Burlado (s) nos combustiveis - Página 2

Página 2 de 2 PrimeiraPrimeira 12
A mostrar resultados 31 para 50 de 50

Título: Burlado (s) nos combustiveis

Banido
    Data de Registo
    Apr 2016

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por jpmb Ver Post
    Tú és mais esperto que os outros.
    Ír meter gasolina e pagar na caixa o mesmo que marca na bomba cá fora é normalissimo.
    Se fosses tú marcavas 20 ou 40 euros na bomba , entrava-te no depósito 15 ou 35€ pagavas e saías todo contente
    Sou mais esperto que uns menos que outros, mas no geral, acho que com um erro tão escandaloso poucos pagariam...

Eu encho o deposito (que acabou por ser o que fizeste tambem) se em vez de 60 euros me aparecesse 95 euros para pagar eu e basicamente toda a gente não pagava..

Piloto de Kart aerodinamico's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2017

Por Defeito

Devias medir com exactidão 5 litros no jerrican e voltar a encher nas bombas para não restarem duvidas.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2016

Por Defeito

Onde era a bomba?

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
    Onde era a bomba?
    Vinha cá perguntar isso mesmo. 2 páginas e ainda ninguém perguntou o que interessa

Piloto de Troféu petrus's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
    Onde era a bomba?
    Isso! para eu não ir lá... ou fazer o oposto! Chego, atesto e quando chega a hora de pagar pergunto:

- Como vai ser? ASAE e Polícia ou vou-me embora sem pagar? Já são muitos a roubar!

Já agora, tenho um jerrican que uso muitas vezes para trazer gasolina para a mota, a motosserra, o roçador... e o gajo tem uma marca nos 20 litros, embora leve até um pouco mais acima... com o passar do tempo foi deformando/alargando um pouco (como muitas gajas) e agora até à marca leva mais cerca de 3 litros! Isto testado em diversas bombas e com diferenças entre elas muito pequenas!

Piloto de Kart klebsiela's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2015

Por Defeito

Então mas as bombas não são calibradas e aferidas para não haver erros desse tipo? Pergunto pk isto a ser verdade é complicado. E os jarricans também passam em controlos de qualidade por isso à partida deve dar mais ou menos os 5litros já com erro.
    Coisa estranha

Piloto de Troféu Scutar's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2011

Por Defeito

As bombas tem um selo com o ano em que foram revistas, as que tenho visto ainda tem o selo de 2016. Parece um selo de certificação ou algo do genero, alguem sabe mais sobre isto?

nto
    nto está online
    Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
    As bombas tem um selo com o ano em que foram revistas, as que tenho visto ainda tem o selo de 2016. Parece um selo de certificação ou algo do genero, alguem sabe mais sobre isto?

É o ISQ (Instituto Soldadura e Qualidade) que faz a fiscalização por atribuição do IPQ (Instituto Português da Qualidade)... sendo que o custo de ficalização ronda o 55€ +-, cada mangueira.

Já agora:

http://www.isq.pt/

http://www.ipq.pt/

Piloto de Testes
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por jpmb Ver Post
    Hoje tive certeza que fui burlado numa bomba de combustiveis.

Desloquei-me a uma bomba de combustiveis para encher um jerricam-garrafao de 5 litros com gasolina de 95
    Lá comecei a encher até que ficou cheio , olhei para a bomba e marcava quase 12€ na minha burrice desloquei-me a caixa paguei e nao quis o talao.
    Ao vir para casa é que acordei e percebi que tinha sido burlado. Eu devia ter pago 7.5€ e nao o que marcava na bomba que era quase o dobro.
    A bomba está sempre a contar litros e euros mas a quantidade de gasolina que sai é muito inferior ao que realmente marca.

Andamos todos a ser roubados , a bomba marca litros e euros mas o que realmente entra no depósito e muito menos.
    Na próxima vou pedir ao funcionario para ser ele a encher e assim já o confronto
    Os instrumentos de abastecimento são inspeccionados todos os anos por Entidades Qualificadas Independentes de forma a evitar irregularidades nesse sentido, e para certificar que os instrumentos estão bem calibrados na medição.
    Todas as bombas têm um selo colado que diz "instrumento verificado" com o ano da verificação. Este selo é colado pela Entidade Inspectora em todos os instrumentos (bomba) do posto de combustível, sempre que o mesmo tenha sido inspeccionado e para conhecimento do consumidor.

Pode até acontecer que alguma bomba esteja com avaria no sistema de medição e o responsável do posto de combustível não tenha ainda conhecimento.
    Em várias bombas do mesmo posto, pode haver uma com avaria e as outras estarem em bom funcionamento.
    Se detectas alguma anomalia na medição do combustível por parte de alguma bomba, o que tens a fazer é alertar o responsável do posto de combustível para essa situação.

Se ele demonstrar interesse em resolver a situação e te devolver o valor em que foste prejudicado está tudo certo.
    Caso isto não aconteça e ele demonstrar desinteresse em resolver a situação, nesse caso denuncias a situação ao IPQ (Instituto Português da Qualidade), ou à Entidade Qualificada que realiza a inspecção nessa região (ver o link abaixo pag. 4, 5 e 6).
    Instituto Português da Qualidade (ver páginas 4, 5 e 6)

A falta de inspeção, bem como as anomalias reportadas ao IPQ, dão direito a coima.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Apr 2012

Por Defeito

Quando esvaziar o jerricam vou voltar a enche-lo novamente na mesma bomba.

Ja vi comentarios aqui pela net sobre pessoas que teem carros iguais (mesma marca e modelo) em que 1 deles afirma que consegue meter mais litros no deposito que o outro.....nao é preciso pensar muito.

Neste momento nao estou em condiçoes de dizer onde e qual é a bomba porque nao tenho provas.

Neste país quem tiver um bocadinho de inteligencia safa-se perfeitamente porque a grande maioria......

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Aug 2016

Por Defeito

Quem tem um bocado de cabeça faz umas contas de primária que é multiplicar o preço do combustível pelos litros que meteu e ver se o resultado final bate certo com o valor total a pagar. Não é preciso grande ciência.

Até hoje, não me falhou, e o carro reflecte o que meti, pode falhar meia litro, 1 litro, mas mais que isso já nao.

Quanto a carros iguais e meterem litros diferentes, na net, vale o que vale.

Piloto de Troféu topspeedPT's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por CHB Ver Post
    Os jerricans até podem ter valores aproximados mas daí a pagar quase o dobro vai uma diferença brutal.
    Eu já ouvi diversas teorias, aquela que mais sentido faz terá que ver com a vaporização do combustível que é contado pela mangueira mas que não chega a entrar no depósito. Enchendo um jerrican que se encontra ao ar livre, ainda pior será este efeito?

Pelo sim pelo não, quando abasteço, faço-o devagar, com a mangueira a debitar na velocidade mais baixa. Para encher o depósito de 50L do meu carro normalmente estou lá uns 10 minutos
    Também uso essa táctica
    Também dizem para evitar abastecer em dias mais quentes/tarde.

Não sei se isto são mitos ou funcionam.

CHB
    CHB está offline
    Piloto de Troféu CHB's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
    Quem tem um bocado de cabeça faz umas contas de primária que é multiplicar o preço do combustível pelos litros que meteu e ver se o resultado final bate certo com o valor total a pagar. Não é preciso grande ciência.

Até hoje, não me falhou, e o carro reflecte o que meti, pode falhar meia litro, 1 litro, mas mais que isso já nao.

Génio, o problema não é fazer contas, o problema é saber se o que vez na bomba corresponde à realidade.
    Tu num jerrican consegues ver o combustível fisicamente e avaliar através de uma escala, se tem o volume correspondente à realidade.
    No teu carro, a não ser que tenhas visão raio X, é impossível esta tarefa. Mesmo que o ponteiro indique autonomia elevada, nunca sabes se não falta lá 5L ou não.

