Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro elétrico - quanto tempo demora a carregar?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro elétrico - quanto tempo demora a carregar?

    A minha filha mais velha fez 18 anos e insiste no carro eléctrico, parece que é nova moda entre os adolescentes para alem das calças rasgadas nos joelhos

    O que poderei fazer para a dissuadir deste engano?

    Estive a ler vários artigos que falam da autonomia das baterias modernas, seja de carros electricos como de outros electrodomésticos. Fiquei ainda com mais duvidas em relação a comprar um carro deste género, que não e nada barato e que provavelmente daqui a 1 ou 2 anos me vai obrigar a gastar mais dinheiro na mudança de baterias.

    Já lhe falei por exemplo no tempo que um carro eléctrico tem de estar a carregar, pois não acho que ela tenha tempo nem paciência para estar à espera 8 ou mais horas, já estou a ver o cenário, vai pedir o carro ao pai pois o dela não tem "bateria".


    É que pensar que um carro tem de estar parado a carregar durante no mínimo 8 horas, de forma a não degradar a vida útil das baterias, para cumprir qualquer coisa como 80 ou 90 kms é uma ideia que me deixa de pé atrás, ainda por cima quando com qualquer combustível basta alguns minutos para ter o depósito cheio e pronto a fazer cerca de 1000 kms. O que significa perder não mais de 10 a 15 min/mês.


    Depois vem o problema das diferenças de autonomia de carro para carro, é que quanto mais autonomia oferecer um carro eléctrico maior terão de ser as suas baterias, mais caro será o carro mais cara será a sua substituição e mais tempo será necessário para carregar completamente, que é a única forma de não afectar muito a durabilidade das mesmas.

    Sei que muitas marcas automóveis preferem apostar em autonomias mais baixas, que cumpram necessidades do condutor citadino, assim reduzindo o tamanho das baterias, o custo do carro e o tempo de carregamento daquelas. Mas depois se for necessário fazer distâncias maiores e/ou sair da cidade há que recorrer ao carro normal, o que para a grande maioria das pessoas implica ter 2 carros.


    Uma coisa que tenho sublinhado é o facto de muitas marcas em vez de referirem o tempo de carregamento em condições normais, optarem por dar o tempo de carregamento rápido, durante o qual a bateria atinge até 80% da carga.
    Afinal, é muito melhor e vende muito mais dizer que em 20 ou 30 minutos, numa pausa do pequeno almoço ou do lanche, se consegue ter carga suficiente para voltar à estrada sem qualquer problema, do que referir as 8, 10 ou 12 horas consoante o tamanho e autonomia das baterias.


    Uma coisa muito importante que li e que acho que se deve ter em consideração é o facto de que o carregamento rápido não é a solução mais saudável para as baterias, pois optando por este compromete a longevidade das mesmas.
    Sendo pratico e realista e pelo que tenho observado, chego à conclusão de que esta é uma situação recurso comum, pois em cidade as distâncias a percorrer são menores e o recurso ao carregamento rápido varias vezes ao dia é o mais comum, o que afecta a duração das baterias e consequentemente o custo da viatura.

    Quando há necessidade de andar distâncias maiores entre cidades, uma viagem lisboa-algarve ou lisboa-porto não seria pratico e possível, pois aí não temos rede de abastecimento rápido, pois as mesmas só se encontram disponíveis em algumas estações e nas cidades. Mesmo que fosse possível o carregamento rápido o percurso seria assim ainda mais demorado e consequentemente mais caro, excluindo viagens de lazer, apenas no caso de viagens em trabalho.

    Outras questão que não é referida é o facto de não se poder deixar esgotar a carga das baterias de forma a não afectar a sua durabilidade, sendo aconselhado a chamar o reboque antes da carga acabar.

    #2
    Dá-lhe antes um Mini Cooper S. Pelo que se paga por um simples Leaf ou Zoe compras uma máquina dessas...

    Comentário


      #3
      O que poderei fazer para a dissuadir deste engano?
      Não estará a pensar de forma errada ?

      Nesse longo texto vejo por aí muita falta de informação da sua parte.

