Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O dilema do primeiro carro - novo ou usado?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O dilema do primeiro carro - novo ou usado?

    Boa tarde a todos!

    O título expressa (mas de forma positiva, claro) o sentimento que tenho vivido nos últimos tempos. Como tal, decidir criar o tópico para perceber se consigo obter alguma ajuda/opiniões sobre como resolver este dilema.

    Comecei a ponderar a hipótese de comprar um carro. Será sempre um modo mais fácil e cómodo de me deslocar e de poupar tempo.

    O citadino seria uma opção talvez mais lógica (resido em Lisboa) mas não consigo achar piada a nenhum, e ao preço que os vejo, não é de todo descabido investir um pouco mais e comprar um utilitário. A questão é mesmo perceber o que comprar, na medida em que o carro seria essencialmente para deslocações curtas, onde não faria muitos quilómetros e para uma utilização pouco intensiva.

    Em conversas com amigos, a larga maioria recomenda-me comprar um usado. Tenho passeado pelos sites "da moda" como o Standvirtual e o OLX, e há de facto imensos negócios apelativos. A questão é que, independentemente do carro, as descrições gerais são de "excelente estado de conservação", "tudo impecável" e afins. Em stands físicos (estilo Santogal e Carplus) vêem-se carros interessantes mas com preços, no meu entender, excessivos. Para um carro usado não pretendia gastar mais de 5.000€, e ver usados com alguns anos a 8.000€ ou mais euros, já carregados de quilómetros, parece-me pouco sensato.

    Para balançar o dilema comecei a pedir propostas em stands de carros novos (VW Polo e Peugeot 208, a gasolina, e no máximo com 90cv) que rondam os 15.000€. É, de facto, mais do que alguns carros usados que tenho visto, mas até que ponto esta diferença não compensa ao nível da durabilidade do veículo?

    Basicamente gostaria de recolher experiências e opiniões de users que, certamente, já passaram por este "dilema", deixando o questionário preenchido.

    1. Que tipo de carros gostas? Carros "sóbrios", pois não sou grande fã dos desportivos.
    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? B
    3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? VW (Polo), Skoda (Fabia), Renault (Clio) e Peugeot (208)
    4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Muito pouco frequente
    5. Precisarás de levar carga com frequência? Pouca frequência
    6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? Difícil de calcular, na medida em que actualmente não uso carro.
    7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Não
    8. Os consumos terão grande importância? Sim
    9. A potência do motor terá grande importância? Pouca.
    10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não
    11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? Até 15.000€
    12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano - bastante inclinado para o novo, embora não descarte um usado.



    Obrigado desde já pelas eventuais respostas!

    #2
    Na minha opinião acho que para começar um carro usado serve perfeitamente.

    Claro que depende também das possibilidades de cada um.

    Se fosse eu escolhia um usado (até 5 mil euros há muita coisa interessante) e depois quando ganha-se algum "calo" principalmente em cidade,comprava um novo.

    Comentário


      #3
      Até 5.000€ tens muitos carros de guerra, levas um mecânico que te diga qual é o verdadeiro o estado do carro, não é difícil.

      Comentário


        #4
        Tendo possibilidades novo sempre, porém, para quem está a iniciar um usado até 5000€ para ganhar experiência parece-me mais sensato. Depois sim, avançar para um novo

        Comentário


          #5
          Afinal o orçamento são 5000 ou 15000?

          Comentário


            #6
            Para carro usado tenho procurado valores no máximo de 5.000€. Para um carro novo, estaria disposto a dar no máximo 15.000€. Isto porque considero que 10.000€, por exemplo, para um carro usado, é demasiado (mas admito que possa ter uma concepção errada, daí ter criado o tópico )

            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            Afinal o orçamento são 5000 ou 15000?

            Comentário


              #7
              até 15000€ eu ia para novo, e já sabes o que tens e a oferta de citadinos é bastante dentro do orçamento, e uma coisa nova, não vais gastar dinheiro em arranjos nos próximos anos, é somente manutenção e meter gasolina, porreiro para andar em cidade...

              quanto a gostos é pá isso não á milagres vais para o que engraçares mais, dos 4 que referiste acima novos, eu ponderava o Peugeot 208 ou o Renault clio, e mais que tudo fazer uns teste drives para ver como é andar nos ditos...

              Comentário


                #8
                Por 15000 euros um ford fiesta a gasolina era uma excelente opção, mas se é o teu primeiro carro e tens pouca experiência eu optava por um Renault Clio 3 usado pois tem manutenção barata e daqui a 3 anos comprava um carro novo.

                Comentário


                  #9
                  .............
                  Editado pela última vez por tosilva; 29 May 2017, 05:05.

