Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Maioria das PME não tem regras de gestão das suas frotas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Maioria das PME não tem regras de gestão das suas frotas

    Em Portugal, mais de metade das PME’s (57%) não têm regras de gestão ou utilização da sua frota automóvel, apesar de nove e dez (86%) reconhecerem que precisam de soluções de mobilidade para apoiar os seus negócios, revela um estudo realizado pela gestora de frotas Arval sobre mobilidade das PME´s em Portugal, realizado no âmbito do Corporate Vehicle Observatory (CVO).
    A frota média é de sete viaturas por empresa e o aluguer operacional (renting) é o modelo de financiamento e gestão de frotas com menor taxa de abandono, indiciando um elevado grau de satisfação dos clientes. De acordo com o inquérito realizado, 51% das empresas preferem pagar um valor mais elevado, desde que as proteja de custos extraordinários.
    “As PME’s são atores centrais na economia portuguesa, pelo que era imperativo conhecer as suas necessidades para conseguirmos dar respostas eficientes e competitivas”, explica Gonçalo Cruz, Responsável do CVO em Portugal. “O que o estudo demonstra é que as decisões relacionadas com a gestão da frota automóvel ainda são tomadas de forma muito arbitrária e que há um enorme espaço de melhoria para apoiar os decisores destas empresas a tomar as opções mais estratégicas para conseguirem acrescentar valor à sua atividade”, adianta.
    Crédito e leasing estão a perder terreno

    Segundo o estudo, 71% das PME’s recorrem ao crédito para aquisição de viaturas. Por outro lado, apesar de 47% considerarem que o custo é o principal critério de escolha para a aquisição de uma viatura nova, questões como o consumo de combustível ou a carga fiscal não parecem ser devidamente valorizadas: somente 17% dos gestores das PME’s dizem analisar os consumos médios das viaturas antes de decidir pela compra e apenas 3% ponderam o peso da carga fiscal. Segurança e benefícios para os colaboradores, redução de custos e do tempo despendido com a gestão da frota são as preocupações mais referidas. Mais de metade (51%) estão dispostos a pagar um valor mais elevado, mas estarem protegidos de eventuais custos adicionais.
    O estudo revela, ainda que na maioria das PMEs a decisão de compra de viaturas novas é tomada pelo responsável máximo da organização. As principais alternativas de financiamento utilizadas são o crédito e o leasing, apesar ambas estarem a perder peso.
    O Aluguer Operacional (Renting) é, ainda pouco utilizado (somente 13% das empresas), com 47% das PME’s a afirmarem desconhecer esta possibilidade de financiamento. Apesar disso, o Aluguer Operacional é o modelo com menor taxa de abandono.
    Na esmagadora maioria dos casos (80%), as viaturas de serviço são destinadas ao diretor geral / administrador, sendo que, em 37% das situações, as viaturas são atribuídas às equipas comerciais.
    Fundada em 1989 e integrada no Grupo BNP Paribas, a Arval é especialista em financiamento e gestão de frotas automóveis, com mais de um milhão de veículos de frota financiada em todo o mundo. Está presente em 28 países e conta com mais de 6400 colaboradores. Com a sua aliança com a Element americana é líder mundial do setor, com mais de 3 milhões de veículos em quase 50 países.
    Consulte AQUI as principais conclusões do estudo


    #2
    http://automonitor.pt/2017/05/11/ren...s-suas-frotas/

    Comentário


      #3
      Algumas conclusões interessantes:

      "Ente as razões ou motivos mais apontados para cada modelo de financiamento, notamosque, entre as empresas que escolhem o crédito e a compra, 59% e 44%, respectivamente,escolhem aqueles motivos porque tem sido sempre assim. Entre as empresas queescolhem o leasing 35% dizem que tomam esta decisão pelo facto de ter opção decompra no final e, nas empresas que optam pelo Renting ou aluguer operacional, adecisão é fundamentada em 48% dos casos por facilitar o controlo e gestão dos custosda empresa"

      "Entre as PME’e que utilizam o leasing como financiamento 70% faz contratos entre 5 e 6 anos"

      47% das PME’s indica o custo para a empresa (inicial ou mensal) como o principalcritério de escolha de uma viatura nova, e este continua a ser o principal critério deescolha, independentemente da dimensão da empresa. Porém, entre as empresas aNorte do País, o primeiro critério de escolha é a marca e modelo da viatura, sendoassim indicado por 45% daquele universo.
      Editado pela última vez por Superfast; 11 May 2017, 18:21.

      Comentário

      AD fim dos posts Desktop

      Collapse

      Ad Fim dos Posts Mobile

      Collapse
      Working...
      X