Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mercado desvirtuado?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mercado desvirtuado?

    Ora bem,

    Pus-me a pensar no potencial substituidor do fiel companheiro E87 LCI 18d (eu sei, doomed car no FAH mas que já ultrapassou os 10 anos quase a tocar nos 200k sem grandes precalços, knock knock ) e comecei a estudar o mercado. Substituição para fazer com calma pois não há grande pressa. Até porque quero ver o que vai sair do X2.

    Mas o X1 F48 veio logo à cabeça e meti-me a configurá-lo. E configurei com meia dúzia de extras que sei que quero, independentemente do modelo: GPS, PDC frente/trás, câmara traseira, estofos em pele, bancos desportivos/com bom suporte lateral, PM blue.

    Acabei com um PVP sem despesas no configurador de 53k para:
    - 18d 150cv
    - Caixa manual
    - Linha/Versão X-Line (se é para comprar um SUV, que tenha ar disso )
    - PM
    - Pele Dakota
    - GPS Business
    - Volante M
    - Câmara Traseira
    - PDC Dianteiro
    - Bancos desportivos.
    - Espelhos interiores e exteriores electrocromáticos e rebatíveis

    Pensei para mim, bolas, meia dúzia de extras "nada de especial" e já passou os 50k.

    Fui ver o Série 4 Gran Coupé para motor e equipamento semelhante e ficou praticamente pelos mesmos 53k:
    - 18d 150cv
    - Caixa manual
    - Linha Luxury
    - PM
    - Bancos desportivos
    - Volante M
    - Câmara Traseira
    nota: PDC dianteiro, GPS, pele já incluídas tendo em conta o equipamento base e line Luxury.
    E aqui está a busílis para esta aberração: o S4 já inclui como equipamento base muito coisa que no X1 temos que andar a pôr na lista de opcionais.

    Acresce que a BMW Portugal é mais generosa em descontos do S4GC do que no X1, portanto, no final, o S4 GC acabará mais barato.

    E estamos a falar do segmento acima (que se nota bastante a nível da construção e cuidado nos pormenores) e de uma plataforma mecânica RWD.

    E o Gran Coupé já é um carroçaria que tem um "imposto" sobre o "normal" Série 3 (que se tivesse sido alvo da comparação ainda tornava mais ridículo o preço X1).

    Não acham que há aqui uma situação completamente bizarra onde a febre dos SUV é tanta que um mero segmento C com um equipamento nada de extraordinário custa quase o mesmo que um "D+" com o mesmo equipamento? What??!!

    Depois olhando para os X1 que vejo a circular em Lisboa percebo: 16d, maioria no line e sem quase opções para tocarem com os descontos de frota e ficarem nos 35k.

    P.S. Sabendo que a BMW custuma fazer pagar as versões Coupé com um overprice de 4 a 5k, o X2 então terá mesmo preços ao nível do absurdo

    #2
    Quem quer andar na moda, vai mais fundo à carteira. Nada de novo. Os espertos aqui não são os consumidores...

    Comentário


      #3
      O fenómeno SUV é isso mesmo: Carro do segmento abaixo, custa o mesmo ao cliente, a margem de rentabilidade do construtor aumenta.

      Comentário


        #4
        É a lei do mercado...
        Em todas as marcas isso acontece, e por isso é que depois se chega ao absurdo de preços a rondar os 40 mil por SUVs seg. C com motores 1.6 diesel.
        Se acrescentarmos que um SUV tem custos de utilização mais avultados que uma berlina, ainda parece mais absurdo.

        No entanto, um SUV oferece um mundo de coisas que uma berlina ou se não oferece, e é esse mundo de coisas que as pessoas que os compram procuram, pagando mais por isso.
        Diria mesmo que o que leva as pessoas a pagar mais por um SUV, é o mesmo que leva outras pessoas a pagar mais pela versão desportiva, ou cabrio, mas é apenas com uma orientação de gostos diferente..

        Esta questão já foi amplamente discutida no fórum e gera sempre discórdia porque a maioria das pessoas não aceita os gostos e opções dos outros.
        Acho que há espaço para todos.

        Comentário


          #5
          Mas aqui a questão é que eu já o estou a comparar com
          um modelo "da moda", um "pseudocoupé", mais caro que um Série 3....

          Comentário


            #6
            não sei onde está o espanto, é algo normalíssimo por terras lusas, se só agora deste por isso, não sei onde tens andado...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Andre Ver Post
              Mas aqui a questão é que eu já o estou a comparar com
              um modelo "da moda", um "pseudocoupé", mais caro que um Série 3....
              Está aqui a resposta. A melhor relação nobreza mecânica/preço está no série 3.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                não sei onde está o espanto, é algo normalíssimo por terras lusas, se só agora deste por isso, não sei onde tens andado...
                O quê? O fenómeno SUV é exclusivo de terras lusas?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                  O quê? O fenómeno SUV é exclusivo de terras lusas?
                  de um certo ponto de vista é, dai termos os preços praticados, e haver compradores...

                  Comentário


                    #10
                    É um fenómeno global.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                      de um certo ponto de vista é, dai termos os preços praticados, e haver compradores...
                      Garanto-te que não é.

                      Comentário


                        #12
                        Em Espanha chamam-se "SUVebordillos"...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por CatarinaGS Ver Post
                          Está aqui a resposta. A melhor relação nobreza mecânica/preço está no série 3.
                          Exacto.

                          Parece-me que o problema está no facto do X1, para o nível de preço a que é vendido, ter em falta equipamento bastante básico para algo que custa >35k.

                          Exemplo: cerca de 4000€ separa um X1 sDrive 18d de um Série 4 GC 18d de PVP, mas este último traz muito mais equipamento de série (LED, GPS, AC auto, espelho interior anti-encadeamento, PDC trás/frente, leitor de CD). Num simples exercício de adicionar esse equipamento, a diferença reduz-se a uns ridículos...€300!

                          O que isto nos diz é que a equipamento equivalente, o X1 custa tanto como um Série 4GC. Um pseudocoupé da moda, ele próprio mais caro que um Série 3 de onde deriva, e com elementos bem distintivos como a ausência de moldura das portas...

                          O que estou a dizer é que eu percebia se um X1 custasse para equipamento equivalente o mesmo que um Série 3, ok, essa costuma ser a regra: SUV pelo preço da berlina do segmento seguinte. Neste caso estamos perante o SUV ao preço de quase "dois segmentos" por assim dizer. De loucos, não?

                          E, lá está, o próprio mercado depois responde na forma como se "organiza":

                          Fui ver os dados oficiais de Janeiro a Abril 2017 a BMW vendeu em Portugal 455 X1, dos quais:
                          -16d: 303
                          -18d: 118

                          Por sua vez, vendeu 515 4 GC, dos quais:
                          -18d: 104
                          -20d: 355 (que tem um diferencial de preço €1600, compreende-se que a maioria faça o esforço e traga o 20d)

                          Comentário


                            #14
                            So ganhamos a Eurovisao, nao somos assim tao importantes para as marcas fazerem SUV aos Pontapes so por causa de Portugal.

                            Quanto ao problema do topico, as modas pagam-se sempre bem, seja em que produto for. Aqui é um no brainer, pelo mesmo preço.. S4.

                            Comentário


                              #15
                              Mas se o fenómeno SUV é global e pagar mais face ao hatch/sedan equivalente é o normal, tão mais é mesmo uma coisa portuguesa!

                              Ora vejamos, o diferencial de preço (16d) entre um X1 e um 2 Active Tourer:

                              - Portugal: 5200€
                              - Espanha: 2900€
                              - França: €1700 (!)
                              - Alemanha (16d não é vendido, portanto faço a comparação entre 18d): €1600 (!!)

                              LOL!

                              P.S. Isto faz-me lembrar o overprice ridículo que a VW/SIVA em Portugal punha no Tiguan da 1ª geração face ao Golf V/VI contemporâneo. Era muito maior do que no resto da Europa. Ao ponto de muito 1.4 TSI ter sido vendido por cá porque pouca gente estava disposta a pagar o que custava o 2.0 TDI.
                              Editado pela última vez por Andre; 14 May 2017, 14:00.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                                O quê? O fenómeno SUV é exclusivo de terras lusas?
                                não de todo, embora o mercado português é muito peculiar.

                                português gosta de ter um suv grande, da elite alemã, mas nem que seja movido por um 3 cilindros de 100cv,
                                francês já vai para marcas mais comuns, olha ao que paga menos impostos e consome menos, Bmw e afins não estão nas prioridades,
                                suiços, é full extras e motores a condizer, tdi? isso é coisa de tuga ....
                                alemães, esses nem ligam aos equipamentos, a opção estofos em pele é raramente a escolhida, motorizações bem pela média da tabela,

                                pagar 50.000€ por um mercedes GLA com um 1.5 dci ?? ..... somente num pais.

                                Comentário


                                  #17
                                  Vamos à Audi.

                                  Diferenças entre 1.6 TDI.

                                  A1 SB/Q2
                                  - Portugal: 5290€
                                  - Espanha: 6000€
                                  - França: 4700€
                                  - Alemanha (A1 1.6 TDI só com S-tronic/DSG, portanto comparo essas versões): €3100

                                  A3 SB/Q3 (vs 2.0 TDI 120)
                                  - Portugal: 9801€ (!!!, mas admito que a questão da cilindrada seja responsável pelo descalabro da diferença)
                                  - Espanha: 3380€
                                  - França: 3280€
                                  - Alemanha: 3950€

                                  A4 Avant/Q5 (2.0 TDI 150)
                                  - Portugal: 5780€
                                  - Espanha: 3290€
                                  - França: 3570€
                                  - Alemanha: 3290€

                                  Bem, tuga, toca a pagares pelo SUV
                                  Editado pela última vez por Andre; 14 May 2017, 14:22.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Restantes comparações na BMW.

                                    Série 3 Touring/X3 (18d)
                                    - Portugal: 6970€
                                    - Espanha: 3350€
                                    - França (estranhamente no configurador não existe S3 18d ou 20d, só no 3GT pelo que comparo ambos os 18d): 1750€
                                    - Alemanha: 2700€

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mercedes

                                      A/GLA (200d)
                                      - Portugal: 7606€
                                      - Espanha: 3800€
                                      - França: 5400€
                                      - Alemanha: 3970€

                                      C Station/GLC (220d 4Matic na ausência de versão 200 no GLC e pelo facto de não existirem GLC não 4Matic)
                                      - Portugal (mas é difícil estabelecer comparação porque o GLC só começa no 250d e não há C Station 4Matic; cá fica entre GLC 250d 4Matic e C250d Station): 3700€
                                      - Espanha: 2977€
                                      - França: 2250€
                                      - Alemanha: 119€ (!)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Volkswagen

                                        1.6 TDI

                                        Golf Sportvan/Tiguan
                                        - Portugal: 3831€ (nota as versões de equipamento são muito diferentes porque não há Trendline 1.6 TDI no Sportvans e existe uma versão GPS edition bastante mais equipada)
                                        - Espanha (2.0 TDI 115 no Tiguan, não vendem 1.6): 2880€
                                        - França (idem): 2220€
                                        - Alemanha (idem): 3475€
                                        Editado pela última vez por Andre; 14 May 2017, 15:14.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Peugeot

                                          308 SW/3008 (1.6 Bluetech 120)
                                          - Portugal: 5300€
                                          - Espanha: 5010€
                                          - França: 4850€
                                          - Alemanha: 3700€

                                          Primeira marca em que a diferença é relativamente homogénea entre países...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Só quando existir verdadeira liberalização dentro da UE no que respeita ao setor automóvel é que estas aberrações vão acabar...

                                            Até lá, os importadores /representantes vão continuar a brincar com os consumidores Portugueses... que também têm culpa, quando aceitam pagar balúrdios por carros que não valem o preço que pedem por eles.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                              Só quando existir verdadeira liberalização dentro da UE no que respeita ao setor automóvel é que estas aberrações vão acabar...

                                              Até lá, os importadores /representantes vão continuar a brincar com os consumidores Portugueses... que também têm culpa, quando aceitam pagar balúrdios por carros que não valem o preço que pedem por eles.
                                              Eu já sabia que pagávamos mais pelos SUV comparativamente ao que acontecia noutros mercados. Mas, agora, depois de ter ido ver caso a caso em x modelos, é de um gajo ficar parvo com o balúrdio que em Portugal se fazem pagar os SUV comparativamente às equivalentes berlinas/MPV!

                                              X1, GLA, Q3 estão altamente inflacionados na tugolândia, mas diferenças do absurdo face ao que se passa nos outros mercados!

                                              E os dois primeiros vendem a potes. O que se traduz em algo simples: são autênticas minas para os importadores!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Por acaso ontem andei a ver Serie 1 e X1 116d de serviço e havia 2 com configurações muito semelhantes, a mesma idade e km, o S1 custava 31.000€ e o X1 38.000€, um gajo olha para o X1 e realmente não consegue perceber onde o porquê desta diferença de preço...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                  Só quando existir verdadeira liberalização dentro da UE no que respeita ao setor automóvel é que estas aberrações vão acabar...

                                                  Até lá, os importadores /representantes vão continuar a brincar com os consumidores Portugueses... que também têm culpa, quando aceitam pagar balúrdios por carros que não valem o preço que pedem por eles.
                                                  ??????

                                                  sabias que os carros em Portugal são dos mais baratos de toda a Europa? e que os importadores até fazem um esforço significativo para ter os melhores equipamentos de base?
                                                  sabias que há gente a vir buscar ca os carros novos?

                                                  o que lixa tudo são os impostos!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Já repararam que o Tuga gosta sempre de fazer mais um esforço para ir buscar qualquer coisa de melhor ou superior? Mesmo que durante a posse do veículo raramente vá realmente notar a diferença?


                                                    Quantos exemplos passam por este fórum de que 1.000 ou 2.000 € não são "quase nada"?

                                                    De facto, dada a elevada fiscalidade que incide sobre os automóveis, os preços destes tendem a ser obscenos, o que pode fazer parecer que 1.000 ou 2.000 € não são nada. Mas a verdadeira questão é que ainda é dinheiro, mas mesmo muito dinheiro para a maioria dos Portugueses. Por mim, os Portugueses não sabem o real valor das coisas e do dinheiro. Se soubessem, o nosso parque automóvel seria bem diferente.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Portugal falta o dinamismo dos mercados grandes. O preço que pagas por 1 carro nao tem nada a ver com o listado. Quem quer configurar tem de puxar por galoes (desconto de empresa, aqui na Suiça basta trabalhares para 1 emprega grande: UBS, Nestle etc).

                                                      Para carros nao encomendados compras um de stock. Como existe em cada marca 2000 a 3000 carros stock no País nao e dificil encontrar 1 a gosto. O meu carro era 51 000 e comprei por 35 000. Mercedes tem 3 anos de garantia e ofereceram 4 anos além do desconto. É assim que tenho visto toda a gente que compra. Ninguém compra pelo preço listado.

                                                      As marcas carregam nos preços conforme a procura. Entao o CLA custa 5000 mais que o GLA. O CLA é mais pequeno para os ocupantes traseiros.


                                                      Resumindo, Portugal tem tudo para ser 1 mercado fantastico de leasing: Se começarem a fazer carros de stock para poder fazer os 20..30% desconto e como os usados valem 30% mais que na Suiça ...leasing de 4 anos seria incrivelmente barato.
                                                      Editado pela última vez por Superfast; 14 May 2017, 17:07.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu pergunto-me quanto custara importar um GLA 200 cdi de 2015? É que os stands estão cheios deles por 25 000 e com 30 a 50 000kms.

                                                        Por exemplo este: Ficaria por quanto?

                                                        https://www.autoscout24.ch/de/d/merc...3d2015%26r%3d5

                                                        Ou este com 170 cavalos:

                                                        Algo que valeria a pena equacionar: Aqui os carros têm 100 000 kms de manutenção incluida. Se é transferivel na UE.

                                                        https://www.autoscout24.ch/de/d/merc...3d2015%26r%3d5
                                                        Editado pela última vez por Superfast; 14 May 2017, 17:15.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rsk Ver Post
                                                          ??????

                                                          sabias que os carros em Portugal são dos mais baratos de toda a Europa? e que os importadores até fazem um esforço significativo para ter os melhores equipamentos de base?
                                                          sabias que há gente a vir buscar ca os carros novos?

                                                          o que lixa tudo são os impostos!
                                                          Os impostos não são os culpados de tudo. Queres um exemplo?

                                                          Preços ANTES de impostos:

                                                          Golf 1.0 TSI Confortline (Portugal): 20,133 €

                                                          Golf 1.0 TSI Advance (Espanha): 18,074 €

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                            Por mim, os Portugueses não sabem o real valor das coisas e do dinheiro.
                                                            Eu também acho que andamos a gastar demasiado dinheiro com os automóveis.

                                                            Facilmente se gasta mensalmente mais dinheiro com um automóvel do que com uma casa, o que é um absurdo...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X