Meus caros antes de mais não quero transformar isto em mais uma guerra de diesel vs gasolina, quero sim ver as vossas opiniões do ponto de vista técnico e financ
Tenho andado a sondar o mercado para a potencial compra de um carro mais pequeno a gasolina e fiquei, negativamente, impressionado. Rapidamente o que procurava era na casa dos 14-16K, segmento B de preferência C, 1-3 anos, até uns 50 mil km. Obviamente que fui bater nos infinitos capturs à venda por pressão da Maria mas foram rapidamente descartados pela falta de espaço e qualidade a que estávamos habituados (temos um carro e uma carrinha do segmento D).
Decidimos subir para o C e abdicar de anos de matricula e mais km, a minha primeira ideia foi um dos famosos focus 1.0 125cv (que conheço de um colega meu), fui então para os sites do costume e lá encontrei (poucos) e com preços que até estavam dentro do que procurava. Por curiosidade fui ver a quanto andavam uns equivalentes e foi aqui que fiquei surpreendido.
https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#dcfd51e3bd
https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#f10d9481bf
Mais ou menos km e idade, não queria entrar em detalhes do tipo "ah mas x é vendido porque um standeiro" ou "mas x tem um risco e um pneu careca" ou "ah mas um é negociável e outro não" ou "mas o motor X faz menos 1 segundo dos 0-100 portanto é muito melhor" e não fui ver equipamento ao detalhe mas presumo que o trend+ (diesel) até tenha mais equipamento que o trend (gasolina), estamos a falar de um diferença que considero baixa, até porque nos carros a gasolina meto +2000€ porque sei que no futuro vou ter de lhes meter GPL. Que eu saiba tanto o 1.0 ecoboost como 1.5tdci nenhum apresenta problemas crónicos portanto também descarto essa possibilidade.
Outro exemplo uma das paixões da Maria que costuma andar numa de uma colega era uma 308SW, embora as disponíveis ultrapassassem o orçamento, mas mesmo aí fiquei algo surpreendido com a diferença de preço de um diesel para um a gasolina.
https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#a63f7f610b
https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#ceb876a384
Não conheço nenhum dos motores de perto mas aqui talvez a diferença de potência faça alguma diferença a favor do a gasolina.
Talvez estivesse à espera do santo graal da desvalorização mas será que é bom negócio estes carros a gasolina face a um equivalente a diesel mesmo que tenha de investir mais 2000€? Digo isto porque, psicologicamente, mais cedo ou mais tarde vou acabar por fazer o investimento de 2000€ num kit GPL, ok aí o carro a gasolina até vai ficar com um custo por km mais baixo que o a diesel MAS e a futura desvalorização de ambos? Não costumo comprar carros a pensar em vendê-los mas tenho de ter isso em conta de qualquer das maneiras.
Tenho andado a sondar o mercado para a potencial compra de um carro mais pequeno a gasolina e fiquei, negativamente, impressionado. Rapidamente o que procurava era na casa dos 14-16K, segmento B de preferência C, 1-3 anos, até uns 50 mil km. Obviamente que fui bater nos infinitos capturs à venda por pressão da Maria mas foram rapidamente descartados pela falta de espaço e qualidade a que estávamos habituados (temos um carro e uma carrinha do segmento D).
Decidimos subir para o C e abdicar de anos de matricula e mais km, a minha primeira ideia foi um dos famosos focus 1.0 125cv (que conheço de um colega meu), fui então para os sites do costume e lá encontrei (poucos) e com preços que até estavam dentro do que procurava. Por curiosidade fui ver a quanto andavam uns equivalentes e foi aqui que fiquei surpreendido.
https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#dcfd51e3bd
https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#f10d9481bf
Mais ou menos km e idade, não queria entrar em detalhes do tipo "ah mas x é vendido porque um standeiro" ou "mas x tem um risco e um pneu careca" ou "ah mas um é negociável e outro não" ou "mas o motor X faz menos 1 segundo dos 0-100 portanto é muito melhor" e não fui ver equipamento ao detalhe mas presumo que o trend+ (diesel) até tenha mais equipamento que o trend (gasolina), estamos a falar de um diferença que considero baixa, até porque nos carros a gasolina meto +2000€ porque sei que no futuro vou ter de lhes meter GPL. Que eu saiba tanto o 1.0 ecoboost como 1.5tdci nenhum apresenta problemas crónicos portanto também descarto essa possibilidade.
Outro exemplo uma das paixões da Maria que costuma andar numa de uma colega era uma 308SW, embora as disponíveis ultrapassassem o orçamento, mas mesmo aí fiquei algo surpreendido com a diferença de preço de um diesel para um a gasolina.
https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#a63f7f610b
https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#ceb876a384
Não conheço nenhum dos motores de perto mas aqui talvez a diferença de potência faça alguma diferença a favor do a gasolina.
Talvez estivesse à espera do santo graal da desvalorização mas será que é bom negócio estes carros a gasolina face a um equivalente a diesel mesmo que tenha de investir mais 2000€? Digo isto porque, psicologicamente, mais cedo ou mais tarde vou acabar por fazer o investimento de 2000€ num kit GPL, ok aí o carro a gasolina até vai ficar com um custo por km mais baixo que o a diesel MAS e a futura desvalorização de ambos? Não costumo comprar carros a pensar em vendê-los mas tenho de ter isso em conta de qualquer das maneiras.
Comentário