Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O carro do futuro não terá donos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O carro do futuro não terá donos

    Parece-me bastante interessante esta mudança de paradigma. https://ionline.sapo.pt/artigo/55695...cao=Dinheiro_i

    #2
    Car sharing é o futuro garantido. Bom artigo!

    Comentário


      #3
      Hummm, car sharing...

      Comentário


        #4
        Estes rapazes não sabem que há duas coisas que não se partilham: mulher e o carro

        Comentário


          #5
          O car sharing é óptimo, principalmente quando agarramos no volante e manete de velocidade (já não falo nos estofos) e nos pomos a pensar no que eventualmente alguém andou a fazer no carro antes de nós.

          Comentário


            #6
            Car sharing futuro garantido... lol

            Não para mim...
            E que saiba não conheço ninguem adepto dessa ideia... lol

            Comentário


              #7
              Estamos num forum Portugues...realidade Portuguesa...engraçado que estes tópicos morrem muito neste fórum.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                Car sharing é o futuro garantido. Bom artigo!
                Esperemos bem que sim

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                  O car sharing é óptimo, principalmente quando agarramos no volante e manete de velocidade (já não falo nos estofos) e nos pomos a pensar no que eventualmente alguém andou a fazer no carro antes de nós.
                  Não compras carros usados, portanto?

                  Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                  Car sharing futuro garantido... lol

                  Não para mim...
                  E que saiba não conheço ninguem adepto dessa ideia... lol
                  Tens de abrir os teus horizontes

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                    Não compras carros usados, portanto?

                    (...)
                    Uma coisa é comprar um carro usado que, a partir daquela data, é nosso e sabemos tudo o que lá acontece. Lava-se aquando da compra e está feito (não fiz isso em nenhum dos meus ).
                    Outra coisa é andar com um carro simplesmente não é de ninguém e, por isso, não fazes ideia do que poderão ter estado a fazer naqueles estofos uns minutos antes de o teres ido buscar. Agora multiplica isso pelo número de vezes que precisares de um carro por dia


                    De qualquer maneira, indo ao que realmente interessa, não sinto grande repugnância pelo conceito, desde que o preço não seja maior nem a disponibilidade do veículo seja menor do que aquela que a posse de um automóvel conferem.

                    Comentário


                      #11
                      Eu nao fico muito contente em pagar revisões de 700 euros. Essa parte e mudar pneus etc preferia car sharing :D.

                      O truque está no precisar no carro durante o dia. É exactamente esse o mal: ser normal precisarem de 1 carro para ir para o trabalho. Muitos precisam claro (vendedores etc).

                      Mas muita gente nao precisa. É isso que distingue Paises de GDP alto e GDP baixo. O pensamento que precisar de 1 carro no dia a dia é normal.

                      E sim vivi em Lisboa 1 ano sem carro :D
                      Editado pela última vez por Superfast; 06 April 2017, 00:24.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                        Uma coisa é comprar um carro usado que, a partir daquela data, é nosso e sabemos tudo o que lá acontece. Lava-se aquando da compra e está feito (não fiz isso em nenhum dos meus ).
                        Outra coisa é andar com um carro simplesmente não é de ninguém e, por isso, não fazes ideia do que poderão ter estado a fazer naqueles estofos uns minutos antes de o teres ido buscar. Agora multiplica isso pelo número de vezes que precisares de um carro por dia


                        De qualquer maneira, indo ao que realmente interessa, não sinto grande repugnância pelo conceito, desde que o preço não seja maior nem a disponibilidade do veículo seja menor do que aquela que a posse de um automóvel conferem.
                        A ideia disto é dar uma alternativa a quem mora nas cidades (cada vez mais gente) e não tem carro, mas precisa pontualmente por períodos curtos, onde o aluguer diário não compensa.
                        Editado pela última vez por ZylmhuinVII; 06 April 2017, 00:27.

                        Comentário


                          #13
                          Em Portugal ter carro é barato. As IPO sao ficticias, a mao de obra de amigos do alheio, é possivel estacionar em qualquer lado.

                          Agora em muitos Paises ou cidades tipo Zurique, Suecia, Noruega, o ter carro implica 1 factura anual pesada.

                          Comentário


                            #14
                            Superfast, confesso que às vezes fico sem perceber os teus comentários...

                            falas e criticas a malta que acha que precisa de um carro para ir trabalhar todos os dias, mesmo que ande apenas uma meia hora por dia (tendo em conta a elevada qualidade e preços acessíveis dos transportes públicos em Portugal ...), mas depois fartas-te de dizer que compraste um Corsa para andar no Porto, mesmo sendo para uso ocasional (fins-de-semana presumo)!

