Anúncio

Collapse
No announcement yet.

De um Mercedes AMG para um Peugeot 106

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    De um Mercedes AMG para um Peugeot 106

    Bem, recentemente passei no exame de condução, e fi-lo numa escola em Lisboa, acostumei-me bastante com o carro que conduzia (A180), afinal foram mais de 30 aulas com ele.
    E para não ficar sem conduzir, e nesse caso perder um pouco da experiência obtida nas aulas, comprei um Peugeot 106 XS, para dar umas voltas por enquanto. Só que, simplesmente é tudo muito diferente e não sei se acostumo. Já imaginava que seria assim, mas tão assim, não. Apanhou-me de surpresa, coisas como: Controle de embreagem e o voltante (mais duro), e arrancar com ele em uma subida são as que mais noto diferença.
    Como notam experiência com carros não é o meu forte, mas estou sempre apto a aprender por isso gostaria de ouvir a vossa opinião, caso algum de vocês passou por umas situação parecida e gostaria de partilhar um conselho, agradecia bastante.
    Obrigado!
    Editado pela última vez por micaelreis; 12 March 2017, 12:32.

    #2
    Que Mercedes é esse ?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Brunoferpinto Ver Post
      Que Mercedes é esse ?
      A180 pelo que me recordo.
      Editado pela última vez por micaelreis; 12 March 2017, 12:32.

      Comentário


        #4
        Se não tens hipótese de trocar de carro, só tens uma solução: HABITUA-TE!

        Mas a sério: é mesmo essa a via. Os carros actuais são muito fáceis de conduzir, o que depois causa dificuldades quando se passa para um "old school" a carburadores, como é o caso. A mim aconteceu algo um pouco parecido, há mais de 20 anos: estava habituado a arrancar sem acelerador no Corsa 1.5 D da escola e depois quando comecei a andar no Kadett do meu pai o deixar o carro "ir abaixo" passou a ser um fenómeno bastante mais regular. Por isso só com habituação é que vais melhorar isso. Aproveita e vai com o carro para locais sem trânsito (zonas industriais ao fim-de-semana à tarde, por exemplo) para treinares arranques, manobras, etc., etc.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por micaelreis Ver Post
          A45 pelo que me recordo.
          Eh lá!!! Escolas de condução com Mercedes A45 AMG??? Onde me posso inscrever? De repente esqueci-me de como se conduz!!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            Eh lá!!! Escolas de condução com Mercedes A45 AMG??? Onde me posso inscrever? De repente esqueci-me de como se conduz!!
            Escola de Condução Elite em Alvalade, pois, assim com essas máquinas fica tudo muito fácil 😅, obrigado pela resposta.

            Sent from my SM-G920F using Tapatalk

            Comentário


              #7
              A45 AMG? Ou não será o famigerado pack?

              Sobre a mudança: mais vale teres um carro pequeno/mais velhote para os eventuais azares iniciais/falta de experiência e depois, se a vida (ou a família) te sorrir, dás o salto (saltito).

              Comentário


                #8
                As aulas de condução, nos moldes actuais, servem apenas um propósito... permitir que um instruendo aceda à carta de condução.

                Depois de a ter, como é o caso em discussão, é que começa a verdadeira aprendizagem, a todos os níveis.

                .. e são muito poucos os que "passam".

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
                  A45 AMG? Ou não será o famigerado pack?

                  Sobre a mudança: mais vale teres um carro pequeno/mais velhote para os eventuais azares iniciais/falta de experiência e depois, se a vida (ou a família) te sorrir, dás o salto (saltito).
                  Afinal é A180, peço desculpa.

                  Sent from my SM-G920F using Tapatalk
                  Editado pela última vez por micaelreis; 12 March 2017, 12:32.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                    As aulas de condução, nos moldes actuais, servem apenas um propósito... permitir que um instruendo aceda à carta de condução.

                    Depois de a ter, como é o caso em discussão, é que começa a verdadeira aprendizagem, a todos os níveis.

                    .. e são muito poucos os que "passam".
                    Boa colacação, concordo.
                    No que toca a conduzir e respeitar o trânsito até hoje não foi problema, é só mesmo as questões que coloquei em relação aos tipos de carro, que também facilitam o acesso à carta, não que seja uma coisa má, muito pelo contrário.

                    Sent from my SM-G920F using Tapatalk

                    Comentário


                      #11
                      A100 n existe. Não será o a180d ?