                  Comentário


                    #10
                    Para primeiro carro talvez fosse melhor optares por um usado. Pequenos toques são propícios a acontecerem quando se tem pouca experiência

                    Comentário


                      #11
                      bem como é o primeiro carro , e como já foi dito derivado a falta de experiência vai ser para bater, mais vale gastar o mínimo, logo se tiver algum problema não perde muito, logo o ideal será comprar algo assim --> https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#60c8b5e07e para andar os 1ºs tempos e depois ao fim de 1 ou 2 anos no final de já ter ganho mais alguma experiência, então comprar um novo a extrear...

                      Comentário


                        #12
                        Eu não levava muito a sério a malta que diz para optares por um carro velho porque vais bater . Percebo a parte de com um carro velho somos menos descuidados (eu próprio passei por isso!), mas acho que o importante é aprenderes a conduzir sem bater nos outros, e para isso não faz diferença ser novo ou velho!

                        No teu caso, se podes optar por um novo e és pouco exigente, com 15 mil tens muita coisa por onde escolher, até com menos do que esse valor, mas tens de decidir se queres novo, semi-novo, usado, segmento A, B...
                        Relativamente aos usados, pode ser uma opção e também vais bem servido. Se quiseres gastar pouquinho e guardar o resto do dinheiro, tens os puntos como o carbookk postou que são baratos e bastante fiáveis.

                        Eu pessoalmente acho o mercado de usados em Portugal um absurdo em termos de preços! Principalmente em segmentos A, B ou mesmo C, que com alguns anos e carregados de km ainda custam uma fatia substancial de quando eram novos. Provavelmente a maioria não partilha da minha opinião.

                        Comentário


                          #13
                          Na realidade, não sabemos experiência que o Gobinda tem. Eu sei de um caso em que o primeiro carro foi comprado quando o comprador tinha já 9 anos e meio de carta e cerca de 50.000 kms de experiência de condução.
                          Adiante: se há possibilidade financeira para comprar novo, talvez seja mais seguro pois ao menos ele saberá o que está a comprar. Relativamente a um usado, já não é bem assim...
                          Editado pela última vez por LINCE333; 02 March 2017, 01:31.

                          Comentário


                            #14
                            Se o user tem experiência a conduzir, aconselhava por exemplo um Kia Rio no caso de um novo ou semi-novo (bem procurado).

                            No caso de um usado "para bater" (se o user tiver pouca prática a consuzir), então também aconselho um Clio3.

                            Comentário


                              #15
                              Agradeço desde já todos os contributos dados!A nível de experiência, conduzo por vezes o carro do meu pai para as minhas pequenas deslocações (futeboladas, idas ao shopping, etc). Não me considero um condutor "com calo", longe disso, mas até agora nunca tive nenhum de chapa ou afins.De facto o mercado de usados é um mundo complexo, e quando vejo carros com preços de 8.000€ ou mais, começo a pensar se não será mais lógico aplicar esse valor numa entrada para um carro novo. É certo que se há coisa que desvaloriza rapidamente é um automóvel, mas a ideia seria fazer uma aquisição que me durasse algum tempo, e não adquirir agora para vender mais caro daqui a uns anos.Tenho visto alguns carros de particulares interessantes, onde mostram livro de revisões na marca inclusivamente. A questão é: até que ponto é um risco fiável? Porque dá a entender que quem vende, normalmente, considera que tem o carro impecável e pede preços que roçam o ridículo. Dada a minha parca experiência, questiono: qual será o valor "máximo" (embora isto seja altamente subjectivo) para dar por um carro usado, com o máximo de 100.000 km, a gasolina? (é o critério que tenho usado para procura)Grato a todos!

                              Comentário


                                #16
                                E porque não um "carro de serviço"? Tipo carros com menos de 1 ano e até 10.000 km? Claro que podes não encontrar o cor ou o equipamento que procuras, mas dá para uma poupança muito simpática porque o primeiro "embate" da desvalorização já foi! Além disso, vai com garantia ainda por muito tempo e podes até namorar um contrato de manutenção ou algo parecido, se for a stand! Mesmo a particular há muito disso:

                                Exemplo de um Clio:
                                https://www.olx.pt/anuncio/renault-c...tml#4ef4ac8658

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                  Eu não levava muito a sério a malta que diz para optares por um carro velho porque vais bater . Percebo a parte de com um carro velho somos menos descuidados (eu próprio passei por isso!), mas acho que o importante é aprenderes a conduzir sem bater nos outros, e para isso não faz diferença ser novo ou velho!

