Rodagem - Página 2

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Título: Rodagem

  1. #31
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    Citação Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
    fazer quilómteros em cidade nesta faze até é bom, porque obriga a contantes variações de regime.
    Sim é melhor do que na AE... mas tem a desvantagem de não usar a caixa toda, correcto. Também é importante mexer a caixa (actualmente se calhar até mais importante que o motor).


  2. #32
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    Citação Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
    Em relação a isto só altero o seguinte:

    Regime máximo sigo a regra dos 2/3 do regime máximo. Se o regime máximo fôr 4500rpm não passo das 3000rpm.

    Depois dos 1000kms exigo gradualmente mais ao motor, mas com a diferença que, seja nesta fase ou depois, ir ao corte só se for por distração.
    Ora, a 66%. Isso no meu diesel significa não passar das 3400 rpm... acho que ainda não passei as 3.000 (e só lá fui duas vezes para ultrapassagens). Mas no final da rodagem nunca vais sequer perto do corte? Claro que andar no corte é simplesmente estúpido (em rodagem ou não).

    Mas não é útil ir lá umas vezes no final da rodagem, mesmo que depois não se volte lá tão cedo (propositadamente)? Essa é uma das questões que tenho, porque dizem-me que devo ir lá acima das rpm no final da rodagem, outros dizem que não devo lá ir senão após a primeira muda de óleo e até tenho quem me diga que aos 5000 devo trocar o óleo e filtro (para tirar as impurezas da rodagem) e depois com 500 km feitos com o novo óleo devo meter, pelo menos uma vez, rotação alta em todas as mudanças/velocidades (excepto na primeira).

    As três coisas ditas por três mecânicos diferentes, todos eles mecânicos de três marcas diferentes (um deles já reformado desde o ano passado). Por acaso, da Mazda não conheço nenhum mecânico. É de um gajo ficar confuso...

  3. #33
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    Citação Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
    A rodagem não é só motor mas todos os componentes do carro inclusive os travões que precisam de acamar.
    Principalmente bom senso e muitas regras do dia a dia que só se fazem no início quando novo têm mais impacto do que muitas outras coisas na longevidade do motor.
    Vai controlando níveis nestes primeiros tempos just in case, de resto é usufruir da máquina.
    Nada de andar em mudanças altas com rotações baixas, mais vale puxar mais um bocadinho que deixar o motor a "morrer"
    Na minha mais recente aquisição o vendedor só disse: não conduzas como um velho que isso dá má imagem à marca
    Tenho tido muito cuidado com as travagens (devagar e com tempo) para acamar os discos e as pastilhas.

    Quanto a conduzir em mudanças altas e a baixos regimes tenho seguido o conselho da máquina Tem um sistema que indica a mudança actual e a mudança que devias ir (para poupar consumos). Se não seguir esses conselhos agora também não os vou seguir depois. Isto leva a que hoje, no meio da cidade, andasse em 4.º a 50 km/h e em 5.ª... a cerca de 70 km/h. Isto leva a uma rotação perto das 1300 rpm...

    Mas a verdade é que não sinto o carro em esforço. Aliás, basta um pequeno e leve cheiro no acelerador e a aceleração linear começa por aí fora. Apesar de andar em regimes de rpm que duvido que alguma vez volte a andar no pós-rodagem, não sinto o carro com falta de potência ou necessidade de reduzir para não o sentir a morrer (aliás, ainda não o senti, mesmo em inclinações normais) ou sequer tenho de carregar mais fundo no acelerador para sentir que ele responde. A aceleração é sempre linear mesmo com uma levíssima pressão de acelerador nas rotações baixas. Daí que não tenha tido a necessidade (em rodagem ) de passar as 3.000 rpm.

    Quanto aos níveis, cometi um erro. Queria ver o nível quando saí do stand e esqueci-me. A ver se amanhã vejo o nível do óleo para ir controlando semanalmente (mas agora já está com 450 km feitos ).

  4. #34
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    Citação Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
    Isto.

    Ora aqui está algo que não se deve fazer nunca, seja novo ou velho. Em especial fazer subidas em sub-rotação.
    Sim, normalmente os meus carros ando sempre em rotação mais elevada (com prejuízo para os consumos). Mas não tenho o hábito de, mesmo quando quero ir a rolar, de andar naquela rotação de entra o turbo não entra o turbo, com pedal de acelerador lá para baixo para ele ganhar velocidade. Contudo, no Mazda ainda nunca senti a necessidade de reduzir, mesmo quando ando nas 1500 rpm, mesmo quando tenho alguma subida... ele sobe só com cheirinho de acelerador. Nunca o senti a morrer ou a pedir uma redução... aliás, isso é algo que me têm surpreendido neste carro.

