Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Digam «adeus» aos Diesel. Os gasolina, híbridos e eletricos vão chegar em força...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Digam «adeus» aos Diesel. Os gasolina, híbridos e eletricos vão chegar em força...

    Texto tirado da Razão Automovel, Autor: Fernando Gomes

    A temática dos motores Diesel é um dos assuntos do momento. Normas ambientais cada vez mais apertadas e custos crescentes para as cumprir, colocam cada vez mais pressão neste tipo de motor. Os Diesel têm futuro? A resposta é não.

    O futuro dos Diesel está envolto numa nuvem negra – qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência. Não são as qualidades destas motorizações que estão em causa, mas sim a sua capacidade de cumprirem, no futuro, as normas ambientais a custos controlados.
    Declarações de Sergio Marchionne da FCA e de Håkan Samuelsson da Volvo, registadas a semana passada no Salão Genebra, dão importantes indicações nesse sentido.Marchionne, diretor executivo da FCA vai direto ao assunto:
    “Há muito poucas coisas que são certas neste mercado, exceptuando uma: os Diesel de pequena capacidade estão acabados. Penso que tudo o resto é jogo limpo, pelo que vamos experimentar.”
    Ainda recentemente aqui na Razão Automóvel reportávamos que o sucessor do Fiat 500 será híbrido. O que significa a reforma do pequeno motor 1.3 Multijet. Ou seja, não só o futuro Fiat 500, como também o sucessor do Fiat Panda, deverão abandonar as motorizações Diesel favorecendo sistemas semi-híbridos baseados nos novos sistemas de 48 volts.
    Marchionne continuou, justificando a principal razão por detrás desta viragem: “A questão não é sobre a tecnologia, mas sobre a capacidade do cliente para pagá-la”.Mas porque é que o custo da tecnologia Diesel subiu tanto?

    O porquê de os Diesel terem-se tornado tão caros reflete o ambiente regulatório vigente e futuro. O Dieselgate acabou por expor as lacunas dos testes de homologação e os níveis de NOx demasiado permissivos.Ainda que – verdade seja dita – nos bastidores da indústria automóvel já se soubesse que era uma questão de tempo até serem introduzidas as novas metas de emissões médias (95 g/km CO2), normas de emissões (Euro 6c) e testes de homologação (WLTP e RDE). ODieselgate apenas colocou pressão nas instâncias europeias para avançar para este novo quadro regulatório mais rapidamente.
    “Quanto aos motores Diesel, como já podemos verificar, hoje são raros os modelos no segmento A (citadinos) com este tipo de motorizações.”
    Do lado das marcas, as normas mais apertadas obrigam a avultados investimentos no desenvolvimento de tecnologias para controlar as emissões. Do lado dos consumidores traduz-se numa fatura mais alta no momento da aquisição do automóvel.No caso dos Diesel, os sistemas de tratamento dos gases de escape implicaram a adopção generalizada de filtro de partículas e, mais recentemente, sistemas SCR (selective catalytic reduction). Tudo isto para reduzir de forma expressiva as emissões NOx
    Previsivelmente, o custo dos motores Diesel face aos motor Otto (a gasolina) disparam em flecha. E o custo continuará a aumentar ao ponto de se tornar injustificável a escolha de um Diesel em detrimento de uma motorização a gasolina.Estes custos, quando aplicados a carros de segmentos mais baixos (citadinos e utilitários) implicam aumentos de preço incomportáveis para o consumidor. Outras alternativas têm de ser consideradas, e, como tal, a opção híbrida ganha relevância.De uma forma ou outra, a eletrificação parcial do automóvel será uma realidade comum na próxima década. O número de propostas micro-híbridas e semi-híbridas deverá crescer exponencialmente. Será a única forma de cumprir os 95 g/km de CO2 exigidos. Håkan Samuelsson, diretor executivo da Volvo, elaborou sobre este cenário em Genebra:

