Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acesso ao registo individual (de condutor) que consta da base nacional de sinistros

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Acesso ao registo individual (de condutor) que consta da base nacional de sinistros

    Saudações e os melhores cumprimentos.


    Tenho uma dúvida que se prende com Seguros e que tentarei explicitar da melhor forma possível, pedindo antecipadamente desculpa pela extensão do texto.

    Com importância para a história, refiro desde já que tenho carta de condução há cerca de 18 anos, conduzindo regularmente desde então (quase diariamente). No entanto, no que diz respeito a contratos de seguro em meu nome, apenas tive um contrato que vigorou pelo período de 2 anos (de 2000 a 2002). Desde então, sempre conduzi veículos que estavam segurados em nome de outras pessoas, sempre e até à data sem estar envolvido em qualquer acidente (apenas um ou outro muito pequeno toque sem qualquer importância).


    Ora, há alguns tempos atrás fiz algumas simulações online para contratar um seguro automóvel que pretendia contratar em meu nome. Numa delas, julgo que na Direct, fui contactado por um operador com o intuito de prestar mais algumas informações, o que fiz. Às tantas, o operador telefónico perguntou-me pela identificação das viaturas por mim conduzidas que estariam seguradas em nome de outras pessoas, ao que lhe respondi com a verdade, identificando-as pelas matrículas.
    Sucede que relativamente a uma dessas viaturas (com seguro em nome da minha mulher) havia uma participação de sinistro recente feita por ela, que teve a ver com um toque que lhe deram na parte dianteira da referida viatura, encontrando-se esta devidamente estacionada, tendo a pessoa que bateu abandonado o local, o que fez com que nunca conseguíssemos descobrir a identificação do sujeito(a) que bateu. Como o carro tinha seguro de danos próprios e o estrago ainda foi extenso (farol da frente, pintura e desempanagem do capô e painel lateral esquerdo, e substituição de pára choques), ela acabou por por accionar o seguro de danos próprios, que assumiu os danos, mas, claro está, agravando o prémio do seguro.


    Ora, voltando à simulação, quando indiquei ao operador telefónico que também conduzia a referida viatura, este começou logo a "levantar cabelo" e a subir o tom de voz (qual burgesso), indicando-me que em resultado dessa informação, o valor do prémio da proposta de seguro iria subir (e de que maneira), por haver uma participação de sinistro com culpa.
    De imediato declinei a proposta, informando o operador que nunca tinha tido qualquer acidente até á data e que, como tal, não poderia ser penalizado por algo que nunca fiz, o que o sujeito contrariou, dizendo que isso iria ficar para sempre no meu registo.


    A minha dúvida prende-se com o seguinte: como poderei ter acesso à base de dados dos sinistros onde conste o meu histórico individual como condutor para, deste modo, no caso de este operador burgesso ter lá colocado informação desfavorável que, sublinhe-se, não corresponde à verdade, pedir a rectificação e/ou eliminação da mesma, se necessário recorrendo à via judicial?

    Um abraço e cumprimentos a todos,

    #2
    Não podes. É confidencial. E o operador também não foi lá colocar nada porque não tem essa permissão porque não passa de um vendedor de um seguros.
    E outra coisa, se accionaste o seguro de DP, é mais que normal e correto que tenha lá a indicação de sinistro.
    Editado pela última vez por Cunhao; 29 March 2017, 09:37.

    Comentário


      #3
      Compreendo o que dizes relativamente ao facto de constar a indicação de sinistro na sequência do accionamento do seguro de danos próprios.

      A questão aqui prende-se com o seguinte: em resultado dessa indicação feita por alguém que nem sequer conheço (um vendedor, como tu próprio dizes) e sem qualquer tipo de culpa da minha parte, uma vez que nunca tive acidentes rodoviários (só pequenos toques), serei prejudicado em futuras propostas de contratação de seguros.

