Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Afinal de contas... Quem é que usa os motores de quem?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Comparativo] Afinal de contas... Quem é que usa os motores de quem?

    FONTE: http://www.razaoautomovel.com

    Alfa Romeo

    A conhecida marca italiana recorre, naturalmente, a motores oriundos do Grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles). Além destes recorre também a motores oriundos da Ferrari – que já não pertence ao Grupo FCA (apesar de estar na mesma “família”).

    O Giulia e o Stelvio, na versão Quadrifoglio, recorrem a um motor de origem Ferrari. Nas restantes versões reinam os motores FCA.

    No passado houve Alfas com motores americanos. O Alfa Romeo 159 recorria a motores a gasolina da General Motors – 2.2 e 3.2 V6 -, ainda que substancialmente modificados.

    Aston Martin

    Em 2016 a Aston Martin firmou um acordo com a Mercedes-AMG para a cedência de tecnologia (sistemas electrónicos) e motores V8.

    Os motores V12 continuam a ser 100% Aston Martin, mas as motorizações V8 passarão a ter a base do motor Mercedes-AMG M178 4.0.

    Audi

    A Audi recorre a motores do Grupo Volkswagen.

    Os motores mais pequenos são transversais à SEAT, Volkswagen e Skoda. Os motores maiores são partilhados com a Porsche, Bentley e Lamborghini.

    Bentley

    Exceptuando o Mulsanne, que recorre ao histórico motor 6.75 V8 que já conta com 60 anos no ativo (isso mesmo, 60 anos!), os restantes modelos da Bentley recorrem a motores oriundos do Grupo Volkswagen.

    Segundo o gigante alemão a Bentley será a marca responsável pelo desenvolvimento do novo bloco W12 do grupo.

    BMW / MINI

    Hoje todos os motores da BMW são desenvolvidos pela própria marca. Mas basta recuarmos cinco anos para encontrar nos pequenos MINI as motorizações 1.6 HDI do Grupo PSA.

    Se quisermos recuar ainda mais no tempo, até à primeira geração do MINI, encontrávamos neste modelo motorizações Diesel da Toyota (1.4 D4-D) e a gasolina Tritec.

    Tritec?! O que é isso? A Tritec resultou de uma aliança entre a Chrysler e a Rover (na altura subsidiária da BMW) para a produção de pequenos motores de 4 cilindros. Em 2007 a BMW disse «adeus» a esta parceria e começou a recorrer aos tais motores de origem PSA.

    Hoje a BMW, seja nos seus modelos seja na MINI, recorre apenas a motorizações próprias.

    Bugatti

    Pasmem-se. A base tecnológica do bloco W16 8.0 litros do Bugatti Chiron/Veyron é a mesma do motor VR6 do Grupo Volkswagen. O mesmo motor que podíamos encontrar no Golf VR6 ou na Sharan 2.8 VR6.

    Naturalmente, todos os periféricos do motor são mais modernos. 1.500 cv de potência são 1.500 cv de potência…

    Citroën

    A Citroën recorre a motorizações do Grupo PSA, ou seja, recorre aos mesmos motores da Peugeot.

    Se recuarmos até à década de 60 encontramos uma excepção, o Citroën SM que recorria a um motor V6 oriundo da Maserati. Uma desgraça em termos de fiabilidade.

    Dacia

    A Dacia recorre a motores Renault.

    A título de exemplo, no Sandero encontramos os motores que fazem «escola» no Clio, leia-se o 0.9 TCe e o 1.5 DCi.

    Ferrari

    Um Ferrari só utiliza motores Ferrari. Caso contrário não é um Ferrari. Siamo d’accordo?

    FIAT

    Atualmente, a FIAT apenas recorre a motorizações próprias da FCA, mas há algumas excepções.

    A título de exemplo o FIAT DINO, na década de 60/70 usava um motor V6 da Ferrari.

    Mais recentemente, a última geração do Croma recorreu a um motor GM, o mesmo 2.2 que podíamos encontrar em modelos como o Opel Vectra.

    Ford

    Consideremos apenas a Ford Europa. Hoje, todos os modelos da Ford recorrem a motorizações da própria Ford. O motor 1.0 Ecoboost dispensa apresentações…

    Naturalmente, ao longo da história houve excepções. Recordamos o Lotus-Ford Escort MK1 na década de 60 que recorria ao conhecido motor Big Valve do Elan, ou o Escort RS Cosworth na década de 90, que recorria a uma motorização da casa britânica.