    Por exemplo, hoje andei na Arrábida (estrada da cimenteira até Meco) quase sempre em 4.º e 5.º... e nunca senti a necessidae de meter uma terceira mesmo quando andava ali nas 1300 rpm e tinha uma ligeira inclinação... entre o balanço e um toque leve de acelerador, ele subia a velocidade com grande vontade.

  5. #35
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    Citação Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
    Já há alguns estudos academicos nesta área, eu sou de eng mecânica e sigo um pouco. Até agora tudo indica que a rodagem nos carros de hoje em dia nao é necessária e eu até consigo entender a certo ponto, mas jogo com a regra dos 1.000 km de qualquer forma.

    Mais tambem nao faco, que nao compro carros pra andar a fazer rodagens...

    Pois...
    Eu queria fazer 5.000 km... mas acho que não vou suster-me tanto tempo. Vou aproveitar este mês (devo ter cerca de 2.000 km no final do mês) e depois logo vejo como me vou comportar. Tentar ser limitado nos primeiros 5.000 km (até é excessivo provavelmente) mas depois dos 2.000 km não vou ser tão rigoroso (agora ando a conduzir à velho e a olhar para o conta-rotações e a seguir as indicaçãoes de poupança de combustível do CB...)


  6. #36
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Atendendo que existe um tópico com a temática e também participada pelo autor do tópico, talvez fosse mais indicar agregar tudo.


    http://forum.autohoje.com/boxes/1922...odagem-15.html

    Fiz pesquisa, encontrei esse tópico, comentei. Depois quando o ia a reler já não o encontrei. Por isso é que decidi abrir outro. Agora pelo link é que percebi que não está no Geral mas sim no Boxes

    E agora administração, remete-se para lá este tópico? Há forma de agregar isto?

    Sorry pela azelhice

  7. #37
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    Citação Originalmente Colocado por Anualmix Ver Post
    E concordam com a frase "um carro que anda sempre devagar fica mais preso" ?

    Sem dúvida alguma... por exemplo, tenho outro diesel que quando ando muito em cidade e na nacional em regime de passeata (6.ª a 80... 90... 100) fica preso. Basta ir à AE fazer uma viagem com alguma urgência e até parece outro (parece que tem outro filtro de ar mais limpinho).

    Não sei se tem alguma coisa a ver com injectores, admissão, EGR... mas a verdade é que noto. Aliás, basta tentar ir à velocidade máxima. Depois de o "limpar" atinge mais rápido e maior velocidade máxima do que quando andei com ele umas centenas de km a vaguear na cidade ou nacional sem o puxar. E não, não é meramente psicológico.

  8. #38
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    Citação Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
    O ir ao "corte" básicamente quer dizer que devemos exigir tudo o que o motor tem para dar, se ir ao corte significar andar a "moer" não faz sentido, mas num motor normal é importante nesta fase levá-lo com frequência à rpm de potência máxima e um bocado mais, é o "flor it" do video, que nos carros autos também se diz "kick down".

    Mesmo que falemos de um condutor pacato, idealmente o carro deveria ter esta fase antes de passar à tal condução mais pacata.
    Mas esse "flor it" iniciando a relação de velocidade já em rpm aceitáveis... ou seja não é começar nas 1000 rpm pedal a fundo até às 5000 rpm, certo?

    E esse "flor it" também sempre com aceleração linear e não como colocar pedal a fundo e esperar que o motor se embebede em combustível.

    Mas esse corte fazes em todas a velocidades ou só nas duas últimas (5.º e 6.º)? E qual é a vantagem (em termos de rodagem, acamamento de peças, etc.) que a elevada rotação trás? Um desgaste mais duro, como se fosse lima mais grossa para depois aperfeiçoar com uma lima mais fina (rotação mais baixa)? Não sei se me fiz entender nesta comparação...

  9. #39
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    Citação Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
    Com um agradecimento ao Jose Manuel

    LOL...
    Isso é para os Mercedes S... por essas e por outras é que depois embaciam os faróis

    Agora a sério: no fundo foi o que disseste no teu post.

    Mas esse "aumentar devagar" não é um pedal a fundo, parece-me antes ser uma aceleração progressiva partindo de um rpm médio na mudança e ir lá acima para depois voltar a descer/subir de mudança. Não é uma manutenção durante alguns km lá em cima, correcto? Parece-me que isso nem após rodagem é saudável para o motor e restante componentes.