                      Comentário


                        #12
                        Qual é o problema? Eu passei de um megane 1.5 Diesel (meu) para um 106 1.1. Qual o problema? Nenhum. È um carro como todos os outros.

                        Quando passei no exame de ligeiros também passei de Ibiza 1.4Tdi (2006) para um fiesta 94 1.1

                        Tenho carta pesados mercadorias (C+E) primeiro camião que conduzi foi Scania 113 95 com caixa manual altas e baixas (a caixa estava em péssimo estado) fiquei com medo que conduzir caixas manuais, passado um tempo voltei a pegar num outro camiao de caixa manual (altas/baixas) e aquilo era um mimo de se conduzir, agora nao quero mais nada (apesar das caixas automáticas sejam mais faceis)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Brunoferpinto Ver Post
                          A100 n existe. Não será o a180d ?
                          Sim, sim, é o 180 mesmo, acabei de checar.

                          Sent from my SM-G920F using Tapatalk

                          Comentário


                            #14
                            ......

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                              Eh lá!!! Escolas de condução com Mercedes A45 AMG??? Onde me posso inscrever? De repente esqueci-me de como se conduz!!
                              Hoje eu dia o que nao falta é máquinas nas escolas de condução. È tudo questão de marketing e negocio

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                Qual é o problema? Eu passei de um megane 1.5 Diesel (meu) para um 106 1.1. Qual o problema? Nenhum. È um carro como todos os outros.

                                Quando passei no exame de ligeiros também passei de Ibiza 1.4Tdi (2006) para um fiesta 94 1.1

                                Tenho carta pesados mercadorias (C+E) primeiro camião que conduzi foi Scania 113 95 com caixa manual altas e baixas (a caixa estava em péssimo estado) fiquei com medo que conduzir caixas manuais, passado um tempo voltei a pegar num outro camiao de caixa manual (altas/baixas) e aquilo era um mimo de se conduzir, agora nao quero mais nada (apesar das caixas automáticas sejam mais faceis)
                                Obrigado pela resposta.
                                Primeiramente, problema não há, desde que não apanhe chuva e não ande à pé.
                                Simplesmente pra quem não tem muita experiência, faz alguma confusão no início.

                                Sent from my SM-G920F using Tapatalk

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por micaelreis Ver Post
                                  Bem, recentemente passei no exame de condução, e fi-lo numa escola em Lisboa, acostumei-me bastante com o carro que conduzia (A180), afinal foram mais de 30 aulas com ele.
                                  E para não ficar sem conduzir, e nesse caso perder um pouco da experiência obtida nas aulas, comprei um Peugeot 106 XS, para dar umas voltas por enquanto. Só que, simplesmente é tudo muito diferente e não sei se acostumo. Já imaginava que seria assim, mas tão assim, não. Apanhou-me de surpresa, coisas como: Controle de embreagem e o voltante (mais duro), e arrancar com ele em uma subida são as que mais noto diferença.
                                  Como notam experiência com carros não é o meu forte, mas estou sempre apto a aprender por isso gostaria de ouvir a vossa opinião, caso algum de vocês passou por umas situação parecida e gostaria de partilhar um conselho, agradecia bastante.
                                  Obrigado!

                                  Passaste de um moderno segmento C (Mercedes Mégane) para um B que já não se fabrica há mais de 15 anos. O que esperavas? É MUITO tempo...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Daí que ache que as escolas de condução deveriam ter carros mais antigos e porque ?

                                    Se soubessem conduzir os antigos conduziam qualquer carro na boa

                                    Como aprendem a conduzir em carros novos não sabem conduzir qualquer tipo de carro .

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                      Daí que ache que as escolas de condução deveriam ter carros mais antigos e porque ?

                                      Se soubessem conduzir os antigos conduziam qualquer carro na boa

                                      Como aprendem a conduzir em carros novos não sabem conduzir qualquer tipo de carro .
                                      É verdade, tens toda a razão.

                                      Sent from my SM-G920F using Tapatalk

                                      Comentário


                                        #20
                                        Agora é colocar carros da cena para atrair estudantes

                                        Aqui e só Serie1 , Mercedes classe A, Mini Cooper, Audi A1 e A3 , etc

                                        Comentário


                                          #21
                                          A minha namorada tirou a carta nessa escola de condução e nesse mesmo carro, a ideia com que fiquei é que além desse tipo de carros não ser nada bom para uma pessoa aprender é que os instrutores também não são grande espingarda.

