                                          b) Os veículos das pessoas de nacionalidade portuguesa ou de outro Estado-membro da União Europeia, que tenham exercido a sua atividade noutro país durante 24 meses e cujos rendimentos estejam sujeitos a tributação efetiva em Portugal, tendo sido:

                                          – Cooperantes;

                                          – Professores que tenham exercido funções docentes no estrangeiro em cursos ministrados em língua portuguesa ou sobre cultura portuguesa, em conformidade com listas publicadas pelo respetivo departamento;

                                          – Funcionários contratados no estrangeiro para prestarem serviço em postos diplomáticos e consulares portugueses ou para representarem serviços públicos portugueses;

                                          – Funcionários de organizações internacionais de que Portugal seja parte contratante.

                                          O pedido de isenção, dirigido à Direção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo, deve ser apresentado no prazo de 6 meses a contar da data da cessação de funções, acompanhado de documento comprovativo da nacionalidade e de documento emitido pela entidade competente que ateste o estatuto do requerente, a natureza da atividade desenvolvida, o respetivo vínculo contratual e as datas de início e de cessação de funções.

                                          Locação Financeira

                                          A isenção do ISV é aplicável a veículos adquiridos em sistema de locação financeira, desde que nos documentos do veículo conste a identificação do locatário.

                                          Condições relativas ao veículo

                                          a) Destinar-se a ser introduzido no consumo por ocasião da transferência da residência do interessado para Portugal;

                                          b) Ter sido adquirido no país de proveniência, ou em país onde anteriormente tenha residido o proprietário, nas condições gerais de tributação e não ter beneficiado na expedição ou exportação de qualquer desagravamento fiscal;

                                          c) Ter sido propriedade do interessado no país de proveniência durante, pelo menos, 12 meses antes da transferência da residência.

                                          Prazo durante o qual o interessado deve manter residência em Portugal

                                          Os beneficiários da isenção de ISV devem manter a sua residência em território nacional por um período mínimo de 12 meses.

                                          Prazo durante o qual o veículo objeto de isenção não pode ser transmitido

                                          Os veículos isentos do ISV não podem ser alienados, a título oneroso ou gratuito, alugados ou emprestados antes de decorrido o prazo de 12 meses, contado a partir da data da atribuição da matrícula nacional.

                                          Após decorrido o prazo de 12 meses, caso os veículos sejam transmitidos, em vida ou por morte, a pessoa relativamente à qual não se verifiquem os pressupostos da isenção, há lugar a tributação em montante proporcional ao tempo em falta para o termo de 5 anos.

                                          A isenção é concedida relativamente a um veículo por beneficiário, e apenas poderá ser fruída uma vez em cada 10 anos.

                                          AVISO: no que respeita às condições relativas à residência e ao veículo de pessoas que transferem a sua residência de um Estado-membro da União Europeia para Portugal, mantêm-se em vigor, até 31 de dezembro de 2007, os prazos de 185 dias e de 6 meses relativos, respetivamente, ao período mínimo de residência do interessado e ao período mínimo em que o veículo esteve na sua propriedade no país de proveniência.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Desculpem o off topic, e por favor apenas respostas de quem sabe 100% o que vai responder.

                                            Posso levar um carro do estrangeiro pra portugal, sem isv, sem alterar a minha morada do estrangeiro para portugal, de alguma forma?

                                            Comentário


                                              #23
                                              imothep, esqueci-me de uma coisa: se vires uma pug 505 de 86, letras JN, de cor branca (se ainda tiver matrícula portuguesa) e com jantes prateadas do turbo, se ainda as tiver também, eu e o meu cunhado vendemo-la a um tipo senegalês que vive em sines, ougadia(?). isto talvez em novembro. levou-a para lá para a vender. tinha apenas 170 mil. tira-lhe umas fotos enquanto estás aí.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                Qt tempo tens de estar fora e/ou com o carro registado em teu nome no país de emigração?
                                                Tens de ficar com o carro algum tempo dps da legalização em PT?

                                                Não me actualizei sobre este tema mas da última vez q investiguei, tinhas q ter o carro em teu nome pelo menos um ano e depois podes legalizar em pt sendo a única restrição teres q manter o carro en teu nome durante outros 5 anos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                                  Desculpem o off topic, e por favor apenas respostas de quem sabe 100% o que vai responder.

                                                  Posso levar um carro do estrangeiro pra portugal, sem isv, sem alterar a minha morada do estrangeiro para portugal, de alguma forma?
                                                  Não sei se entendi ben o que perguntas...

                                                  Podes ter um carro com matrícula estrangeira em PT, desde que sejas sempre tu a conduzi lo, mantenhas residência fiscal no país de matrícula e desde que carro não permanece mais de 6 meses seguidos en territorio nacional.

                                                  Este último ponto é muito complexo de comprovar...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                    Não sei se entendi ben o que perguntas...

                                                    Podes ter um carro com matrícula estrangeira em PT, desde que sejas sempre tu a conduzi lo, mantenhas residência fiscal no país de matrícula e desde que carro não permanece mais de 6 meses seguidos en territorio nacional.

                                                    Este último ponto é muito complexo de comprovar...
                                                    Permanecer ou circular em territorio nacional? Nao o posso manter na garagem 6 meses sem ninguem saber?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                                      Permanecer ou circular em territorio nacional? Nao o posso manter na garagem 6 meses sem ninguem saber?
                                                      Eu tenho aqui na Alemanha, o meu Corsa na garagem a cerca de 6 meses. Não tem seguro nem IPO. Quando for para tratar dos documentos alemães vai de reboque.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por now Ver Post
                                                        Eu tenho aqui na Alemanha, o meu Corsa na garagem a cerca de 6 meses. Não tem seguro nem IPO. Quando for para tratar dos documentos alemães vai de reboque.
                                                        Pois, o que eu faria seria o oposto, levar para Portugal.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                          imothep, esqueci-me de uma coisa: se vires uma pug 505 de 86, letras JN, de cor branca (se ainda tiver matrícula portuguesa) e com jantes prateadas do turbo, se ainda as tiver também, eu e o meu cunhado vendemo-la a um tipo senegalês que vive em sines, ougadia(?). isto talvez em novembro. levou-a para lá para a vender. tinha apenas 170 mil. tira-lhe umas fotos enquanto estás aí.
                                                          lol com matrícula portuguesa nunca vi, mas há aqui bastantes pugs 305, 505...a maior parte vem de França. O que eles fazem, principalmente os táxis, é deixar estar a matrícula original e por cima colocar a matrícula do senegal! mas se fosse só isso... lol é ver toyotas carina e corolla com tampões da mercedes para as jantes, renault 21 com arames a prender as portas...onde andei um renault 9 que tinha literalmente um buraco dentro do carro por onde via a estrada a passar! Um bocado maior e dava para ajudar tipo flinstones! Isto no mundo dos táxis.

                                                          De resto, o parque automóvel até é bastante jeitoso. Já vi por aqui pelo menos 3 Bentley Continental e carros americanos é ao pontapé...escalade, navigator, ford que nunca vi em PT, como por exemplo um raptor igual a este...
                                                          images.jpg

                                                          De resto, há muitos range rover (o mais comum é o evoque), BMW X5, X6, etc, etc...

                                                          Só os táxis é que são uma miséria...portanto caditonuno, acredito que a tua pug teve esse destino e agora não deve ser branca, deve ter passado a ser amarela e preta! Mas vou andar atento!

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X