    Mas enquanto uma limagem leve das imperfeições (rotações baixas/médias) faz-me sentido, já ir ao corte não me faz sentido. Não estou a dizer que não se deva fazer, a questão é puramente saber o porquê por detrás disso. O porquê desse "limagem forte". Será para o motor não ficar preso?
    Última edição por Zarb : 15-03-17 às 03:42:44 Razão: piadinha para o josemanuel :)

  10. #40
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    Citação Originalmente Colocado por francisco28 Ver Post
    Sempre no corte!
    Não sei como... já estás seco de trunfo há pelo menos duas vasas

  11. #41
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    Citação Originalmente Colocado por Zarb Ver Post
    Pois...
    Eu queria fazer 5.000 km... mas acho que não vou suster-me tanto tempo. Vou aproveitar este mês (devo ter cerca de 2.000 km no final do mês) e depois logo vejo como me vou comportar. Tentar ser limitado nos primeiros 5.000 km (até é excessivo provavelmente) mas depois dos 2.000 km não vou ser tão rigoroso (agora ando a conduzir à velho e a olhar para o conta-rotações e a seguir as indicaçãoes de poupança de combustível do CB...)
    Zarb até hoje foi sempre 1.000 km e nunca houve qualquer problema de motor com qualquer carro em casa. Nao facas 5.000 que isso é um desperdicio gigantesco.

    Alias, já 2000 acho muito, otimo para deixar o carro com performance suboptimal para sempre tb.

  12. #42
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    Citação Originalmente Colocado por Zarb Ver Post
    LOL...
    Isso é para os Mercedes S... por essas e por outras é que depois embaciam os faróis

    Agora a sério: no fundo foi o que disseste no teu post.

    Mas esse "aumentar devagar" não é um pedal a fundo, parece-me antes ser uma aceleração progressiva partindo de um rpm médio na mudança e ir lá acima para depois voltar a descer/subir de mudança. Não é uma manutenção durante alguns km lá em cima, correcto? Parece-me que isso nem após rodagem é saudável para o motor e restante componentes.

    Mas enquanto uma limagem leve das imperfeições (rotações baixas/médias) faz-me sentido, já ir ao corte não me faz sentido. Não estou a dizer que não se deva fazer, a questão é puramente saber o porquê por detrás disso. O porquê desse "limagem forte". Será para o motor não ficar preso?
    Para dar a forma a componentes que se conformam no motor. O melhor exemplo sao os pistoes. Se puxas mais há mais exigencia neles, se puxas menos ha pouco. A ideia é nao seres um bruto no inicio, mas tb nao seres um velhote que vais contra o proposito de rodagem na mesma.

    Rodagem nao significa dormir na estrada. Estas muito paranoico, acho que ao fazeres mais de 2.000 km vais te arrepender. Provavelmente nem vais notar na performance que nao deves andar a medir tempos e etc, mas provavelmente é o que te vai acontecer.

  13. #43
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    Depois de um período de "acamar" é fundamental um período de "abertura" do motor.

    Os regimes altos são importantes de utilizar, pelo menos esporadicamente e nesta fase muito importantes.

    Como alguém que faz desporto vs alguém sedentário, levar o coração a batimentos altos de vez em quando dá saúde ao coraçåo e um treino correcto permite uma pulsação em repouso mais baixa e artérias mais limpas.

    Tu queres um carro com um motor saudável e a funcionar na sua plenitude, não cheio de depósitos de carvão e todo atrofiado.

    Eu em todas as máquinas que vou tendo, exploro tudo o que há para explorar, todas as rpms, já com as mulheres também sou assim

  14. #44
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    Citação Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
    Depois de um período de "acamar" é fundamental um período de "abertura" do motor.

    Os regimes altos são importantes de utilizar, pelo menos esporadicamente e nesta fase muito importantes.

    Como alguém que faz desporto vs alguém sedentário, levar o coração a batimentos altos de vez em quando dá saúde ao coraçåo e um treino correcto permite uma pulsação em repouso mais baixa e artérias mais limpas.

    Tu queres um carro com um motor saudável e a funcionar na sua plenitude, não cheio de depósitos de carvão e todo atrofiado.

    Eu em todas as máquinas que vou tendo, exploro tudo o que há para explorar, todas as rpms, já com as mulheres também sou assim
    Acamar o quê mesmo? Já viste um 918 a sair de fábrica, o primeiro km que faz? Só um exemplo.