    Continuando na «onda» dos desportivos, a anterior geração do Focus RS recorria a um motor de cinco cilindros da Volvo. Hoje é o motor 2.3 Ecoboost que faz as delicias dos mais apressados.

    Nos modelos mais «normais» até há 10 anos atrás encontrávamos alianças com os franceses da PSA. O Focus recorreu durante muitos anos ao conhecido 1.6 HDI do Grupo PSA. E graças a uma joint-venture, a Ford e a PSA chegaram a produzir motores em conjunto, como é o caso do 2.7 litros V6 HDI.

    Honda

    A Honda é o maior produtor mundial de motorizações a gasolina. Naturalmente, até para manter este estatuto, não recorre a motores de outras marcas.

    Hyundai

    Sabias que a Hyundai é 4º maior construtor mundial de automóveis? Além de automóveis, a Hyundai produz também componentes informáticos, máquinas industriais, navios e componentes metalúrgicos.

    Dito isto, não falta know-how nem escala à marca coreana para produzir os seus próprios motores. A Hyundai partilha ainda os seus motores com a Kia, marca que também pertence ao gigante sul-coreano.

    Jaguar

    Atualmente, a Jaguar recorre a motores próprios. Desde que a Jaguar e a Land Rover foram adquiridas pelo grupo indiano TATA que têm sido feitos investimentos avultados na recuperação da marca.

    Antes, a Jaguar chegou a recorrer a motores Ford. Hoje, como dissemos, todos os motores são 100% Jaguar.

    Jeep

    Além dos motores de origem Chrysler, nos modelos mais compactos como o Renegade, a Jeep recorre a motorizações FIAT.

    Recordamos que atualmente a Jeep pertence ao Grupo FCA.

    KIA

    Os motores da KIA são os mesmos da Hyundai. Como escrevemos anteriormente, a Kia pertence à Hyundai.

    Lamborghini

    Apesar de pertencer ao Grupo Volkswagen, a Lamborghini continua a ter motores exclusivos, nomeadamente o motor V12 que equipa o Aventador.

    Já o Huracán recorre a um motor V10, partilhado com o Audi R8.

    Lancia

    Paz à sua alma… colocámos aqui a Lancia só para recordar este artigo.

    Land Rover

    O que dissemos sobre a Jaguar, aplica-se à Land Rover. Graças aos investimentos avultados do Grupo TATA hoje esta marca goza de uma saúde financeira notável. Isso reflete-se na utilização da sua própria tecnologia.

    Ao longo da sua história, esta conhecida marca britânica recorreu a motores Rover, BMW e PSA (o motor 2.7 V6 HDI de que falámos há pouco).

    Lexus

    Além de recorrer a motorizações próprias, esta marca premium japonesa recorre ainda a motorizações transversais à Toyota – marca a que pertence.

    Lotus

    A Lotus atualmente recorre a motores Toyota, que graças a upgrades mecânicos viram a sua potência aumentar. Exemplos? Lotus Evora, Elise e Exige.

    No passado, vimos a Lotus a recorrer a motores oriundos da Ford e da Rover – os famosos K-Series.

    Maserati

    Os motores V8 do Granturismo, Levante e Quattroporte são oriundos da Ferrari, desenvolvidos em conjunto com a marca do cavallino rampante.

    Já os motores V6 derivam de unidades da Chrysler (V6 Pentastar). Os motores sofreram diversas alterações, devido à sobrealimentação, e a montagem final dos mesmos é efetuada pela Ferrari em Modena.

    Mazda

    A Mazda é um caso paradigmático. Mantém a sua independência (não pertence a nenhum grupo), e apesar da sua pequena dimensão relativamente a outras marcas, insiste em desenvolver os seus próprios motores… e com muito sucesso.

    As atuais motorizações Skyactiv são bons exemplos de fiabilidade e eficiência.

    Recordamos que no passado a Mazda chegou a integrar o universo Ford, e recorreu a plataformas e motores da marca americana.

