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California processa construtores

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    California processa construtores

    A Califórnia processou seis dos maiores fabricantes mundiais de automóveis devido ao aquecimento global, alegando que os efeitos de estufa provocados pelos veículos provocaram milhões de dólares de prejuízos, segundo o Procurador-Geral daquele estado norte-americano, citado pela agência Lusa.

    Os seis fabricantes visados - Chrysler, General Motors, Ford, Toyota, Honda e Nissan - reagiram hoje, refutando a acção com o argumento de que constroem já os veículos «mais limpos e mais eficazes em termos de utilização de energia» e que cada carro vendido na Califórnia é homologado pelas autoridades estaduais, antes de ser entregue aos concessionários.

    Num comunicado divulgado quarta-feira, o Procurador-Geral, o democrata Bill Lockyer, justificava a acção judicial com os «danos significativos» causado pelo aquecimento global ao ambiente, economia, agricultura e saúde pública da Califórnia, estimando este impacto em «milhões de dólares».

    «Os automóveis são a fonte de emissões de dióxido de carbono que mais rapidamente tem crescido e contribuído para o aquecimento global, mas o governo federal e os construtores de carros recusaram-se a agir. É tempo destas empresas serem responsabilizadas pelo seu contributo para esta crise», escreveu o ministro.

    A Califórnia, o estado norte-americano mais povoado e mais rico, tem 35 milhões de habitantes e cerca de 32 milhões de viaturas registadas

    in "PortugalDiario"

    #2
    risos... os automoveis representam 25% das emissoes poluentes em todo o globo, mas td bem!

    mas por um lado obriga os fabricantes a optar rapidamente por energias alternativas!

    Comentário


      #3
      Foooossssssgasssseeee, ca palhaçada[xx(][xx(][xx(]

      Eles que processem o bush, ele é q não quer assinar o protocolo de quioto e tásse a cag*r para a poluição mundial[xx(]

      Comentário


        #4
        Que grande hipocrisia. Como refere a notícia "cada carro vendido na Califórnia é homologado pelas autoridades estaduais". Proibam então carros a gasolina, só deixando ser vendidos híbridos e carros eléctricos.

        Comentário


          #5
          [}][}][}][}][}][}][}]

          Não é o estado do Arnold, o Hasta la vista, baby?

          Comentário


            #6
            É no minimo ironico que seja o estado que mais use o automovel como meio de transporte que se lembre de processar os construtores...

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por jacomiranda

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              Não é o estado do Arnold, o Hasta la vista, baby?
              De certo que a Hummer não será condenada[}][}]

              Comentário


                #8
                De certeza que o arnaldo xeio-de-negras quer ficar bem visto para as proximas eleições, elas tão perto?

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Alpiger

                  citação:Originalmente colocada por jacomiranda

                  [}][}][}][}][}][}][}]

                  Não é o estado do Arnold, o Hasta la vista, baby?
                  De certo que a Hummer não será condenada[}][}]
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                  Comentário


                    #10
                    Estes americanos têm com cada uma. Então os gajos já se eskeceram que nem ao protocolo de Kioto quiseram aderir?

                    Comentário


                      #11
                      Desculpa mas... eles autorizam a venda dos carros... mas processam-nos por poluir??? hein!? Nem sei se hei-de rir ou ficar parvo... devo ser muito estupido mas nao entendi!

                      Comentário


                        #12
                        Não me admira nada, nos States tudo é razão pa processar...

                        Comentário


                          #13
                          idem

                          Comentário


                            #14
                            citação:The federal lawsuit filed on Wednesday alleges that emissions from vehicles made by the carmakers have harmed Californians' health, damaged the environment and cost the state millions of dollars to combat their effects.

                            (...)

                            The state attorney general's office says the lawsuit is intended to hold the car industry accountable for what regulators say is their contribution to climate change.

                            (...)

                            The lawsuit, filed in the U.S. District Court in Oakland, marks the first time a U.S. state has sought monetary damages for the impact on global warming by vehicles.

                            It adds a new dynamic to an ongoing battle between the state and the auto industry over greenhouse gas emissions.

                            In 2002, California lawmakers approved legislation requiring cuts in emissions from cars and light trucks.

                            The auto industry is challenging those regulations, arguing they can be met only through increased fuel economy standards, which is the domain of the federal government.
                            [ass]

                            Haha, são mesmo otários estes americanos.

                            Em vez de aderir a Quioto e ficarem a coçar sem fazer nada querem diminuir as emissões poluentes.