  15. #45
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    Menos especulacoes sobre o "o meu carro foi assim":

    - A Audi faz pre-rodagem em alguns motores de serie (muito poucos em %) entre 2 a 8 horas, em que na parte final é red line a fundo. Assumir 2 horas = 150 km -> Rodagem em media 500/600 km.

    - TÜV, maior agencia alema consultadoria seguranca/testes/qualidade e sugere uma rodagem de 1000 km. Podem usar google tradutor, lamento que em portugues nao haja boa info http://www.t-online.de/auto/id_72674...en-werden.html

    G.T: "However, it still applies that new cars about the first 1000 kilometers should not be driven with full throttle. Despite improved cylinder surfaces - they have not yet entered correctly in new cars.

    "If you drive full throttle, you risk that the cylinder surfaces will not be smoothed out, but will be removed over a large area," says the TÜV expert. This may result in an increase in oil consumption over time as a result of the manufacturer's demand and the life of the engine."


    + Travoes + pneus + outros componentes.


    Clube automovel alemao ADAC: http://www.autoscout24.de/themen/kfz...-empfehlungen/

    G.T.: "It is better if you drive for the first 1,000 kilometers with two thirds of the available speed. But instead of moving the car at a constant speed, slight speed fluctuations are more advisable. Because the engine has to get used to the various load conditions. Therefore, a hilly and winding country road is an ideal terrain to drive your vehicle gently."


  16. #46
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    Citação Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
    Acamar o quê mesmo? Já viste um 918 a sair de fábrica, o primeiro km que faz? Só um exemplo.
    Comparar um 918 com uma furgoneta a diesel é como comparar um bife do lombo de uma vaca de pasto com um ca@alhão.

  17. #47
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    Citação Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
    Comparar um 918 com uma furgoneta a diesel é como comparar um bife do lombo de uma vaca de pasto com um ca@alhão.
    É verdade, por isso é que acho que tem de ser meio termo

  18. #48
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    Citação Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
    É verdade, por isso é que acho que tem de ser meio termo
    Há uma empresa que ptomove um campeonato/troféu brasileira com porsches GT3, os participantes pagam um tanto por corrida e a empresa aluga-lhes os carros e trata de toda a manutenção , logistica, etc. sendo que há provas no Brasil, na Europa e não sei se nos EUA, ou seja forma gira de fazer turismo para pessoal com dinheiro e tempo.

    Uma vez fui aqui ao Estoril ver uma corrida e foi a estreia de novos GT3 com 0 km, foi logo pista a fundo ......

    Mas os porsches são mesmo qualquer coisa de especial e os da divisão GT então .....

  19. #49
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    Citação Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
    Há uma empresa que ptomove um campeonato/troféu brasileira com porsches GT3, os participantes pagam um tanto por corrida e a empresa aluga-lhes os carros e trata de toda a manutenção , logistica, etc. sendo que há provas no Brasil, na Europa e não sei se nos EUA, ou seja forma gira de fazer turismo para pessoal com dinheiro e tempo.

    Uma vez fui aqui ao Estoril ver uma corrida e foi a estreia de novos GT3 com 0 km, foi logo pista a fundo ......

    Mas os porsches são mesmo qualquer coisa de especial e os da divisão GT então .....
    Nao estou certo, mas nao me admira que o motor dos topo de gama leve rodagem no fim da linha de montagem do motor.

  20. #50
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    Puxar pelo motor de vez em quando é importante, nem que seja para o limpar, se bem que com o advento da injecção directa ficou mais complicado limpar resíduos que se acumulem a montante da válvula de admissão.

    Ir acima do red line sinceramente acho desnecessário. Isso só me acontece nos diesel mas apenas porque não estou habituado a conduzir carros com esse tipo de motor. Portanto nesses casos (diesel) é só mesmo por nabice minha.

    edit:
    Citação Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
    Nao estou certo, mas nao me admira que o motor dos topo de gama leve rodagem no fim da linha de montagem do motor.
    O que me dizem é que os materiais hoje são outros, a qualidade dos óleos idem, as tolerâncias de montagem idem, e tudo por junto torna a rodagem desnecessária.
    Última edição por Jbranco : 15-03-17 às 11:33:27

  21. #51
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    Citação Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
    Puxar pelo motor de vez em quando é importante, nem que seja para o limpar, se bem que com o advento da injecção directa ficou mais complicado limpar resíduos que se acumulem a montante da válvula de admissão.

