Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Rodagem

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Rodagem

    Puxar ou não pelo carro ainda na rodagem?

    Alguns entendidos, depois dos 1.000 km, convém puxar um pouco por ele. Entendendo-se como breves acelerações a maiores rotações, progressivamente. Agora uns segundos, amanhã 10 segundos, para a semana 30 seg, etc. Claro que não é ir em altas até ao Porto...

    Opiniões?


    #2
    Puxar dentro dos 1.000 km esporadicamente até 70% das RPM, sem acelerar a fundo (pressao nos pistoes), de resto ter bom senso. A partir dos 1.000 km +/- podes andar sempre a dar lhe.

    Ha OEM que fazem testes a quente em motores no final da linha, quantos exatamente nao sei (3 por dia ??) e estes motores sao postos com 0km na red line durante horas. E sobrevivem perfeitamente e trabalham com os parametros pretendidos e componentes com os desgastes previstos.

    Rodagem hoje certamente nao é o mesmo de ha 20 anos.

    Comentário


      #3
      Os motores de certa forma já vem com mais rodagem em relação a tempos mais antigos.
      Eu trabalho numa fabrica onde se produzem segmentos para motores, estes já sofrem um certo acamamento em camisas durante a sua produção. Quando montados num motor o comjunto segmentos pistão e camisa já tem "folgas" minimas o acamamento é mais rapido.
      Acho que mesmo antes de ser montado o motor já sofre uma pré rodagem.

      Comentário


        #4
        O Porto não é assim tão longe, carago

        Comentário


          #5
          Estou na "rodagem" de um diesel e os primeiros 300km foram cidade a ritmos normais sem esticoes , os 300km em AE a 130/140 e uns esticoes a 150.
          Em rpm não passei as 2500

          Comentário


            #6
            Diria que até aos 1.000 km:

            - Evitar regimes altos (acima de 3.500/4.000 rpms a gasolina e acima 2.500/3.000 a diesel)
            - Não fazer acelerações bruscas (tudo progressivo e suave)
            - Evitar velocidades estabilizadas (não usar CC)
            - Evitar esforços grandes, como andar com o carro muito carregado ou rebocar alguma coisa
            - Evitar percursos pequenos em que o carro não aquece completamente
            - Evitar regimes muito baixos

            Depois dos 1.000 km até aos 1.500/2.000 km

            - Progressivamente puxar pelo carro, utilizando todas as rpms (ir ao corte de vez em quando) se não passámos das 4.000 até aqui começamos a levá-lo às 4.500/5.000 depois 5.500/6.000, etc.

            A partir daqui conduzir normalmente

            Comentário


              #7
              Ir ao corte de vez em quando? Para quê?

              Comentário


                #8
                num carro novo, por norma nunca abuso do motor durante os 1ºs 1000km's, sempre na descontra, depois até perfazer 10.000km's ai sim já o posso esticar sem grandes problemas, mas ir ao corte nem pensar, nunca levo em troca de velocidade mais que o necessário, apenas o suficiente até transitar para velocidade seguinte...

                apesar de como já foi dito hoje em dia não necessitamos de ter tantos cuidados na rodagem como antigamente...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Bioshock Ver Post
                  Ir ao corte de vez em quando? Para quê?
                  Soltar o Fangio que há em nós !!!

                  [emoji23]

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                    Puxar dentro dos 1.000 km esporadicamente até 70% das RPM, sem acelerar a fundo (pressao nos pistoes), de resto ter bom senso. A partir dos 1.000 km +/- podes andar sempre a dar lhe.

                    Ha OEM que fazem testes a quente em motores no final da linha, quantos exatamente nao sei (3 por dia ??) e estes motores sao postos com 0km na red line durante horas. E sobrevivem perfeitamente e trabalham com os parametros pretendidos e componentes com os desgastes previstos.

                    Rodagem hoje certamente nao é o mesmo de ha 20 anos.
                    é verdade que os limites estão cada vez menores em termos de "erro de manufactura". Mas no km 0 colocar no red line não será que isso vai trazer problemas de compressão (embora só mais para meio da vida útil do motor)??