Chefe de Equipa msantos's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    é praticamente impossível um erro destes.
    história mal contada
    Claro que tem que haver algo mal contado por aqui.
    Se isto fosse verdade então os carros andam a fazer os consumos anunciados pelas marcas, um gajo pensa que pôs 50 litros e faz 1.000km e fica chateado pela média de 5l/100 mas a verdade é que só lá entraram 40 litros e então temos um consumo espectacular de 4l/100 e não sabemos.
    O próximo passo são as marcas processar as gasolineiras por estarem a fazê-las passar por mentirosas

Piloto Veterano Pastis's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Uma coisa q me faz confusões é pq raio os contadores de luz gas e água podem estar 10 e 20 anos a bombar e nf sabe se estão bem.
    Já imaginaram o dinheiro que a companhia podem estar a perder?

Piloto de Kart klebsiela's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2015

Por Defeito

Uma coisa q me faz confusões é pq raio os contadores de luz gas e água podem estar 10 e 20 anos a bombar e nf sabe se estão bem.
    Enquanto forem as companhias a perder dinheiro não tenho problema nenhum, agora quando me vão ou nos vão ao bolso ai fico preocupado

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Aug 2016

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por CHB Ver Post
    Génio, o problema não é fazer contas, o problema é saber se o que vez na bomba corresponde à realidade.
    Tu num jerrican consegues ver o combustível fisicamente e avaliar através de uma escala, se tem o volume correspondente à realidade.
    No teu carro, a não ser que tenhas visão raio X, é impossível esta tarefa. Mesmo que o ponteiro indique autonomia elevada, nunca sabes se não falta lá 5L ou não.
    5L não se nota no carro na autonomia? Ok... E eu é que sou o genio.

De ti dispenso que me facas quotes se é para os insultos e argumentativa barata.

E deve-te ter passado ao lado que o user meteu 5L e pagou 12€. Ora a 1.50L o litro isso da 7.5€ e não 12€, com a minha genialidade percebia facilmente que algo está errado... O que dizes não se aplica neste caso.
    Última edição por Carmaniaco90 : 27-02-17 às 20:38:49

Chefe de Equipa Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post

Concordo. A quantidade de ar no depósito influencia a quantidade do abastecimento. Veja-se o caso dos modelos com a válvula para retirar o ar do depósito.

Quanto ao caso, também tenho a ideia que alguma coisa não bate certo. Eu repetia o atesto do jerrican para fazer a prova dos 9.

Piloto Lendário caditonuno's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Vem viver a vida, amor, que o tempo que passou não volta não...

Por Defeito

a loja da minha mulher tinha o contador avariado, pediu para substituir, disseram que iam no dia seguinte. entretanto 3 meses depois, aparece uma conta de 100€ quando costuma pagar praí uns 30. ela até teve a loja fechada quase 3 semanas por parto. ligou 2 vezes para a entidade que não sei qual é, mas não é a EDP e ainda tiveram a lata de dizer que era estimativa e que ela devia ter ligado para as avarias/assistência para que viessem por outro contador. ela já tinha ligado 2 vezes para não haver problemas. agora disseram que iam cobrar e que depois se fosse necessário devolviam. já se estava à espera...

Piloto de Testes
    Data de Registo
    May 2016
    Lisboa, a pensar mudar para o Norte Interior

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
    Exacto. Tal como os parques de estacionamento, parquímetros e as balanças em qualquer superfície comercial ou até mesmo na praça da esquina, são certificadas por diversas entidades (no caso, a era a DGE mas acho que essas competências já estão novamente delegadas).

Após a certificação de medida, peso, tempo ou quantidade (consoante a aplicável) existem várias inspecções durante todo o ano. Admito que possa existir alguma deformação no jerican oi até mesmo que tenha passado a marca dos 5 litros, agora uma diferença tão grande não acredito.

Se, em algum posto de combustível ou alguma balança, a diferença entre o real e o marcado for superior a 1% então temos alteração propositada (salvo se ocorreu algum acidente) e isso constitui a prática de crime.

Mesmo num país de chicos-espertos como o nosso, não acredito que exista alguma bomba de combustível em que o erro médio seja (para mais ou para menos) superior a 1% porque a fiscalização é apertadíssima (na maior parte das inspecções, os funcionários nem se apercebem, contrariamente ao que sucede nas situações de certificação anual).
    Última edição por Zarb : 01-03-17 às 04:15:52

Página 2 de 2 PrimeiraPrimeira 12

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •