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BMW M240i - A alternativa civilizada ao M2

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    [Test-drive] BMW M240i - A alternativa civilizada ao M2

    Ensaio: BMW M240i


    O cariz desportivo faz parte do ADN da BMW e nos carros com assinatura M Performance isso é ainda bem mais evidente. Este BMW 240i é mais um bom exemplo, sendo, basicamente, um M2, um pouco mais ‘civilizado’...





    24 de Maio de 2017, às 18:37


    O cariz desportivo faz parte do ADN da BMW e nos carros com assinatura M Performance isso é ainda bem mais evidente. Este BMW 240i é mais um bom exemplo, sendo, basicamente, um M2, um pouco mais ‘civilizado’…
    Já tinha tido o prazer de guiar um BMW M2 Coupé, ainda mais em circuito – Hungaroring – podendo dessa forma reunir um conjunto de emoções e sensações que são impossíveis de recriar em estradas normais, a não ser que se queira ser completamente irresponsável, o que não é o caso. Este BMW 240i pertence a uma elite de automóveis que numa altura em que a indústria caminha a passos largos para a condução autónoma, hoje, nós que podemos guiar automóveis como este BMW 240i, somos uma espécie de antepenúltima ou penúltima geração que ainda pode saber o que é o verdadeiro prazer de condução. Agarrar num carro, eriçar os pelos dos braços e sentir toda a adrenalina, fruto das sensações que nos são transmitidas por carros assim quando guiado para lá do que o comum dos mortais é capaz.
    Basicamente este BMW 240i é um M2 aligeirado, sem toda a panóplia de ‘fine tunning’ que sofreu o fabuloso Coupé. Portanto, pelo que se percebe, não é aqui que está o topo da hierarquia ‘M’, isso é mais com o M4 ou M6, dependendo das preferências, mas que ainda assim permite muita emoção, isso é certo.
    Desde que a BMW criou a divisão da M Performance, que nasceu em 1972, de lá saíram carros míticos como por exemplo o M1 ou o M3, símbolos eternos da marca bávara, que temos sempre enormes expetativas em relação ao apuro dinâmico dos ‘M’. Hoje em dia, a panóplia alargou-se muito, surgindo de vez em quando o ‘créme de lá créme’ como o M2 Coupé é bom exemplo. Este M240i não é isso, pois, basicamente, resulta de uma atualização técnica nos modelos M de gamas mais baixas, passando a beneficiar do mesmo motor que já estava disponível nos 340i, 440i e X4 M40i. Portanto, este M240i Coupé utiliza tecnologia M Performance TwinPower Turbo, suspensão desportiva M especificamente afinada para o modelo. Ou seja, os genes M estão lá, mas numa roupagem mais discreta. Olhando para o modelo que substitui, o M235i, este 240i utiliza o mesmo motor de seis litros em linha com 3.0 litros de capacidade, mas com a ‘tal’ mais recente tecnologia, o que redundou no aumento de 15 cv de potência e de 53 Nm de binário em relação ao anteriores M235i. Passa, portanto a debitar 340 cv de potência e 500 Nm de binário máximo (mais do que o M2 Coupé), o que lhes permite aprimorar um pouco as prestações, passando a aceleração dos 0 aos 100 km/h a fazer agora em apenas 4,6s, com esta caixa automática Steptronic de oito velocidades.
    Logicamente, quando se trabalha no motor, tudo à volta não pode ficar na mesa e por isso a BMW mexeu nos amortecedores, que foram afinados para dar melhor resposta ao elevado binário do motor de 6 cilindros. Tudo isto facilita a condução deste 240i, que não sendo tão brusco quanto o M2 Coupé, é ‘feroz’ quanto baste se provocado.






    SUPER-PERFORMANCE
    Na gama mais baixa ‘M’, o M235i Coupé era o penúltimo passo antes do top M2 Coupé, mas este refrescamento com o 240i é o que se espera. Mais cavalos vapor, mais binário, suspensão ajustada, consome menos, acelera mais rapidamente. É o que se quer. E a verdade é que com o binário a ‘disparar’ logo após as 1500 rpm, este M240i Coupé não fica muito longe do M2 em termos de performance. A força do motor impressiona, mas o carro é também muito ágil e a caixa de oito velocidades automática aproveita bastante bem a força e o binário do motor, mas ainda há trabalho a fazer na motricidade, o que não se estranha, e que por exemplo, é muito menos notório no M2 Coupé. Logicamente. De qualquer forma, o M240i é fácil de conduzir, e só houve um pormenor, que pode ter sido mesmo abuso. Depois de alguns quilómetros a descer a Lagoa Azul, os travões chegaram cá abaixo um pouco mais ‘elásticos’ do que estava à espera.
    De resto, com um andamento normal, o consumo fica pouco acima dos 8,4l/100 Km, mas basta aumentar um pouco o ritmo que o ‘disparo’ da média é diretamente proporcional. Se o tratarmos como um familiar, nos modos Eco Pro e Comfort, não consome exageradamente.
    Em termos estéticos o carro é discreto, e embora possua os componentes específicos M Performance, gosto bem mais do ‘atrevimento’ visual do M2 Coupé. Claro que este é propositadamente diferente. Mas é um carro bastante atraente. A posição de condução é boa, e quanto ao conforto, se guiado com calma, o carro não massacra nada o físico.








    Ficha Técnica:
    Motor – 6 Cilindros linha, Injeção direta, Turbo, Intercooler, Gasolina
    Cilindrada – 2998 cm3
    Transmissão – Tração traseira
    Cx Vel – 8 vel. auto, Steptronic
    Potência – 340 cv/5500 rpm
    Binário – 500Nm/1500-4500 rpm
    Vel max – 250 km/h
    Aceleração – 4,6 (0-100km/h)
    Consumo – médio 7,1 l/100 km, AutoSport 8,4l/100 Km
    Suspensão dianteira – Tipo McPherson
    Suspensão traseira – Eixo de torção
    Peso – 1545 kg
    Depósito – 52 l
    Mala – 390 l
    Emissões – 163 gr/km C02
    Preço base – 58.816,76 €
    Versão ensaiada – 71.728,75 €



    #2
    Neste caso ia mais rápido para o M135i, ou para melhorar para o novo 40i.

    Comentário


      #3
      Suspensão traseira – Eixo de torção

      Tem carburadores?


      Que desperdicio...
      Editado pela última vez por bg2; 25 May 2017, 13:49.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
        Suspensão traseira – Eixo de torção

        Tem carburadores?


        Que derperdicio...
        Que erro... ou estou muito enganado.

        Five-link fully independent rear suspension
        http://www.bmwusa.com/Standard/Conte...s/default.aspx

        Comentário


          #5
          isso é sooo 2010, muito barulhento, agora este pessoal jovem só curte carros a pilhas

          Comentário


            #6
            Tudo isto facilita a condução deste 240i, que não sendo tão brusco quanto o M2 Coupé, é ‘feroz’ quanto baste se provocado.


            O grande problema do M2 é exactamente este 240i, que anda mais.

            Comentário


              #7
              Até podia andar (que não anda) que as diferenças entre os dois são algumas....o pessoal tem de começar a perceber que não é só aspecto de wide body

              EDIT: Algumas diferenças: https://www.carthrottle.com/post/6-k...-m2-and-m240i/

              Outras só quem "estudar a coisa", como as jantes do M2 serem forjadas, etc e tal
              Editado pela última vez por ; 25 May 2017, 12:03.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                Que erro... ou estou muito enganado.

                Five-link fully independent rear suspension
                http://www.bmwusa.com/Standard/Conte...s/default.aspx

                claro que é engano

                Comentário


                  #9
                  O M2 é melhor, mas mais duro e vistoso para uma utilização diária.

                  Em portugal a diferença de preço é muito curta, com equipamento igual

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                    O M2 é melhor, mas mais duro e vistoso para uma utilização diária.

