Burlado (s) nos combustiveis - Página 2

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Título: Burlado (s) nos combustiveis

  1. #31
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por jpmb Ver Post
    Tú és mais esperto que os outros.
    Ír meter gasolina e pagar na caixa o mesmo que marca na bomba cá fora é normalissimo.
    Se fosses tú marcavas 20 ou 40 euros na bomba , entrava-te no depósito 15 ou 35€ pagavas e saías todo contente
    Sou mais esperto que uns menos que outros, mas no geral, acho que com um erro tão escandaloso poucos pagariam...

    Eu encho o deposito (que acabou por ser o que fizeste tambem) se em vez de 60 euros me aparecesse 95 euros para pagar eu e basicamente toda a gente não pagava..


  2. #32
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    Devias medir com exactidão 5 litros no jerrican e voltar a encher nas bombas para não restarem duvidas.

  3. #33
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    Onde era a bomba?

  4. #34
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    Citação Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
    Onde era a bomba?
    Vinha cá perguntar isso mesmo. 2 páginas e ainda ninguém perguntou o que interessa

  5. #35
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    Citação Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
    Onde era a bomba?
    Isso! para eu não ir lá... ou fazer o oposto! Chego, atesto e quando chega a hora de pagar pergunto:

    - Como vai ser? ASAE e Polícia ou vou-me embora sem pagar? Já são muitos a roubar!

    Já agora, tenho um jerrican que uso muitas vezes para trazer gasolina para a mota, a motosserra, o roçador... e o gajo tem uma marca nos 20 litros, embora leve até um pouco mais acima... com o passar do tempo foi deformando/alargando um pouco (como muitas gajas) e agora até à marca leva mais cerca de 3 litros! Isto testado em diversas bombas e com diferenças entre elas muito pequenas!


  6. #36
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    Então mas as bombas não são calibradas e aferidas para não haver erros desse tipo? Pergunto pk isto a ser verdade é complicado. E os jarricans também passam em controlos de qualidade por isso à partida deve dar mais ou menos os 5litros já com erro.
    Coisa estranha

  7. #37
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    As bombas tem um selo com o ano em que foram revistas, as que tenho visto ainda tem o selo de 2016. Parece um selo de certificação ou algo do genero, alguem sabe mais sobre isto?

  8. #38
    nto
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    Onde tu mais querias estar!!!
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    Citação Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
    As bombas tem um selo com o ano em que foram revistas, as que tenho visto ainda tem o selo de 2016. Parece um selo de certificação ou algo do genero, alguem sabe mais sobre isto?


    É o ISQ (Instituto Soldadura e Qualidade) que faz a fiscalização por atribuição do IPQ (Instituto Português da Qualidade)... sendo que o custo de ficalização ronda o 55€ +-, cada mangueira.


    Já agora:

    http://www.isq.pt/

    http://www.ipq.pt/

  9. #39
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    Citação Originalmente Colocado por jpmb Ver Post
    Hoje tive certeza que fui burlado numa bomba de combustiveis.

    Desloquei-me a uma bomba de combustiveis para encher um jerricam-garrafao de 5 litros com gasolina de 95
    Lá comecei a encher até que ficou cheio , olhei para a bomba e marcava quase 12€ na minha burrice desloquei-me a caixa paguei e nao quis o talao.
    Ao vir para casa é que acordei e percebi que tinha sido burlado. Eu devia ter pago 7.5€ e nao o que marcava na bomba que era quase o dobro.
    A bomba está sempre a contar litros e euros mas a quantidade de gasolina que sai é muito inferior ao que realmente marca.

    Andamos todos a ser roubados , a bomba marca litros e euros mas o que realmente entra no depósito e muito menos.
    Na próxima vou pedir ao funcionario para ser ele a encher e assim já o confronto
    Os instrumentos de abastecimento são inspeccionados todos os anos por Entidades Qualificadas Independentes de forma a evitar irregularidades nesse sentido, e para certificar que os instrumentos estão bem calibrados na medição.
    Todas as bombas têm um selo colado que diz "instrumento verificado" com o ano da verificação. Este selo é colado pela Entidade Inspectora em todos os instrumentos (bomba) do posto de combustível, sempre que o mesmo tenha sido inspeccionado e para conhecimento do consumidor.

