Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vale mesmo a pena uma "semi"-novo a gasolina?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Mercado] Vale mesmo a pena uma "semi"-novo a gasolina?

    Meus caros antes de mais não quero transformar isto em mais uma guerra de diesel vs gasolina, quero sim ver as vossas opiniões do ponto de vista técnico e financ

    Tenho andado a sondar o mercado para a potencial compra de um carro mais pequeno a gasolina e fiquei, negativamente, impressionado. Rapidamente o que procurava era na casa dos 14-16K, segmento B de preferência C, 1-3 anos, até uns 50 mil km. Obviamente que fui bater nos infinitos capturs à venda por pressão da Maria mas foram rapidamente descartados pela falta de espaço e qualidade a que estávamos habituados (temos um carro e uma carrinha do segmento D).

    Decidimos subir para o C e abdicar de anos de matricula e mais km, a minha primeira ideia foi um dos famosos focus 1.0 125cv (que conheço de um colega meu), fui então para os sites do costume e lá encontrei (poucos) e com preços que até estavam dentro do que procurava. Por curiosidade fui ver a quanto andavam uns equivalentes e foi aqui que fiquei surpreendido.

    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#dcfd51e3bd

    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#f10d9481bf

    Mais ou menos km e idade, não queria entrar em detalhes do tipo "ah mas x é vendido porque um standeiro" ou "mas x tem um risco e um pneu careca" ou "ah mas um é negociável e outro não" ou "mas o motor X faz menos 1 segundo dos 0-100 portanto é muito melhor" e não fui ver equipamento ao detalhe mas presumo que o trend+ (diesel) até tenha mais equipamento que o trend (gasolina), estamos a falar de um diferença que considero baixa, até porque nos carros a gasolina meto +2000€ porque sei que no futuro vou ter de lhes meter GPL. Que eu saiba tanto o 1.0 ecoboost como 1.5tdci nenhum apresenta problemas crónicos portanto também descarto essa possibilidade.


    Outro exemplo uma das paixões da Maria que costuma andar numa de uma colega era uma 308SW, embora as disponíveis ultrapassassem o orçamento, mas mesmo aí fiquei algo surpreendido com a diferença de preço de um diesel para um a gasolina.

    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#a63f7f610b

    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#ceb876a384

    Não conheço nenhum dos motores de perto mas aqui talvez a diferença de potência faça alguma diferença a favor do a gasolina.

    Talvez estivesse à espera do santo graal da desvalorização mas será que é bom negócio estes carros a gasolina face a um equivalente a diesel mesmo que tenha de investir mais 2000€? Digo isto porque, psicologicamente, mais cedo ou mais tarde vou acabar por fazer o investimento de 2000€ num kit GPL, ok aí o carro a gasolina até vai ficar com um custo por km mais baixo que o a diesel MAS e a futura desvalorização de ambos? Não costumo comprar carros a pensar em vendê-los mas tenho de ter isso em conta de qualquer das maneiras.

    #2
    Há poucos a gasolina turbo a venda e isso faz com que os desvalorizem menos.

    Comentário


      #3
      Boas!

      Assim de forma resumida, e do que tenho visto em termos de mercado, a minha opinião é que quanto mais alto o segmento e mais caro for o carro em novo, mais compensa comprar o carro usado.
      Ou seja, se falarmos de um segmento A, a desvalorização do dito ao fim de 2 ou 3 anos vai ser quase irrisória (sobretudo em termos de quantidade de dinheiro), e somar a isto o desgaste, torna-se menos apetecível o usado.
      Num segmento D já é diferente, e é relativamente fácil encontrar carros com 2 ou 3 anos com rombos de 10 ou 20 mil € no valor, que pela qualidade, o desgaste é menos notório.
      Por isso acho que o valer a pena comprar semi-novo, ou usado, pode ser relativo!

      Quanto ao tema do tópico, com o orçamento que tens, já consegues comprar carros de segmento B, novos e com bastante equipamento. No caso do segmento C já é mais relativo, e tanto podes comprar um mais recente e ao mesmo tempo mais espartano (Focus), como um mais "recheado" e preço upaupa!
      Acho que está a haver uma mudança de paradigma, e de certo modo este "boom" de carros a gasolina está a fazer disparar o preço dos mesmos. As pessoas começam a tentar fugir ao diesel, e por essa razão cada vez se vai encontrar menos pechinchas em carros a gasolina, sejam novos ou usados. Quando o focus 1.0 saiu, era anunciado à volta dos 20 miil, penso eu, e dentro de pouco tempo já começa a ser normal ver o preço a aproximar-se dos 30 mil para modelos semelhantes.

      Sobre a questão GPL, também tenho andado a procurar alguma informação sobre a conversão, até porque é uma coisa que poderei fazer caso de um dia para o outro precise de fazer muitos quilómetros. Mas apesar de já haver alguns kit's para estes motores, ainda é uma tecnologia "cobaia", que não sei se já está a funcionar em pleno.
      A somar a isto, estes novos motores são de injecção directa.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
        Há poucos a gasolina turbo a venda e isso faz com que os desvalorizem menos.
        Desvalorizam menos porque começa a haver muita procura destes carros, e na verdade foram vendidos poucos.
        O mercado deles é diferente do diesel, e normalmente quem os tem não deve trocar ao fim de 2 ou 3 anos.

        Há 4 ou 5 anos atrás o cenário era diferente, porque além de haver poucos, eram quase "dados", porque ninguém os queria!

        Comentário


          #5
          A kia ta com o Ceed gt line 1.0 por menos de 18K já recheado de equipamento.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
            Desvalorizam menos porque começa a haver muita procura destes carros, e na verdade foram vendidos poucos.
            O mercado deles é diferente do diesel, e normalmente quem os tem não deve trocar ao fim de 2 ou 3 anos.

            Há 4 ou 5 anos atrás o cenário era diferente, porque além de haver poucos, eram quase "dados", porque ninguém os queria!
            Foi exactamente o que disse.

            Comentário


              #7
              Anda um Opel Astra 1.4 turbo a GPL a venda no standvirtual se não me engano por volta dos 14000€

              Comentário


                #8
                É uma questão interessante, sobre a qual nunca me tinha debruçado.

                O que leva a crer que entre esses Focus, o diesel seja muito melhor opção.

                É estranho que em termos percentuais os gasolina estejam com uma desvalorização inferior aos diesel, porque isso contraria as regras do mercado

                Os diesel foram mais caros cerca de 3500€ em novos e agora estão por mais 1000€ apenas. E não estamos a falar da diferença ao fim de 10 anos de matricula, são carros recentes.... Não é muito normal, não deixo de ficar algo espantado.

                Comentário


                  #9
                  Na minha opinião, e neste caso em particular, acho que o diesel esta mais barato que o normal.

                  Ps. Atenção que no tdci só dão um ano de garantia

                  Comentário


                    #10
                    E isto também mostra que a tendência é que a desvalorização vai ser menos acentuada no futuro. A diferença de preço entres os dois motores deveria rondar os 3500-4000 euros na compra de novo, mas neste caso em usado já andam há volta de 2000.

                    Vais fazer quantos kms por ano ? Com a diferença de consumos entre um e outro não sei se te compensa colocar o GPL.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                      É uma questão interessante, sobre a qual nunca me tinha debruçado.

                      O que leva a crer que entre esses Focus, o diesel seja muito melhor opção.

                      É estranho que em termos percentuais os gasolina estejam com uma desvalorização inferior aos diesel, porque isso contraria as regras do mercado

                      Os diesel foram mais caros cerca de 3500€ em novos e agora estão por mais 1000€ apenas. E não estamos a falar da diferença ao fim de 10 anos de matricula, são carros recentes.... Não é muito normal, não deixo de ficar algo espantado.
                      O mercado está a mudar, há quem não perceba isso. A procura pelo Diesel tem caído e pela gasolina a aumentado e irá ser assim cada vez mais.

                      A procura por carros a gasolina tem crescido, normal que nestes recentes, a desvalorização seja menos penosa.

                      O caso dos Ford tem mais impacto porque ao contrário de muitas expectativas, têm se mostrado muito fiáveis estes 1.0 EB. Para além de poupados.

                      Comentário


                        #12
                        Obrigado a quem respondeu e por não terem derivado este tópico para uma guerra típica,fico também contente por não ser o único a ficar espantado com esta comparação.

                        Relativamente ao meu caso em concreto tou a planear avançar com a compra para o terceiro trimestre deste ano, talvez aí entre mais em detalhe sobre o que procuro, quantos km faço etc etc nesta thread queria mesmo discutir a (não) desvalorização dos carros a gasolina mais recentes, para também me ajudar a ter outra ideia de como estudar o mercado.

