Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Exemplo a seguir FCA - RAM 1500 ecodiesel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Exemplo a seguir FCA - RAM 1500 ecodiesel

    Hoje deparei-me com uma imagem que faz pensar um dos produtos da FCA nos states a RAM 1500 ecodiesel alerta o condutor quando está a decorre uma regeneração, será pelo motivo de se não o fizer a lei de protecção do consumidor nos EUA, os obrigar a dar um carro novo se o FAP entupir, porque é que nada disto se ve nos carros europeus...

    Ficheiros anexados
    Editado pela última vez por Martins79; 18 April 2017, 20:17.

    #2
    Muito bom sistema. Já digo aos anos que não compreendo o porquê de não haver um simples aviso quando o carro está a regenerar, nem que fosse uma simples luz no quadrante, o condutor tem quase que "adivinhar" quando isso acontece. E 99% dos condutores nem conhece os "sintomas".

    Isso só prova que não o fazem porque não querem, provavelmente as constantes trocas de oleo, os turbos partidos, motores partidos, as regenerações forçadas e faps novos são uma boa fonte de receita para as marcas.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
      Muito bom sistema. Já digo aos anos que não compreendo o porquê de não haver um simples aviso quando o carro está a regenerar, nem que fosse uma simples luz no quadrante, o condutor tem quase que "adivinhar" quando isso acontece. E 99% dos condutores nem conhece os "sintomas".

      Isso só prova que não o fazem porque não querem, provavelmente as constantes trocas de oleo, os turbos partidos, motores partidos, as regenerações forçadas e faps novos são uma boa fonte de receita para as marcas.
      No meu Mokka 1.6 diesel os únicos sinais da realização da regeneração são, o aumento do consumo, da rotação do motor e a entrada em funcionamento do desembaciador dos espelhos. A única vez que me apercebi que estava a fazer a regeneração, foi por estar frio e os espelhos exteriores terem embaciado, sinal que estavam quentes. As marcas é que ganham com a inexistência, de indicadores de aviso pois desta forma podem, por as culpas todas no cliente e mesmo em garantia não assumirem nada. Até no concessionário da Opel onde comprei o carro também não concordam com a inexistência de luz de aviso da realização da regeneração,

      Comentário


        #4
        eu só consegui perceber duas vezes porque senti o carro acelerado, por sorte não desliguei.

        também sou defensor de um aviso desse tipo.

        talvez fosse bom que as revistas da especialidade abordassem esse tema de forma a pressionar os fabricantes.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
          eu só consegui perceber duas vezes porque senti o carro acelerado, por sorte não desliguei.

          também sou defensor de um aviso desse tipo.

          talvez fosse bom que as revistas da especialidade abordassem esse tema de forma a pressionar os fabricantes.

          Ainda estou para perceber a lógica dos sistemas de queima de partículas que implementaram, com gasóleo pelo cano abaixo.

          Era assim tão difícil pôr uma resistência no filtro e dar-lhe corrente uns minutos?

          Sou crente em que o pessoal que projecta estas coisas não é estúpido, mas às vezes custa a manter a fé

          Comentário


            #6
            Bom sistema devia de ser seguido pelas restantes marcas...

            Comentário


              #7
              Simples, no resto do mundo não acontece como nos states porque a lei não obriga.

              Como não obriga as marcas aproveitam para deitar a unha a milhares de euros em reparações devido a problemas de FAP.

              é triste mas é verdade!

              Comentário


                #8
                a questão da resistência pode ser que não aguente por causa do elevado calor.

                mas a tal resistência podia ser aplicada na sofagem por exemplo.

                nos dias muito frios e até que o motor aqueça dava uma grande ajuda


                Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
                Ainda estou para perceber a lógica dos sistemas de queima de partículas que implementaram, com gasóleo pelo cano abaixo.

                Era assim tão difícil pôr uma resistência no filtro e dar-lhe corrente uns minutos?

                Sou crente em que o pessoal que projecta estas coisas não é estúpido, mas às vezes custa a manter a fé

                Comentário


                  #9
                  Então a regeneraçao consiste em queimar gasóleo em barda??
                  Isso não destrói o propósito de poupança de combustível?

                  Comentário


                    #10
                    não tenho nada disso de faps, mas concordo plenamente e qualquer pessoa com dois dedos de testa sabe que é essencial ter um sistema avisador de quando começa a regeneração, seja uma luz, um bip ou outro sistema qualquer.

                    nos u.s. of a. até se comprarmos umas sapatilhas e te doer o pé ao correr, podes processar lá a empresa que as fabricou, sejam a nike, a adidas ou outra qualquer, simplesmente porque não indica nada que podes vir a sofrer de dores no pé ao fazer jogging. estilo do tabaco, com pessoal que processou a tabaqueira porque apesar de terem a noção de que faz mal, ficaram viciados naquilo ou então porque nunca pensaram vir a ter cancro ou algo do género.

                    Comentário


                      #11
                      As primeiras soluções baseavam-se em ter um 'óleo' que fazia essa reciclagem. Mas tendo gasóleo no carro era um absurdo, além dos custos. A queima é feita com o calor /poder calorifico e com uso de gasóleo para o fazer. Os custos para o 'consumidor' sao bastante reduzidos na comparação com o modelo anterior.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                        Então a regeneraçao consiste em queimar gasóleo em barda??
                        Isso não destrói o propósito de poupança de combustível?
                        Não, consiste em aquecer o FAP a temperaturas suficientes para queimar tudo o que está no FAP.

                        Isso faz-se com um injector próprio no FAP que injecta pequenas quantidades de gasóleo, ou com líquido próprio (Eolys no caso dos PSA que já não se usa penso). Depois há toda uma questão de software como aumento do ralenti para prevenir alguma falha ou instabilidade, aumentar a pressão do turbo para colmatar alguma falta de potência que a regeneração pode originar e aumentar a temperatura de EGT's.

                        O problema dos FAP é nos Diesel as EGT's não serem demasiado quentes que por si só façam a queima das partículas logo tem de haver regeneração. Nos motores a gasolina, pelo que já tive a ler, devido as maiores EGT's os FAP não irão necessitar de regenerar. E claro, os problemas associados as regenracoes não concluídas, seja pelo entupimento do FAP, retorno de gasóleo para o óleo e despesa grande.

                        Alguma coisa errada corrigam.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                          Não, consiste em aquecer o FAP a temperaturas suficientes para queimar tudo o que está no FAP.

                          Isso faz-se com um injector próprio no FAP que injecta pequenas quantidades de gasóleo, ou com líquido próprio (Eolys no caso dos PSA que já não se usa penso). Depois há toda uma questão de software como aumento do ralenti para prevenir alguma falha ou instabilidade, aumentar a pressão do turbo para colmatar alguma falta de potência que a regeneração pode originar e aumentar a temperatura de EGT's.

                          O problema dos FAP é nos Diesel as EGT's não serem demasiado quentes que por si só façam a queima das partículas logo tem de haver regeneração. Nos motores a gasolina, pelo que já tive a ler, devido as maiores EGT's os FAP não irão necessitar de regenerar. E claro, os problemas associados as regenracoes não concluídas, seja pelo entupimento do FAP, retorno de gasóleo para o óleo e despesa grande.

                          Alguma coisa errada corrigam.
                          Que interessante.
                          E no fundo as partículas que ficaram retidas, acabam na mesma por sair.

                          Comentário


                            #14
                            Carmaniaco90, Se todos os carros com FAP/DPF tivessem esse tal injector próprio acabava a maior parte das dores de cabeça dos proprietários de veiculos diesel recentes.
                            Muitos não utilizam injector dedicado para a queima (utilizam os restantes injectores) o que origina contaminação de gasoleo no óleo de motor pelo interrompimento do processo.

                            É por isto, que este tópico foi criado.
                            Era muito interessante o condutor ser claramente notificado (coisa que não acontece por estas bandas) de que está a decorrer uma regeneração e que devemos aguardar até o seu término.

                            omnibus, após incineração as micro-particulas deixam de existir da mesma forma que eram antes.
                            Editado pela última vez por rjpmendes; 19 April 2017, 13:47.

                            Comentário


                              #15
                              questão de noob que tem um 1.9 SDI com 17 anos
                              na regeneração deve-se continuar em movimento ou ficar parado ao ralenti? é que ando a ver carrinhas e ainda não me decidi gasolina/diesel (FAP)
                              quando fiz o test drive da Octavia ia jurar que a senhora me indicou que aquilo acendia uma luz a indicar da regeneração.

                              Comentário


                                #16
                                Acho que se tiveres possibilidade é melhor andares que o processo deve ser melhor realizado se não for possível manter o carro em funcionamento até o processo estar concluído.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por fredericolopes Ver Post
                                  questão de noob que tem um 1.9 SDI com 17 anos
                                  na regeneração deve-se continuar em movimento ou ficar parado ao ralenti? é que ando a ver carrinhas e ainda não me decidi gasolina/diesel (FAP)
                                  quando fiz o test drive da Octavia ia jurar que a senhora me indicou que aquilo acendia uma luz a indicar da regeneração.
                                  Idealmente sempre em movimento.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Convém ir em andamento e a rotações médias, pelo menos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O meu Audi tem esse sistema de sofage e é uma maravilha no inverno (aquecimento auxiliar).

                                      Quanto ao aviso da regeneração penso que as marcas não queiram admitir que esse sistema traz inconvenientes ao consumidor. Em lado nenhum diz que devemos passear o carro😆. Mostrava o contrasenso que é gastar gasóleo para o bem do ambiente.

                                      Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                      a questão da resistência pode ser que não aguente por causa do elevado calor.

                                      mas a tal resistência podia ser aplicada na sofagem por exemplo.

                                      nos dias muito frios e até que o motor aqueça dava uma grande ajuda

                                      Comentário


                                        #20
                                        Acho que já tinha lido por cá num DB, que o novo fiat tipo, nos modelos diesel tem uma luz cor âmbar a dar essa informação.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tenho um FIAT com o 1.6MJET e pelo menos no manual do carro diz que aparece uma luz avisadora aquando da regeneração do FAP.
                                          Pessoalmente nunca a vi acender. O carro tem ~25000km, mas não sou eu que ando com ele diariamente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
                                            Acho que já tinha lido por cá num DB, que o novo fiat tipo, nos modelos diesel tem uma luz cor âmbar a dar essa informação.
                                            Essa luz aparece apenas quando o filtro está demasiado saturado e precisa mesmo de regenerar.

                                            Originalmente Colocado por Zar Ver Post
                                            Tenho um FIAT com o 1.6MJET e pelo menos no manual do carro diz que aparece uma luz avisadora aquando da regeneração do FAP.
                                            Pessoalmente nunca a vi acender. O carro tem ~25000km, mas não sou eu que ando com ele diariamente.
                                            Erro de tradução no manual, quase de certeza. A luz acende apenas quando o filtro está demasiado saturado e precisa mesmo de regenerar.

                                            Exemplo do texto que está no manual do meu 500X 1.6 M-Jet:
                                            LIMPEZA DPF (filtro de partículas) em curso (apenas versões Diesel com DPF)
                                            O símbolo acende-se de modo fixo para assinalar que o sistema DPF precisa de eliminar as substâncias
                                            poluentes retidas (partículas) através do processo de regeneração.
                                            O símbolo não se acende sempre que o DPF se encontra em regeneração, mas somente quando as
                                            condições de condução exigirem a sinalização ao condutor. Para fazer com que o símbolo se apague,
                                            manter o veículo em movimento até a regeneração terminar. A duração do processo é de 15 minutos, em
                                            média. As condições ideais para terminar o processo são atingidas mantendo o veículo em andamento a
                                            60 Km/h com regime do motor superior a 2000 rpm.
                                            O acendimento do símbolo não deve ser considerado um defeito do veículo e, por isso, não é necessário
                                            levá-lo à oficina. 19)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Avisos quando precisa mesmo regenerar ou quando a fap já está muito entupida todos têm. O problema é que quando essa luz aparece é mau sinal.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Quando se fala do que nao se sabe...

                                                Caso Fiat/Alfa:
                                                - Tem luz avisadora de que está a fazer a regeneração. Nunca deve ser interrompida. Deve ser feita a andar ou parado desde que a manter as rotações perto / acima das 2.000
                                                - A Fiat, pioneira em muita coisa do Diesel, na segunda geração dos seus motores com Filtro, e para que o mesmo dure a vida útil do carro/motor faz pequenas regenerações a cada conjunto de kms / horas de uso (no meu casa noto que anda na caso dos 300-400 kms). Esta pequena regeneração serve para que o filtro esteja sempre limpo garantindo assim nao sou as regras de poluição (olá Alemanha!) como aumentando a vida útil do Filtro (compromete o consumo do carro mas é um mal menor na visao Fiat). Aquando destas regenerações a luz nao acende. É por isso que conheço muita gente com o motor 1.6 e que faz muito pouco cidade que pensava que o seu carro nem sequer tinha Filtro de partículas.

                                                Diz-se por aí que outras marcas irao seguir, uma vez mais, o exemplo da Fiat.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por TugasMadrid Ver Post
                                                  Quando se fala do que nao se sabe...