                                  No teu caso, se podes optar por um novo e és pouco exigente, com 15 mil tens muita coisa por onde escolher, até com menos do que esse valor, mas tens de decidir se queres novo, semi-novo, usado, segmento A, B...
                                  Relativamente aos usados, pode ser uma opção e também vais bem servido. Se quiseres gastar pouquinho e guardar o resto do dinheiro, tens os puntos como o carbookk postou que são baratos e bastante fiáveis.

                                  Eu pessoalmente acho o mercado de usados em Portugal um absurdo em termos de preços! Principalmente em segmentos A, B ou mesmo C, que com alguns anos e carregados de km ainda custam uma fatia substancial de quando eram novos. Provavelmente a maioria não partilha da minha opinião.
                                  Não acho isso , mas concordo com o resto , mas comprar um carro usado não quer dizer que sejamos descuidados , eu falo por mim comprei um segmento E e como devem calcular , (pois sei que existe aqui muito pessoal que têm carros destes novos e velhos) , não ns podemos dar ao luxo de batermos nos postes ou em quer quer que seja até porque um arranjo num carro de segmento alto já se sabe , por isso não venham dizer para o homem não comprar carro novo, pois se compra um usado de segmento alto apesar de custar menos (ou não ), a manutenção será sempre muito mais elevado do que um clio ou um 208.

                                  É nisto que tens de te focar, compra o carro que te enche as medidas se poderes alcançar um novo força nisso, agora dizerem que é melhor comprar usado porque é ''normal'' dar uns toques não é impedimento para comprar um carro novo.

                                  Tens garantia e ficas com um carro para alguns anos sem te preocupares muito
                                  Editado pela última vez por AnonymousUser; 02 March 2017, 11:48.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                    E porque não um "carro de serviço"? Tipo carros com menos de 1 ano e até 10.000 km? Claro que podes não encontrar o cor ou o equipamento que procuras, mas dá para uma poupança muito simpática porque o primeiro "embate" da desvalorização já foi! Além disso, vai com garantia ainda por muito tempo e podes até namorar um contrato de manutenção ou algo parecido, se for a stand! Mesmo a particular há muito disso:

                                    Exemplo de um Clio:
                                    https://www.olx.pt/anuncio/renault-c...tml#4ef4ac8658
                                    Este Clio é interessante, mas lá está - dar praticamente 13.000€ a um particular por um Clio, prefiro agarrar em mais 2.000€ e ir até um concessionário da Renault.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por anonymoususer Ver Post
                                      não acho isso , mas concordo com o resto , mas comprar um carro usado não quer dizer que sejamos descuidados , eu falo por mim comprei um segmento e e como devem calcular , (pois sei que existe aqui muito pessoal que têm carros destes novos e velhos) , não ns podemos dar ao luxo de batermos nos postes ou em quer quer que seja até porque um arranjo num carro de segmento alto já se sabe , por isso não venham dizer para o homem não comprar carro novo, pois se compra um usado de segmento alto apesar de custar menos (ou não [:d] ), a manutenção será sempre muito mais elevado do que um clio ou um 208.

                                      é nisto que tens de te focar, compra o carro que te enche as medidas se poderes alcançar um novo força nisso, agora dizerem que é melhor comprar usado porque é ''normal'' dar uns toques não é impedimento para comprar um carro novo.

                                      Tens garantia e ficas com um carro para alguns anos sem te preocupares muito
                                      extremee39, bem vindo de volta!!! [:d][:d][:d]

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                        Eu não levava muito a sério a malta que diz para optares por um carro velho porque vais bater . Percebo a parte de com um carro velho somos menos descuidados (eu próprio passei por isso!), mas acho que o importante é aprenderes a conduzir sem bater nos outros, e para isso não faz diferença ser novo ou velho!

                                        No teu caso, se podes optar por um novo e és pouco exigente, com 15 mil tens muita coisa por onde escolher, até com menos do que esse valor, mas tens de decidir se queres novo, semi-novo, usado, segmento A, B...
                                        Relativamente aos usados, pode ser uma opção e também vais bem servido. Se quiseres gastar pouquinho e guardar o resto do dinheiro, tens os puntos como o carbookk postou que são baratos e bastante fiáveis.

                                        Eu pessoalmente acho o mercado de usados em Portugal um absurdo em termos de preços! Principalmente em segmentos A, B ou mesmo C, que com alguns anos e carregados de km ainda custam uma fatia substancial de quando eram novos. Provavelmente a maioria não partilha da minha opinião.
                                        Eu partilho da opiniao... O preço de alguns usados é ridiculo...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Carro novo nunca valerá a pena comprar, tendo com a grande desvalorização que vai sofrer, logo que saia do concessionário.
                                          Sugiro que compres um carro de serviço com poucos km's.
                                          Pessoalmente comprei um Mercedes A180 com 267 km em Outubro, tendo colocado essa desvalorização de parte.
                                          Editado pela última vez por jcab; 05 March 2017, 20:09.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por jcab Ver Post
                                            Carro nunca nunca valerá a pena comprar, tendo com a grande desvalorização que vai sofrer, logo que saia do concessionário.
                                            Sugiro que compres um carro de serviço com poucos km's.
                                            Pessoalmente comprei um Mercedes A180 com 267 km em Outubro, tendo colocado essa desvalorização de parte.
                                            Quanto custou a menos que o preço de configurador?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Também recomendaria um semi-novo em stand da marca, com todas as garantias de novo e em que o primeiro registo será o teu. Poupas alguns milhares e tens um carro a bem dizer novo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                exemplo absurdo de um usado :

                                                https://www.fordusados.pt/mcoutinhop...-47-QN-52.html





                                                19.500 €

                                                • Km:
                                                  5.000 KMs
                                                • Ano:
                                                  2015
                                                • Combustível:
                                                  Gasolina
                                                • Matrícula:
                                                  47-QN-52
                                                • Potência:
                                                  125
                                                • Cor:
                                                  Cinzento
                                                • Tipo de Caixa:
                                                  Manual



                                                Isto a titulo comparativo com a minha SW do mesmo ano comparada nova e com bastante mais extras que esta usada, a minha ficou quase nos 21.000 €


                                                Não consigo entender ....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O dilema do primeiro carro - novo ou usado?

                                                  Primeiro Carro é fundamental potência q.b. Nem muita nem pouca, e se for usado com ESP, por causa da tesao do Mijo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                                                    Quanto custou a menos que o preço de configurador?
                                                    4000 €.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      um semi-novo pode ser uma boa compra por causa da desvalorização inicial, no entanto podes apanhar um que serviu de rent-a-car durante uns meses. por outro lado, se comprares novo fica mais caro. um usado barato ou relativamente barato tens menos pressão e menos stress se alguma coisita acontecer, sejam riscos, toques ou acidentes. confuso? eu tentaria encontrar um equilíbrio entre estes três fatores.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Lembra-te, diesel só se for novo, ou muito velho.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A minha opinião é:

                                                          Segmento D para cima, vale a pena comprar usado com 2 ou 3 anos, porque o rombo levado já foi enorme, e carros de 40k já andam na casa dos 20k. Como a qualidade é superior, estarão ainda em muito boas condições de uso. Quem os compra novos normalmente tem mais poder de compra para lhes fazer uma boa manutenção e colocar consumíveis de qualidade. A proveniência de empresas deverá ser bem menor do que nos segmentos abaixo.

                                                          Segmento C, já começa a valer a pena comprar semi-novo, porque os valores de desconto já começam a ser significativos face a um novo, mas atenção que já começam a ser muitas as unidades provenientes de rent-a-car.

                                                          Segmento B, na minha acho que compensa mais comprar novo, uma vez que as diferenças para um usado com 2 ou 3 anos não é assim tão significativa, e como são carros de qualidade mais fraca, o desgaste começa-se a notar mais. Se existirem bons descontos para novos ainda menos compensa comprar semi-novo ou usado. A quantidade de carros provenientes de rent-a-car é astronómica, e a probabilidade de encontrar um que não o seja deverá ser elevadíssima!

                                                          Segmento A, acho absurdos os valores que pedem por carros com meia dúzia de anos ou mais e mais de 100 mil km, onde a diferença para um novo é o quê, 3 ou 4 mil €?

                                                          Posto isto, quanto mais alto o segmento, maior o "rombo", e se um segmento D com 4 já se encontra a cerca de metade do preço em novo, num segmento B e ainda mais o A isso não acontece...além disso a partir de certa idade tendem todos a estacionar nos 5/7 mil € e daí para baixo baixam muito mais lentamente. É o mercado a funcionar, e por norma esses valores estão muito associados até onde as pessoas podem pagar.

                                                          Na questão do combustível, é natural que diesel se mantenha sempre com uma boa margem de diferença face à gasolina, a partir de certo ponto pode ser melhor negócio em termos de valor por km, mas por norma com o mesmo valor, pode significar trazer um carro com menos km, menos anos, mais facilmente em melhor estado, e muitas vezes de uma geração mais recente.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            "Carro matriculado sem averbamento"

                                                            Olá a todos,comecei a "ronda" de pedidos de propostas e um dos concessionários falou-me em viaturas matriculadas sem averbamento. Este tipo de condição num automóvel é normal, ou é algo de desconfiar?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X