      Além disso, na minha opinião, a ser colocada a indicação de sinistro no meu registo, então deveria ao menos ser-me dada a oportunidade de esclarecer a situação.
      Acresce que não reconheço legitimidade ao operador telefónico para fazer constar essa indicação no meu registo. Quando muito, vamos discutir isso nas instâncias devidas (administrativa e judicialmente), isto é, se deverá essa indicação constar do meu registo, penalizando-me, ou não.

      Por outro lado, existindo uma base de dados com informações individuais e pessoais, o mais natural é que as pessoas visadas possam ter acesso à referida base de dados, por forma a verificar se aquilo que lá consta corresponde à verdade, ou não, e eventualmente pedir/exigir a alteração do conteúdo da mesma, retificando-o.

      De qualquer modo, estou-te grato pelo esclarecimento.

      Cumprimentos

      Comentário


        #4
        "Às tantas, o operador telefónico perguntou-me pela identificação das viaturas por mim conduzidas que estariam seguradas em nome de outras pessoas, ao que lhe respondi com a verdade, identificando-as pelas matrículas."

        Foste dar a matricula de um carro com historial e que nem sequer estava em teu nome nem foi contigo o "incidente", mas queres pagar pouco de seguro ou não?

        Por acaso conduzo vários carros regularmente e só tenho um em meu nome, mas nunca ninguém me perguntou se conduzia mais algum carro mas se perguntassem também não dizia quais eram...

        Comentário


          #5
          Que confusão e drama que para aí vai...

          Pelo que percebi tu não tens nenhum histórico de sinistro com culpa em teu nome, mas sim a tua mulher, tendo em conta que a participação (recente) de sinistro foi feito num seguro que estava em nome dela.
          O culpado foste tu que foste referir matriculas de carros com participações de sinistro, lógico que ao dizeres que também eras condutor dessas viaturas a companhia para se defender diz logo que vai haver agravante, porque não sabem se foste tu o causador do acidente.

          A próxima simulação que fizeres NÃO DEVES mencionar matriculas de outros carros que tenhas conduzido, fazes apenas um seguro novo com o teu histórico de 2 anos. Como é lógico isto não te beneficia muito mas é melhor que começar do zero.

          Sobre o histórico na base de dados, o operador não adicionou lá nada, nem podes consultar, nem pode ser alterada. Essa informação é adicionada pelas próprias seguradoras mediante a participação dos sinistros.
          É por este motivo que se deve ponderar bem antes de participar sinistros com culpa, tem de se analisar primeiro se compensa ou não, tendo em conta o valor envolvido.

          Comentário


            #6
            Eu acho que percebi o pq de ele mencionar o tal veículo e para mim tem lógica.
            Comigo acontece o mesmo. Tenho carta há 12 anos, 0 acidentes por minha culpa. E 0 dias com seguro em meu nome, porque o carro que sempre usei era do meu pai e ficou para mim e nunca se alterou o seguro (sim posso ter culpa na preguiça aqui).
            Entretanto como vou comprar carro vou chegar ao agente e dizer "olhe amigo, tenho 12 anos de carta, zero acidentes (só troca de vidro e reboque por ficar sem uma roda), mas não tenho nenhum seguro". Claro que vou ter de justificar isto da melhor maneira possível, que é dar a matrícula do carro. Penso que a situação é +- a mesma.

            Também percebo o agente, que pode sempre supor (na cabeça dele) que os estragos tenham sido causados por o condutor e usando a mulher e terceiros como desculpa. Mas era supor na sua cabeça, e adaptar a proposta à sua suposição, é o trabalho dele. A partir do momento em que sequer fizesse insinuações mandava-o dar uma volta ao bilhar grande e ia bater a outra seguradora.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por SuiSSaS Ver Post

              A próxima simulação que fizeres NÃO DEVES mencionar matriculas de outros carros que tenhas conduzido, fazes apenas um seguro novo com o teu histórico de 2 anos. Como é lógico isto não te beneficia muito mas é melhor que começar do zero.
              .
              Ai histórico de 2 anos... para a maior parte das companhias o histórico expira depois de 6 meses sem seguro. Ou seja, esses dois anos conta 0. O bónus depende de companhia para companhia, a Lusitânia dá logo 45% neste tipo de situações, enquanto a Liberty ou Fidelidade consideram 0%.

