Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Margem de lucro das oficinas em peças. Um absurdo?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Margem de lucro das oficinas em peças. Um absurdo?

    Tenho uma viatura que está a precisar de uns amortecedores novos, pesquisei no APL e arranjo cada amortecedor a cerca de 40 euros de uma marca decente. Tenho pedido orçamentos a oficinas e pelo mesmo produto pedem-me quase o triplo. Haverá melhor negócio do que uma oficina? Por exemplo calços e discos arranja-se nesses sites de peças online a 25 euros os calços e 40 os discos (de boas marcas)...imaginem o que pedem nas oficinas por este material...

    Será que existem oficinas que deixam que o cliente leve o material? Arranjava facilmente 2 amortecedores por 80 euros, e poupava muito dinheiro...

    #2
    Sou cliente de duas oficinas onde me deixam levar o material, só que às vezes isso dá mau resultado, não é invulgar comprar-se peças que afinal não se vão poder instalar por haver uma qualquer incompatibilidade, ou por faltar mais qualquer coisa, e se houver um qualquer defeito, já sabes a resposta, nós só montámos o que você trouxe, ou seja, agora agarra-te ao car@lho.

    Comentário


      #3
      engraçado já existe por ai um topico exactamente com a mesma conversa, e já sabes qual vai ser as respostas... entretanto vou buscar as Pipocas...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
        Tenho uma viatura que está a precisar de uns amortecedores novos, pesquisei no APL e arranjo cada amortecedor a cerca de 40 euros de uma marca decente. Tenho pedido orçamentos a oficinas e pelo mesmo produto pedem-me quase o triplo. Haverá melhor negócio do que uma oficina? Por exemplo calços e discos arranja-se nesses sites de peças online a 25 euros os calços e 40 os discos (de boas marcas)...imaginem o que pedem nas oficinas por este material...

        Será que existem oficinas que deixam que o cliente leve o material? Arranjava facilmente 2 amortecedores por 80 euros, e poupava muito dinheiro...
        Sim... vender pipocas nos cinemas.

        PS - o problema de algum desse material online é que nem sempre te chega à porta quilo que pensaste ter encomendado. Conheço quem tenha tido problemas com peças de qualidade claramente inferior e "réplicas chinesas" vendidas como originais.

        Comentário


          #5
          Nao podes esquecer mao de obra e o lucro necessario. Nao rendem tanto como fazes querer parecer.

          Comentário


            #6
            Resposta à tua pergunta: Porque achas que a grande maioria não aceita que os clientes levem as peças? E não me venham com a tanga do blá blá blá da garantia e do car@lho porque se for comprado cá as peças têm garantia na mesma e a mão de obra também, sendo de 2 sitios diferentes.

            Comentário


              #7
              A mim o que me interessa é o valor final que pago.

              As oficinas que deixam levar material por norma paga-se mais mão de obra e não dão garantia de nada, poupa-se dum lado e paga-se mais do outro.

              Se for a uma oficina e contando que a oficina tem gastos a encomendar e ir buscar material, e atualmente com a existência de muitos modelos ter de ir trocar, e no final do serviço ter de dar garantia, desde que o preço final seja um pouco mais que eu a levar as peças, prefiro que a oficina faça tudo.

              Comentário


                #8
                so' nos podemos queixar duma oficina q trocou algo q não precisava ou não ficou o trabalho em feito

                a oficina é responsàvel pelas peças e mão de obra

                quem levar as peças :
                se não forem as peças indicadas para o carro , fica là o carro a empatar lugar até chegarem outras ?
                se a peça ( mesmo nova ) , tiver problema ? ( jà me aconteceu com um radiador q era IMPOSSIVEL de montar , um cabo de embraiagem q tinha problema )

                Comentário


                  #9
                  As pessoas que dizem que a garantia não interessa, ou tiveram poucos automóveis ou muita sorte. Eu desde que à uns anos atrás mandei colocar 2 amortecedores novos à frente, o dono da oficina foi buscar 2 Kayaba, as caixas dos amortecedores foram abertas à minha frente, e vi fazer todo o serviço, o veiculo ficou pronto, paguei e fui embora. Passado 1 mês volto à oficina, para revisão óleo e filtros, e o Sr. da oficina perguntou me se estava satisfeito com os amortecedores, eu disse que sim, pelo meio da conversa, ele carregou num lado do carro, e depois no outro, resposta pronta dele, "não estão iguais", disse lá para o mecânico, fazes a revisão e verificas o amortecedor do lado direito, assim foi fizeram a revisão mandou colocar outro amortecedor igual novo, e disse não se preocupe que o stand de peças tem de aceitar a reclamação deste amortecedor defeituoso e não paguei nada (do amortecedor e mão de obra de tirar a mola, e colocar tudo de novo).

                  Comentário


                    #10
                    Como é lógico que as oficinas tem de ter lucro qual a duvida?

                    Do mesmo modo que se comprar um telemóvel na Amazon vou pagar menos que na Worten, porque está última tem o seu lucro, mais ou menos alto tem o seu lucro logo o preço será superior.

                    Quanto ao levar peças, é como em tudo, não há garantia, a mão de obra pode ser mais cara.

                    Quanto a garantia, quem nunca precisou teve sorte, se precisarem, estão tramado. E por vários motivos, um dos fundamentais:

                    Vamos supor que montagem algum componente da suspensão ou direção e que vem com defeito causando problemas de segurança. O carro fica no mecânico a ocupar espaço enquanto vão trocar a peça, se for online são vários dias até a nova chegar e rezar que não tenha problema. Entretanto o mecânico tem um carro para cuidar, a ocupar espaço se for preciso manter-se num elevador e menos um carro que podiam dar atenção.

                    Depois a chatice para a oficina já que a maioria acaba por culpar a oficina do defeito, má montagem, mau aperto, mau isto ou aquilo porque o defeito está na oficina e a peça até é de um site conceituado, de uma casa de peças de um amigo e tal... Lidar com isto é tudo menos algo que se queira.

                    Para o cliente:

                    Depois para quem tem de trocar a peça, a questão do dinheiro, tem de pagar 2 mão de obras que pode deitar logo a poupança por terra e mais tempo de espera. Já para não falar que depois a mão de obra acaba por ser mais cara para compensar o lucro das peças.



                    Portanto, comprar online é bom, concerteza, se forem vocês a fazer a montagem. Irem a oficina montar, pagam mais de mão de obra e não tem a garantia da peça caso algo corra mal, e se a oficina quiser, se a peça der problema e tiverem de manter o carro na oficina ainda pode cobrar taxa de ocupação, a que conheço são 30€ dia. Imaginem se tiverem de lá manter o carro 3 dias, no melhor das hipóteses com peça online, são logo 90€ a mais se a oficina quiser e acaba por não compensar trazer as peças de fora.

                    Já para não falar que comprar online seja mais vantajoso, em 2 oficinas ando a concluir que me compram o mesmo por filtros que sites online, num caso de um filtro de habitáculo até me cobraram menos. E falo de peças da Mann Filter, Wix e Valeo. Não é coisa de marca branca.

                    Comentário


                      #11
                      Comprar material fora, compensa apenas se formos nós a montar. Caso contrario é para esqueçer, se eu tivesse uma oficina é obvio que nunca daria garantia ao material que o cliente tras, sei la eu bem de onde é que aquilo veio, sé é original ou contrafeito etc etc

                      Nos meus carros o mecanico sou eu, seja a mudar uma lampada seja a reconstruir o motor todo, e não sou mecanico nem nada que se pareça apenas hobby, e é obvio que poupo imenso , no entanto nao estao a levar em conta que a o desgraçado do mecanico não anda lá para fazer favores, tem de tirar ordenado, pagar luz, agua, vencimentos etc etc ou seja tem de ganhar o dele, por isso nao percebo o sentido deste topico

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                        Tenho uma viatura que está a precisar de uns amortecedores novos, pesquisei no APL e arranjo cada amortecedor a cerca de 40 euros de uma marca decente. Tenho pedido orçamentos a oficinas e pelo mesmo produto pedem-me quase o triplo. Haverá melhor negócio do que uma oficina? Por exemplo calços e discos arranja-se nesses sites de peças online a 25 euros os calços e 40 os discos (de boas marcas)...imaginem o que pedem nas oficinas por este material...

                        Será que existem oficinas que deixam que o cliente leve o material? Arranjava facilmente 2 amortecedores por 80 euros, e poupava muito dinheiro...
                        Boas,

                        O triplo do preço do produto mais a mão de obra ou esse "triplo" já tem mão de obra incluída ???

                        Comentário


                          #13
                          Uma oficina tem despesas a pagar, há despesas legais, contabilista, funcionários, segurança social, IRS, água, luz, rendas, etc.... Onde achas que vai buscar o dinheiro pra isto? No lucro.... E sim, o lucro que tiram é na maioria nas peças não na mão de obra.... Se há um serviço que corre mal há garantia e isto é dinheiro que perdem no tempo que gastam.... Eu muita vez levo material pra oficina, o homem nunca recusou mas como é óbvio se uma peça tem defeito (como já aconteceu) não posso pedir responsabilidades.... Se acham que é uma mina de ouro, experimentem e abram o próprio negócio...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                            Uma oficina tem despesas a pagar, há despesas legais, contabilista, funcionários, segurança social, IRS, água, luz, rendas, etc.... Onde achas que vai buscar o dinheiro pra isto? No lucro.... E sim, o lucro que tiram é na maioria nas peças não na mão de obra.... Se há um serviço que corre mal há garantia e isto é dinheiro que perdem no tempo que gastam.... Eu muita vez levo material pra oficina, o homem nunca recusou mas como é óbvio se uma peça tem defeito (como já aconteceu) não posso pedir responsabilidades.... Se acham que é uma mina de ouro, experimentem e abram o próprio negócio...
                            Fora os requisitos legais e ecológicos a que estão obrigados.

                            Se soubessem que têm que ter vários depósitos para óleos usados, peças metálicas, peças de papel e afins para posterior reciclagem e quem faz isso leva-lhes os olhos da cara...

                            O meu irmão é mecânico por conta de outrém, e já esteve para se aventurar sozinho, mas para abrir uma oficina legal o mais pequena que possível, €100000 não chegam.

                            Comentário


                              #15
                              Como sou um bom amigo do meu Manel GT, ele a mim deixa levar as peças. OBVIAMENTE não me dá garantia nas peças e na montagem só se estiver algo mal montado. Eu confio nele e não questiono o trabalho dele. Se ele diz que está bem montado quem sou eu para dizer que não está? Fica à minha responsabilidade arranjar as peças.

                              No meu 1.9TDI mandei vir um kit de distribuição com um tensor "normal" e afinal o meu era dos últimos com tensor hidráulico. No site penso que não fazia distinção entre os dois. Como só nos apercebemos quando já tinhamos meio carro desmontado o meu mecânico meteu-me um kit da loja fornecedora dele (obviamente o preço não foi o mesmo até porque os kits com tensor hidráulicos são mais caros). Não podia ficar dias com o carro parado para resolver isto. Também mandei vir um kit monomassa por 155€, um preço excelente a meu ver (a loja dele cobrava-me isso por um kit de embraiagem sem volante de motor).

                              Se não desse a responsabilidade era minha. Se ficasse com vibrações etc etc a responsabilidade também era minha. A mão-de-obra leva-me barato porque somos amigos (100€ para trocar a embraiagem+trocar volante do motor + distribuição é bastante bom a meu ver). A meu ver não lhe compensa deixar os clientes normais levar peças porque é uma confusão se algo não corre bem. A loja habitual dele nem questiona e troca-lhe as peças erradas/avariadas na hora, eu não posso fazer isso. Eu também lhe pago sempre mais um bocado do que ele me pede pelos favores que me faz...

                              Comentário


                                #16
                                Coloquei este tópico porque há diferenças e margens absurdas. Na Opel queriam por calços e discos mais de 500 euros. Resolvi a questão com material de qualidade numa oficina autorizada reparadora de outra marca por cerca de 160 (mão de obra, material e IVA). As marcas não fazem embraiagens, calços, discos...logo não se pode falar em material de concorrência

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                                  Coloquei este tópico porque há diferenças e margens absurdas. Na Opel queriam por calços e discos mais de 500 euros. Resolvi a questão com material de qualidade numa oficina autorizada reparadora de outra marca por cerca de 160 (mão de obra, material e IVA). As marcas não fazem embraiagens, calços, discos...logo não se pode falar em material de concorrência
                                  Foste para a Oficina da marca e estavas há espera que fosse barato, está bem está, são todas assim, isso já toda gente sabe, tanto nas peças como na mão de obra...

                                  existe Oficinas sim em que fazes a festa mais barata com peças da concorrência, e não é por isso que ficas pior...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                                    Coloquei este tópico porque há diferenças e margens absurdas. Na Opel queriam por calços e discos mais de 500 euros. Resolvi a questão com material de qualidade numa oficina autorizada reparadora de outra marca por cerca de 160 (mão de obra, material e IVA). As marcas não fazem embraiagens, calços, discos...logo não se pode falar em material de concorrência

                                    Por isso eu falei que o valor final, é que me interessa.

                                    Os concessionários praticam preços nalgumas coisas, completamente descabidos.

                                    Agora em relação a uma oficina de bairro, que tenha bons profissionais, em que se possa confiar, prefiro pagar alguma coisa e saber que ficou tudo bem, do que andar com uns amigos ao fim de semana a tentar desenrascar na garagem com umas peças compradas online, fica mais barato até ao dia em que dá chatices das grandes.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                      Os concessionários praticam preços nalgumas coisas, completamente descabidos.
                                      Era aí que queria chegar...E mesmo dentro da marca, e dentro da mesma "rede/grupo/concessionário" há disparidades enormes...alguns fazem 10% desconto, outros 15% e outros nenhum desconto e ainda aumentam os tempos de Mao de Obra...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não sei se sabem disso , soube recentemente que os mecânicos recebem 14 meses de salário por 11 trabalhados, tal e qual como gente normal. Nem quis acreditar qd me contaram...

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X