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Aprendam a regular o Apoio de Cabeça

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    Aprendam a regular o Apoio de Cabeça

    Vamos falar de um componente tão simples mas que a maioria dos condutores não liga nenhuma e que vos pode salvar a vida.

    O apoio de cabeça foi introduzido em meados da década de 80. Na altura o seu formato tinha como função um apoio confortável para que o condutor pudesse relaxar o pescoço tornando assim as viagens menos cansativas.

    No entanto, tal como os carros foram evoluíndo em segurança, este componente também evoluíu e hoje, um apoio de cabeça bem regulado, pode salvar-vos a vida. Então nete tempo de chuva, com os inumeros toques de traseira, é bom que o tenham no sitio certo.

    O apoio de cabeça deve ser colocado na vertical, de modo a que a coluna se mantenha na vertical, sem que o mesmo empurre a cabeça para a frente. A sua altura deve estar regulada de modo a que a fique alinhado pela parte de cima da cabeça. Vejam a imagem de como deve ficar o apoio de cabeça.


    <center></center>

    A imagem seguinte mostra os efeitos do posicionamento incorrecto do encosto de cabeça.

    <center></center>
    <center> </center>

    Deste modo, a vossa cabeça será mantida na vertical, sem que o pescoço sofra um violento deslocamento para trás aquando de um choque traseiro, preservando a vossa vida. Na imagem seguinte mostra o que pode acontecer com o encosto mal posicionado.

    <center></center>

    Actualmente, os apoios de cabeça são activos, isto é, têm a capacidade de se colocarem na posição correcta aquando de um choque traseiro, evitam as lesões já referidas (ver figura).


    <center></center>


    Algumas marcas até movimentam o próprio encosto das costas, de modo a que se dissipe a energia do impacto nas costas do condutor. Exemplo disto é o sistema da Volvo (ver figura).


    <center></center>

    A imagem seguinte compara os efeitos de um choque traseiro em que na parte superior o encosto de cabeça não é activo e está mal colocado, sendo que na parte de baixo vemos um sistema de apoio activo a funcionar.

    <center></center>

    Agora já sabem, se não querem partir o pescoço e ficarem tetraplegicos devido a um murcão que não tem travões ou pneus e que se espete na vossa traseira, usem o apoio de cabeça como deve ser.

    #2
    [^][^] Bom tópico

    Comentário


      #3
      Excelente informação.
      Muito obrigado pelo tópico.

      Comentário


        #4
        Muito útil!

        Comentário


          #5
          Mto bom.
          Só de referir q a maioria dos carros já há alguns anos q tem uma peça "fusivel" no encosto do banco q parte qdo submetida a um certo esforço para permitir a absorção de uma parte do embate.

          Comentário


            #6
            Só uma curiosidade, antigamente o termo em inglês para encosto de cabeça era "Head Rest", agora eles chamam-lhe "Head Restrain". Espertos não ;)

            Comentário


              #7
              sim, e n andem com os apoios trazeiros no máximo!

              Comentário


                #8
                Informação muito útil!
                [^]

                Comentário


                  #9
                  Muito bom!

                  Comentário


                    #10
                    Aprendam com os suecos!

                    Comentário


                      #11
                      Muito bom Tópico.

                      Já me tinha questionado algumas vezes sobre isto, pois a maior parte das pessoas que conheço qndo conduz nem sequer tenta apoiar a cabeça no encosto.

                      Por exemplo na minha V70 é um mimo viajar com a cabeça apoiada , já em outros carros sinto falta do tal apoio e chego a ficar com dores de pescoço.

                      Comentário


                        #12
                        parabems pelo topico

                        5 estrelas

                        cumps ;)

                        Comentário


                          #13
                          não sei porquê, tenho ideia de que isto vem escrito nos manuais da maioria dos carros...

                          Comentário


                            #14

                            É com este tipo de tópicos que se melhora a qualidade do fórum.

                            Parabéns ao autor.

                            Comentário


                              #15
                              Excelente tópico[^][^][^]

                              No meu caso e apesar de ter aquilo bem regulado, nunca encosto a cabeça ao encosto...ele é demasiadamente fininho para ficar com o pescoço direito.
                              No ano 2000 o Mégane do meu cota tinha uns muito porreiros, que são um "V" invertido e aquilo regula-se muito bem e nas viagens era um mimo. Aliás ainda hoje, penso que toda a gama Renault tem isso.;)



                              P.S. - Não estou a invocar as qualidades ou não da marca, apenas a falar com conhecimento de causa, por isso não tenham stresses que só faz é mal ao pescoço....:D:D:D. Por falr nisso, tenho andado com o pescoço duro cá atrás.[8)]

                              Comentário


                                #16
                                Esta e daquelas coisas que aprendi no TVturbo..

                                Comentário


                                  #17
                                  Tenho um colega meu que anda sempre com o encosto para baixo e tem mais de 1.80m. Há coisa de um ano levou um toque na esquina traseira e no dia seguinte foi ao hospital com dores no pescoço. Vá lá que foi só o susto.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Boa!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Afinal os bons tópicos ainda respiram!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Speedy

                                        Excelente tópico[^][^][^]

                                        No meu caso e apesar de ter aquilo bem regulado, nunca encosto a cabeça ao encosto...ele é demasiadamente fininho para ficar com o pescoço direito.
                                        No ano 2000 o Mégane do meu cota tinha uns muito porreiros, que são um "V" invertido e aquilo regula-se muito bem e nas viagens era um mimo. Aliás ainda hoje, penso que toda a gama Renault tem isso.;)



                                        P.S. - Não estou a invocar as qualidades ou não da marca, apenas a falar com conhecimento de causa, por isso não tenham stresses que só faz é mal ao pescoço....:D:D:D. Por falr nisso, tenho andado com o pescoço duro cá atrás.[8)]
                                        isso de andar com o pescoço duro é normal em muita gente ^^

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                                          não sei porquê, tenho ideia de que isto vem escrito nos manuais da maioria dos carros...
                                          Sim, sim...

                                          Tenta no carro do meu Pai :

                                          - que é de 1991, portanto década de 90
                                          - que é um BMW série 3 (E36), portanto, um carro idolaterado como SEGURO
                                          - colocar o encosto de cabeça, e/ou as costas do banco na posição mais Correcta = Segura....

                                          Não, não é incómodo conduzi-lo, mas aqui fala-se de segurança...que até vem explicada no Manual...

                                          ;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Já o velhinho Volvo 345GL cá de casa (24 anos agora) não dava para mexer o encosto de cabeça

                                            Comentário


                                              #23
                                              Vou-vos contar o meu caso:

                                              Ia no meu 106 em 96 e um tipo acerta-me por trás com um golf a mais de 130km/h.
                                              A minha cabeça bate violentamente no encosto de cabeça, o encosto salta fora do banco devido à força exercida, o meu banco ficou como está na imagem da volvo, fiquei a olhar para cima.
                                              O encosto das costas simplesmente partiu.
                                              Devido ao encolher da traseiro, o tampão de gasolina simplesmente voou, tinha enchido o depósito 10min antes...
                                              Os dois pneus traseiros furaram com o embate, as jantes ficaram num quadrado...
                                              O gajo acerta-me na traseira e o 106 faz um pião, e depois acertam-me na frente do lado esquerdo. O tipo que me acerta na frente vinha a picar-se com o golf(eram primos).
                                              Depois do embate o 106 é projectado contra um muro onde fica imobilizado comigo dentro a olhar para cima...
                                              Se o encosto da cabeça n estivesse no sitio correcto eu tinha morrido com o pescoço partido...
                                              Sempre que ando num carro novo ajusto o encosto de cabeça, sempre...

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por bond

                                                Vou-vos contar o meu caso:

                                                Ia no meu 106 em 96 e um tipo acerta-me por trás com um golf a mais de 130km/h.
                                                A minha cabeça bate violentamente no encosto de cabeça, o encosto salta fora do banco devido à força exercida, o meu banco ficou como está na imagem da volvo, fiquei a olhar para cima.
                                                O encosto das costas simplesmente partiu.
                                                Devido ao encolher da traseiro, o tampão de gasolina simplesmente voou, tinha enchido o depósito 10min antes...
                                                Os dois pneus traseiros furaram com o embate, as jantes ficaram num quadrado...
                                                O gajo acerta-me na traseira e o 106 faz um pião, e depois acertam-me na frente do lado esquerdo. O tipo que me acerta na frente vinha a picar-se com o golf(eram primos).
                                                Depois do embate o 106 é projectado contra um muro onde fica imobilizado comigo dentro a olhar para cima...
                                                Se o encosto da cabeça n estivesse no sitio correcto eu tinha morrido com o pescoço partido...
                                                [u]*Sempre que ando num carro novo ajusto o encosto de cabeça, sempre...</u>
                                                [:0][:0], bem Bond a descrição é bem "durinha", o melhor foi teres ficado inteiro, bom tópico este sobre segurança

                                                * Exemplo sempre a seguir

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  No Fox, em sua posição mais baixa, já é suficiente para mim (tenho 1,69m)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por JRS


                                                    É com este tipo de tópicos que se melhora a qualidade do fórum.

                                                    Parabéns ao autor.

                                                    x2[^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^]

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por donato reis

                                                      citação:Originalmente colocada por JRS


                                                      É com este tipo de tópicos que se melhora a qualidade do fórum.

                                                      Parabéns ao autor.

                                                      x2[^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^]
                                                      x 4 [^]

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por bond

                                                        Vou-vos contar o meu caso:

                                                        Ia no meu 106 em 96 e um tipo acerta-me por trás com um golf a mais de 130km/h.
                                                        A minha cabeça bate violentamente no encosto de cabeça, o encosto salta fora do banco devido à força exercida, o meu banco ficou como está na imagem da volvo, fiquei a olhar para cima.
                                                        O encosto das costas simplesmente partiu.
                                                        Devido ao encolher da traseiro, o tampão de gasolina simplesmente voou, tinha enchido o depósito 10min antes...
                                                        Os dois pneus traseiros furaram com o embate, as jantes ficaram num quadrado...
                                                        O gajo acerta-me na traseira e o 106 faz um pião, e depois acertam-me na frente do lado esquerdo. O tipo que me acerta na frente vinha a picar-se com o golf(eram primos).
                                                        Depois do embate o 106 é projectado contra um muro onde fica imobilizado comigo dentro a olhar para cima...
                                                        Se o encosto da cabeça n estivesse no sitio correcto eu tinha morrido com o pescoço partido...
                                                        Sempre que ando num carro novo ajusto o encosto de cabeça, sempre...
                                                        Possas que grande relato...[:0][:0][:0]
                                                        Tenho muito medo de levar uma cacetada por trás, por isso no meu carro, que é um comercial desmontei-lhe o chão...
                                                        È que o chão está agarrado ao separador e à rede...se levo uma mocada por trás o chão avançará todo, pelo que a rede também me irá esmagar contra o volante.

                                                        Por isso decidi tirar o chão do carro na parte detrás, não o tenho liso, está apenas tapado com a borracha anti-derrapante, mas se levar uma mocada por trás sei que o chão e rede não avançarão de um modo assim tão simples.
                                                        Se pudesse tirar a rede do meu carro ainda era mais um Uff....um gajo nunca sabe mas...o pior é que pensamos que acontece sempre aos outros...[xx(]

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Vejam estes videos onde são visiveis os efeitos positivos de um encosto de cabeça activo.

                                                          http://www.iihs.org/video.aspx?f=info/sled_test

                                                          http://www.nrma.com.au/pub/nrma/moto...nt/movie.shtml

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                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                                                            não sei porquê, tenho ideia de que isto vem escrito nos manuais da maioria dos carros...
                                                            E tens uma excelente memória;)

                                                            Mas como já sabemos tudo o manual só serve para atrapalhar e ocupar espaço no porta luvas

                                                            Comentário

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