                            [/ass]

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por J.Garcia

                              citação:Originalmente colocada por Alpiger

                              citação:Originalmente colocada por jacomiranda

                              [}][}][}][}][}][}][}]

                              Não é o estado do Arnold, o Hasta la vista, baby?
                              De certo que a Hummer não será condenada[}][}]
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                              Comentário


                                #16


                                Processo á boa maneira americana[:0]

                                Comentário


                                  #17
                                  Isto é de morrer a rir, estes gajos não existem , já começo a dar razão ao Hugo Chavez LOL

                                  Comentário


                                    #18
                                    É por estas e por outras que me choca quando defendem os americanos com unhas e dentes.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Amigos , cada Estado tem as suas leis proprias ,e decidem como bem entendem , ha que ter em atençao que a California e o estado do Colorado ,sao aqueles que tem leis mais rigidas anti poluiçao.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Processo um tanto ou quanto ridiculo.

                                        Criem é leis federais e não apenas estaduais, que obriguem os construtores a tornar os seus carros mais eficientes.

                                        e nos EUA, bem que poderiam atacar o os light-trucks, já que se vão safando aos regulamentos que os automóveis ligeiros são obrigados a cumprir.
                                        Já que a tabela de vendas é dominada por um desses exemplares, atacar o problema por aí, seria melhor solução que este processo, que parece apenas um exemplo de mediatismo e que certamente irá cair em saco roto.

                                        Porque se vão atrás dos construtores de automoveis, têm de ir atrás dos construtores de aviões, barcos (cargueiros, supercargueiros, petroleiros, iates), e industria no geral

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu acho que notícia está incompleta. De facto, de todos os estados norte-americanos a Califórnia é dos mais exigentes no que diz respeito às normas de emissões poluentes, principalmente aquelas que concerne aos veículos automóveis, sendo inclusivé um dos locais do mundo, onde estas são das mais completas e rigorosas.

                                          Neste momento, desde 2004 e até 2007, vigora a tabela LEV 1 de emissões. Por sua vez, os veículos em si são classificados em 4 categorias, TLEV1 (Transitional Low Emissions Vehicle), LEV1 (Low Emission Vehicle), ULEV1 (Ultra Low Emission Vehicle) e ZEV1 (Zero emission vehicle). No entanto, caso o construtor opte pode enquadrar já os seus veículos na tabela LEV 2 (que está em vigor desde 2004), que elimina o TLEV1 e antecipa as outras categorias, introduzindo uma nova, a SULEV 2 entre a ULEV2 e a ZEV2.

                                          Dá-me a sensação que esta notícia fará menção à possibilidade dos construtores poderem vender viaturas menos poluentes, mas não o fazerem, dado a alternativa da LEV1.

                                          Só por curiosidade, os compostos medidos pelas LEV's são NMOG (Non-methane organic gases), CO, NOx, PM e HCHO (Formaldehyde), em duas "durabilidades" distintas, 50k e 100k (valores em milhas), um pouco à semelhança do que acontece com as normas de emissão Euro IV onde o construtor também tem que declarar a durabilidade dos resultados (por curiosidade, 100k ou 5 anos), após os quais aplicar-se-à um factor de deterioração.

                                          Abraços.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por c r a s h

                                            Processo um tanto ou quanto ridiculo.

                                            Criem é leis federais e não apenas estaduais, que obriguem os construtores a tornar os seus carros mais eficientes.

                                            e nos EUA, bem que poderiam atacar o os light-trucks, já que se vão safando aos regulamentos que os automóveis ligeiros são obrigados a cumprir.
                                            Já que a tabela de vendas é dominada por um desses exemplares, atacar o problema por aí, seria melhor solução que este processo, que parece apenas um exemplo de mediatismo e que certamente irá cair em saco roto.

                                            Porque se vão atrás dos construtores de automoveis, têm de ir atrás dos construtores de aviões, barcos (cargueiros, supercargueiros, petroleiros, iates), e industria no geral
                                            Crash, mas tb não é bem assim.

                                            Existe uma legislação transfederal, sendo que o estado da Califórnia optou por ser mais rigoroso.

                                            A legislação que eu mencionei é aplicável para LDV (ou seja Light Duty Vehicles) até 12 passageiros, onde os LDT (Light duty trucks) caem.

                                            Por outro lado Heavy Duty Vehicles também são obrigados a cumprir com normas de emissões (cujos valores são medidos em g/bhp*hr).

                                            Um abraço,

                                            Comentário


                                              #23
                                              O mais ironico é que o Governador da California o Arnold Shawrzeneger é dos maiores colecionadores de carros dos EUA ... concerteza nao devem puluir muito os seus 13 Hummer's .

                                              Comentário


                                                #24
                                                Essa faz lemnbrar a do outro que, achou q havia incêndios florestais pelo facto de existirem florestas, como tal ia mandar abater não sei quantos hectares de floresta...

                                                O que é que o Estado da California precisa de financiar mesmo ?!

                                                Comentário

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