    Pode até acontecer que alguma bomba esteja com avaria no sistema de medição e o responsável do posto de combustível não tenha ainda conhecimento.
    Em várias bombas do mesmo posto, pode haver uma com avaria e as outras estarem em bom funcionamento.
    Se detectas alguma anomalia na medição do combustível por parte de alguma bomba, o que tens a fazer é alertar o responsável do posto de combustível para essa situação.

    Se ele demonstrar interesse em resolver a situação e te devolver o valor em que foste prejudicado está tudo certo.
    Caso isto não aconteça e ele demonstrar desinteresse em resolver a situação, nesse caso denuncias a situação ao IPQ (Instituto Português da Qualidade), ou à Entidade Qualificada que realiza a inspecção nessa região (ver o link abaixo pag. 4, 5 e 6).
    Instituto Português da Qualidade (ver páginas 4, 5 e 6)

    A falta de inspeção, bem como as anomalias reportadas ao IPQ, dão direito a coima.

  10. #40
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    Quando esvaziar o jerricam vou voltar a enche-lo novamente na mesma bomba.

    Ja vi comentarios aqui pela net sobre pessoas que teem carros iguais (mesma marca e modelo) em que 1 deles afirma que consegue meter mais litros no deposito que o outro.....nao é preciso pensar muito.

    Neste momento nao estou em condiçoes de dizer onde e qual é a bomba porque nao tenho provas.

    Neste país quem tiver um bocadinho de inteligencia safa-se perfeitamente porque a grande maioria......

  11. #41
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    Quem tem um bocado de cabeça faz umas contas de primária que é multiplicar o preço do combustível pelos litros que meteu e ver se o resultado final bate certo com o valor total a pagar. Não é preciso grande ciência.

    Até hoje, não me falhou, e o carro reflecte o que meti, pode falhar meia litro, 1 litro, mas mais que isso já nao.

    Quanto a carros iguais e meterem litros diferentes, na net, vale o que vale.

  12. #42
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    Citação Originalmente Colocado por CHB Ver Post
    Os jerricans até podem ter valores aproximados mas daí a pagar quase o dobro vai uma diferença brutal.
    Eu já ouvi diversas teorias, aquela que mais sentido faz terá que ver com a vaporização do combustível que é contado pela mangueira mas que não chega a entrar no depósito. Enchendo um jerrican que se encontra ao ar livre, ainda pior será este efeito?

    Pelo sim pelo não, quando abasteço, faço-o devagar, com a mangueira a debitar na velocidade mais baixa. Para encher o depósito de 50L do meu carro normalmente estou lá uns 10 minutos
    Também uso essa táctica
    Também dizem para evitar abastecer em dias mais quentes/tarde.

    Não sei se isto são mitos ou funcionam.

  13. #43
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    Citação Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
    Quem tem um bocado de cabeça faz umas contas de primária que é multiplicar o preço do combustível pelos litros que meteu e ver se o resultado final bate certo com o valor total a pagar. Não é preciso grande ciência.

    Até hoje, não me falhou, e o carro reflecte o que meti, pode falhar meia litro, 1 litro, mas mais que isso já nao.

    Quanto a carros iguais e meterem litros diferentes, na net, vale o que vale.
    Génio, o problema não é fazer contas, o problema é saber se o que vez na bomba corresponde à realidade.
    Tu num jerrican consegues ver o combustível fisicamente e avaliar através de uma escala, se tem o volume correspondente à realidade.
    No teu carro, a não ser que tenhas visão raio X, é impossível esta tarefa. Mesmo que o ponteiro indique autonomia elevada, nunca sabes se não falta lá 5L ou não.

  14. #44
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    Citação Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    é praticamente impossível um erro destes.
    história mal contada
    Claro que tem que haver algo mal contado por aqui.
    Se isto fosse verdade então os carros andam a fazer os consumos anunciados pelas marcas, um gajo pensa que pôs 50 litros e faz 1.000km e fica chateado pela média de 5l/100 mas a verdade é que só lá entraram 40 litros e então temos um consumo espectacular de 4l/100 e não sabemos.
    O próximo passo são as marcas processar as gasolineiras por estarem a fazê-las passar por mentirosas

  15. #45
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    Uma coisa q me faz confusões é pq raio os contadores de luz gas e água podem estar 10 e 20 anos a bombar e nf sabe se estão bem.
    Já imaginaram o dinheiro que a companhia podem estar a perder?

