Vamos falar de um componente tão simples mas que a maioria dos condutores não liga nenhuma e que vos pode salvar a vida.
O apoio de cabeça foi introduzido em meados da década de 80. Na altura o seu formato tinha como função um apoio confortável para que o condutor pudesse relaxar o pescoço tornando assim as viagens menos cansativas.
No entanto, tal como os carros foram evoluíndo em segurança, este componente também evoluíu e hoje, um apoio de cabeça bem regulado, pode salvar-vos a vida. Então nete tempo de chuva, com os inumeros toques de traseira, é bom que o tenham no sitio certo.
O apoio de cabeça deve ser colocado na vertical, de modo a que a coluna se mantenha na vertical, sem que o mesmo empurre a cabeça para a frente. A sua altura deve estar regulada de modo a que a fique alinhado pela parte de cima da cabeça. Vejam a imagem de como deve ficar o apoio de cabeça.
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A imagem seguinte mostra os efeitos do posicionamento incorrecto do encosto de cabeça.
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Deste modo, a vossa cabeça será mantida na vertical, sem que o pescoço sofra um violento deslocamento para trás aquando de um choque traseiro, preservando a vossa vida. Na imagem seguinte mostra o que pode acontecer com o encosto mal posicionado.
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Actualmente, os apoios de cabeça são activos, isto é, têm a capacidade de se colocarem na posição correcta aquando de um choque traseiro, evitam as lesões já referidas (ver figura).
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Algumas marcas até movimentam o próprio encosto das costas, de modo a que se dissipe a energia do impacto nas costas do condutor. Exemplo disto é o sistema da Volvo (ver figura).
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A imagem seguinte compara os efeitos de um choque traseiro em que na parte superior o encosto de cabeça não é activo e está mal colocado, sendo que na parte de baixo vemos um sistema de apoio activo a funcionar.
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Agora já sabem, se não querem partir o pescoço e ficarem tetraplegicos devido a um murcão que não tem travões ou pneus e que se espete na vossa traseira, usem o apoio de cabeça como deve ser.
O apoio de cabeça foi introduzido em meados da década de 80. Na altura o seu formato tinha como função um apoio confortável para que o condutor pudesse relaxar o pescoço tornando assim as viagens menos cansativas.
No entanto, tal como os carros foram evoluíndo em segurança, este componente também evoluíu e hoje, um apoio de cabeça bem regulado, pode salvar-vos a vida. Então nete tempo de chuva, com os inumeros toques de traseira, é bom que o tenham no sitio certo.
O apoio de cabeça deve ser colocado na vertical, de modo a que a coluna se mantenha na vertical, sem que o mesmo empurre a cabeça para a frente. A sua altura deve estar regulada de modo a que a fique alinhado pela parte de cima da cabeça. Vejam a imagem de como deve ficar o apoio de cabeça.
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A imagem seguinte mostra os efeitos do posicionamento incorrecto do encosto de cabeça.
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Deste modo, a vossa cabeça será mantida na vertical, sem que o pescoço sofra um violento deslocamento para trás aquando de um choque traseiro, preservando a vossa vida. Na imagem seguinte mostra o que pode acontecer com o encosto mal posicionado.
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Actualmente, os apoios de cabeça são activos, isto é, têm a capacidade de se colocarem na posição correcta aquando de um choque traseiro, evitam as lesões já referidas (ver figura).
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Algumas marcas até movimentam o próprio encosto das costas, de modo a que se dissipe a energia do impacto nas costas do condutor. Exemplo disto é o sistema da Volvo (ver figura).
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A imagem seguinte compara os efeitos de um choque traseiro em que na parte superior o encosto de cabeça não é activo e está mal colocado, sendo que na parte de baixo vemos um sistema de apoio activo a funcionar.
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Agora já sabem, se não querem partir o pescoço e ficarem tetraplegicos devido a um murcão que não tem travões ou pneus e que se espete na vossa traseira, usem o apoio de cabeça como deve ser.
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