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    Peugeot 508 SW

    Boas pessoal, ando a pensar adquirir a Peugeot 508 SW 1.6 e-HDI Allure 2-Tronic, mas como nunca conduzi com caixa automática não sei se me vou adaptar bem, também tenho lido em alguns sítios que a caixa não é automática mas sim robotizada, mas a mesma é boa ou deixa muito a desejar e em relação a avarias, dura mais ou menos que a manual?

    #2
    Boas.

    É uma caixa pilotada/robotizada, não uma verdadeira automática. Basicamente é uma caixa normal com um robot montado no topo que trata das passagens e embraiagem. Não é um prodígio de rapidez ou suavidade no funcionamento, mas é suficientemente agradável no dia-a-dia para se poder fazer uma condução relaxada. As patilhas atrás do volante sobrepõem-se sempre à vontade da caixa, pelo que podes reduzir ou subir uma velocidade mesmo indo em auto, o que dá muito jeito em ultrapassagens, por exemplo, pois por vezes ao esmagar o acelerador tende a fazer várias reduções à bruta. Tem um período em que tem de se aprender a contornar algumas das suas manhas, mas no geral a caixa é minimamente decente.

    Eu tenho uma no meu carro (308) há mais de 7 anos e graças a ela rendi-me às automáticas, e provavelmente quando trocar de carro volto a apostar numa caixa auto. Tem os seus defeitos, como arranques mais bruscos em tempo muito frio, e como já referi atrás esmagar o acelerador pode fazer com que ela responda à bruta, tal como variadas vezes sobe uma relação quando não devia, para logo a seguir a voltar a reduzir. De vez em quando parece que a programação pensa que o carro não tem potência para aguentar uma relação em certas situações...

    Mas de resto tem-se revelado fiável (no meu caso, em 115k kms), acho que se se tratar com jeito não dará dores de cabeça. Houve relatos de avarias da caixa nos Citroen Picasso e também eu já tive um mau-funcionamento temporário que desapareceu reiniciando o carro. O tempo de vida útil deverá ser semelhante ao das versões manuais, ainda que se possa ter a ideia que a embraiagem durará mais tempo, acho que vai tudo dar ao mesmo.

    Ainda que uma voltinha não sirva para grande coisa no que toca a uma caixa automática, o melhor a fazer é experimentar o carro apenas para ficar com uma ideia
    Editado pela última vez por Edge; 24 May 2017, 18:29.

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      #3
      Boas,

      Acho que a caixa já é diferente, não é robotizada... há umas semanas estive a falar com um vendedor e ele disse que a caixa é nova/ diferente da
      das unidades do ano passado, é melhor confirmar pois não sou conhecedor destas caixas.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Edge Ver Post
        Boas.

        É uma caixa pilotada/robotizada, não uma verdadeira automática. Basicamente é uma caixa normal com um robot montado no topo que trata das passagens e embraiagem. Não é um prodígio de rapidez ou suavidade no funcionamento, mas é suficientemente agradável no dia-a-dia para se poder fazer uma condução relaxada. As patilhas atrás do volante sobrepõem-se sempre à vontade da caixa, pelo que podes reduzir ou subir uma velocidade mesmo indo em auto, o que dá muito jeito em ultrapassagens, por exemplo, pois por vezes ao esmagar o acelerador tende a fazer várias reduções à bruta. Tem um período em que tem de se aprender a contornar algumas das suas manhas, mas no geral a caixa é minimamente decente.

        Eu tenho uma no meu carro (308) há mais de 7 anos e graças a ela rendi-me às automáticas, e provavelmente quando trocar de carro volto a apostar numa caixa auto. Tem os seus defeitos, como arranques mais bruscos em tempo muito frio, e como já referi atrás esmagar o acelerador pode fazer com que ela responda à bruta, tal como variadas vezes sobe uma relação quando não devia, para logo a seguir a voltar a reduzir. De vez em quando parece que a programação pensa que o carro não tem potência para aguentar uma relação em certas situações...

        Mas de resto tem-se revelado fiável (no meu caso, em 115k kms), acho que se se tratar com jeito não dará dores de cabeça. Houve relatos de avarias da caixa nos Citroen Picasso e também eu já tive um mau-funcionamento temporário que desapareceu reiniciando o carro. O tempo de vida útil deverá ser semelhante ao das versões manuais, ainda que se possa ter a ideia que a embraiagem durará mais tempo, acho que vai tudo dar ao mesmo.

        Ainda que uma voltinha não sirva para grande coisa no que toca a uma caixa automática, o melhor a fazer é experimentar o carro apenas para ficar com uma ideia
        Obrigado por te dares ao trabalho de uma explicação tão extensiva.

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          #5
          Originalmente Colocado por lmanuel Ver Post
          Boas,

          Acho que a caixa já é diferente, não é robotizada... há umas semanas estive a falar com um vendedor e ele disse que a caixa é nova/ diferente da
          das unidades do ano passado, é melhor confirmar pois não sou conhecedor destas caixas.
          Pois tem um nome diferente das anteriores por isso tenho a dúvida de como funcionará

          Comentário


            #6
            Actualmente a gama Peugeot usa uma caixa mais recente chamada EAT6, que é uma caixa automática convencional. Mas a 2Tronic é igual à CMP6, que é uma caixa pilotada. Ainda que usasse um nome diferente no 508, eram sistemas semelhantes. Como falaste na 2Tronic parti do princípio que era compra de uma SW usada. Se for nova já é a EAT6 que é, claro, mais evoluída que a 2Tronic/CMP6.

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              #7
              A CMP6 é das piores porcarias que se pode ter num carro.

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                #8
                Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                Actualmente a gama Peugeot usa uma caixa mais recente chamada EAT6, que é uma caixa automática convencional. Mas a 2Tronic é igual à CMP6, que é uma caixa pilotada. Ainda que usasse um nome diferente no 508, eram sistemas semelhantes. Como falaste na 2Tronic parti do princípio que era compra de uma SW usada. Se for nova já é a EAT6 que é, claro, mais evoluída que a 2Tronic/CMP6.
                É usada de 2014

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                  #9
                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                  A CMP6 é das piores porcarias que se pode ter num carro.
                  Já ouvi dizer mal como pessoas que dizem não ser tão ma como alguns fazem parecer

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                    A CMP6 é das piores porcarias que se pode ter num carro.
                    Já ouvi várias pessoas a queixarem-se do mesmo

                    Enviado do meu SM-J320FN através de Tapatalk

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