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                      Acho que mesmo antes de ser montado o motor já sofre uma pré rodagem.
                      Sinceramente acho que isso é um mito urbano... mas alguém com conhecimento de causa (por exemplo, experiência em fábrica automóvel que se pronuncie). Claro que estamos a falar de carros normais, nada de Ferraris ou Lambos...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                        O Porto não é assim tão longe, carago
                        LOL
                        Depende onde começas...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                          Estou na "rodagem" de um diesel e os primeiros 300km foram cidade a ritmos normais sem esticoes , os 300km em AE a 130/140 e uns esticoes a 150.
                          Em rpm não passei as 2500
                          os primeiros 300 km feitos em cidade não é pouco útil para a rodagem da caixa? Haverá engrenagens que ainda não viram a luz do dia digo eu

                          Não há por aí eng. mecânicos ou simples bate-chapas que tragam algum conhecimento de causa?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                            Diria que até aos 1.000 km:

                            - Evitar regimes altos (acima de 3.500/4.000 rpms a gasolina e acima 2.500/3.000 a diesel)
                            - Não fazer acelerações bruscas (tudo progressivo e suave)
                            - Evitar velocidades estabilizadas (não usar CC)
                            - Evitar esforços grandes, como andar com o carro muito carregado ou rebocar alguma coisa
                            - Evitar percursos pequenos em que o carro não aquece completamente
                            - Evitar regimes muito baixos

                            Depois dos 1.000 km até aos 1.500/2.000 km

                            - Progressivamente puxar pelo carro, utilizando todas as rpms (ir ao corte de vez em quando) se não passámos das 4.000 até aqui começamos a levá-lo às 4.500/5.000 depois 5.500/6.000, etc.

                            A partir daqui conduzir normalmente
                            2000
                            2000 km para rodagem não será pouco? e por outro lado, ir ao corte /subir as rotações até lá acima com apenas 1.000 km não será cedo demais

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                              num carro novo, por norma nunca abuso do motor durante os 1ºs 1000km's, sempre na descontra, depois até perfazer 10.000km's ai sim já o posso esticar sem grandes problemas,

                              10.000 ou 1.000? Fazem 10.000 km para rodagem? Também não diria ser preciso tanto (ou foi um 0 a mais?).

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                                Diria que até aos 1.000 km:

                                - Evitar regimes altos (acima de 3.500/4.000 rpms a gasolina e acima 2.500/3.000 a diesel)
                                - Não fazer acelerações bruscas (tudo progressivo e suave)
                                - Evitar velocidades estabilizadas (não usar CC)
                                - Evitar esforços grandes, como andar com o carro muito carregado ou rebocar alguma coisa
                                - Evitar percursos pequenos em que o carro não aquece completamente
                                - Evitar regimes muito baixos

                                Depois dos 1.000 km até aos 1.500/2.000 km

                                - Progressivamente puxar pelo carro, utilizando todas as rpms (ir ao corte de vez em quando) se não passámos das 4.000 até aqui começamos a levá-lo às 4.500/5.000 depois 5.500/6.000, etc.

                                A partir daqui conduzir normalmente
                                Em relação a isto só altero o seguinte:

                                Regime máximo sigo a regra dos 2/3 do regime máximo. Se o regime máximo fôr 4500rpm não passo das 3000rpm.

                                Depois dos 1000kms exigo gradualmente mais ao motor, mas com a diferença que, seja nesta fase ou depois, ir ao corte só se for por distração.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Zarb Ver Post
                                  os primeiros 300 km feitos em cidade não é pouco útil para a rodagem da caixa? Haverá engrenagens que ainda não viram a luz do dia digo eu

                                  Não há por aí eng. mecânicos ou simples bate-chapas que tragam algum conhecimento de causa?
                                  É possível, infelizmente não houve alternativa

                                  Comentário


                                    #18
                                    fazer quilómteros em cidade nesta faze até é bom, porque obriga a contantes variações de regime.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Zarb Ver Post
                                      Puxar ou não pelo carro ainda na rodagem?

                                      Alguns entendidos, depois dos 1.000 km, convém puxar um pouco por ele. Entendendo-se como breves acelerações a maiores rotações, progressivamente. Agora uns segundos, amanhã 10 segundos, para a semana 30 seg, etc. Claro que não é ir em altas até ao Porto...

                                      Opiniões?

                                      A rodagem não é só motor mas todos os componentes do carro inclusive os travões que precisam de acamar.
                                      Principalmente bom senso e muitas regras do dia a dia que só se fazem no início quando novo têm mais impacto do que muitas outras coisas na longevidade do motor.
                                      Vai controlando níveis nestes primeiros tempos just in case, de resto é usufruir da máquina.
                                      Nada de andar em mudanças altas com rotações baixas, mais vale puxar mais um bocadinho que deixar o motor a "morrer"
                                      Na minha mais recente aquisição o vendedor só disse: não conduzas como um velho que isso dá má imagem à marca

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                        Nada de andar em mudanças altas com rotações baixas, mais vale puxar mais um bocadinho que deixar o motor a "morrer"
                                        Isto.