  16. #46
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    Citação Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    Uma coisa q me faz confusões é pq raio os contadores de luz gas e água podem estar 10 e 20 anos a bombar e nf sabe se estão bem.
    Já imaginaram o dinheiro que a companhia podem estar a perder?
    Enquanto forem as companhias a perder dinheiro não tenho problema nenhum, agora quando me vão ou nos vão ao bolso ai fico preocupado

  17. #47
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    Citação Originalmente Colocado por CHB Ver Post
    Génio, o problema não é fazer contas, o problema é saber se o que vez na bomba corresponde à realidade.
    Tu num jerrican consegues ver o combustível fisicamente e avaliar através de uma escala, se tem o volume correspondente à realidade.
    No teu carro, a não ser que tenhas visão raio X, é impossível esta tarefa. Mesmo que o ponteiro indique autonomia elevada, nunca sabes se não falta lá 5L ou não.
    5L não se nota no carro na autonomia? Ok... E eu é que sou o genio.

    De ti dispenso que me facas quotes se é para os insultos e argumentativa barata.

    E deve-te ter passado ao lado que o user meteu 5L e pagou 12€. Ora a 1.50L o litro isso da 7.5€ e não 12€, com a minha genialidade percebia facilmente que algo está errado... O que dizes não se aplica neste caso.
    Última edição por Carmaniaco90 : 27-02-17 às 20:38:49

  18. #48
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    Citação Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
    Quem tem um bocado de cabeça faz umas contas de primária que é multiplicar o preço do combustível pelos litros que meteu e ver se o resultado final bate certo com o valor total a pagar. Não é preciso grande ciência.

    Até hoje, não me falhou, e o carro reflecte o que meti, pode falhar meia litro, 1 litro, mas mais que isso já nao.

    Quanto a carros iguais e meterem litros diferentes, na net, vale o que vale.
    Concordo. A quantidade de ar no depósito influencia a quantidade do abastecimento. Veja-se o caso dos modelos com a válvula para retirar o ar do depósito.

    Quanto ao caso, também tenho a ideia que alguma coisa não bate certo. Eu repetia o atesto do jerrican para fazer a prova dos 9.

  19. #49
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    Citação Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    Uma coisa q me faz confusões é pq raio os contadores de luz gas e água podem estar 10 e 20 anos a bombar e nf sabe se estão bem.
    Já imaginaram o dinheiro que a companhia podem estar a perder?
    a loja da minha mulher tinha o contador avariado, pediu para substituir, disseram que iam no dia seguinte. entretanto 3 meses depois, aparece uma conta de 100€ quando costuma pagar praí uns 30. ela até teve a loja fechada quase 3 semanas por parto. ligou 2 vezes para a entidade que não sei qual é, mas não é a EDP e ainda tiveram a lata de dizer que era estimativa e que ela devia ter ligado para as avarias/assistência para que viessem por outro contador. ela já tinha ligado 2 vezes para não haver problemas. agora disseram que iam cobrar e que depois se fosse necessário devolviam. já se estava à espera...

  20. #50
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    Citação Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
    As bombas tem um selo com o ano em que foram revistas, as que tenho visto ainda tem o selo de 2016. Parece um selo de certificação ou algo do genero, alguem sabe mais sobre isto?
    Exacto. Tal como os parques de estacionamento, parquímetros e as balanças em qualquer superfície comercial ou até mesmo na praça da esquina, são certificadas por diversas entidades (no caso, a era a DGE mas acho que essas competências já estão novamente delegadas).

    Após a certificação de medida, peso, tempo ou quantidade (consoante a aplicável) existem várias inspecções durante todo o ano. Admito que possa existir alguma deformação no jerican oi até mesmo que tenha passado a marca dos 5 litros, agora uma diferença tão grande não acredito.

    Se, em algum posto de combustível ou alguma balança, a diferença entre o real e o marcado for superior a 1% então temos alteração propositada (salvo se ocorreu algum acidente) e isso constitui a prática de crime.

    Mesmo num país de chicos-espertos como o nosso, não acredito que exista alguma bomba de combustível em que o erro médio seja (para mais ou para menos) superior a 1% porque a fiscalização é apertadíssima (na maior parte das inspecções, os funcionários nem se apercebem, contrariamente ao que sucede nas situações de certificação anual).
    Última edição por Zarb : 01-03-17 às 04:15:52

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