      1º já existe PCR em quase todas as estações de serviço das autoestradas, ou seja, já se consegue ir facilmente do porto ao Algarve.
      2º o carro electrico atual não é feito para substituir carros estradista mas sim carros citadinos
      3º qualquer carro passa cerca de 20h parados e são 20h que podem ser usadas para ser carregado, mesmo de forma lenta.
      4º uma pessoa com 18 anos não tem necessidade de fazer mais de 50km por dia, isso é quase garantido.

      Informe-se melhor sobre o assunto, acho que a sua filha está a no caminho certo, e se ela quer um eletrico é porque efetivamente está disposta em abdicar de certas regalias que os ICE tem (abastecimento rápido e fazer longas viagens) tudo o resto um eletrico é sempre melhor principalmente para uso de cidade, e sempre lhe pouca uns trocos em impostos e manutenções.

      resumo...a rapariga vai levar com um mini ou um classe A, haja dinheiro claro

      Comentário


        #4
        Penso que
        a carga de 8h, 10h é nas normais fichas de casa (igual à do telemovel ou Tv)
        os postos de carregamento no ikea, estações de serviço, ruas, são com mais potencia e por isso carregam em menos tempo.
        estas baterias já não tem efeito de memória, ou seja, sempre que puder é pôr a carregar !
        vai haver um grande incentivo em 2017/18 na renovação dos postos de abastecimento a nível nacional, mas vão deixar de ser grátis (é claro)

        um carro eléctrico não foi pensado para fazer viagens frequentes lisboa-porto, pois mesmo que tenha autonomia de 400kms teria de ir sempre a 80/90hm/h, senão a autonomia reduz para metade

        Comentário


          #5
          Billie, essencialmente TU não gostas de carros eléctricos e, como tal, só vês desvantagens. Como o dinheiro é teu, compra lá o Punto p/ a garota.

          Comentário


            #6
            Tens uma filha inteligente, e mais à frente que o pai.

            Comentário


              #7
              Engraçado como o texto do BillieJean reflete bem as diferenças geracionais.. ou seja, as convicções da geração anterior face à millenium!
              Só queria deixar a nota que a Alemanha irá proibir a venda de carros novos a combustão já em 2030.. e atenção que eles são dos últimos países dentro da UE, já que são uns dos principais produtores!
              É também de se referir que nos carros de segmento A (salvo erro), já nem há a diesel.. os próximos serão os do segmento B (clios, 208 e assim..) e os de segmento C (megenes, 308..)! Actualmente estamos na norma Euro 6.. deixa sair a Euro 7 e vão ver o que vai acontecer..

              Não fosse o custo do aluguer das baterias por mês, que é o caso da Renault/Nissan.. para uma grande maioria da população que usa o carro apenas para casa-trabalho-casa, seria uma óptima escolha, isto claro se tiver garagem em casa para o carregar à noite ou algum posto perto do estacionamento caso o carro durma na rua (que é o caso da maioria).

              Comentário


                #8
                Faço 50km por dia (25+25) e um eléctrico seria uma óptima opção para mim, não fosse o facto de serem caros para burro. Com 25 ou 30 mil € compra-se um carro a sério.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                  Faço 50km por dia (25+25) e um eléctrico seria uma óptima opção para mim, não fosse o facto de serem caros para burro. Com 25 ou 30 mil € compra-se um carro a sério.
                  Engraçado.

                  Com metade desse valor compras um EV usado com autonomia bastante para esses trajetos, mas cada um sabe de si.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por staticx Ver Post
                    tudo o resto um eletrico é sempre melhor
                    O que é esse tudo o resto?

                    Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
                    Não fosse o custo do aluguer das baterias por mês, que é o caso da Renault/Nissan.. para uma grande maioria da população que usa o carro apenas para casa-trabalho-casa, seria uma óptima escolha, isto claro se tiver garagem em casa para o carregar à noite ou algum posto perto do estacionamento caso o carro durma na rua (que é o caso da maioria).
                    A maioria da população que faz casa / trabalho gasta menos por mês em combustível do que pagaria de aluguer das baterias.

                    Espero que o meu próximo carro já não seja exclusivamente de CI, mas honestamente ainda não vejo num futuro próximo um EV que me vá servir como eu preciso que um carro me sirva. E gostava mesmo de estar redondamente enganado!