                                        Ora aqui está algo que não se deve fazer nunca, seja novo ou velho. Em especial fazer subidas em sub-rotação.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Zarb Ver Post
                                          é verdade que os limites estão cada vez menores em termos de "erro de manufactura". Mas no km 0 colocar no red line não será que isso vai trazer problemas de compressão (embora só mais para meio da vida útil do motor)??
                                          Zarb, o que dizes é pertinente, e por isso mesmo eu faco sempre rodagem de 1.000km mais ou menos. O meu carro atual a partir dos 500 km levou aceleradelas a fundo até as 4k (red line 7k) e a partis dos 700 km comecou a ir à red line. Simplesmente nao aguentei... mas era a minha intencao fazer 1000 km.

                                          Quanto a danificar algo, pensa o seguinte:

                                          - A ideia da rodagem é conformar os componentes gentilmente para que eles adquiram a forma ideal para uma utilizacao longa e eficiente.

                                          Como poderemos saber, se levando à red line com 0 km poderá danificar o motor, ou mesmo conformar os componentes de forma diferente? Nao é matematica simples; Eu diria que pode ter mas consequencias... tal como diria que pode nao ter mas consequencias... nao sei, depende.

                                          No entanto, e isto foi a resposta de um colega na Audi que me mostrou estes testes em motores que referi, "gostava que o meu carro tivesse um dos motores que passam nestes testes, esse tinha a certeza que está a 100%".

                                          Comentário


                                            #22
                                            Já há alguns estudos academicos nesta área, eu sou de eng mecânica e sigo um pouco. Até agora tudo indica que a rodagem nos carros de hoje em dia nao é necessária e eu até consigo entender a certo ponto, mas jogo com a regra dos 1.000 km de qualquer forma.

                                            Mais tambem nao faco, que nao compro carros pra andar a fazer rodagens...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Atendendo que existe um tópico com a temática e também participada pelo autor do tópico, talvez fosse mais indicar agregar tudo.


                                              http://forum.autohoje.com/boxes/1922...odagem-15.html

                                              Comentário


                                                #24
                                                Isso das rotações é verdade mas não deixa de ser intrigante constatar que as caixas automáticas o fazem. Ainda recentemente andei com um 1.0TSI DSG programada de tal forma no sentido dos baixos consumos que bastavam uns centímetros de andamento e já a fulana metia a 2ª.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  E concordam com a frase "um carro que anda sempre devagar fica mais preso" ?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Anualmix Ver Post
                                                    E concordam com a frase "um carro que anda sempre devagar fica mais preso" ?
                                                    concordo! não o sei explicar, mas concordo porque já passei por isso. Quando comprei o carro que tinha antes, que só andava em cidade, meti-o numa descida bem grande e a meio da descida bateu nos 160 (de ponteiro) e dali não andava mais. Passado uns tempos na minha mão, a fazer muito mais AE e EN do que fazia, ja batia nos 185 de ponteiro (a velocidade anunciada pelo fabricante eram 172). E não, não andava muito nos 180 (medo... ), por norma andava a volta dos 130~140 em AE, se pisasse mais era para despachar uma ultrapassagem e rapidamente voltava ao ritmo anterior.

                                                    vale o que vale, mas é esta a minha experiência

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Bioshock Ver Post
                                                      Ir ao corte de vez em quando? Para quê?
                                                      Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                      Soltar o Fangio que há em nós !!!
                                                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                      com a diferença que, seja nesta fase ou depois, ir ao corte só se for por distração.
                                                      O ir ao "corte" básicamente quer dizer que devemos exigir tudo o que o motor tem para dar, se ir ao corte significar andar a "moer" não faz sentido, mas num motor normal é importante nesta fase levá-lo com frequência à rpm de potência máxima e um bocado mais, é o "flor it" do video, que nos carros autos também se diz "kick down".

                                                      Mesmo que falemos de um condutor pacato, idealmente o carro deveria ter esta fase antes de passar à tal condução mais pacata.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                        Isto.

                                                        Ora aqui está algo que não se deve fazer nunca, seja novo ou velho. Em especial fazer subidas em sub-rotação.
                                                        "Nada de andar em mudanças altas com rotações baixas". Acho que as caixas auto modernas protegem os motores nesse aspeto!

                                                        Originalmente Colocado por Anualmix Ver Post
                                                        E concordam com a frase "um carro que anda sempre devagar fica mais preso" ?
                                                        Concordo.

                                                        Privei 6 anos com 2 carros iguais de proprietários diferentes.

                                                        Posso dizer que um 318tds que fazia mais nacional e auto estrada estava bem mais solto que um 318tds que só fazia basicamente caminhos curtos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Com um agradecimento ao Jose Manuel

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Sempre no corte!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X