    Mercedes-Benz

    É um dos casos que mais «tinta e bytes» fez correr na imprensa especializada nos últimos anos. Os fanáticos da marca não ficaram agradados com as notícias…

    Com a chegada da atual geração Classe A, chegaram também os motores Diesel da Renault à Mercedes-Benz. Nomeadamente através das versões 180 d dos modelos Classe A, B, CLA e GLA, que utilizam o conhecido motor 1.5 dCi de 110 cv da marca francesa.

    Nem o Mercedes-Benz Classe C escapou a esta invasão francesa. O modelo C200 d recorre ao competente motor 1.6 dCi de 136 cv da Renault. Em todos estes modelos, a Mercedes-Benz garante que os parâmetros de qualidade das suas motorizações foram respeitados.

    Heresia ou não, a verdade é que a marca nunca vendeu tanto. Quanto aos restantes modelos da marca, são 100% Mercedes-Benz.

    Mitsubishi

    Como é regra nas marcas japonesas, a Mitsubishi também recorre a motores próprios.

    Naturalmente, no passado houve excepções. O monovolume Mitsubishi Grandis recorria ao motor 2.0 TDI de 140 cv da Volkswagen e o Outlander recorreu a motores PSA.

    Se recuarmos ainda mais no tempo, temos de recordar o Carisma. Uma berlina do segmento D que recorria a motorizações de origem Renault. A plataforma era partilhada com o Volvo S/V40.

    Nissan

    Restringindo esta análise à Europa, a esmagadora maioria dos modelos da Nissan (X-Trail, Qashqai, Juke e Pulsar) recorrem a motorizações da Aliança Renault-Nissan.

    Os modelos mais exclusivos, como o 370 Z e o GT-R recorrem a motorizações da própria marca.

    Opel

    Exceptuando o motor 1.3 CDTI (de origem FIAT), atualmente todos os modelos da marca alemã estão equipados com motores 100% Opel.

    Para a história fica o recurso às celebres motorizações Diesel da Isuzu.

    Pagani

    Horacio Pagani viu nas motorizações Mercedes-AMG a base ideal para desenvolver os motores dos seus superdesportivos.

    Além da potência, outro ponto forte é a fiabilidade. Há exemplares da Pagani que já superaram a marca do milhão de km’s.

    Peugeot

    Não há muito a dizer sobre os motores da Peugeot. Já foi tudo dito anteriormente.

    A Peugeot recorre às motorizações do Grupo PSA. Mecânicas robustas, eficientes e poupadas. O motor 1.6 THP é um dos melhores do segmento.

    Porsche

    Exceptuando as motorizações de cilindros opostos, dos modelos 911 e 718, e casos pontuais como o V8 do 918 Spyder ou o V10 do Carrera GT, as restantes motorizações são oriundas do “banco de órgãos” da Volkswagen.

    Renault

    A Renault recorre a motorizações Renault. Sempre foi assim.

    A marca francesa nunca necessitou de apoio de outras marcas no desenvolvimento dos seus motores. No entanto hoje a partilha de motorizações com a Nissan, Dacia e Mercedes-Benz é uma mais valia em termos de custos.

    Rolls-Royce

    BMW… like a Sir! Ainda que o motor V12 usado pelos modelos da marca britânica seja usado somente por si, muitos dos periféricos são oriundos do “banco de órgãos” da marca bávara.

    SEAT

    A marca espanhola recorre exactamente às mesmas motorizações da Volkswagen.

    Em termos de qualidade de durabilidade dos componentes não há qualquer diferença.

    Skoda

    Tal como a SEAT, também a Skoda recorre a motorizações do Grupo Volkswagen. Em todo o caso (e tal como na SEAT) também na Skoda os engenheiros da marca procedem a pequenos ajustes na centralina para optimizar o carácter dos motores.

    Em termos de qualidade de durabilidade dos componentes não há qualquer diferença.

    Smart

    Atualmente todos os modelos da Smart recorrem a motores de origem Renault.

    Nas primeiras gerações dos modelos ForTwo, ForFour e Roadster/Coupé, as motorizações eram de origem nipónica, nomeadamente Mitsubishi.

    Suzuki

    As motorizações a gasolina da Suzuki são da propria marca, já no que diz respeito às motorizações a Diesel a Suzuki recorre aos préstimos das mecânicas do Grupo FCA.