    Ir acima do red line sinceramente acho desnecessário. Isso só me acontece nos diesel mas apenas porque não estou habituado a conduzir carros com esse tipo de motor. Portanto nesses casos (diesel) é só mesmo por nabice minha.

    edit:
    O que me dizem é que os materiais hoje são outros, a qualidade dos óleos idem, as tolerâncias de montagem idem, e tudo por junto torna a rodagem desnecessária.
    Sem duvida que a qualidade é superior a quase tudo o resto, e nao só a dos componentes, já que tens otimos componentes dos mesmo fornecedores por varias marcas, principalmente a qualidade da montagem. A linha de montagem da Porsche é incrivel, todos os carros sao vistos como deve ser. Claro, nao têm de vender milhoes por ano também e a margem de lucro permite que isto assim seja. Acho que tu, sendo comprador de um Porsche, nao esperarias outra coisa tambem.

    Indo por esta linha, por favor fazer rodagem como deve ser no Renault...

  22. #52
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    Citação Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
    Para dar a forma a componentes que se conformam no motor. O melhor exemplo sao os pistoes. Se puxas mais há mais exigencia neles, se puxas menos ha pouco. A ideia é nao seres um bruto no inicio, mas tb nao seres um velhote que vais contra o proposito de rodagem na mesma.

    Rodagem nao significa dormir na estrada. Estas muito paranoico, acho que ao fazeres mais de 2.000 km vais te arrepender. Provavelmente nem vais notar na performance que nao deves andar a medir tempos e etc, mas provavelmente é o que te vai acontecer.
    Na verdade sempre pensei em fazer 5.000 km em todos os carros novos... mas nunca ultrapassei uma rodagem de 2000 e tal..

    Quando passar os 1000 vou começar a puxar por ele progressivamente mas sem nunca ir ao corte

    E claro que sou paranóico: é a minha menina

  23. #53
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    G.T.: "It is better if you drive for the first 1,000 kilometers with two thirds of the available speed. But instead of moving the car at a constant speed, slight speed fluctuations are more advisable. Because the engine has to get used to the various load conditions. Therefore, a hilly and winding country road is an ideal terrain to drive your vehicle gently."
    Vou para Trás-os-Montes o próximo FDS... vai ser AE até Coimbra, IP3 até ao IC6 e depois nacional... embora também ande de IP2. Acho que a rodagem vai ficar feita

  24. #54
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    Comparar um 918 com uma furgoneta a diesel é como comparar um bife do lombo de uma vaca de pasto com um ca@alhão.
    Se amas a tua vida não fales mal da minha menina...

    olha que a seguir à minha Maria, vem a minha Mazda (ou será antes da minha Maria)

  25. #55
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    Acamar o quê mesmo? Já viste um 918 a sair de fábrica, o primeiro km que faz? Só um exemplo.
    curioso...

    O que faz?

    De qualquer forma o motor do 918 não se compara ao da minha Mazda... a Mazda é bem melhor, toda a gente sabe

    Menos o Alex

  26. #56
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    Maria ?! Qual Maria? Não querias escrever só Mazda? Já não há Maria

  27. #57
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    Nao estou certo, mas nao me admira que o motor dos topo de gama leve rodagem no fim da linha de montagem do motor.
    Sim, isso admito. Até porque levam um test de estrada antes de serem enviados. Mas tal não acontece com carros normais ou mesmo com os carros fabulosos (categoria em que a MAzda 6 se inclui ).

    Acho que essa história dos motores levarem uma rodagem antes de sair de fábrica é mito urbano (para os nossos tipos de carros). Obviamente que os limites da manufactura estão melhores mas ainda assim a rodagem é essencial para evitar futuros problemas e desgastes prematuros nos anéis dos pistões.

  28. #58
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
    Maria ?! Qual Maria? Não querias escrever só Mazda? Já não há Maria
    Qualquer dia diz-me: vai dormir no banco traseiro

  29. #59
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
    Puxar pelo motor de vez em quando é importante, nem que seja para o limpar, se bem que com o advento da injecção directa ficou mais complicado limpar resíduos que se acumulem a montante da válvula de admissão.
    Portanto:

    tens a limagem do cilindro e dos anéis dos pistões que se acamam devagar, isto é, a baixas rpm.

    E tens o uso de altas rpm, no final da rodagem, para libertar o "carvão" que pode ter acumulado na rodagem e abrir a goela que ainda não se abriu desde que saiu de fábrica... Mais ou menos é isso.

    Também acho que ir ao corte é desnecessário, desde que chegue ali junto ao red line...

  30. #60
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    Por Defeito

    Mazda 6 a Diesel?

    Passou uma cá por casa que rebentou o motor por causa do filtro de partículas...


    Vai tendo muito cuidado com o nível do óleo nessa carrinha
    Fora isso, é uma carrinha espectacular!

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