Manter Carro para a vida

Página 1 de 5 12 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 122

Título: Manter Carro para a vida

  1. #1
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Nov 2016
    Posts
    78

    Por Defeito Manter Carro para a vida

    Há já uns tempos que penso manter o meu carro até aos 30-40 anos dele. Neste momento tem 18 anos. É o meu primeiro carro....
    Tem alguém daqui que tenha feito o mesmo? Mantido um carro por 30-40 anos?
    O carro não deve se tornar num clássico devido ao elevado numero deles que foram fabricado, mas tive a fazer as contas e faz muito sentido numa ótica económica.

    Recomendações? Ideias?
    Última edição por capio : 25-02-17 às 20:37:28


  2. #2
    Piloto de Testes fokemon's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007
    Posts
    2,030

    Por Defeito

    Qual é o chaço?

  3. #3
    Banido
    Data de Registo
    Jul 2016
    Posts
    593

    Por Defeito

    O truque é metê-lo na garagem e esperar mais 22 anos, já podes dizer que tens o mesmo carro à 40 anos.

  4. #4
    Piloto de Provas de Perícia BMW535i's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2016
    Posts
    870

    Por Defeito

    Não faças isso. Daqui a uns anos vai-te começar a dar despesa a serio e ficas sempre com um carro antiquado que pode colocar em causa tanto a tua segurança como dos outros condutores..

  5. #5
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Nov 2016
    Posts
    78

    Por Defeito

    Fiat Punto HLX 1.2 80CV. Mas não quero meter na garragem. Se o tenho é para andar....
    BMW535i o que consideras despesa a serio?


  6. #6
    Piloto de Testes ANTONIO850's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2015
    Localização
    França
    Posts
    1,937

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por capio Ver Post
    Há já uns tempos que penso manter o meu carro até aos 30-40 anos dele. Neste momento tem 18 anos. É o meu primeiro carro....
    Tem alguém daqui que tenha feito o mesmo? Mantido um carro por 30-40 anos?
    O carro não deve se tornar num clássico devido ao elevado numero deles que foram fabricado, mas tive a fazer as contas e faz muito sentido numa ótica económica.

    Recomendações? Ideias?
    se tens quintal / espaço , quando aparecer oportunidade , era bom comprar outro para peças

  7. #7
    Piloto de Testes SharpandSafe's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003
    Localização
    Distrito de Portalegre
    Posts
    1,248

    Por Defeito

    Se o puderes manter bem guardado, sem ser na rua, e principalmente se encontrares alguém que lhe faça uma manutenção como deve de ser, não vejo porque não. Independentemente do carro que for.

  8. #8
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Nov 2016
    Posts
    78

    Por Defeito

    Qual é o tempo em anos que as peças começam a ser mais escassas? Como existe muitos carros iguais ao meu, as peças são relativamente baratas.
    Tive a fazer algumas contas e mesmo que tenho que por um novo motor + caixa, e tenha uma despesa de 300€ anuais com a manutenção geral do bixo, consigo poupar bastante em comparação a comprar um novo ou usado.
    Um despesa de 300€/anuais está mais ou menos enquadrada ou nem por isso?

  9. #9
    Piloto de Troféu 1975's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2011
    Posts
    5,823

    Por Defeito

    Aqui por casa existem carros de 1986, 1998, 1999, 2001 e 2013, escusado será dizer que os que fazem menos km são os antigos.

    Cumps

  10. #10
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Nov 2016
    Posts
    78

    Por Defeito

    e porque é que não fazem mais km? Manutenção cara?

  11. #11
    Piloto de Troféu 1975's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2011
    Posts
    5,823

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por capio Ver Post
    e porque é que não fazem mais km? Manutenção cara?
    Porque os mais recentes oferecem outra segurança e conforto, apesar do Laguna ser um excelente carro, mas tem um contra não é do segmento da moda (SUV) por isso faz poucos km e neste momento estão dois com bateria fraca e esse é um deles. Por casa a 5 pessoas com carta de condução mas diariamente só andam 2 carros as outras 4 viaturas estão paradas, mas estão todas em perfeitas condições e com inspecção feita.

    Cumps

  12. #12
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Nov 2016
    Posts
    78

    Por Defeito

    e quanto é que dirias que um carro com 30 anos a andar me custaria em media por ano em manutenção? uns 300€/ano?