                            Eu diria que dás uma no cravo outra na ferradura

                            Comentário


                              #15
                              O Corsa é para a minha mãe. Não é para mim :D Eu é que vou a Portugal todos os 3 fins de semana. Isto de lavar WCs na Suiça dá guito :D

                              Um forum nunca da para conhecer as pessoas. O que muda 1 sociedade é ideais. Porque é que o car sharing funciona em Zurique? Porque o pessoal luta por isso.

                              Se toda a gente for como aqui no forum é impossivel adoptar car sharing. Car sharing implica deixar de ser egoista e pensar no ambiente. Isso é 1 ideal.

                              A mim sabe-me bem pegar no carro e ir trabalhar de carro mas depois penso na poluição que o GLA faz e vou de metro e aproveito para postar caralhadas neste forum. O dia corre-me muito melhor.

                              E nao percebo como é que muita gente nao pensa igual. E tao fixe ir no tram e ler os posts do forum. É 1 pouco diferente de todos os foruns automoveis que eu frequento o que nos faz de nos Portugueses muito peculiares no mundo.

                              Mas nao te preocupes que nao e so no forum. O tuga emigrante aqui em Zurique também e muito engraçado. Todos querem comprar um m4 ao fim de 12 meses..estao-se a borrifar p o car sharing.....ter carro proprio e potente faz crescer a dita cuja...:D

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                O Corsa é para a minha mãe. Não é para mim :D Eu é que vou a Portugal todos os 3 fins de semana. Isto de lavar WCs na Suiça dá guito :D

                                Um forum nunca da para conhecer as pessoas. O que muda 1 sociedade é ideais. Porque é que o car sharing funciona em Zurique? Porque o pessoal luta por isso.

                                Se toda a gente for como aqui no forum é impossivel adoptar car sharing. Car sharing implica deixar de ser egoista e pensar no ambiente. Isso é 1 ideal.

                                A mim sabe-me bem pegar no carro e ir trabalhar de carro mas depois penso na poluição que o GLA faz e vou de metro e aproveito para postar caralhadas neste forum. O dia corre-me muito melhor.

                                E nao percebo como é que muita gente nao pensa igual. E tao fixe ir no tram e ler os posts do forum. É 1 pouco diferente de todos os foruns automoveis que eu frequento o que nos faz de nos Portugueses muito peculiares no mundo.

                                Mas nao te preocupes que nao e so no forum. O tuga emigrante aqui em Zurique também e muito engraçado. Todos querem comprar um m4 ao fim de 12 meses..estao-se a borrifar p o car sharing.....ter carro proprio e potente faz crescer a dita cuja...:D
                                Como eu gostava ir de metro para o trabalho... pena que a estação mais próxima fique a mais de 60kms, mas de certeza que a culpa é minha

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                  Em Portugal ter carro é barato. As IPO sao ficticias, a mao de obra de amigos do alheio, é possivel estacionar em qualquer lado.

                                  Agora em muitos Paises ou cidades tipo Zurique, Suecia, Noruega, o ter carro implica 1 factura anual pesada.
                                  Diz antes quem em Portugal as pessoas têm a oportunidade de escolher se querem gastar muito ou pouco num carro, dependendo dos km que fazem é claro.
                                  Eu penso que é possível em Portugal ter um carro para pequenas deslocações para o trabalho, gastando +/- o mesmo que de transporte público, o problema é que são muitos raras as situações em que isto acontece, porque as pessoas preferem andar com carros melhores.

                                  mas isto significa que o mercado automóvel está bem? Não...
                                  Significa que na vasta maioria do território temos uma péssima rede de transportes públicos, cara, ou mesmo inexistente.
                                  Para teres uma ideia, eu vivo a 5/10 minutos de carro do centro do Porto (5km +/-), acontece que se tiver de me deslocar de transportes públicos (o mais barato) tenho de correr a uma empresa de autocarros privada (1 carreira ou mesmo 2) + STCP ou metro (ou mesmo os 2). De passe mensal de momento não sei ao certo, mas não sei se chegarão 75€ para tudo, e a somar a isto, no mínimo demoro 1h em transportes públicos quando posso fazer o percurso em 10 minutos.
                                  Nos últimos anos deslocava-me para cerca de 12km de casa, de carro são 10/15 min (20/25 com o trânsito normal de hora de ponta) de transporte público são 2 horas! com cerca de 2km a percorrer a pé. Estava bem lixado se não tivesse carro...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                    O Corsa é para a minha mãe. Não é para mim :D Eu é que vou a Portugal todos os 3 fins de semana. Isto de lavar WCs na Suiça dá guito :D

                                    Um forum nunca da para conhecer as pessoas. O que muda 1 sociedade é ideais. Porque é que o car sharing funciona em Zurique? Porque o pessoal luta por isso.