                                          Conheço 4 pessoas que tiraram aí a carta e apesar de todas terem passado sempre à primeira quando foram conduzir os carros que tinham em casa parecia que nunca tinham tido aulas de condução.

                                          No caso da minha namorada aprendeu depois a conduzir no meu velhinho saxo 1.0 que nem direcção assistida tinha , ao início custou-lhe bastante mas foi remédio santo, hoje em dia, conduz qualquer carro sem problema nenhum.

                                          Também sou da opinião que as escolas de condução deviam ter carros mais velhinhos e pouco potentes para a malta aprender a conduzir.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Vão para as escolas ACP com os seus gloriosos Yaris...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PAFFY Ver Post
                                              Agora é colocar carros da cena para atrair estudantes

                                              Aqui e só Serie1 , Mercedes classe A, Mini Cooper, Audi A1 e A3 , etc
                                              verdade, e tudo versões xpto, depois é mais que natural que quem tira a carta nisso, passe para carros mais antigos tenha depois um grande impacto na diferença que é pois é uma experiência totalmente diferente a que estavam habituados durante o tempo que andaram a tirar a carta com a outra viatura toda moderna...

                                              eu no meu tempo tirei a carta num velho VW carocha 1300 de 1968 a gasolina e sem 1º velocidade sincronizada, aquilo para fazer pontos de embraiagem é que era em subidas íngremes, mas pronto outros tempos, as escolas compravam os carros e duravam até os trocarem, tanto que ainda cheguei a ver quem tirasse carta em carros a diesel, e depois de tirada a carta passava para carros a gasolina, pura desgraça os 1ºs tempos até que atinassem com aquilo...

                                              hoje pelo que vejo as escolas de condução, é só grandes bombas, devem andar nos leasings e vão trocando com mais frequência do que andar a comprar e gastar dinheiro nas manutenções como faziam antigamente...


                                              como já foi dito quem começou em carros antigos sem rigorosamente nada do que os actuais tem e fez a evolução para os mais recentes conduz qualquer carro sem problema, já no inverso é complicado adaptarem-se pois deixam de ter os auxílios que os carros recentes tem e depois torna-se difícil e estranho a diferença de um para o outro...

                                              maior dificuldade ainda porque as escolas hoje em dia não ensinam tudo, tendem a descartar muita coisa, que só depois cá fora no dia a dia e com o tempo é que se vai aprendendo a lidar com as situações...

                                              portanto micaelreis é te estranho agora, mais com o tempo lá te habituas, é bom para começar no velho e depois ir progredindo para o novo, assim ficas capas de pegar em qualquer coisa...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Então se tiverem sem travao de mao ficam muito mal habituados

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PAFFY Ver Post
                                                  Então se tiverem sem travao de mao ficam muito mal habituados
                                                  sem duvida nenhuma...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    As escolas ensinam a passar nos exames ridículos de condução, quem sabe conduzir arrisca-se a ir ao exame e chumbar.
                                                    Depois é que se aprende a conduzir embora haja quem conduza uma vida toda e nunca aprenda mas isso é outra história.


                                                    Eu tirei a carta num carro muito mau e em péssimo estado que nem deveria poder circular mas hoje não vejo que isso me tenha ajudado para nada quando troquei para outros melhores, sem dúvida que preferia ter aprendido num A3 ou algo do género.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                                      verdade, e tudo versões xpto, depois é mais que natural que quem tira a carta nisso, passe para carros mais antigos tenha depois um grande impacto na diferença que é pois é uma experiência totalmente diferente a que estavam habituados durante o tempo que andaram a tirar a carta com a outra viatura toda moderna...

                                                      eu no meu tempo tirei a carta num velho VW carocha 1300 de 1968 a gasolina e sem 1º velocidade sincronizada, aquilo para fazer pontos de embraiagem é que era em subidas íngremes, mas pronto outros tempos, as escolas compravam os carros e duravam até os trocarem, tanto que ainda cheguei a ver quem tirasse carta em carros a diesel, e depois de tirada a carta passava para carros a gasolina, pura desgraça os 1ºs tempos até que atinassem com aquilo...

                                                      hoje pelo que vejo as escolas de condução, é só grandes bombas, devem andar nos leasings e vão trocando com mais frequência do que andar a comprar e gastar dinheiro nas manutenções como faziam antigamente...


