Ajuda com registo de propriedade

A mostrar resultados 1 para 12 de 12

Título: Ajuda com registo de propriedade

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2016

Por Defeito Ajuda com registo de propriedade

Bom dia

Resumidamente comprei um carro, em Outubro do ano passado, num stand no porto com a matricula do mês 3 - Março. E dei o meu antigo carro à troca matricula mês 11 - Novembro.

O que acontece é que na altura de pagar o IUC no ano passado o carro que dei à troca ainda estava no meu nome. Portanto para não me chatear e como eram apenas 35€ paguei eu o IUC de um carro que para efeitos práticos já não era eu o dono.

Durante estes meses que foram passando fui sempre consultando no site das finanças se o registo do carro que tinha comprado já se encontrava no meu nome, para meu espanto, não só o carro que tinha comprado ainda não estava no meu nome como o meu antigo carro continuava no meu nome. Isto já passados 4 meses.

Hoje entretanto e porque também é março, mês da matricula do carro que comprei, fui novamente verificar os registos de propriedade de veículos no meu nome.

Surpresa, o meu antigo carro já não aparece no meu nome mas o carro que comprei também não.

Ora bem, o meu problema não é não ter o registo de propriedade porque sei que o stand é de confiança e mais tarde ou mais cedo a situação regulariza-se.

A minha questão é a seguinte: Dado que o carro que comprei ainda não está no meu nome e dado que estamos em Março e o IUC tem de ser pago, de quem é a responsabilidade de pagar o IUC?

Como o stand não foi sério e quis que eu pagasse o IUC do carro que lhes dei à troca antes do mês da matricula do mesmo, agora estou a pensar em fazer o mesmo. Visto que o carro não se encontra no meu nome ainda, só pode estar no nome do stand certo?

Obrigado pelo vosso tempo.

Piloto de Troféu carbookk's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

apartir do momento que adquiriste o carro novo, todas as despesas associadas são ao teu encargo independentemente de ainda não estar em teu nome, quanto a viatura que deste como retoma, devias ter ido ao stand e exigido o montante do IUC que pagas-te por ainda não terem mudado o registo de propriedade...

portando se o carro antigo já não consta no teu nome, o actual se já estava em teu nome e agora não está, deves dirigir-te ás finanças ver o que se passa, o stand já não é perdido nem achado nessa trapalhada...

Moderador MGomes's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
    apartir do momento que adquiriste o carro novo, todas as despesas associadas são ao teu encargo independentemente de ainda não estar em teu nome, ...
    Não. Enquanto o carro não estiver em teu nome e estiver em nome de outro proprietário, as despesas são-lhe imputadas. As finanças não adivinham que compraste uma viatura, quando lá chega o "registo" é que mudam.

Em Dezembro passado comprei um, com matrícula de Janeiro, e em Janeiro deste ano como o processo de alteração do registo de propriedade ainda não estava concluído o IUC não foi pago por mim, mas sim pelo anterior proprietário (no caso, o próprio importador). Eles depois até me enviaram por correio o comprovativo de pagamento do IUC, isto apesar de na altura eu já ter o carro há quase dois meses.

Piloto de Troféu carbookk's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
    Não. Enquanto o carro não estiver em teu nome e estiver em nome de outro proprietário, as despesas são-lhe imputadas. As finanças não adivinham que compraste uma viatura, quando lá chega o "registo" é que mudam.

Em Dezembro passado comprei um, com matrícula de Janeiro, e em Janeiro deste ano como o processo de alteração do registo de propriedade ainda não estava concluído o IUC não foi pago por mim, mas sim pelo anterior proprietário (no caso, o próprio importador). Eles depois até me enviaram por correio o comprovativo de pagamento do IUC, isto apesar de na altura eu já ter o carro há quase dois meses.
    sim, mas por norma eles já se precavem para não ficarem a perder, logo pagaste logo o imposto associado ao valor que deste pelo carro nem deste por nada, ninguém se perde...
    Última edição por carbookk : 02-03-17 às 12:27:37

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2016

Por Defeito

obrigado pelas respostas

Piloto de Testes Atadinho's Avatar
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Fader Ver Post

Ora bem, o meu problema não é não ter o registo de propriedade porque sei que o stand é de confiança e mais tarde ou mais cedo a situação regulariza-se.

Como o stand não foi sério e quis que eu pagasse o IUC do carro que lhes dei à troca antes do mês da matricula do mesmo, agora estou a pensar em fazer o mesmo. Visto que o carro não se encontra no meu nome ainda, só pode estar no nome do stand certo?

Piloto de Testes Atadinho's Avatar
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

No DUA tem o nome e a morada de quem o carro está registado... E é essa pessoa que tem a obrigação legal de pagar o IUC. Quando muito podes ter a obrigação moral de pagar o IUC, uma vez que já tens o carro há 4 meses... Até porque, pelo que contas desse stand de "confiança", deve estar a acontecer ao antigo proprietário do carro que compraste o mesmo que te aconteceu a ti com o carro que deste á troca.
    Última edição por Atadinho : 02-03-17 às 13:08:24

Piloto de Testes
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Isso é tudo menos normal... e esse stand não tem nada de "confiança", pelo menos eu não confiava.
    O anterior proprietário pode dar ordem de apreensão do veículo, assim como tu podes fazer o mesmo ao teu. Numa situação mais dramática ele pode até alegar que o veículo foi roubado!
    Eu se fosse a ti não estava tão tranquilo, até porque o carro para todos os efeitos ainda não é teu (apesar de o estares a pagar ou já pagaste) e a partir daí tudo pode acontecer.

Piloto de Testes Phillipric's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2015

Por Defeito

Vou ficar numa situação parecida. Comprei uma carrinha mas vou desfazer o negócio. O Stand assume as avarias, fica com a carrinha e devolve o dinheiro e passa-me um documento que me iliba de qualquer responsabilidade a partir da hora e data assinadas no documento, assinado e carimbado por eles e assinado por mim. Dizem, no entanto, que o registo se mantém em meu nome até outra pessoa adquirir a viatura e aí é que fazem a troca do registo de propriedade. Não sei se é prática comum, mas cada vez mais parece que sim, até para evitar que acumulem o número de registos feitos a uma viatura. Já quando passou para o meu nome, o nome estava no proprietário anterior e não no do Stand.

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Phillipric Ver Post
    ...até para evitar que acumulem o número de registos feitos a uma viatura...
    evitar é pagar 65€

Piloto de Testes
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
    evitar é pagar 65€
    Evitar os 65€ e o pagamento dos IUC...

Assim mesmo que eles tenham o carro para venda vários anos, continua a ser sempre o proprietário a pagar o IUC, mesmo já não tendo o carro em sua posse e ter entregue o mesmo como retoma.
    Só me faz confusão é como as pessoas que compram estes carros e deixam outros à retoma alinham com estes esquemas.
    Esquemas à "chico-espertice"...

Piloto de Rallye Cahib's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006

Por Defeito

E tens o DUA? Com que documentos circula o carro?

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •