Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O meu primeiro carro - Ajuda! :)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O meu primeiro carro - Ajuda! :)

    -> Que tipo de carros gostas?
    Dinâmico, que ande bem e não se arraste, fiável e que seja relativamente económico.
    -> Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração? Segmento B
    -> Que marcas e modelos gostas e equacionas? VW Polo, Ford Fiesta, Peugeot 207, Ibiza. Mas outras sugestões são bem-vindas.
    -> Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Poucas vezes
    -> Precisarás de levar carga com frequência? Não, algumas malas pequenas por vezes.
    -> Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? Prevejo por volta de 18mil km anuais, em cidade e AE.
    -> Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Com alguma frequência.
    -> Os consumos terão grande importância? Sim, alguma, mas nada de extremos.
    -> A potência do motor terá grande importância? Sim, apesar de ser 1º carro e ter pouca experiencia, gosto de carros que, quando é preciso, respondem rápido quando se põe o pé no acelerador, mesmo em subidas consideráveis e AE. Não tenho paciência para andar a "transportar ovos".
    -> Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? É o que me dá mais prazer conduzir, estradas de montanha e nacionais, mas sem entrar em estradas de terra.
    -> Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? Mínimo 5mil, podendo esticar até aos 9mil ou 10 mil no máximo dos máximos se valer bem a pena.
    -> Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Usado a partir de 2009 de preferencia.

    Seria um carro para manter uns 4-5 anos... Até queria um carro usado recente, mas teria de fazer crédito. Contudo com os juros praticados, ao fim de 4 ou 5 anos, o valor total gasto já daria para comprar um carro novo. Como em 5 anos consigo fazer uma poupança razoável prefiro aguardar e "desenrascar-me" para já.

    Tenho duvidas quanto a gasolina vs gasóleo, tendo em conta que precisarei de fazer algumas viagens "grandes" de 600km (300km+300km), talvez 1-2 vezes por mês.

    Estou a equacionar neste momento o Ford Fiesta TDCi 1.6 95cv, ou o a gasolina de 1.25 de 82 cv. Não conheço bem os carros, não sei se serão boas opções.

    Já fiz tanta pesquisa de opiniões e fichas técnicas de tantos modelos de várias marcas, e também já fiz muitos cálculos de gastos previsíveis a longo prazo de carros gasolina vs gasóleo, que já não sei o que pensar.

    Agradeço uma ajuda, abraços!
    Editado pela última vez por ett; 25 April 2017, 11:30.

    #2
    Pela descrição acima, penso que deves equacionar Diesel: fazes já uns kms razoáveis e os turbodiesel respondem muito bem sem precisarem de ser puxados.

    Comentário


      #3
      Anda bem o suficiente e tem bom equipamento
      https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#2c0ca51f31

      Algo com mais idade mas é "mais carro"
      https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#9d3aed3108

      Comentário


        #4
        http://www.custojusto.pt/viseu/ligei...iesel-22823721
        http://www.custojusto.pt/santarem/li...pecav-22741847

        Comentário


          #5
          Dos que indicas o Fiesta.

          Outros: Kia Rio, Suzuki Swift, Toyota Yaris, Mazda 2, ... e ponderava seriamente os modelos a gasolina.

          Comentário


            #6
            18 mil km estás no limbo do valer a pena o diesel, ou não.
            Tens a vantagem de, como não é novo, a diferença de aquisição do diesel tem um valor menor face ao gasolina, o que faz com que compense mais rapidamente, mas tens o problema de, por um valor semelhante, terem muitos mais km de uso, e isso nota-se em termos de desgaste e necessidade de mudar peças.

            Se te fizer diferença os 40 ou 50 € que gastas a mais por mês para andar a gasolina, optava por diesel, senão, acho que é mesmo por gosto pessoal.

            Se o objectivo é comprares o carro para "desenrascar" e trocar daqui a 5 anos, então se calhar é melhor gastares um valor mais próximo do mínimo que tens disponível.

            Comentário


              #7
              Obrigado Pessoal pelas respostas.
              Por agora descarto Renault, que os megane e clio da minha familia só dão problemas. Kia, VW e mesmo Ford, par o meu orçamento ou têm pouca potencia ou muitos km.

              Eu neste momento estou a considerar seriamente carro a diesel, o Fiat punto evo 1.3 85 cv.
              Quando falo nisso as pessoas dizem que a Fiat não é grande coisa. Pelo que pesquisei, sem preconceitos, parece-me um carro com materiais de construção menos bons, mas pelos vistos sem muita manutenção e o motor até que é razoável e fiável. Por isso para um primeiro carro com baixo orçamento não será uma má ideia à partida.
              Depois é rezar para não ter problemas!! Mas penso que é mesmo questão de sorte, independentemente da marca.

              Vou começar a procurá-los na zona!
              Obrigado, este forum é uma maravilha!

              Comentário


                #8
                Esse 1.3 multijet é fiável. Se não fosse, não era usado noutras marcas - neste caso, na Opel. Os Fiat sofrem de desvalorização extrema cá em Portugal.
                Then again, já que referiste a Renault, não descartes os 1.5 dCi com 6 ou 7 anos, são motores fiáveis também.

                Comentário


                  #9
                  Entre o gasolina e diesel, tens vários pontos que deves ver:

                  - Diferença entre o custo do seguro anual
                  - Diferença entre o IUC
                  - Diferença entre o custo das manutenções periódicas
                  - Diferença entre o custo anual em combustível (deve ser cerca de 500 euros)

                  Depois disto tudo deves considerar, como já te disseram, que o diesel usado terá sempre mais kms que um a gasolina pelo mesmo valor.
                  Sendo assim a manutenção do diesel, sem ser revisões periódicas, vai ser mais dispendiosa. Sendo que no diesel, se precisares de meter um turbo ou uma FAP, vai-se logo a poupança em combustível de um ano (500 euros)

                  Comentário


                    #10
                    o 1.3 mjet é durável e resistente, não sei se chegará aos 300 mil sem poucos cuidados, mas é um motor que faz mesmo assim muitos kms. já andei num com 313 mil e o dono queria trocá-lo, ebora não lhe dessem já grande coisa por ele. fazia porto-évora praticamente todas as semanas e fê-lo durante 3 anos. entretanto ele ia trocá-lo no início desse 3º ano de viagens, mas decidiu aguardar para comprar um semi-novo 308 que estava a sair esse modelo há pouco tempo, isto em 2014. durante o tempo em que acompanhei esse carro nunca houve avarias.

                    o 1.6 tdci é outro bom motor e que não deves ter grandes chatices também.

                    Comentário


                      #11
                      A minha principal questão em relação ao carro a gasóleo é que se quiser fazer viagens maiores com mais frequência, não me sentirei tão inibido em relação a um carro a gasolina. Além disso tenciono aos fins-de-semana explorar a serra da estrela e as aldeias à volta. Tendo noção que não é feito para o pára-arranca da cidade como rotina.


                      Neste momento vivo na Covilhã, e o único carro que encontrei é um Fiat Punto 1.3 M-Jet sart&stop 85cv de 2013, tem 73mil Km e com um ano de garantia.
                      Vi carro "à pressa" só para pensar nele e fazer depois uma proposta. Se bem que o sart&stop não me agrada muito. Sem USB nem AUX. Pelo som, o motor não parecia ter problemas. O pedal do travão estava gasto, os outros normais. De resto não parecia mal.

                      Pedem 11.950 euros.
                      Como é óbvio não darei esse valor, com outras propostas a nível nacional bem melhores.
                      Vou tentar ver o carro em condições este sábado, e se me parecer bem vou tentar negociar o valor, atendendo a que deverão fazer uma revisão em condições, penso que terão de mudar a bateria, e vou pedir que instalem cabo USB e AUX. Vou tentar saber do historial do carro também

                      Com propostas noutros sítios do país, de modelos nas mesmas condições a 9mil euros, espero que reconsiderem. Ainda mais cá, se eles não cederem também não vendem o carro facilmente, e um mau negócio pode lhes dar muito trabalho mesmo.
                      Mas não custa nada tentar.
                      Editado pela última vez por ett; 27 April 2017, 21:16.

                      Comentário


                        #12
                        Penso que o start & stop dá sempre para desligar...

                        Comentário


                          #13
                          nalguns carros dá para negociar.
                          já agora, se vives na covilhã ainda conheces o meu tio!!!

                          quanto ao comprares aí ou nutro sítio, se aí pedem esse valor astronómico, desloca-te a um sábado se não puderes noutro dia com alguém que possa ir contigo e vão ver 2 ou 3 carros num raio de 20kms uns dos outros a outro lado, à guarda, a castelo branco ou a viseu. se não comprares, paciência, também só perdes o combustível. frisas mesmo ao vendedor que vais ver o dele e mais B e C e que só podes àquelas horas. tentas marcar com meia hora ou 1h de intervalo entre as visitas.

                          Comentário


                            #14
                            não quis dizer negociar, mas sim desligar.

                            já agora, fiz uma pesquisa às zonas circundantes, até 50kms de distância e tudo o que encontrei foram smarts e este corsa. o motor é o mesmo, mas os puntos são melhor construídos e com componentes ligados ao motor mais resistentes. não encontrei mais nada até 9000€ e de 2011 para cima, até 100 mil kms.

                            https://www.olx.pt/anuncio/opel-cors...tml#ed656e6fbb

                            Comentário


                              #15
                              entretanto, aumentei o preço para os 10 mil e encontre estes tres na zona de viseu:

                              https://www.olx.pt/anuncio/citron-c-...tml#84020182fd

                              https://www.olx.pt/anuncio/citroen-c...tml#84020182fd

                              https://www.olx.pt/anuncio/opel-cors...tml#84020182fd

                              Comentário


                                #16
                                Esses C-Elysee estão a preços espetaculares essa configuração 1.6 90cv não é monomassa? Ou estou enganado?

                                Comentário


                                  #17
                                  People!!!

                                  Lá fiz o negócio do Fiat Punto com o homem. Baixou-me o preço do carro, e ainda assim fica-me 1000e mais caro que a preços em Lisboa ou Porto, mas compensa por ter garantia e assistência cá. Sendo que é uma empresa de confiança, tendo em conta o tamanho da cidade e o que implica não o ser.

                                  Lá consegui que me tratasse de algumas "questões picuinhas", mas que se compreendem para quem procura o primeiro carro, e o quer estimar muito bem .
                                  Tinha dois arranhões disfarçados na porta do condutor, que vai ser pintada e faltava também o símbolo da Fiat num pneu que pedi que pusesse. Provavelmente a bateria vai ser nova. De resto tudo OK.
                                  Agora vamos ver se corre tudo bem e sem percalços.

                                  Obrigado a todos pela ajuda!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Boa escolha é um bom conjunto carro/motor para primeiro carro, agora atenção que nos primeiros dois anos, especialmente no 2° é onde existe maior probabilidade de acidente.

                                    De resto boa sorte e bons kms!

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X