possivelmente a fiabilidade não deve ter sido grande coisa... pois um 1.4 de 3cilindros com 90 cavalos, é muita fruta... se bem que andam ai alguns com repro, com potências à volta dos 90cv, mas vamos lá ver até quando é que dura... ;)
o 1.5 DID do Colt/Smart tem 3 cilindros, 95 cavalos e não tem nenhuma repro e tem garantia de 3 anos, por isso deve ser mais ou menos fiável.... eu ando a fazer 60.000 km por ano, daqui a 3/4 anos digo-te se ele é viável ou não. fez os primeiros 20.000 km com o oleo com que veio novo e não foi preciso repor nada. agora com 30.000 é só colocar gasoleo e andar.
o 1.4 TDI 90cv não saiu para não concorrer directamente com o 1.9 TDI que começava tambem nos 90 cv. Puras questões de marketing. saiu no A2 pq talvez não coubesse o 1.9 de baixo do capot. sabe-se lá...
Porque é que a peugeot tb nunca lançou o 1.4 HDI com 90 cv, apesar de ele ser usado noutras marcas, tais como a suzuki, por exemplo. pq já estava a pensar no 1.6 HDI de 90 cv, novamente questões de marketing.
possivelmente a fiabilidade não deve ter sido grande coisa... pois um 1.4 de 3cilindros com 90 cavalos, é muita fruta... se bem que andam ai alguns com repro, com potências à volta dos 90cv, mas vamos lá ver até quando é que dura... ;)
1.4 TDi 75cv com 112 e 115cv reprogramados conheço eu ao vivo e a cores em Ibizas e nunca deram raia.
Essa coisa de desconfiar na fiabilidade de um 3 cilindros so é valida para os leigos mecanicos.
Talvez a opinião do psantos seja a mais logica.[8D];)
sim, pelo marketing também poderá ser... faz lógica sim senhor.
no entanto o 1.4 tdi é um pouco mais antigo que estes 1.5 DID do Colt/Smart e este último conta com 4 valvulas por cilindro enquanto o 1.4 tdi conta com 2.
Vêmos também que actualmente o 1.4 tdi tem a versão de 70 e 80... mas os 90v eles já não o meteram. Por isso é que eu acho que poderá ter dado alguns problemas.
Agora que falas, se calhar estou a confundir com um 1.9 tdi que anunciava 100cv. Mas por acaso tinha ideia do 1.4... Nos Polos à volta de 2000/2001. Mas talvez seja confusão minha.
Originalmente Colocado por Rui Terras AlexandreVer Post
Agora que falas, se calhar estou a confundir com um 1.9 tdi que anunciava 100cv. Mas por acaso tinha ideia do 1.4... Nos Polos à volta de 2000/2001. Mas talvez seja confusão minha.
O motor do 1,9 litros tem exactamente 1896 cm3.
Ora dividindo por 4 cilindros e multiplicando por 3:
1896 /4 * 3 = 1422 cm3 que é exactamente a cilindrada do 1,4 litros.
Comentário