                                                  Caso Fiat/Alfa:
                                                  - Tem luz avisadora de que está a fazer a regeneração. Nunca deve ser interrompida. Deve ser feita a andar ou parado desde que a manter as rotações perto / acima das 2.000
                                                  - A Fiat, pioneira em muita coisa do Diesel, na segunda geração dos seus motores com Filtro, e para que o mesmo dure a vida útil do carro/motor faz pequenas regenerações a cada conjunto de kms / horas de uso (no meu casa noto que anda na caso dos 300-400 kms). Esta pequena regeneração serve para que o filtro esteja sempre limpo garantindo assim nao sou as regras de poluição (olá Alemanha!) como aumentando a vida útil do Filtro (compromete o consumo do carro mas é um mal menor na visao Fiat). Aquando destas regenerações a luz nao acende. É por isso que conheço muita gente com o motor 1.6 e que faz muito pouco cidade que pensava que o seu carro nem sequer tinha Filtro de partículas.

                                                  Diz-se por aí que outras marcas irao seguir, uma vez mais, o exemplo da Fiat.
                                                  Não estou muito a par da questão da FAP...quer dizer que se por acaso, vou estacionar no momento do inicio de uma regeneração, devo andar as voltas até que acabe? quanto tempo leva isto?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Cada caso e cada carro é diferente.

                                                    Da minha experiência, na única vez que ligou a luz (foi aos 20.000 e poucos km's, agora está com 37.000) demorou uns 10 minutos e mais ou menos 7/8 Kms. Estava dentro do famoso túnel da M30 que está cheio de radares e camaras. Optei por ir em terceira e com as rotações acima das 2.000. Antes de sair do túnel desligou a luz da regeneração.

                                                    Isto quanto ao tempo. quanto à outra pergunta, sim deves andar ás voltas, de preferência a velocidade constante e acima das 2.000 rotações, até que a luz apague. Se deixas a meio várias vezes acabarás por entupir o filtro. Quando isso acontece terás de ir à marca para, com software e carro ligado, te forçarem a regeneração total. E rezar/esperar que o filtro fique a 100% ou terás de entrar com um filtro novo por saturação do anterior.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por TugasMadrid Ver Post
                                                      Quando se fala do que nao se sabe...

                                                      Caso Fiat/Alfa:
                                                      - Tem luz avisadora de que está a fazer a regeneração. Nunca deve ser interrompida. Deve ser feita a andar ou parado desde que a manter as rotações perto / acima das 2.000
                                                      - A Fiat, pioneira em muita coisa do Diesel, na segunda geração dos seus motores com Filtro, e para que o mesmo dure a vida útil do carro/motor faz pequenas regenerações a cada conjunto de kms / horas de uso (no meu casa noto que anda na caso dos 300-400 kms). Esta pequena regeneração serve para que o filtro esteja sempre limpo garantindo assim nao sou as regras de poluição (olá Alemanha!) como aumentando a vida útil do Filtro (compromete o consumo do carro mas é um mal menor na visao Fiat). Aquando destas regenerações a luz nao acende. É por isso que conheço muita gente com o motor 1.6 e que faz muito pouco cidade que pensava que o seu carro nem sequer tinha Filtro de partículas.

                                                      Diz-se por aí que outras marcas irao seguir, uma vez mais, o exemplo da Fiat.
                                                      Mas.... Isso é diferente de outras marcas onde?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                                                        Então a regeneraçao consiste em queimar gasóleo em barda??
                                                        Isso não destrói o propósito de poupança de combustível?

                                                        Basicamente a resposta é sim.

                                                        Não é por acaso que quem remove o filtro de partículas baixa o consumo do carro entre 0.5 e 0.8L/100.

                                                        No caso da minha Mazda cada regeneração consome 1.25L de gasóleo aprox..... a cada 180km

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Zar Ver Post
                                                          Tenho um FIAT com o 1.6MJET e pelo menos no manual do carro diz que aparece uma luz avisadora aquando da regeneração do FAP.
                                                          Pessoalmente nunca a vi acender. O carro tem ~25000km, mas não sou eu que ando com ele diariamente.
                                                          Nem de propósito. No outro dia lá apareceu a luz da regeneração.

                                                          IMG_20170505_081424.jpg
                                                          Para além da luz, ao início também apareceu uma mensagem escrita.
                                                          Editado pela última vez por Zar; 14 May 2017, 21:37.

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X