Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda com registo de propriedade

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda com registo de propriedade

    Bom dia

    Resumidamente comprei um carro, em Outubro do ano passado, num stand no porto com a matricula do mês 3 - Março. E dei o meu antigo carro à troca matricula mês 11 - Novembro.

    O que acontece é que na altura de pagar o IUC no ano passado o carro que dei à troca ainda estava no meu nome. Portanto para não me chatear e como eram apenas 35€ paguei eu o IUC de um carro que para efeitos práticos já não era eu o dono.

    Durante estes meses que foram passando fui sempre consultando no site das finanças se o registo do carro que tinha comprado já se encontrava no meu nome, para meu espanto, não só o carro que tinha comprado ainda não estava no meu nome como o meu antigo carro continuava no meu nome. Isto já passados 4 meses.

    Hoje entretanto e porque também é março, mês da matricula do carro que comprei, fui novamente verificar os registos de propriedade de veículos no meu nome.

    Surpresa, o meu antigo carro já não aparece no meu nome mas o carro que comprei também não.

    Ora bem, o meu problema não é não ter o registo de propriedade porque sei que o stand é de confiança e mais tarde ou mais cedo a situação regulariza-se.

    A minha questão é a seguinte: Dado que o carro que comprei ainda não está no meu nome e dado que estamos em Março e o IUC tem de ser pago, de quem é a responsabilidade de pagar o IUC?

    Como o stand não foi sério e quis que eu pagasse o IUC do carro que lhes dei à troca antes do mês da matricula do mesmo, agora estou a pensar em fazer o mesmo. Visto que o carro não se encontra no meu nome ainda, só pode estar no nome do stand certo?

    Obrigado pelo vosso tempo.

    #2
    apartir do momento que adquiriste o carro novo, todas as despesas associadas são ao teu encargo independentemente de ainda não estar em teu nome, quanto a viatura que deste como retoma, devias ter ido ao stand e exigido o montante do IUC que pagas-te por ainda não terem mudado o registo de propriedade...

    portando se o carro antigo já não consta no teu nome, o actual se já estava em teu nome e agora não está, deves dirigir-te ás finanças ver o que se passa, o stand já não é perdido nem achado nessa trapalhada...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
      apartir do momento que adquiriste o carro novo, todas as despesas associadas são ao teu encargo independentemente de ainda não estar em teu nome, ...
      Não. Enquanto o carro não estiver em teu nome e estiver em nome de outro proprietário, as despesas são-lhe imputadas. As finanças não adivinham que compraste uma viatura, quando lá chega o "registo" é que mudam.

      Em Dezembro passado comprei um, com matrícula de Janeiro, e em Janeiro deste ano como o processo de alteração do registo de propriedade ainda não estava concluído o IUC não foi pago por mim, mas sim pelo anterior proprietário (no caso, o próprio importador). Eles depois até me enviaram por correio o comprovativo de pagamento do IUC, isto apesar de na altura eu já ter o carro há quase dois meses.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
        Não. Enquanto o carro não estiver em teu nome e estiver em nome de outro proprietário, as despesas são-lhe imputadas. As finanças não adivinham que compraste uma viatura, quando lá chega o "registo" é que mudam.

        Em Dezembro passado comprei um, com matrícula de Janeiro, e em Janeiro deste ano como o processo de alteração do registo de propriedade ainda não estava concluído o IUC não foi pago por mim, mas sim pelo anterior proprietário (no caso, o próprio importador). Eles depois até me enviaram por correio o comprovativo de pagamento do IUC, isto apesar de na altura eu já ter o carro há quase dois meses.
        sim, mas por norma eles já se precavem para não ficarem a perder, logo pagaste logo o imposto associado ao valor que deste pelo carro nem deste por nada, ninguém se perde...
        Editado pela última vez por carbookk; 02 March 2017, 10:27.

        Comentário


          #5
          obrigado pelas respostas

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Fader Ver Post

            Ora bem, o meu problema não é não ter o registo de propriedade porque sei que o stand é de confiança e mais tarde ou mais cedo a situação regulariza-se.

            Como o stand não foi sério e quis que eu pagasse o IUC do carro que lhes dei à troca antes do mês da matricula do mesmo, agora estou a pensar em fazer o mesmo. Visto que o carro não se encontra no meu nome ainda, só pode estar no nome do stand certo?

            Comentário


              #7
              No DUA tem o nome e a morada de quem o carro está registado... E é essa pessoa que tem a obrigação legal de pagar o IUC. Quando muito podes ter a obrigação moral de pagar o IUC, uma vez que já tens o carro há 4 meses... Até porque, pelo que contas desse stand de "confiança", deve estar a acontecer ao antigo proprietário do carro que compraste o mesmo que te aconteceu a ti com o carro que deste á troca.
              Editado pela última vez por Atadinho; 02 March 2017, 11:08.

              Comentário


                #8
                Isso é tudo menos normal... e esse stand não tem nada de "confiança", pelo menos eu não confiava.
                O anterior proprietário pode dar ordem de apreensão do veículo, assim como tu podes fazer o mesmo ao teu. Numa situação mais dramática ele pode até alegar que o veículo foi roubado!
                Eu se fosse a ti não estava tão tranquilo, até porque o carro para todos os efeitos ainda não é teu (apesar de o estares a pagar ou já pagaste) e a partir daí tudo pode acontecer.

                Comentário


                  #9
                  Vou ficar numa situação parecida. Comprei uma carrinha mas vou desfazer o negócio. O Stand assume as avarias, fica com a carrinha e devolve o dinheiro e passa-me um documento que me iliba de qualquer responsabilidade a partir da hora e data assinadas no documento, assinado e carimbado por eles e assinado por mim. Dizem, no entanto, que o registo se mantém em meu nome até outra pessoa adquirir a viatura e aí é que fazem a troca do registo de propriedade. Não sei se é prática comum, mas cada vez mais parece que sim, até para evitar que acumulem o número de registos feitos a uma viatura. Já quando passou para o meu nome, o nome estava no proprietário anterior e não no do Stand.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Phillipric Ver Post
                    ...até para evitar que acumulem o número de registos feitos a uma viatura...
                    evitar é pagar 65€

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                      evitar é pagar 65€
                      Evitar os 65€ e o pagamento dos IUC...

                      Assim mesmo que eles tenham o carro para venda vários anos, continua a ser sempre o proprietário a pagar o IUC, mesmo já não tendo o carro em sua posse e ter entregue o mesmo como retoma.
                      Só me faz confusão é como as pessoas que compram estes carros e deixam outros à retoma alinham com estes esquemas.
                      Esquemas à "chico-espertice"...

                      Comentário


                        #12
                        E tens o DUA? Com que documentos circula o carro?

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X