                                    Se toda a gente for como aqui no forum é impossivel adoptar car sharing. Car sharing implica deixar de ser egoista e pensar no ambiente. Isso é 1 ideal.

                                    A mim sabe-me bem pegar no carro e ir trabalhar de carro mas depois penso na poluição que o GLA faz e vou de metro e aproveito para postar caralhadas neste forum. O dia corre-me muito melhor.

                                    E nao percebo como é que muita gente nao pensa igual. E tao fixe ir no tram e ler os posts do forum. É 1 pouco diferente de todos os foruns automoveis que eu frequento o que nos faz de nos Portugueses muito peculiares no mundo.

                                    Mas nao te preocupes que nao e so no forum. O tuga emigrante aqui em Zurique também e muito engraçado. Todos querem comprar um m4 ao fim de 12 meses..estao-se a borrifar p o car sharing.....ter carro proprio e potente faz crescer a dita cuja...:D
                                    Atenção que eu concordo com o car sharing, e também acho que será o futuro nos países mais desenvolvidos do mundo.
                                    E também gostava de poder usufruir de uma boa rede de transportes colectivos, mas cá não há, e como é inviável fazer uma boa rede de um dia para o outro sem custos incomportáveis para o nosso país, é melhor continuarmos a ir para o trabalho cada um no seu carro mais ou menos poluente, afinal de contas temos a sorte de não sofrer muito com engarrafamentos (comparando com os países de 3º mundo é claro ) a parte de consultar o FAHO nas deslocações, será possível quando tivermos carros autónomos

                                    Infelizmente o nosso problema não é mentalidade, é sim um atraso secular de desenvolvimento do sector de transportes!
                                    Perdemos o comboio dos transportes colectivos (preferiram enterrar-nos a fazer auto-estradas...) que ainda estamos (e estaremos) a pagar a factura!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Há muitos factores. E o Porto ja tem metro. Antes de 2002 era mesmo complicado. Mas mesmo assim o metro demora imenso a chegar ao aeroporto e muitas zonas nao sao cobertas.

                                      Comparando com aqui (para dar exemplos concretos) tem a ver com legislação e fiscalização. Depois ha outros pormenores: O Porto é muito chuvoso o que torna usar o carro convidativo.

                                      Eu vivo aqui ha 6 anos e nao tenho guarda chuva. Ir a qualquer lado a pé (até 3 kms) é convidativo. Eu nao me estou a ver a fazer Foz - Areosa a pé À noite e aqui faço quase todas as semanas. O Clima é completamente diferente. Aqui convida bastante para andar a pé. Aqui há obcessao por hiking etc.

                                      Depois tudo foi feito para dar prioridade aos trams e autocarros enquanto no Porto e o contrario. Basta ver a recta Areosa - Travagem. Quantas filas eu passei la.

                                      Aqui se um carro tiver que fazer 1 kms as voltas para o autocarro ter o corredor livre durante uns 50 metros fazem-no. Para fazer 200 metros que fazes em 3 minutos a pe as vezes demora 30 minutos de automovel.

                                      Basicamente complicam a vida para quem tem carro. Todos os semaforos tem radar de vermelho, ha radares de 50 km/h de 500 em 500 metros. Em Portugal o povo revoltava-se todo se para fazer 1 recta de 200 metros tivesse que fazer voltas durante 20 minutos. Aqui complicam tanto que e melhor andar a pe.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Este Fórum qualquer dia muda o nome para Fórum TransportesPúblicosHoje.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O problema deste forum para mim é ter um Forum Geral (Sendo um forum automovel) e so se falar de pedidos de compra de carros. Parece a revista Maria.

                                          Eu pensava que um forum automovel era para discutir a industria automovel. Agora parece-se que so se pode discutir os automoveis que se pode comprar com 500/mes ou seja zero. Qualquer dia este forum torna-se economico: Como fazer 5000/mes. A resposta é facil. Ja o ex ministro deu ha uns anos atras: Emigrem c*ª*** :D

                                          Comentário


                                            #22
                                            Resumindo, pelo que dizes, a rede de transportes públicos em Portugal é péssima, mas a rede de transportes particulares funciona relativamente bem. Na Suiça, a rede de transportes públicos funciona bem, a de transportes privados é ridícula .
                                            Simples, cada um escolhe a que funciona melhor!

                                            Falando da rede de Metro do Porto, acho que está relativamente bem. Serve o centro da cidade e tem ligações chave a outros municípios. Se podia ser melhor? Podia...mas quem iria pagar uma ligação de metro da Boavista à Foz? Há estudos sobre isso, e que se revelaram ineficientes.
                                            Para bem dizer, a linha de metro só é rentável entre a Senhora da Hora e Campanhã, a partir daí o custo é sempre superior ao benefício.
                                            De acrescentar também que a maioria das deslocações no metro do Porto duram 2 estações, e a fatia maior de utilizadores é dos miúdos para irem para a escola.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Nugget Ver Post
                                              Este Fórum qualquer dia muda o nome para Fórum TransportesPúblicosHoje.
                                              Não vejo qual seja o problema...
                                              O tema dos transportes públicos/colectivos é crucial para o funcionamento da sociedade, seja ele bom ou mau, e nunca é demais aprender com quem tem outras experiências!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Resumiste bem, eu no Porto nao tenho medo de ir a lado nenhum de carro. Ou fica no meio da rua, ou em 2fila mas nunca ha problema. O problema em Zurique de ir de carro é ter de meter em parques porque não é possivel deixar em lado nenhum. A maioria dos sitios sao 30 minutos e a Policia aqui funciona melhor do que o pior cenario.

                                                Alem disso fazer 1 simples percurso de 500 metros e pesadelo. Os autocarros controlam os semaforos por isso podes imaginar :D

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                                  Resumiste bem, eu no Porto nao tenho medo de ir a lado nenhum de carro. Ou fica no meio da rua, ou em 2fila mas nunca ha problema. O problema em Zurique de ir de carro é ter de meter em parques porque não é possivel deixar em lado nenhum. A maioria dos sitios sao 30 minutos e a Policia aqui funciona melhor do que o pior cenario.

                                                  Alem disso fazer 1 simples percurso de 500 metros e pesadelo. Os autocarros controlam os semaforos por isso podes imaginar :D
                                                  eh pah...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                    Não vejo qual seja o problema...
                                                    O tema dos transportes públicos/colectivos é crucial para o funcionamento da sociedade, seja ele bom ou mau, e nunca é demais aprender com quem tem outras experiências!
                                                    Não há nenhum problema.

                                                    Eu até uso esporadicamente Car Sharing, mas sinceramente não me vejo a deixar de ter carro pessoal (que não tenho) para utilizar exclusivamente de transportes públicos ou Car Sharing.

                                                    Julgo que alguém que nutre algum tipo de paixão por automóveis terá o mesmo pensamento, mas corrijam-me se tiver errado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Nugget Ver Post
                                                      Não há nenhum problema.

                                                      Eu até uso esporadicamente Car Sharing, mas sinceramente não me vejo a deixar de ter carro pessoal (que não tenho) para utilizar exclusivamente de transportes públicos ou Car Sharing.

                                                      Julgo que alguém que nutre algum tipo de paixão por automóveis terá o mesmo pensamento, mas corrijam-me se tiver errado.
                                                      Concordo em parte...
                                                      De momento também não me revejo a deixar de ter pelo menos um carro próprio disponível em casa, mas no futuro não sei, muita coisa pode (vai) mudar!

                                                      Depois uma coisa é ter um veículo que não é mais do que um meio de transporte, outra é ter algo mais para divertimento.

                                                      Se por acaso passasse a ser mais vantajoso não ter carro próprio, mantendo a mesma qualidade de utilização, eu optaria por essa opção

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                        Concordo em parte...
                                                        De momento também não me revejo a deixar de ter pelo menos um carro próprio disponível em casa, mas no futuro não sei, muita coisa pode (vai) mudar!

                                                        Depois uma coisa é ter um veículo que não é mais do que um meio de transporte, outra é ter algo mais para divertimento.

                                                        Se por acaso passasse a ser mais vantajoso não ter carro próprio, mantendo a mesma qualidade de utilização, eu optaria por essa opção
                                                        Eu pessoalmente gosto de conduzir qualquer carro (vá, quase todos), tenha ele 90 ou 200 cvs, portanto não ter carro próprio mesmo havendo outras opções tão ou mais vantajosas (monetariamente falando) não seria opção.

                                                        Para mim o sentimento de posse é algo que me agrada bastante (seja isso bom ou mau) e no que toca a automóveis mais ainda.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já ouço falar disso há uns 20 anos e, até agora, nada...
                                                          Estes "visionários" desenterram uns tesourinhos de vez em quando para publicarem artigos "inovadores"...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nugget Ver Post
                                                            Este Fórum qualquer dia muda o nome para Fórum TransportesPúblicosHoje.
                                                            Este tópico deveria ser mudado para o offtopic e dar direito a penalização.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X