    “A Europa tinha legislação que permitia níveis elevados de NOx em motores Diesel, mas é seguro dizer que esses dias acabaram. Teremos de fazer motores Diesel com os mesmos níveis de NOx que um motor a gasolina e, apesar de ser possível de o fazer, vai ser mais caro, razão pela qual a longo prazo é uma coisa negativa.”A curto prazo, o CEO da Volvo concede que o Diesel será fundamental para atingir as 95 g/km CO2:
    […] até 2020 Diesel vai continuar a ter um papel muito importante. Após essa data, ostwin engine (híbrido) e todos os carros elétricos serão mais favoráveis em termos de custo, e quando os requisitos baixarem das 95 g/km, tenho praticamente certeza de que o motor Diesel não nos poderá ajudar.
    A Volvo prepara-se para introduzir no mercado o seu primeiro carro elétrico em 2019 e até 2025 todas as gamas da marca sueca deverão ter uma variante zero emissões.
    Quanto ao motores Diesel e como já podemos verificar, hoje são raros os modelos no segmento A (citadinos) com este tipo de motorizações. No segmento acima (utilitários) deverão começar a reduzir-se substancialmente, conforme forem apresentadas novas gerações de modelos. Por outro lado, deveremos assistir à profusão de propostas com diferentes níveis de hibridização.
    Não sabemos o que nos reserva o futuro, mas no que diz respeito aos motores Diesel não há dúvidas (pelo menos nos segmentos mais baixos): os Diesel têm mesmo os dias contados.

    #2
    Here we go again!

    Já leio "coisas" destas há uma série de anos e pelo menos na Europa o diesel continua rei e senhor, mesmo com um domínio menos avassalador do que já teve!

    PS: Não sei se vá buscar pipocas ou não, mesmo ponderando a troca de um diesel por um zagolina!

    Comentário


      #3
      1,2,3,4...5 xs......será que é desta?

      Comentário


        #4
        Rei e senhor... Onde? Depois acabar com menos avassalador... Então? O Diesel está claramente a perder o terreno o que confirma o que é dito até no teste que os Diesel... Vão ser história. Não será hoje, se calhar nem na próxima década, mas é uma questão de tempo.

        Já está tudo dito no texto mas com exigências apertadas em termos de poluição e cada vez mais caro fabricar um Diesel...

        Não esquecer, li salvo erro até foi aqui, que a Alemanha (berço do Boom do Diesel moderno), 51% dos carros já são a gasolina. Quer dizer alguma coisa.

        Comentário


          #5
          Há aqui alguém que vai ser crucificado vivo... os defensores incondicionais do diesel já ai vem

          Eu até até ajudo no slogan: "Diesel sempre, gasolina nunca mais"

          Pipocas precisa-se

          Comentário


            #6
            Lá terei de aderir tambem á moda dos híbridos e trocar o 3.0CRD por um Turbo S Hybrid

            Comentário


              #7
              Agora mais a sério, se é mais poluente que a gasolina, é lógico que acabe.
              Ainda por cima com custos de desenvolvimento e fabrico muito mais elevados.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                Agora mais a sério, se é mais poluente que a gasolina, é lógico que acabe.
                Ainda por cima com custos de desenvolvimento e fabrico muito mais elevados.
                Gasóleo + poluente que gasolina.
                Gasolina + poluente que eléctrico.

                Então porque Híbrido? Acabem mas é com os combustíveis fosseis e anda tudo a Tesla!

                Ou na gasolina os puristas não deixam tocar?

                A FCA e outras que não comecem nos hidrógeneos que acabam como acabou a Saab!

                Comentário


                  #9
                  Nem pensar, motores a gasolina queimam co2 e emitem o2 e flores de malva que é bom para fazer chá

                  Comentário


                    #10
                    não sei se será bem assim... quando ouço um amigo dizer que o audi 5 a gasolina dele gasta 10 litros a 150 e um diesel comparável anda pelos 6, não sei não..