                    Comentário


                      #11
                      Eu tive como carro de serviço um Citroen C0.

                      Epá, esquece lá isso e tenta demovê-la

                      Tinha de andar com o rádio desligado, AC desligado e devagar, só andava em cidade, levava umas 4/5 horas a carregar em tomada normal para ganhar mais 30 km de autonomia,

                      Comentário


                        #12
                        é assim a tens de fazer ver a tua filha os prós e contras de ter um eléctrico, e ela tem de pensar raciocinar face ao a futura utilização, para já ela pode estar a ver bem a coisa, mas a realidade é que um carro eléctrico ainda tem muitos snão's e não se aplica a todos os tipos de utilização, dado hás suas limitações de autonomia e tempos de carregamento, logo tens de a saber levar e ter essas coisas em perspectiva, se não é uma compra em vão que ela a curto prazo se vai arrepender...

                        tem 18 anos ainda tem muito que aprender, achou piada aos eléctricos e pronto, o pior é o resto que provavelmente ela ainda nem equacionou...

                        Comentário


                          #13
                          Responde a estas questões:

                          Tens garagem com acesso a tomada?
                          O carro vai fazer mais de 100 km por dia?
                          O carro vai ser necessario para fazer viagens longas?


                          Se as respostas são: sim, não e não, um carro eletrico serve perfeitamente. O unico senão é o preço.

                          Basicamente o carro carrega durante a noite e ela sai sempre de casa com "deposito cheio".

                          Não tens de mudar a bateria ao fim de 2 anos, até porque nesse caso seria ao abrigo da garantia. O que acontece é perderem autonomia e eventualmente poderás querer voltar a ter a autonomia inicial.

                          Mas imagina que compras um carro com 300 km de autonomia. É possivel que daqui a 10 anos já só tenha 150-200 km de autonomia. Se isso já não for suficiente para o uso diário da tua filha, aí poderás querer comprar uma bateria nova. Mas nessa altura também já será bastante mais barata.

                          O carregamento rapido não degrada assim tanto as baterias. Hoje em dia até já têm gestão de temperatura.

                          Onde é que te andaste a (des)informar?
                          Editado pela última vez por rppm; 06 April 2017, 20:19.

                          Comentário


                            #14
                            Para a filha até passa....agora, um ser humano que mija de pé comprar um carro elétrico...quando fazia os testes metia o X do sexo no feminino, não há outra explicação.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por francisco28 Ver Post
                              Para a filha até passa....agora, um ser humano que mija de pé comprar um carro elétrico...quando fazia os testes metia o X do sexo no feminino, não há outra explicação.
                              Então como vais fazer daqui a uns anos quando comprar um carro eletrico for a unica opção economicamente sustentavel para o comum dos mortais? Mudas de sexo?

                              É melhor ires juntando dinheiro para poderes comprar os poucos ICE que vai haver à venda, ou então é melhor poupares aquele que tens. Mas convém não ser um diesel pós 2010. ;)

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                Dá-lhe antes um Mini Cooper S. Pelo que se paga por um simples Leaf ou Zoe compras uma máquina dessas...
                                Também acho que fica muito bem a uma rapariga.
                                Eu bem tento convence-la, pois prefiro esse ou um mx-5 por exemplo, mas também sou realista, não vou comprar um carro para depois ficar na garagem, pois por melhor que ache o cooper s não me estou a ver a andar num

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                  Billie, essencialmente TU não gostas de carros eléctricos e, como tal, só vês desvantagens. Como o dinheiro é teu, compra lá o Punto p/ a garota.
                                  Não gosto, não são para mim e se poder nunca terei nenhum

                                  Mas eu sou eu, e ela, como foi dito, muito por força da influência das amigas, que conta muito na idade dela, nesse aspecto é diferente de mim e se ela não quiser um carro a sério, olha tenho que aceitar a preferência dela e comprar-lhe uma batedeira

                                  Mas até lá vai haver luta

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                    Tens uma filha inteligente, e mais à frente que o pai.

                                    O que tu queres é mais um para a tua equipa

                                    Já ligaste o frigorífico à tomada?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
                                      Não gosto, não são para mim e se poder nunca terei nenhum
                                      Devias guardar este comentario para leres daqui a 10 ou 15 anos.


                                      Já aogra. Alguma vez conduziste um eletrico?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
                                        O que tu queres é mais um para a tua equipa

                                        Já ligaste o frigorífico à tomada?
                                        Infelizmente não tenho nenhum carro de ligar à tomada.

                                        Olha que um BMW i3 também fica muito bem a uma rapariga.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pseudo tópicos para trolar....

                                          Comentário


                                            #22
                                            Caro BilliJean

                                            Não leve a mal mas depois de ler o seu comentário : "... que provavelmente daqui a 1 ou 2 anos me vai obrigar a gastar mais dinheiro na mudança de baterias. "

                                            acho que não deve estar minimamente informado e aconselho a ler este forum :

                                            https://www.nissanleafpt.com/index.php


                                            Não sei se já teve conhecimento do mesmo, se não têm fica aqui a ajuda.

                                            Apesar do título relacionar-se com o leaf irá encontrar informações sobre outros modelos, aproveite e coloque lá as suas questões que eles gostam muito de ajudar.

                                            Eu pessoalmente não comprei ainda um eléctrico porque simplesmente não tenho garagem para o colocar a carregar.


                                            Boa Sorte na escolha do carro seja qual for

                                            Comentário


                                              #23
                                              Alugas-lhe um i3 durante um fim de semana para ela testar.
                                              Se ficar apeada pode ser que mude de ideias.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Este é aquele momento em que descobres que falhaste como pai

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  viva , á aqui uma grande falta de informação, em relação aos eléctricos

                                                  e porque não pedir um test drive de dois dias num leaf, soul,ionic ou zoe??
                                                  ficará tão admirado como eu fiquei , depois tive de comprar um que era para terceiro carro , mas passou a ser o principal.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Carro electrico sim mas para quem tem espaço em casa e mais outro carro , é daquelas coisas que parece economico mas não .

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
                                                      A minha filha mais velha fez 18 anos e insiste no carro eléctrico, parece que é nova moda entre os adolescentes para alem das calças rasgadas nos joelhos

                                                      O que poderei fazer para a dissuadir deste engano?

                                                      Estive a ler vários artigos que falam da autonomia das baterias modernas, seja de carros electricos como de outros electrodomésticos. Fiquei ainda com mais duvidas em relação a comprar um carro deste género, que não e nada barato e que provavelmente daqui a 1 ou 2 anos me vai obrigar a gastar mais dinheiro na mudança de baterias.

                                                      Já lhe falei por exemplo no tempo que um carro eléctrico tem de estar a carregar, pois não acho que ela tenha tempo nem paciência para estar à espera 8 ou mais horas, já estou a ver o cenário, vai pedir o carro ao pai pois o dela não tem "bateria".


                                                      É que pensar que um carro tem de estar parado a carregar durante no mínimo 8 horas, de forma a não degradar a vida útil das baterias, para cumprir qualquer coisa como 80 ou 90 kms é uma ideia que me deixa de pé atrás, ainda por cima quando com qualquer combustível basta alguns minutos para ter o depósito cheio e pronto a fazer cerca de 1000 kms. O que significa perder não mais de 10 a 15 min/mês.


                                                      Depois vem o problema das diferenças de autonomia de carro para carro, é que quanto mais autonomia oferecer um carro eléctrico maior terão de ser as suas baterias, mais caro será o carro mais cara será a sua substituição e mais tempo será necessário para carregar completamente, que é a única forma de não afectar muito a durabilidade das mesmas.

                                                      Sei que muitas marcas automóveis preferem apostar em autonomias mais baixas, que cumpram necessidades do condutor citadino, assim reduzindo o tamanho das baterias, o custo do carro e o tempo de carregamento daquelas. Mas depois se for necessário fazer distâncias maiores e/ou sair da cidade há que recorrer ao carro normal, o que para a grande maioria das pessoas implica ter 2 carros.


                                                      Uma coisa que tenho sublinhado é o facto de muitas marcas em vez de referirem o tempo de carregamento em condições normais, optarem por dar o tempo de carregamento rápido, durante o qual a bateria atinge até 80% da carga.
                                                      Afinal, é muito melhor e vende muito mais dizer que em 20 ou 30 minutos, numa pausa do pequeno almoço ou do lanche, se consegue ter carga suficiente para voltar à estrada sem qualquer problema, do que referir as 8, 10 ou 12 horas consoante o tamanho e autonomia das baterias.


                                                      Uma coisa muito importante que li e que acho que se deve ter em consideração é o facto de que o carregamento rápido não é a solução mais saudável para as baterias, pois optando por este compromete a longevidade das mesmas.
                                                      Sendo pratico e realista e pelo que tenho observado, chego à conclusão de que esta é uma situação recurso comum, pois em cidade as distâncias a percorrer são menores e o recurso ao carregamento rápido varias vezes ao dia é o mais comum, o que afecta a duração das baterias e consequentemente o custo da viatura.

                                                      Quando há necessidade de andar distâncias maiores entre cidades, uma viagem lisboa-algarve ou lisboa-porto não seria pratico e possível, pois aí não temos rede de abastecimento rápido, pois as mesmas só se encontram disponíveis em algumas estações e nas cidades. Mesmo que fosse possível o carregamento rápido o percurso seria assim ainda mais demorado e consequentemente mais caro, excluindo viagens de lazer, apenas no caso de viagens em trabalho.

                                                      Outras questão que não é referida é o facto de não se poder deixar esgotar a carga das baterias de forma a não afectar a sua durabilidade, sendo aconselhado a chamar o reboque antes da carga acabar.

                                                      garantias de 8 a 10 anos nas baterias
                                                      carrega em 8 horas em casa. carregadores de cidade 4-5 horas . carregadores rápidos de AE 15-20 minutos
                                                      nos carros actuais a carga rápida nao danifica a bateria, pois a mesma é arrefecida por ac
                                                      actualmente pode sair de Guimarães ate ao Algarve em carro eléctrico há carregadores rápidos em toda a viagem
                                                      pode deixar acabar a bateria e carregar parcialmente as vezes que quiser que não afecta a mesma
                                                      actualmente a maior parte dos eléctricos vem com as baterias incluídas


                                                      vantagens
                                                      isento de selo
                                                      isento de contribuição autonoma para empresas
                                                      dedução do iva para empresas
                                                      incentivo de 2250 euros do estado
                                                      não paga estacionamento nas cidades
                                                      revisões de 30 euros
                                                      actualmente autonomias de 200 a 400 kms
                                                      garantias totais na casa dos 7 anos
                                                      qualidade e silencio a bordo
                                                      rapidez de arranque 0-100
                                                      combustível grátis por enquanto,
                                                      custo de 1,50euro /100km carregar em casa

                                                      desvantagens
                                                      necessidade de fazer viagem longa rapidamente (tipo Lisboa- porto em menos de 2 horas e meia)
                                                      velocidades de AE acima de 140 kms/h reduz muito a autonomia
                                                      provavelmente grande desvalorização a 5-8 anos
                                                      dificuldade para quem não tem garagem/parque para carregar o carro durante a noite.
                                                      quem viaja frequentemente para o interior português

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        tens aí um bico de obra, é que com 18 anos já é maior de idade

                                                        Só te safas se fores tu a pagar o carro!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por orion Ver Post
                                                          Alugas-lhe um i3 durante um fim de semana para ela testar.
                                                          Se ficar apeada pode ser que mude de ideias.
                                                          O problema é que depois de experimentar o pai também vai querer um eletrico.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
                                                            Também acho que fica muito bem a uma rapariga.
                                                            Eu bem tento convence-la, pois prefiro esse ou um mx-5 por exemplo, mas também sou realista, não vou comprar um carro para depois ficar na garagem, pois por melhor que ache o cooper s não me estou a ver a andar num
                                                            Tu estás lá! Ainda por semana passei por uma jovem num MX-5 num cinza muito escuro, discreto mas elegante e a senhora mandava pinta

                                                            Se ela não o quiser, eu arranjo espaço para guardar o Mazda por aqui

                                                            Ah, diz-lhe que se quiser ir de férias com os amigos para Lisboa ou o Algarve (pela tua localização deduzo que sejas da zona de Aveiro ou lá perto) que tem de esperar uma série de vezes durante horas que isso passa-lhe

                                                            Posto isto, e já que estamos numa de pilhas, também estou receptivo a um Golf GTE.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X