Carro matrícula portuguesa no Reino Unido

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Título: Carro matrícula portuguesa no Reino Unido

  1. #1
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    Por Defeito Carro matrícula portuguesa no Reino Unido

    Muito bom dia,

    Antes de mais como sou novo aqui gostava de me apresentar. Sou o Patrick, 27 anos. Nascido na Holanda, criado em Portugal e correntemente a viver em Londres.

    Então é o seguinte. Estou em Londres vai fazer 2 meses e já adquiri um carro aqui. O problema mesmo é o absurdo que uma pessoa paga de seguro, cerca de 2000£ ao ano.
    O que eu gostaria de saber é se é possível conduzir um carro com matrícula portuguesa aqui? Já ouvi dizer que sim, por um período de 6 meses mas eu já estou a trocar a minha carta para a inglesa, e gostava de saber se não há problema de conduzir um carro de mat portuguesa com carta de condução inglesa em Inglaterra.


    Cumprimentos


  2. #2
    Piloto de Testes blakke's Avatar
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    Por Defeito

    Não, não é possível legalmente. Tens um período de 6 meses para legalizares o carro para o país onde vais residir, ainda assim não creio que te aborreçam com isso. Mas há outras desvantagens:

    - Ilegal ao fim de 6 meses
    - Volante á esquerda (perigoso para ultrapassar e para a visibilidade)
    - Tens de vir a Portugal todos os anos fazer a IPO
    - O teu seguro pode não cobrir certos acidentes ou danos fora de Portugal. O seguro (a maior parte) cobre saidas do país, mas não é valido para residir permanentemente.

    - Mesmo que faças a IPO aí no UK e ninguem te aborreça aí, em Portugal o teu carro estará para todos os efeitos sem ipo, e és multado assim que entrares com ele em Portugal se não tiveres a IPO portuguesa válida.

    E depois há outras chatisses secundárias que é por exemplo no seguro de quebra isolada de vidros com seguro Português, teres de preencher toneladas de papeis, contactar uma agencia do teu seguro, e enviar mails com documentos e fotos para conseguires por exemplo fazer uma reparação ou uma troca de para-brisas numa Carglass por exemplo. Coisa que com as ondas de racismo que andam por aí vais precisar num carro com matrícula Portuguesa

  3. #3
    Piloto de Provas de Perícia Grenadier's Avatar
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    Por Defeito

    Quanto à IPO, tenho algumas reticências em relação ao que dizes.

    Sei que, por exemplo, IPO feita em França ou Espanha é válida em Portugal.

  4. #4
    Piloto de Troféu carbookk's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Grenadier Ver Post
    Quanto à IPO, tenho algumas reticências em relação ao que dizes.

    Sei que, por exemplo, IPO feita em França ou Espanha é válida em Portugal.
    em Inglaterra as leis são totalmente diferentes, em relação a carros de matricula estrageira, não tem nada haver com os restantes paises, resumidamente o Blakke já deu a entender os problemas, logo ele nem pense nisso, quer carro se já tem um lá, o seguro é caro, é como tudo, tem de sugeitar...

    tenho lá familiares e todos tem lá carros comprados e impostos de lá, não levaram carros de cá para lá, não compensa...

  5. #5
    Piloto de Testes blakke's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Grenadier Ver Post
    Quanto à IPO, tenho algumas reticências em relação ao que dizes.

    Sei que, por exemplo, IPO feita em França ou Espanha é válida em Portugal.
    Nada disso. A IPO pode ser feita em França para efeitos de legalização da viatura estrangeira em França.
    Eles fazem-te a IPO Francesa, mas para a tua seguradora ou para circular em Portugal isso serve para... Nada!

    Resumindo mais uma vez, não podes fazer IPO válida fora de Portugal, e não podes circular mais de 180 dias com o carro no estrangeiro sem vir a Portugal. Embora seja difícil controlar isso e possas sempre dizer que trouxeste o carro á 15 dias.


  6. #6
    Piloto de Provas de Perícia Grenadier's Avatar
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    Por Defeito

    Está aqui um imbroglio jeitoso:


    Citação Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
    http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/...12:0028:PT:PDF

    Artigo 3. o
    1. Os Estados-Membros tomam as medidas que considerarem necessárias para que se possa provar que o veículo foi aprovado num controlo técnico respeitando, pelo menos, o disposto na presente directiva. Essas medidas são comunicadas aos outros Estados-Membros e à Comissão. 2. Cada Estado-Membro reconhece a prova emitida noutro Estado-Membro, segundo a qual um veículo a motor, matriculado no território deste último, bem como o seu reboque ou semi-reboque, foram aprovados num controlo técnico que respeite, pelo menos, as disposições da presente directiva, como se ele próprio tivesse emitido essa prova. 3. Os Estados-Membros aplicam os procedimentos adequados para garantir, na medida do possível, que o comportamento funcional da travagem dos veículos registados nos respectivos territórios preenche os requisitos da presente directiva.


    Um carro estrangeiro que circule cá legalmente , sem ser importação , pode cá fazer a IPO, se depois no país de origem a reconhecem e se é válida até ao terminus da data aposta na nossa ficha, isso já não sei.
    Citação Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post








    Eu leio e interpreto assim:

    Cada Estado-Membro(1º) reconhece a prova emitida noutro Estado-Membro(2º), segundo a qual um veículo a motor, matriculado no território deste último(2º), bem como o seu reboque ou semi-reboque, foram aprovados num controlo técnico que respeite, pelo menos, as disposições da presente directiva, como se ele próprio(1º) tivesse emitido essa prova.

    Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    O que isso quer dizer é que o Estado membro está obrigado a reconhecer a IPO feita noutro Estado membro, apenas e só.



    Portanto, aparentemente, segundo a Lei, dentro da UE, independentemente do país de origem do veículo e do país onde é feita a IPO, deve ser reconhecido e aceite.

    Teoricamente.

  7. #7
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    Por Defeito

    Atenção que um seguro português cobre viagens de curta duração ao estrangeiro, mas não a permanência contínua.

    Em caso de acidente, se topam a situação vão recusar-se a pagar.

  8. #8
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Grenadier Ver Post
    Está aqui um imbroglio jeitoso:










    Portanto, aparentemente, segundo a Lei, dentro da UE, independentemente do país de origem do veículo e do país onde é feita a IPO, deve ser reconhecido e aceite.

    Teoricamente.
    essa inspecção serve apenas para situações muito particulares. Na prática, é válida pelo tempo estritamente necessário para voltares ao país de origem depois de acabares o "serviço" nesse país (férias, residência temporária, etc). é um pouco ambiguo mas quem se estica é apanhado e entalado.
    Ou seja, apesar de ser válida em Portugal, se fores apanhado com um certificado inglês ou espanhol em Portugal, não és multado mas és convidado a fazer nova IPO em Portugal e a apresenta-la no sitio do costume.

    A única forma de dar a volta à obrigação de mudar a carta e matricula e seguro para inglaterra para quem fica lá mais de 6 meses é com contrato de trabalho com termo fixo, ou duração dum curso.
    Apresentando provas que só lá estás temporariamente, apesar de serem 8 meses ou 2 anos, deixas de estar obrigado a mudar a carta e matricula e seguro, no entanto são poucas as seguradoras portuguesas que cobrem essas situações e os seguros são caros. Nesse caso, fazes a IPO lá todos os anos sem qualquer problema. Esse estatuto pode ser prolongado em circunstâncias especiais por muito pouco tempo.

    Isto é válido, mais pormenor menos pormenor, em todos os paises da ue para todos os cidadãos da ue.

    No teu caso particular, se já estás no processo de mudar a carta, game over. Esquece os "truques".

    Se pagas £2000 pelo seguro, ou escolheste mal o carro, ou tens carta há poucos anos!
    se tiveres carta portuguesa, assumem sempre 0 anos de carta mesmo que tenhas carta há 200 anos com 0 acidentes. Com carta inglesa, convertida a partir da portuguesa tirada quando tinhas 18 anos, assumem 9 anos de carta. Faz uma diferença gigante no preço.
    Morar mesmo em londres também pesa muito.

  9. #9
    Pedestre
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    Por Defeito

    Antes de mais gostaria de agradecer a todos os concelhos que me foram prestados. Foram bastante uteis.

    No que toca ao preço e por ser o primeiro seguro aqui mas assim que tiver a carta daqui vou tentar fazer um mais baratinho.


    Um bem haja a todos

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