                    Em portugal a diferença de preço é muito curta, com equipamento igual
                    O problema segundo disseste há uns tempos estava na lista de espera do M2. O carro tem uma presença brutal, e a cor da apresentação (aquele azul) deixa-me a babar por ele. Esteticamente o m240i não me encanta, especialmente de traseira, parece ser demasiado "maçuda", coisa que o M2 resolveu com o alargamento das vias.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                      O problema segundo disseste há uns tempos estava na lista de espera do M2. O carro tem uma presença brutal, e a cor da apresentação (aquele azul) deixa-me a babar por ele. Esteticamente o m240i não me encanta, especialmente de traseira, parece ser demasiado "maçuda", coisa que o M2 resolveu com o alargamento das vias.
                      a lista de espera continua "gira". há carros encomendados em Agosto, entregues este mês.

                      Entretanto saiu o facelift, eu ficaria bastante satisfeito se desse 80.000€ por um carro e no mês seguinte tivesse um carro "velho"

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                        a lista de espera continua "gira". há carros encomendados em Agosto, entregues este mês.

                        Entretanto saiu o facelift, eu ficaria bastante satisfeito se desse 80.000€ por um carro e no mês seguinte tivesse um carro "velho"
                        Sabes quais são os updates esperados no facelift?

                        Comentário


                          #13
                          Só faróis e GPS, do que percebi.

                          um motor diferente só para o final do ano.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                            Só faróis e GPS, do que percebi.

                            um motor diferente só para o final do ano.
                            Então objectivamente este facelift é "cagativo" para quem encomendou o outro, o que se pedia no facelift não era nada disso. O motor aparecerá no CSL?

                            Comentário


                              #15
                              Olhando para o modelo que substitui, o M235i, este 240i utiliza o mesmo motor de seis litros em linha com 3.0 litros de capacidade

                              tenho ideia que isto nao é bem verdade...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                Só faróis e GPS, do que percebi.

                                um motor diferente só para o final do ano.

                                O M2 não vai ter um motor novo. Este motor actual N55 vai continuar na versão normal, vai sair sim o M2 CS com o S55 do M3/M4, mas capado a 400 cv.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por speedyssj3 Ver Post
                                  tenho ideia que isto nao é bem verdade...
                                  E tens razão.

                                  O M235i tinha o N55, o M240i tem o B58. São motores diferentes.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Phobos Ver Post
                                    O M2 não vai ter um motor novo. Este motor actual N55 vai continuar na versão normal, vai sair sim o M2 CS com o S55 do M3/M4, mas capado a 400 cv.
                                    Sim, é isto mesmo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                      a lista de espera continua "gira". há carros encomendados em Agosto, entregues este mês.

                                      Entretanto saiu o facelift, eu ficaria bastante satisfeito se desse 80.000€ por um carro e no mês seguinte tivesse um carro "velho"
                                      Também ficaria se tivesse comprado um M2 novo por 80.000€ chave na mão.......

                                      Em relação a motores o N55 do M2 tem componentes revistos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                        Também ficaria se tivesse comprado um M2 novo por 80.000€ chave na mão.......

                                        Em relação a motores o N55 do M2 tem componentes revistos
                                        Tens toda a razão, os cilindros são os mesmos que os do S55, e mais umas quantas diferenças no motor e no sistema de refrigeração.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                          Também ficaria se tivesse comprado um M2 novo por 80.000€ chave na mão.......

                                          Em relação a motores o N55 do M2 tem componentes revistos
                                          O pessoal compra, faz leasing. E o leasing tem valor residual garantido. Fica mais a arder a locadora que tem 1 valor residual alto de 1 carro com facelift. Para quem faz leasing o valor mensal e o mesmo

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                            O pessoal compra, faz leasing. E o leasing tem valor residual garantido. Fica mais a arder a locadora que tem 1 valor residual alto de 1 carro com facelift. Para quem faz leasing o valor mensal e o mesmo

                                            O "pessoal" encomenda em Setembro do ano passado sem leasing por bem menos que 80 mil € e recebe no início de de Abril deste ano

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                                              #23
                                              Eu referi 80.000 como exemplo para um valor de tabela.
                                              Uma simplificação para explicar o argumento

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