  13. #13
    Piloto Lendário caditonuno's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Localização
    Vem viver a vida, amor, que o tempo que passou não volta não...
    Posts
    65,593

    Por Defeito

    1975, "há".

    esse carro com 30 anos a andar diariamente terás que o ter no topo de forma e esperar que ele não avarie semana sim semana não.

    dou-te um conselho: usa o carro, anda com ele, vai arranjando o que for viável, quando não ficar barato, enfarda-o, vende-o para peças, despacha-o para algum mecânico. agora gastar rios de dinheiro só porque foi o primeiro carro, acho que daqui a uns anos vais dar-me razão.

  14. #14
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Nov 2016
    Posts
    78

    Por Defeito

    Porque haveria de avaria se for trocando as coisas?
    Nos próximos meses vou trocar amortecedores + molas + braço + discos + calços. O arranjo ficará a +/- 400€ mas fico com muito material pronto para durar mais uns bons anos. Todos os líquidos são novos,todos os filtros estão novos. Troquei as tubagens nem há um ano atrás. O motor está bom, nível de compressão normal, não está a misturar nada, nem está a perder óleo. Todos os sensores funcionam, tive os a desengordurar ainda há umas semanas.Ventilação funciona. Porque não manter o bicho se ele está com a mecânica boa?
    O carro está com 170.000 km. Faço cerca de 1.000 Km mensais.
    Última edição por capio : 26-02-17 às 00:18:53

  15. #15
    Piloto de Troféu carbookk's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2015
    Localização
    algures na lua
    Posts
    6,569

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por capio Ver Post
    Porque haveria de avaria se for trocando as coisas?
    Nos próximos meses vou amortecedores + molas + braço + discos + calços. Todos os líquidos são novos,todos os filtros estão novos. Troquei as tubagens nem há um ano atrás. O motor está bom, nível de compressão normal, não está a misturar nada, nem está a perder óleo. Todos os sensores funcionam, tive os a desengordurar ainda há umas semanas.Ventilação funciona. Porque não manter o bicho se ele está com a mecânica boa?
    O carro está com 170.000 km. Faço cerca de 1.000 Km mensais.
    porque muitos de nós olhamos para as desvalorização do carro face ao que se começa a gastar em manutenção e avarias, logo quando começas a gastar mais que o que o carro vale, é dinheiro que nunca se vai recuperar, e com uma certa idade, quando a despesa começa a ser muita, opta-se por ir para outro carro mais recente e mais moderno que o actual...

    tu basicamente andas a enterrar dinheiro no carro, não estás a ver que a dada altura esse investimento vai ser para o boneco, porque mais tarde ou mais cedo vais ter de comprar outro por qualquer que seja o motivo...

    simplesmente não estás a perceber o que te estão a tentar transmitir, mas como tudo na vida temos de aprender ás nossas próprias custas...

    se estivéssemos a falar de um mini cooper dos antigos é pá isso era outra história, agora um Fiat punto...

  16. #16
    Piloto de Testes Kevincego's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Brunei
    Posts
    4,829

    Por Defeito

    Tenho um punto de 98 que neste momento faz cerca de 1500/2000 kms por semana e despesas é só consumíveis. O punto como é um carro com poucas peças tornou-se bastante fiável precisamente devido a isso.

  17. #17
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Nov 2016
    Posts
    78

    Por Defeito

    @carbookk, mas fizeste as contas?
    Fazendo as contas até o carro fazer 30 anos. Ou seja 12 Anos
    Manter o fiat punto

    Custo Manutenção(Considerando 400€/Ano): 4800€
    Custo de Compra: 1000€ (Quanto me custou)
    Custo Total: 5800€
    Custo Anual: 483€

    Comprar outro carro com 5 anos mantendo o mesmo carro por 15 anos.
    Custo Compra: 12000€
    Custo Manutenção: (Considerando 250€/Ano): 3750€
    Preço de Revenda: 2000€ (Para um carro com 20 Anos já é generoso)
    Custo Total - Preço Revenda:13,750€
    Custo Anual:917€

    Diferença: 434€/Ano
    Não considerando o seguro que no caso do carro "novo" seria maior, e considerando que pago o carro a pronto, ou seja, não considerando juros

    Economicamente nunca irás recuperar aquilo que pagaste pelo carro. É só fazer as contas.
    Última edição por capio : 26-02-17 às 00:42:49

  18. #18
    Piloto de Troféu carbookk's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2015
    Localização
    algures na lua
    Posts
    6,569

    Por Defeito

    as tuas contas tem muito que se lhe diga para ambas as situações, e tens de te lembrar cada caso é um caso e á n variantes a ter em conta e os custos são aleatórios, logo continuas a não ver bem as coisas...