              Originalmente Colocado por fredericolopes Ver Post
              Eu acho que percebi o pq de ele mencionar o tal veículo e para mim tem lógica.
              Comigo acontece o mesmo. Tenho carta há 12 anos, 0 acidentes por minha culpa. E 0 dias com seguro em meu nome, porque o carro que sempre usei era do meu pai e ficou para mim e nunca se alterou o seguro (sim posso ter culpa na preguiça aqui).
              Entretanto como vou comprar carro vou chegar ao agente e dizer "olhe amigo, tenho 12 anos de carta, zero acidentes (só troca de vidro e reboque por ficar sem uma roda), mas não tenho nenhum seguro". Claro que vou ter de justificar isto da melhor maneira possível, que é dar a matrícula do carro. Penso que a situação é +- a mesma.

              Também percebo o agente, que pode sempre supor (na cabeça dele) que os estragos tenham sido causados por o condutor e usando a mulher e terceiros como desculpa. Mas era supor na sua cabeça, e adaptar a proposta à sua suposição, é o trabalho dele. A partir do momento em que sequer fizesse insinuações mandava-o dar uma volta ao bilhar grande e ia bater a outra seguradora.
              O trabalho do mediador está bem feito. Não é uma suposição. O mediador tem que se basear em factos que estão reportados na Segurnet. Neste caso nem se aplica porque a matricula que foi dada nem sequer é da pessoa que pediu a simulação, logo não deve considerar esse histórico, a menos que o condutor habitual da apólice/segurado fosse a mulher.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
                Ai histórico de 2 anos... para a maior parte das companhias o histórico expira depois de 6 meses sem seguro. Ou seja, esses dois anos conta 0.
                Se o histórico expira após 6 meses sem seguro não sei, nunca tive interrupção no meu.
                Sei que quando mudo de companhia eles têm em conta o meu histórico com mais de 10 anos, que por acaso não tem ocorrências e que só me beneficia e muito.

                Mas sendo assim isso não faz muito sentido, pode ser usado para limpar um histórico mau, se tiveres vários acidentes com culpa num curto espaço de tempo, basta ficar sem seguro 6 meses e passas a ser um condutor exemplar?

                Do que percebi pelo que o meu mediador disse, o histórico agora fica para sempre associado à pessoa, como se fosse um cadastro criminal.
                Antigamente é que não havia histórico como agora, sempre que mudavas de seguradora perdia-se o histórico, porque não havia uma base de dados geral.

                Comentário


                  #9
                  eu mudo de seguradora sempre que outra faz mais barato, o que vale é que de há uns anos para cá costuma ser no mesmo mediador. a rapariga era gira e tal, mas agora mudou-se para outro balcão deles. acho que vou começar a procurar noutros sítios.

                  quanto à tua dúvida, não tens que falar nada desse embate que te fizeram, nem sequer és tu quem tem o seguro!

                  Comentário


                    #10
                    Obrigado a todos pelas respostas.

                    De facto, reconheço que terei sido "anjinho" ao indicar ao operador que conduzia um carro relativamente ao qual havia uma participação recente de sinistro, embora, repito, não tenha sido culpa minha, nem tão pouco da minha mulher, pois alguém bateu no carro dela e abandonou o local sem nada dizer.

                    Por outro lado, fico mais descansado sabendo que, à partida, essa informação não será utilizada para me prejudicar no futuro.

                    De qualquer maneira, numa próxima simulação terei o cuidado de nada referir.

                    Por último, considerando o que foi dito relativamente à informação alusiva ao histórico do condutor e à utilização desta informação pelas companhias de seguros no momento da contratação, verifica-se que quando é para prejudicar o condutor, as seguradoras socorrem-se de todos os argumentos e mais alguns, sendo que na situação contrária, ou seja, quando é para beneficiar o condutor, pelo que foi dito em cima, só atendem ao histórico dos últimos 6 meses de seguro. Enfim...!

                    Obrigado e cumprimentos a todos.

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X