                    Comentário


                      #11
                      NOX é bom para os pulmoes, muito recomendado para problemas respiratórios.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                        não sei se será bem assim... quando ouço um amigo dizer que o audi 5 a gasolina dele gasta 10 litros a 150 e um diesel comparável anda pelos 6, não sei não..
                        O que? 10 a 15 lts? Mas assim significa que um caro a gasolina polui muuuito mais que um carro a gasóleo.....não pode, sacrilégio

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                          não sei se será bem assim... quando ouço um amigo dizer que o audi 5 a gasolina dele gasta 10 litros a 150 e um diesel comparável anda pelos 6, não sei não..
                          A 150km/h a fazer 6... Adoro estas médias. Só os meus carros é que estão estragados. Quando fazia isso num simples 1.6 Diesel lá ia para os 7-7.5...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                            A 150km/h a fazer 6... Adoro estas médias. Só os meus carros é que estão estragados. Quando fazia isso num simples 1.6 Diesel lá ia para os 7-7.5...
                            Olha que não estou a inventar.. a 150 num diesel 2.1 é o que marca: 6 litros/100. Ok, pode ser que depois atestando e fazendo contas à mão meta mais alguma coisa.. mas 1 litro? Será tanto assim?

                            Bem, se estiveres curioso podemos tomar um cafezinho e experimentar na prática

                            Comentário


                              #15
                              Desde que os diesel, nos segmentos e marcas que eu gosto não acabem... por mim, podem vir os híbridos e eléctricos que vierem.

                              Desde que continue a ter opção pelo diesel/gasolina, sem ter de andar a carregar kg e kg de baterias, nada mais interessa .

                              Por essas e por outras que Lexus será uma marca que nunca entrará cá por casa...

                              Comentário


                                #16
                                eu estou como o outro, agora toda gente fala, quando lá chegarmos veremos se é mesmo assim como dizem(que os motores diesel tem dos dias contados)...

                                quando os motores diesel acabarem , nessa altura os carros já devem voar baixinho não acham???

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                  não sei se será bem assim... quando ouço um amigo dizer que o audi 5 a gasolina dele gasta 10 litros a 150 e um diesel comparável anda pelos 6, não sei não..
                                  Para quem gosta de andar a velocidades elevadas na AE, a gasolina nunca é opção. A não ser que tenha uma carteira bem recheada...

                                  E isto, independentemente do preço de diesel/gasolina. Mesmo que estivessem ao mesmo preço, valeria sempre a pena (ao menos para os km que faço, para o meu estilo de condução e para a média de anos que mantenho um carro).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                    Olha que não estou a inventar.. a 150 num diesel 2.1 é o que marca: 6 litros/100. Ok, pode ser que depois atestando e fazendo contas à mão meta mais alguma coisa.. mas 1 litro? Será tanto assim?

                                    Bem, se estiveres curioso podemos tomar um cafezinho e experimentar na prática
                                    É como digo, nunca consegui esses feitos, mesmo em motores mais pequenos.

                                    Mas também há que ter alguma perspectiva, leio muito que motores a gastar 8l é muito, um 2.0T com 200cv a gastar 10 é um bêbado... A média do meu 2.0 de 170 atmosférico faz 10 sem problemas, um 1.4 de 97cv a gastar 8, por isso acho é que um de 200cv actual consome pouco face a motores mais antigos e bem menos potentes.

                                    Do mesmo modo que um 1.9 TDI de 110cv de 97 já fazia médias de 5L sem problemas.

                                    Acho que deu para perceber o que quis dizer.


                                    Originalmente Colocado por Zarb Ver Post
                                    Desde que os diesel, nos segmentos e marcas que eu gosto não acabem... por mim, podem vir os híbridos e eléctricos que vierem.

                                    Desde que continue a ter opção pelo diesel/gasolina, sem ter de andar a carregar kg e kg de baterias, nada mais interessa .

                                    Por essas e por outras que Lexus será uma marca que nunca entrará cá por casa...
                                    Como está o restelo hoje?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                      eu estou como o outro, agora toda gente fala, quando lá chegarmos veremos se é mesmo assim como dizem(que os motores diesel tem dos dias contados)...

                                      quando os motores diesel acabarem , nessa altura os carros já devem voar baixinho não acham???
                                      Não... Já acabaram no segmento A, o ênfase das marcas é claramente melhor sistemas de 48V e mais aposta dos motores a gasolina. a Europa já está a perceber isso com quebra de venda de Diesel.

                                      Não ira acontecer nas próximas décadas, mas ignorar a realidade é ter palas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Hibridos? Depois da fantástica experiência que tive com um IMA cá em casa que se há coisa que não estou mesmo desejoso é de ter outro carrinho a baterias.

                                        E antes que me chamem nomes eu sei que não é a mesma coisa. Mas só quando eu vir a durabilidade/fiabilidade do que hoje anda por aí a ser vendido é que começo a ganhar mais confiança numa opção assim.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                          Não... Já acabaram no segmento A, o ênfase das marcas é claramente melhor sistemas de 48V e mais aposta dos motores a gasolina. a Europa já está a perceber isso com quebra de venda de Diesel.

                                          Não ira acontecer nas próximas décadas, mas ignorar a realidade é ter palas.
                                          verdade seja dita, nos segmentos A\B nunca achei muito sentido haver motores diesel, dado ao tipo de viaturas os motores a gasolina são melhores para o tipo de utilização que estes tem, já de um segmento C para cima ai sim justifica haver motorização diesel...

                                          sim não é algo que vá acontecer tão depressa como alguns querem fazer crer, mas daqui a algumas décadas acredito que sim possamos ver alternativas eléctricas aos motores de combustão, algo que pelo menos está a caminhar nesse sentido, só não tem já mais aderência pois não se adapta a qualquer tipo de utilização e dado a procura ser pouca os preços não são nada convidativos...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Duvido que daqui a 20 anos se fabriquem novos motores diesel.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DelSol Ver Post
                                              Hibridos? Depois da fantástica experiência que tive com um IMA cá em casa que se há coisa que não estou mesmo desejoso é de ter outro carrinho a baterias.

                                              E antes que me chamem nomes eu sei que não é a mesma coisa. Mas só quando eu vir a durabilidade/fiabilidade do que hoje anda por aí a ser vendido é que começo a ganhar mais confiança numa opção assim.
                                              também tive um Honda Híbrido, não me posso queixar foi impecável, mas lá está, chegou a uma altura que as baterias tinham de ser substituídas e o preço não me agradou nada, foi na altura que o despachei e já não voltei a comprar híbrido, pelo menos a curto prazo não, vou vendo o desenrolar da evolução dos eléctricos, e até lá mantém-se diesel e gasolina...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                                também tive um Honda Híbrido, não me posso queixar foi impecável, mas lá está, chegou a uma altura que as baterias tinham de ser substituídas e o preço não me agradou nada, foi na altura que o despachei e já não voltei a comprar híbrido, pelo menos a curto prazo não, vou vendo o desenrolar da evolução dos eléctricos, e até lá mantém-se diesel e gasolina...

                                                Ora nem mais. Um valor completamente absurdo pelas baterias também fez-me despachar o meu. Para mim é inconcebível comprar um carro, e que caso eu o queira manter vários anos, saber que mais à frente vai-me dar um gasto extremamente alto. Já não basta as questões mecânicas adjacentes a um carro e ainda contar com um gasto altíssimo...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Estão a falar de que valores e a quanto tempo após a compra?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Então e os híbridos diesel?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Jiggybear Ver Post
                                                      Estão a falar de que valores e a quanto tempo após a compra?
                                                      no meu caso 9 anos e meio depois da compra, 3000€ por um lote de baterias, só se eu estivesse louco...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Realmente é um valor absurdo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                          Então e os híbridos diesel?
                                                          híbridos a diesel penso que só em grandes cilindradas segmento D para cima, mas tens o sistema eléctrico e a tralha toda anti-poluição, não sei até que ponto justifica face aos hibridos a gasolina que ainda podemos instalar GPL...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O futuro é para gastarmos ainda mais.
                                                            Ou é elétrico e o aluguer mensal das baterias é exorbitante; ou é híbrido e passados 5/6 anos tem de levar umas baterias novas que valem tanto como o valor comercial do carro nessa altura. Portanto desengane-se quem pensa que vai ser tudo verdinho e cheio de passarinhos a piar. Quem vai gemer eu sei quem é...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X