                                                      como já foi dito quem começou em carros antigos sem rigorosamente nada do que os actuais tem e fez a evolução para os mais recentes conduz qualquer carro sem problema, já no inverso é complicado adaptarem-se pois deixam de ter os auxílios que os carros recentes tem e depois torna-se difícil e estranho a diferença de um para o outro...

                                                      maior dificuldade ainda porque as escolas hoje em dia não ensinam tudo, tendem a descartar muita coisa, que só depois cá fora no dia a dia e com o tempo é que se vai aprendendo a lidar com as situações...

                                                      portanto micaelreis é te estranho agora, mais com o tempo lá te habituas, é bom para começar no velho e depois ir progredindo para o novo, assim ficas capas de pegar em qualquer coisa...
                                                      O único remédio agora e habituar
                                                      Tenho que treinar mais parar em subidas e depois arrancar, acho que o que me falta agora é só isso.

                                                      Sent from my SM-G920F using Tapatalk

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Rapaz95 Ver Post
                                                        A minha namorada tirou a carta nessa escola de condução e nesse mesmo carro, a ideia com que fiquei é que além desse tipo de carros não ser nada bom para uma pessoa aprender é que os instrutores também não são grande espingarda.

                                                        Conheço 4 pessoas que tiraram aí a carta e apesar de todas terem passado sempre à primeira quando foram conduzir os carros que tinham em casa parecia que nunca tinham tido aulas de condução.

                                                        No caso da minha namorada aprendeu depois a conduzir no meu velhinho saxo 1.0 que nem direcção assistida tinha , ao início custou-lhe bastante mas foi remédio santo, hoje em dia, conduz qualquer carro sem problema nenhum.

                                                        Também sou da opinião que as escolas de condução deviam ter carros mais velhinhos e pouco potentes para a malta aprender a conduzir.
                                                        Meu instrutor foi até razoável comigo, fiz o exame num dia de chuva e o examinador não estava com cara lá muito boa, mas pronto, como disseste muitos passam à primeira mas as verdadeiras aulas de condução vem depois a andar sozinho por aí

                                                        Sent from my SM-G920F using Tapatalk

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                          As escolas ensinam a passar nos exames ridículos de condução, quem sabe conduzir arrisca-se a ir ao exame e chumbar.
                                                          Depois é que se aprende a conduzir embora haja quem conduza uma vida toda e nunca aprenda mas isso é outra história.


                                                          Eu tirei a carta num carro muito mau e em péssimo estado que nem deveria poder circular mas hoje não vejo que isso me tenha ajudado para nada quando troquei para outros melhores, sem dúvida que preferia ter aprendido num A3 ou algo do género.
                                                          Bem verdade! Eu chumbei no exame porque cometi algumas das "manhas" que a malta que conduz rapidamente adquire, como a rápida paragem no stop , depois tramei-me!
                                                          É verdade que não tinha experiência de condução, mas já tinha alguns km feitos a conduzir outros veículos e foi fatal.

                                                          No entanto sinto-me um privilegiado por ter tirado a Carta num Corsa B com mais de 250 mil km de muita tareia e com algumas peças que já tinham visto melhores dias. na altura já era o pior carro à porta do centro de exames, mas ainda durou mais uns anitos!

                                                          Em parte sou um bocado contra os carros novos e altamente sofisticados em termos de ajudas de condução nas escolas, mas é mesmo assim, e o carro onde eu tirei a carta também já foi novo para alguém que lá sentou o traseiro 10 anos antes!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por micaelreis Ver Post
                                                            O único remédio agora e habituar
                                                            Tenho que treinar mais parar em subidas e depois arrancar, acho que o que me falta agora é só isso.

                                                            Sent from my SM-G920F using Tapatalk
                                                            O importante é não teres medo e aprenderes.
                                                            Agora no início vais notar sempre mais a questão da adaptação, mas no futuro quando já tiveres experiência e passares para outro carro que não o teu, vais precisar sempre de uns minutos de habituação, porque os comandos, o tamanho, a potência do motor, a caixa de velocidades, ponto de embaiagem, etc, são diferentes de carro para carro.

                                                            há uns tempos andava com 2 carros que tinham abertura dos vidros, posição do limpa para-brisas, comandos de luzes, e buzina em posições diferentes, e de volta e meia fazia ao contrário.
                                                            É como trabalhares com 2 softwares diferentes, de repente estás a tentar fazer os comandos de um no outro

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X