                        Só para não deixar quem me questionou, faço 30km por dia, muita AE e IC que tanto pode ser a abrir como a 10kmh (doce doce A5) portanto sim um a gasolina é obviamente a melhor escolha, no entanto, há uns meros 6 meses fazia 90 km por dia portanto km são relativos. Dos rarissimos segmentos D que vejo a gasolina a desvalorização é brutal e ai sim teria uma pechincha no entanto queriamos algo mais pequeno desta vez, chega de tentar apertar dois segmentos D no pátio de casa, e depois de testar um captur chegámos à conclusão que um segmento B iamos ficar desiludidos rapidamente (até testámos o luxe senão me engano, tinha ac auto, gps, câmera de marcha atrás etc)

                        A minha maior dúvida especulativa é com este paradigma de menor desvalorização dos carros a gasolina a curto prazo, será que a longo prazo (10 anos p.e.) também vamos ter uma menor diferença? Por exemplo focus a gasolina com 10 anos devem rondar os 6/7k senão me engano. Aí o meu "medo" fica logo sem efeito.

                        Comentário


                          #13
                          Isso dá desvalorização é sempre relativa, se hoje em dia um C com 10 anos um a gasoleo vale mais, duvido que o mesmo paradigma aconteça nos próximos 10 anos, com marcas a largarem Diesel e planos de menos de 10 anos em investimento dos híbridos e EV, vemos já uma quebra nos Diesel, portanto futurologia... Mas diria que neste momento, a 10 anos, pelo que se vê, tinha mais confiança depois das ameaças das marcas, regras de emissões mais apertadas, em apostar num carro a gasolina que num Diesel em termos de desvalorização. É a minha opinião.

                          Comentário


                            #14
                            eu não comprava focus com 10 anos a 6/7 mil, daria no máximo 5000. já anda um focus de 2005 n net (ou andava há 1 semana) com 160 mil por 3500€, daí dizer os 5000€.

                            este tipo de carros com turbo, mais poupados e sem fap e egr estão a fazer com que os consumidores lentamente olhem cada vez mais para eles e é natural que acabem por ser uma opção e comecem a não desvalorizar tanto.


                            já agora, aqui falta-te um não. "Que eu saiba tanto o 1.0 ecoboost como 1.5tdci nenhum apresenta problemas crónicos portanto também NÃO descarto essa possibilidade.

                            Comentário


                              #15
                              O mercado actual está uma barafunda, e não se sabe bem o que vai acontecer daqui a 5 anos, quanto mais 10...
                              Neste momento há o combustível que (ainda) manda, o gasóleo, mas que vê o cerco cada vez mais apertado, seja em restrições, seja em consequências dessas restrições
                              Há os gasolinas que estão a ganhar terreno com o downsizing, e porque estão a aproveitar a maleita dos diesel, mas têm ainda o handicap do consumo "normal" por resolver, e os preços do combustível em certos países como o nosso.
                              Depois há os híbridos que vão ganhando sucessivamente mais força, e onde a Toyota prova todos os dias que é um caminho muito válido, quando é bem implementado.
                              Por fim os eléctricos, que está em crescimento acelerado e vai recolhendo cada vez mais adeptos por ser supostamente mais "verde". Não tenho dúvidas que estes passarão a ter uma cota significativa dentro de pouco tempo, sejam eles bons ou maus.

                              Posto isto, deixa de haver um monopólio a 1 e meio para passar (muito provavelmente) a 4.
                              Em teoria eu diria que neste momento o melhor é escolher aquele que for mais barato.

                              Comentário


                                #16
                                As regras do mercado estão a mudar ... E quem pensa na desvalorização ... Os motores a gasolina estao a ser a melhor opcao ....

                                Ironico ver outrora users a afrmar que o diesel iria sempre valer mais e como tal era sempre a melhor escolha e que nao iria mudar ... Pois parece que se inverteu as regras de mercado

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                  eu não comprava focus com 10 anos a 6/7 mil, daria no máximo 5000. já anda um focus de 2005 n net (ou andava há 1 semana) com 160 mil por 3500€, daí dizer os 5000€.

                                  este tipo de carros com turbo, mais poupados e sem fap e egr estão a fazer com que os consumidores lentamente olhem cada vez mais para eles e é natural que acabem por ser uma opção e comecem a não desvalorizar tanto.


                                  já agora, aqui falta-te um não. "Que eu saiba tanto o 1.0 ecoboost como 1.5tdci nenhum apresenta problemas crónicos portanto também NÃO descarto essa possibilidade.
                                  Os motores a gasolina têm EGR.

                                  Comentário


                                    #18
                                    A Peugeot vai lançar agora o novo 1.2 VTi com FAP, algo que os outros também deverão fazer.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                      Os motores a gasolina têm EGR.
                                      não sabia, não percebo nada de mecânica.


                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                      A Peugeot vai lançar agora o novo 1.2 VTi com FAP, algo que os outros também deverão fazer.
                                      sim, já houve por aqui uma discussão sobre os novos filtros e do género que vão introduzir nos gasolinas. vai ser só entupimentos também.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O meu ponto (que não sou o tipico consumidor Portugues) é que se se for procurar um veiculo com 2, 3 anos em Portugal mais vale comprar novo.
                                        Com as novas estratégias das marcas (vendas e não lucro) os descontos em novo são wild chegando a 30%.

                                        Por isso mais vale negociar um carro novo do que um semi novo (entendo por semi novo até 2 anos). Nunca encontrei 1 caso (em mais de 100) que valesse a pena comprar usado.

                                        Para mim o melhor é ir a 1 concessionario e pedir 1 simulaçao para 1 novo e negociar. Depois confrontar com o valor de usado. Se fizerem os mesmo 20 a 30% no usado ai sim.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                          O meu ponto (que não sou o tipico consumidor Portugues) é que se se for procurar um veiculo com 2, 3 anos em Portugal mais vale comprar novo.
                                          Com as novas estratégias das marcas (vendas e não lucro) os descontos em novo são wild chegando a 30%.

                                          Por isso mais vale negociar um carro novo do que um semi novo (entendo por semi novo até 2 anos). Nunca encontrei 1 caso (em mais de 100) que valesse a pena comprar usado.

                                          Para mim o melhor é ir a 1 concessionario e pedir 1 simulaçao para 1 novo e negociar. Depois confrontar com o valor de usado. Se fizerem os mesmo 20 a 30% no usado ai sim.
                                          Acho que depende do segmento...
                                          Mas é fácil, vai ver o preço dos VW com 0, 2 e 4 anos, e tira as tuas conclusões em termos de percentagem, e quanto a mim mais importante, valor efectivo.
                                          Up!
                                          Polo
                                          Golf
                                          Passat
                                          Tiguan
                                          e Touareg

                                          para as outras marcas é a mesmíssima coisa, com maior ou menor desvalorização.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                            As regras do mercado estão a mudar ... E quem pensa na desvalorização ... Os motores a gasolina estao a ser a melhor opcao ....

                                            Ironico ver outrora users a afrmar que o diesel iria sempre valer mais e como tal era sempre a melhor escolha e que nao iria mudar ... Pois parece que se inverteu as regras de mercado
                                            Irónico ver outrora users a afirmar que o carros a gasolina iriam sempre ser melhor negócio e como tal eram sempre a melhor escolha e que não iria mudar ... Pois parece que se inverteram as regras de mercado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Volkswagen não procurei mas o ano passado andei a ver Corsas e ficou mais barato novo do que usado até 12 meses. Depois é muito dificil encontrar um Corsa top spec. É facil se andarmos a procura de um Corsa Enjoy. Agora pesquisa um Corsa Cosmo com bancos aquecidos, sensores frente e atras, alarme, ecra panoramico.

                                              Estou a a falar de preços finais. É algo que critico ha ja 18 meses. Em quase todos os Paises ha 1 website com negocios do mes ou da semana. Eu interessa-me quanto vou pagar não quanto a marca pede no simulador.

                                              Por isso sou 1 pouco contra (e sei que parece ilogico mas é facil quando se anda a comprar carros) os topicos de compra de carro quando se fala de preços. Por exemplo quando as marcas oferecem extras e 20% de desconto faz a procura de 1 veiculo voltar à estaca zero.

                                              Eu em Portugal, mesmo aqui no forum, tenho 1 pouco de dificuldade de saber os preços finais de 1 marca. Sei bem os preços pedidos (basta ir a 1 simulador) mas preços finais é muito complicado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                                Volkswagen não procurei mas o ano passado andei a ver Corsas e ficou mais barato novo do que usado até 12 meses. Depois é muito dificil encontrar um Corsa top spec. É facil se andarmos a procura de um Corsa Enjoy. Agora pesquisa um Corsa Cosmo com bancos aquecidos, sensores frente e atras, alarme, ecra panoramico.

                                                Estou a a falar de preços finais. É algo que critico ha ja 18 meses. Em quase todos os Paises ha 1 website com negocios do mes ou da semana. Eu interessa-me quanto vou pagar não quanto a marca pede no simulador.

                                                Por isso sou 1 pouco contra (e sei que parece ilogico mas é facil quando se anda a comprar carros) os topicos de compra de carro quando se fala de preços. Por exemplo quando as marcas oferecem extras e 20% de desconto faz a procura de 1 veiculo voltar à estaca zero.

                                                Eu em Portugal, mesmo aqui no forum, tenho 1 pouco de dificuldade de saber os preços finais de 1 marca. Sei bem os preços pedidos (basta ir a 1 simulador) mas preços finais é muito complicado.
                                                Estamos alinhados, quando estive comprador também cheguei à mesma conclusão que no segmento que comprei mais valia comprar novo que usado (para mim), e já aqui dei mais detalhes.

                                                No entanto, basta subir 2 segmentos para ver que as coisas já são diferentes, e não falo tanto em percentagem, mas mais no valor em quantidade que se perde, enquanto num citadino perdes 5 ou 6 mil€ num espaço de 3 ou 4 anos, num familiar podes perder 20 mil no mesmo espaço de tempo face a um novo. Em percentagem até pode ser semelhante, mas em quantidade é muita coisa, e com certeza que o seg. D é melhor negócio por essa altura, quanto mais não seja porque tem mais qualidade e estará naturalmente em melhor estado.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Concordo mas arranjar um Segmento D com 3 anos por 50% de novo é algo divinal. O pai do meu melhor amigo foi a mercedes e por um C220 cdi sportscoupe de 2001 deram-lhe 7000 euros.

                                                  Ontem vendemos aqui um Audi 1.9 Tdi 110 de 2000 por 1500 francos. O problema não está na %. Está que um carro com 10 anos ou 5 vale imenso. Agora tem aqui um A6 3.0 TDI (preço listado em 2013 de 106 000) por 39 900.

                                                  Se falarmos que um Passat 2.0 TDI highline custa 40 ou 45 000 bem equipado e com 3 anos compra-se por 25 000 tudo bem. Agora pedirem 35 000 com 3 anos é algo que nao abona na compra de 1 usado.

                                                  Por exemplo eu comprei o meu GLA por 36 000 e espero vender por 25 000 daqui a 4 anos em Portugal. Vou-me aproveitar da situação.
                                                  Editado pela última vez por Superfast; 22 May 2017, 07:15.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não conheço a realidade de outros paises, mas em Portugal, na minha opinião, não compensa comprar semi-novos a gasolina.

                                                    Mais depressa compras novo mais barato, do que os preços completamente ridiculos que os stands pedem por carros semi-novos...

                                                    Para além do mais, mesmo que existe uma diferença de 2000€ ou mesmo 3000€, novo é novo, e sabes o tratamento que levou.

                                                    Muitos dos semi-novos, são de serviço ou de companhias de aluger onde os carros são muito mal tratados.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                      Os motores a gasolina têm EGR.
                                                      Teem egr mas que nunca dao problemas ... E porque ? O diesel lanca muitas micro particulas e como tal entopem tudo .... Nos motores a gasolina isso ja nao acontece

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Portugal é 1 mercado que não puxa pela informação. Basta ver que este fórum só permite lingua Portuguesa onde a informação é super escassa

                                                        Este tentar proteger, e o nao acordar para a realidade permite que se tente enganar o consumidor. Qualquer artigo internacional sobre quanto um carro deve desvalorizar alertaria qualquer consumidor que esses 2000 ou 5000 sao ridiculos quando o mesmo é feito num carro novo.

                                                        Infelizmente a nossa imprensa e eu sou assinante de 4 ou 5 publicacoes nunca refere estes aspectos. Vai demorar até termos um pais informado. É o meu sonho desde ha 6 anos. A atitude perante a informaçao e negocios é brutal entre Portugueses de Portugal e Portugueses pelo mundo fora.
                                                        Editado pela última vez por Superfast; 23 May 2017, 07:19.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                                          Portugal é 1 mercado que não puxa pela informação. Basta ver que este fórum só permite lingua Portuguesa onde a informação é super escassa

                                                          Este tentar proteger, e o nao acordar para a realidade permite que se tente enganar o consumidor. Qualquer artigo internacional sobre quanto um carro deve desvalorizar alertaria qualquer consumidor que esses 2000 ou 5000 sao ridiculos quando o mesmo é feito num carro novo.

                                                          Infelizmente a nossa imprensa e eu sou assinante de 4 ou 5 publicacoes nunca refere estes aspectos. Vai demorar até termos um pais informado. É o meu sonho desde ha 6 anos. A atitude perante a informaçao e negocios é brutal entre Portugueses de Portugal e Portugueses pelo mundo fora.
                                                          Outra vez arroz? Se não gostas do que aqui se faz, a porta é ali.

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X