  19. #19
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Nov 2016
    Posts
    78

    Por Defeito

    podes elaborar nessas situações para assim poder melhorar o meu modelo?

    EDIT: E as coisas não são aleatórias, podem não ser previsíveis, mas não aleatórias. No orçamento de 400€ uma parte é para manutenção preventiva, ou seja indo trocando as coisas antes que eles me falhem.
    Por isso não sei onde é que não estou a ver bem as coisas. E se fores mexendo nos parâmetros, vês que quanto mais trocares de carro mais compensa manter o velhinho.
    Estamos a falar de puramente em termos económicos, e não em gosto de conduzir ou estilo ou coisa que se lhe pareça. Estamos a falar em dinheiro que fica na tua carteira ao final do ano por teres o velhinho ainda em serviço.
    Última edição por capio : 26-02-17 às 00:57:53

  20. #20
    Piloto de Rallye SRLA's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010
    Posts
    10,746

    Por Defeito

    Por muitas voltas que tentem dar e desculpas esfarrapadas que se invente, feitas as contas manter o carro velho fica sempre mais barato que comprar um novo (tirando casos absurdos como manter um Bugatti de 1930 vs comprar um Micra).

    Mesmo pelo preço de um carro razoável em segunda mão dá para comprar vários carros velhos identicos para ir tirando peças conforme necessário e ainda sobra!

    O problema é que o carro velho vai ficando ultrapassado em segurança, em paneleirices como conectividade com o telemóvel da moda, depois há o anti-status do vizinho pensar que és um teso porque andas com uma lata velha, etc.

  21. #21
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Nov 2016
    Posts
    78

    Por Defeito

    @SRLA é exatamente isso. Eu estou a falar em termos económicos apenas... Tirando a segurança,apesar de que na altura tinha 4/5 estrelas de segurança, haverá melhores opções atuais como é óbvio. Conectividade e assim não é a minha principal preocupação. Acho que 400€/Ano para arranjar o velhinho será o suficiente. Isto fazendo uma manutenção preventiva, ou seja indo trocando peças novas mesmo que eles não estejam mortas. Em relação ao meus vizinhos, não quero saber, desde que a minha carteira fique mais cheia e possa continuar a fazer as minhas deslocações de A a B sem chatice fico feliz :D
    E uma poupança anual de 434€ não se é de deitar fora, na minha modesta opinião.
    Mas estou aberto a argumentos numa posição contraria a minha, desde que fundamentem os argumentos

  22. #22
    Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jul 2009
    Posts
    9,553

    Por Defeito

    Cada um faz o que quiser com o seu dinheiro, mas convém estar ciente que além da manutenção programada, existem avarias e peças que mais tarde ou mais cedo é preciso substituir. Além disso, um carro "comum" com muitos anos tem um valor perto do 0, e basta um pequeno acidente para ser perda total, e já nem falo na questão segurança e consumos!

    Em suma: grosso modo, manter um carro mais velho sai quase sempre mais barato do que comprar outro, mas para quem pode é perfeitamente natural que vá sendo substituído por veículos mais recentes, porque à coisas que são impagáveis.

    Eu percebo a vontade de guardar o 1º carro, mas eu não o faria, aliás, vendi à pouco tempo o meu!
    Na minha perspectiva só faz sentido guardar se além da questão afectiva, o carro for uma versão mais especial e rara, que no futuro tenha algum valor.

  23. #23
    Banido amalgamut's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2014
    Posts
    8,542

    Por Defeito

    Mas há alguém que queria manter um Punto HLX por 40 anos? Manter um carro sem QUALQUER potencial de valorização, sem nada que o destaque, só porque sim?

  24. #24
    Piloto de Testes ASOT's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2013
    Posts
    2,705

    Por Defeito

    O vizinho pensa que é um teso enquanto pensa nas sandes de pão com pão para o jantar.

    Não podemos pensar levemente que o carro pode chegar aos X anos de idade. Um acidente que faça não valer a pena o arranjo e...sucata. O mesmo para um problema cronico chato ou morte do motor ou caixa.

    Mas acho piada ao pensamento do "estas a enterrar dinheiro, vai dar o par de glúteos por um mais recente". A típica falácia do "comprar pra poupar".

    Nem todas as avarias tem a mesma gravidade e nem toda a gente descura na manutenção.

    Um actual é mais seguro, mas dar problemas é garantido como o chasso. Então quando acaba a garantia....

  25. #25
    Piloto de Troféu AstonM's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2006
    Posts
    5,378

    Por Defeito

    Ainda ninguém mencionou a questão dos consumos: os carros velhos tendencialmente gastam mais que os carros novos. Daqui a 40 anos provavelmente os carros eléctricos serão uma realidade e a gasolina será para uma minoria capaz de pagar o preço absurdo que custará por litro.

  26. #26
    Piloto de Testes ASOT's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2013
    Posts
    2,705

    Por Defeito

    Neste exemplo não ha grande evolução de consumos para um actual equivalente de motor. Há é mais panisses.

    Os eléctricos vão demorar muito a terem preços acessíveis

  27. #27
    Piloto de Testes mdbc's Avatar
    Data de Registo
    May 2010
    Posts
    3,897

    Por Defeito

    Andar com um carro muito velho, sem ser por necessidade, não acho que faça sentido.

    A nível de segurança e conforto de utilização esse carro está completamente ultrapassado.

  28. #28
    cjr
    cjr está offline
    Piloto de Troféu cjr's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009
    Posts
    6,031

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por capio Ver Post
    podes elaborar nessas situações para assim poder melhorar o meu modelo?

    EDIT: E as coisas não são aleatórias, podem não ser previsíveis, mas não aleatórias. No orçamento de 400€ uma parte é para manutenção preventiva, ou seja indo trocando as coisas antes que eles me falhem.
    Por isso não sei onde é que não estou a ver bem as coisas. E se fores mexendo nos parâmetros, vês que quanto mais trocares de carro mais compensa manter o velhinho.
    Estamos a falar de puramente em termos económicos, e não em gosto de conduzir ou estilo ou coisa que se lhe pareça. Estamos a falar em dinheiro que fica na tua carteira ao final do ano por teres o velhinho ainda em serviço.
    Basta bateres com um carro antigo (não sei qual é o ano do teu Punto) e vais ver o inferno que a tua vida pode vir a ser... hoje em dia os carros são MUITO mais seguros do que há 20 anos atrás, logo por aí... e depois tens questões como os consumos, equipamento, "milhares de horas" que perderás a ver se encontras peças para um carro com 20 anos, etc.

    Tu não podes fazer as contas e dizeres só que este custa isto e o outro aquilo. Se fazes as sempre contas assim, então compra uma mota baratinha ou uma bicicleta (não estou a brincar) e ainda vais gastar menos...

    Tens de pensar na relação custo/benefício e no que é que ficas a perder e ganhar e se isso vai afectar a tua vida em termos de segurança, tempo, dinheiro, etc.

    Estás preparado para quando tiveres 30 anos andares de ferro em ferro velho à procura de uma bomba de água, retrovisor, etc, ou pores os teus filhos num carro com 20 anos?

    Ou seja, quando não se pode, não se pode. E não é nenhuma vergonha não se poder. Agora poder-se e levar-se as coisas a um extremo... pessoalmente não é a minha filosofia de vida. Nem 8, nem 80.

  29. #29
    Piloto de Testes marcopns's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2016
    Localização
    Aveiro
    Posts
    1,650

    Por Defeito

    Eu acho que os 400€ de estimativa da manutenção está baixa. É que há sempre algo a avariar...
    O carro mais velho que tive foi um Peugeot 106 D com 15 anos. O motor era fiável mas só isso... havia sempre algo a avariar! Na subida do estádio do dragão provocava filas atrás de mim, parecia um trator a trabalhar, o fecho central não funcionava, entrava água pelo tecto de abrir, e já tinha folgas na suspensão, tinha vários pontos de ferrugem... se eu arranjasse o que era necessário, não gastava só 400€ por ano, gastava mais.

  30. #30
    Piloto de Troféu AstonM's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2006
    Posts
    5,378

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
    Os eléctricos vão demorar muito a terem preços acessíveis
    Há estudos que indicam que os eléctricos irão ter um preço de venda idêntico ao dos veículos de combustão a partir de 2022 (ou seja, daqui a 5 anos), neste tópico estamos a falar de manter um carro durante 20 / 30 / 40 anos.

Página 1 de 5 12 ... ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •