Honda Jazz 1.2/1.4 i-Vtec vs Ford Fiesta 1.0 Ecoboost...outros?

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Título: Honda Jazz 1.2/1.4 i-Vtec vs Ford Fiesta 1.0 Ecoboost...outros?

  1. #1
    Piloto de Testes DV82's Avatar
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    Por Defeito Honda Jazz 1.2/1.4 i-Vtec vs Ford Fiesta 1.0 Ecoboost...outros?

    Colegas,

    Além de um segundo carro de cariz desportivo que procuro, como o tópico que abri para o efeito, posso vir a necessitar em breve de um citadino. Quero um carro com espaço qb dentro do segmento, mas ao mesmo tempo prático, económico e fiável (não será para comprar em Portugal). Uma viagem ou outra ocasional de uns 100/200km, mas 90% da utilização será diária, citadina.

    Posto isto, ando bastante inclinado para o Honda Jazz 1.2 i-Vtec. Motor pequeno, potência qb, seguramente económico, espaço para o tamanho, etc. Para onde o vou comprar, existem quase tanto ou mais na versão 1.4 i-Vtec. São 10cv de diferença, mais binário, o que se traduz em todas as vantagens conhecidas, mas seguramente mais guloso. Será que um se compensa ao outro assim tanto?

    Entretanto, por mais ou menos os mesmos valores e ano, tenho visto que poderia incluir um Fiesta Ecoboost 1.0 100cv nas opções. Que tal se comporta este motor? Sobre-alimentato, mais binário, seria esta a vossa opção? Em termos de manutenção, cuidados, será mais sensível que o nipónico?

    Finalmente, se se lembrarem de outro modelo que me esteja a escapar que fosse de considerar, por favor

    Obrigado.


  2. #2
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    Por Defeito

    Se puderes vai para o jazz 1.4
    Tal como na geração anterior (1.2 e 1.4 i-dsi) o motor é o mesmo com ligeiras alterações.

    Queres espaço, fiabilidade, consumos bons e material que aguenta muita porrada só pode ser o jazz.

    O motor do fiesta 3 cilindros turbo é fixe de conduzir mas na cidade não é assim tão poupado como glorificam por ai. E não é motor para durar como o i-vtec que ainda é daqueles á antiga.

    Tenho um jazz 1.2 que está agora com 329.000km e funciona igual como no dia em que o comprei, e só vai embora porque encomendei o novo á 3 semanas atrás.

    Abre a mala do fiesta e depois abre a do jazz, vais ver que no fiesta é só um porta luvas traseiro, enquanto a do jazz até envergonha alguns segmentos C.

  3. #3
    Piloto de Testes DV82's Avatar
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    Por Defeito

    Obrigado pela resposta.

    Tenho muito boa impressão do Jazz, mas queria ouvir algumas opiniões

    Achas que o 1.2 i-Vtec algo curto comparado com o 1.4? Não será depois demasiado penalizador nos consumos?

  4. #4
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por DV82 Ver Post
    Obrigado pela resposta.

    Tenho muito boa impressão do Jazz, mas queria ouvir algumas opiniões

    Achas que o 1.2 i-Vtec algo curto comparado com o 1.4? Não será depois demasiado penalizador nos consumos?

    Novo Kia Rio, pode ser uma opção.

  5. #5
    Piloto de Testes blakke's Avatar
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    Nem o 1.2 anda menos nem o 1.4 gasta mais. Tanto na primeira geração do jazz como na segunda não compreendo o porquê da honda lançar 2 motores iguais com alterações tão pequenas. No 2002 a 2008 havia o 1.2 i-dsi 78cv e 1.4 i-dsi 84 cv com uma diferença de preço irrelevante. Na segunda geração a diferença era no equipamento de série e nao nos 10cv a mais.

    Sinceramente escolhe aquele que te aparecerem melhor estado porque do 1.2 para o 1.4 é como te digo, nem o maior anda mais, nem o menor consome menos mas são os dois motores de guerra.


  6. #6
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    Por Defeito

    Vai pelo Jazz, provavelmente é o melhor carro desse estilo alguma vez feito, extremamente fiável e prático, o seu único mal é ser feio.

  7. #7
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    Por Defeito

    Se espaço for um requisito, o jazz deve ser a melhor proposta do segmento.

    Quanto ao resto, os consumos não deverão diferir muito do Jazz para o Fiesta, e o andamento também deve andar ela por ela.
    Na fiabilidade, à priori o Jazz deverá estar à frente, uma vez que o EB é mais "tecnológico" e jovem no mercado, o que evolve maiores riscos.
    Em termos de qualidade de construção e ruídos parasitas, o fiesta poderia ser melhor, já o jazz, nesta geração não conheço, mas sendo apanágio da Honda, e tendo cá em casa um da 1ªa geração que é autêntico chocalheiro, não tenho grandes expectativas no jazz.

  8. #8
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por blakke Ver Post
    Nem o 1.2 anda menos nem o 1.4 gasta mais. Tanto na primeira geração do jazz como na segunda não compreendo o porquê da honda lançar 2 motores iguais com alterações tão pequenas. No 2002 a 2008 havia o 1.2 i-dsi 78cv e 1.4 i-dsi 84 cv com uma diferença de preço irrelevante. Na segunda geração a diferença era no equipamento de série e nao nos 10cv a mais.

    Sinceramente escolhe aquele que te aparecerem melhor estado porque do 1.2 para o 1.4 é como te digo, nem o maior anda mais, nem o menor consome menos mas são os dois motores de guerra.
    Do que tenho visto, o 1.2 i-Vtec tem 90cv e o 1.4 i-Vtec 100cv, com mais uns pós de binário, ou vi mal? Isto na segunda geração, que esteticamente melhorou bastante face à primeira.

  9. #9
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por DV82 Ver Post
    Do que tenho visto, o 1.2 i-Vtec tem 90cv e o 1.4 i-Vtec 100cv, com mais uns pós de binário, ou vi mal? Isto na segunda geração, que esteticamente melhorou bastante face à primeira.
    As diferenças são muito pequenas, mas claro que o maior é sempre mais agradável de conduzir. O 1.2 tem 114nm e o 1.4 (que na verdade é 1.3) tem 127 nm. Neste caso acredita em mim, olha apenas para as difefenças de binário, porque os 10cv a mais ou a menos nunca os vais sentira não ser que troques sempre as mudanças ás 6000rpm.

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