    Toyota

    A Toyota recorre na maioria dos casos a motorizações próprias. Na Europa abre uma excepção, no campo das motorizações Diesel.

    Graças a um acordo celebrado com a BMW, o Toyota Avensis recorre a um 2.0 litros de 143 cv oriundo da marca bávara.

    Volkswagen

    Adivinhem… isso mesmo: a Volkswagen recorre a motores Volkswagen.

    É a marca nº1 do mundo. A mais recente jóia da coroa é este motor 1.5 TSI.

    Volvo

    Após vários anos sob a alçada da Ford, hoje a Volvo é uma marca independente, adquirida no início desta década por um grupo de investidores chineses. No passado chegou a usar motores Ford, Renault e PSA.

    Hoje todos os motores são desenvolvidos e produzidos pela própria Volvo. A nova família de motorizações VEA (Volvo Engine Architecture) é totalmente modular e permite uma partilha de componentes entre as versões gasolina e Diesel de até 75%.

    Além dos novos blocos, a Volvo estreou ainda novas tecnologias como o Power Pulse.

    #2
    Os meus dois carros Mazda usam motores Mazda, apesar de um ser Mazda mexicano feito com peças vindas do Japão, e o outro, é Mazda 100 japonês.

    Comentário


      #3
      Há ai algumas lacunas, mas é sem duvida um artigo interessante

      Exceptuando a Volkswagen acho que todas as marcas tiveram um propulsor oriundo de outro fabricante.
      Editado pela última vez por Ribsan; 18 April 2017, 15:20.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
        Há ai algumas lacunas, mas é sem duvida um artigo interessante

        Exceptuando a Volkswagen acho que todas as marcas tiveram um propulsor oriundo de outro fabricante.
        Corrigam se tiver enganado, mas a BMW tambem usou sempre motores da casa. Das poucas marcas que me lembro de usarem motores da BMW, foi a Rover nos 75 (2.0 Diesel).

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
          Corrigam se tiver enganado, mas a BMW tambem usou sempre motores da casa. Das poucas marcas que me lembro de usarem motores da BMW, foi a Rover nos 75 (2.0 Diesel).
          Além dos Range Rover

          O Opel Omega 2.5 Diesel usava o mesmo motor do 25tds by BMW

          O UMM Alter chegou a existir com um 2.4 Turbo diesel by BMW

          Comentário


            #6
            Há várias imprecisões e omissões aí.

            Renault, por exemplo, já usou motores Isuzu, concretamente o 3.0 dV6/dCi 180cv nos Espace IV/VelSatis.

            Volkswagen tinha um clone do Chrysler Voyager nos EUA de seu nome Routan que recorre, como é natural, a motores da original.
            E há uns anos tinha também um clone de uma pick-up da Toyota, idem aspas.

            Smart só o Forfour I tinha motorizações da Mitsu. O Smart original, SCC, CityCoupé/Cabrio tinha mecânicas desenvolvidas pela Mercedes.

            Comentário


              #7
              A HONDA usou motores a diesel da Rover.

              Tal como a ROVER também chegou a usar o 1.9 D e 1.8 TD da PSA.
              Editado pela última vez por nto; 18 April 2017, 15:54.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                Há várias imprecisões e omissões aí.

                Renault, por exemplo, já usou motores Isuzu, concretamente o 3.0 dV6/dCi 180cv nos Espace IV/VelSatis.

                Volkswagen tinha um clone do Chrysler Voyager nos EUA de seu nome Routan que recorre, como é natural, a motores da original.
                E há uns anos tinha também um clone de uma pick-up da Toyota, idem aspas.

                Smart só o Forfour I tinha motorizações da Mitsu. O Smart original, SCC, CityCoupé/Cabrio tinha mecânicas desenvolvidas pela Mercedes.


                A SAAB, também usou esse motor da ISUZU.

                Comentário


                  #9
                  Para mim a "mistura" mais interessante. 1.6 Turbo DOHC 167cv

                  Super fiavel e muito divertido de explorar.

                  Editado pela última vez por Ribsan; 18 April 2017, 16:03.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DiogoFilipe Ver Post
                    FONTE: http://www.razaoautomovel.com

                    Renault

                    A Renault recorre a motorizações Renault. Sempre foi assim.

                    A marca francesa nunca necessitou de apoio de outras marcas no desenvolvimento dos seus motores. No entanto hoje a partilha de motorizações com a Nissan, Dacia e Mercedes-Benz é uma mais valia em termos de custos.
                    https://en.wikipedia.org/wiki/V6_PRV_engine
                    PS: https://en.wikipedia.org/wiki/DMAX_V6_engine

                    Edit: Já cheguei tarde...
                    Editado pela última vez por Atadinho; 18 April 2017, 15:54.

                    Comentário


                      #11
                      Já agora, a cooperação entre FORD/PSA, mais concretamente denominado de projecto GEMINI, era no desenvonvimento em conjunto e partes iguais entre ambas as marcas, de motores diesel.

                      Sendo que depois, cada marca produzia os seus motores nas suas fábricas e os distribuía, pelas marcas associadas a si.


                      O que no caso da VOLVO, da LAND/RANGE ROVER, JAGUAR e MAZDA, era a FORD a fornecer os motores a essas marcas (sendo que a gasolina, da FORD continua a fornecer a LAND/RANGE ROVER até 2020... acordado aquando da venda da marca)

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                        Há várias imprecisões e omissões aí.

                        Renault, por exemplo, já usou motores Isuzu, concretamente o 3.0 dV6/dCi 180cv nos Espace IV/VelSatis.

                        Volkswagen tinha um clone do Chrysler Voyager nos EUA de seu nome Routan que recorre, como é natural, a motores da original.
                        E há uns anos tinha também um clone de uma pick-up da Toyota, idem aspas.

                        Smart só o Forfour I tinha motorizações da Mitsu. O Smart original, SCC, CityCoupé/Cabrio tinha mecânicas desenvolvidas pela Mercedes.
                        André acho que é melhor não entrar no campo dos Rebadges, pois ai os Japoneses entram todos

                        Honda, Mazda, Subaru, Nissan e Isuzu é so rebadges entre eles.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                          Corrigam se tiver enganado, mas a BMW tambem usou sempre motores da casa. Das poucas marcas que me lembro de usarem motores da BMW, foi a Rover nos 75 (2.0 Diesel).
                          Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
                          Além dos Range Rover

                          O Opel Omega 2.5 Diesel usava o mesmo motor do 25tds by BMW

                          O UMM Alter chegou a existir com um 2.4 Turbo diesel by BMW


                          Ou ainda, o Bertone Freeclimber

                          Comentário


                            #14
                            A SEAT com o SEAT 1500 e SEAT 132, também usaram motores diesel da MERCEDES.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                              Já agora, a cooperação entre FORD/PSA, mais concretamente denominado de projecto GEMINI, era no desenvonvimento em conjunto e partes iguais entre ambas as marcas, de motores diesel.

                              Sendo que depois, cada marca produzia os seus motores nas suas fábricas e os distribuía, pelas marcas associadas a si.


                              O que no caso da VOLVO, da LAND/RANGE ROVER, JAGUAR e MAZDA, era a FORD a fornecer os motores a essas marcas (sendo que a gasolina, da FORD continua a fornecer a LAND/RANGE ROVER até 2020... acordado aquando da venda da marca)
                              E não só, os V6 e V8 a diesel ainda são os da Ford.

                              Cumps

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                E não só, os V6 e V8 a diesel ainda são os da Ford.

                                Cumps


                                Sim, também

                                Comentário


                                  #17
                                  Já agora, a TOYOTA também chegou a usar o 1.9 da PSA...

                                  Ou a MITSUBISHI que usa nas CANTER de há uns anos para cá, motores da IVECO.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                    Já agora, a TOYOTA também chegou a usar o 1.9 da PSA...

                                    Ou a MITSUBISHI que usa nas CANTER de há uns anos para cá, motores da IVECO.
                                    A Toyota alem do 1.9 PSA , tinha o 3 cilindros VVT-I by Daihatsu e os Diesel VM-Motori.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mitsubishi, SSangyong, Jeep cherokee, Chrysler - Motores Mercedes

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                        Já agora, a cooperação entre FORD/PSA, mais concretamente denominado de projecto GEMINI, era no desenvonvimento em conjunto e partes iguais entre ambas as marcas, de motores diesel.

                                        Sendo que depois, cada marca produzia os seus motores nas suas fábricas e os distribuía, pelas marcas associadas a si.


                                        O que no caso da VOLVO, da LAND/RANGE ROVER, JAGUAR e MAZDA, era a FORD a fornecer os motores a essas marcas (sendo que a gasolina, da FORD continua a fornecer a LAND/RANGE ROVER até 2020... acordado aquando da venda da marca)

                                        Hum...acho que está errado, nunca me lembro da Land Rover ter qualquer motor Ford, tive um Disco 200Tdi, um Defender 300Tdi e um Freelandar que esse sim tinha motor BMW.

                                        O que aconteceu foi que a fabrica da Ford do Brasil montava motores DA LAND ROVER que depois eram usados nas pick-ups Ford produzidas localmente, ou seja a Ford é que usava motores Land Rover. Quais foram os Land Rover com motot Ford??

                                        Comentário


                                          #21
                                          Vinha cá deixar o PRV mas já cheguei tarde

                                          Lembro-me da Honda usar um 1.7 Diesel externo no Civic, origem Isuzu, penso.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por tosilva Ver Post
                                            Hum...acho que está errado, nunca me lembro da Land Rover ter qualquer motor Ford, tive um Disco 200Tdi, um Defender 300Tdi e um Freelandar que esse sim tinha motor BMW.

                                            O que aconteceu foi que a fabrica da Ford do Brasil montava motores DA LAND ROVER que depois eram usados nas pick-ups Ford produzidas localmente, ou seja a Ford é que usava motores Land Rover. Quais foram os Land Rover com motot Ford??
                                            Land Rover Discovery 2.7 V6, por exemplo e muitos mais.

                                            Cumps

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por tosilva Ver Post
                                              Hum...acho que está errado, nunca me lembro da Land Rover ter qualquer motor Ford, tive um Disco 200Tdi, um Defender 300Tdi e um Freelandar que esse sim tinha motor BMW.

                                              O que aconteceu foi que a fabrica da Ford do Brasil montava motores DA LAND ROVER que depois eram usados nas pick-ups Ford produzidas localmente, ou seja a Ford é que usava motores Land Rover. Quais foram os Land Rover com motot Ford??

                                              Ora não, não estou errado.

                                              Os motores diesel... o 2.2 de 4 cilindors, o 2.7 e 3.0 V6, o 3.6 e 4.4 V8, que se encontram no Land/Range Rover ou até, no Jaguar... até como, o 2.4 e 2.2 que se encontra no Defender (motores que partilhava da Transit)
                                              Editado pela última vez por nto; 18 April 2017, 17:51.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                                                Vinha cá deixar o PRV mas já cheguei tarde

                                                Lembro-me da Honda usar um 1.7 Diesel externo no Civic, origem Isuzu, penso.



                                                Sim, usou o mesmo 1.7 que também se encontrava no OPEL ASTRA.

                                                Como também houve o HONDA CIVIC com o 2.0 TD (86cv) e 2.0 TDI (105cv) e ACCORD com o 2.0 tdi (105cv)... proveniente da ROVER.






                                                Editado pela última vez por nto; 18 April 2017, 17:56.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                  Sim, usou o mesmo 1.7 que também se encontrava no OPEL ASTRA.
                                                  Era isso então

                                                  Por no velhinho PRV, nos anos 90/inícos 00 este motor equipou muitos buggys e protótipos no Nacional de Todo-o-Terreno (as Strakits e Proto PRV). Infelizmente não encontro muitos registos disso mas deixo aqui alguns exemplos:







                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    o PRV também esteve num dos carros "ícones" do cinema... o DE LOREAN do "Regresso ao Futuro", era equipado com esse motor.


                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Conheço esse condutor e viatura da minha juventude , boa gente!!!

                                                      [/QUOTE]

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu nao percebo este topicos:

                                                        Vejam la a quantidade de fornecedores de um GLA :D

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A Renault recorreu a um preparador externo (Hartge) no Laguna biturbo. Embora a base fosse Renault.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                            Já agora, a TOYOTA também chegou a usar o 1.9 da PSA...

                                                            Ou a MITSUBISHI que usa nas CANTER de há uns anos para cá, motores da IVECO.
                                                            A Toyota também usou o 1.4 HDi da PSA no Aygo. E usa atualmente o 1.6 HDi no Proace que é um modelo PSA.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X