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MCoutinho - Mau serviço e atendimento péssimo

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    MCoutinho - Mau serviço e atendimento péssimo

    Boa noite,

    Sou proprietário de um Smart Fortwo cdi de 2010 e venho por este meio mostrar o meu descontentamento pelo mau serviço e atendimento prestado pela oficina Mercedes-Benz MCoutinho de Vila Real à qual me dirigi, no sentido de me solucionarem um problema sinalizado pela luz no painel de instrumentos, perda de potência, consumo excessivo de combustível e ausência de ciclos de regeneração do filtro de partículas.

    Muito resumidamente passou-se o seguinte:

    Dia 11 de janeiro: 1ª deslocação para diagnóstico. Resposta do concessionário: avaria no sensor de temperatura do filtro de partículas como único problema identificado.

    Dia 18 de Janeiro: Intervenção.

    Dia 19 de Janeiro: Após 50 kms, a luz de avaria reapareceu e o carro apresentou exatamente os mesmos sintomas.

    Dia 20 de Janeiro: Dei conhecimento à oficina.

    Dia 25 de Janeiro: resposta do concessionário: devido à substituição do sensor de temperatura, “talvez” tivesse havido uma má ligação do sensor de pressão do diferencial do filtro de partículas, motivo que estaria a causar essa avaria e a luz de indicação da mesma, mas que a situação já estaria resolvida.

    Início de Maio: Mesma luz! Mesmos sintomas! Dou conhecimento à oficina.

    10 de Maio: Nova verificação da qual resultou, segundo me foi dito, um problema que residia no sensor de pressão do diferencial do filtro de partículas, tendo este de ser substituído.

    Perante isto, interrogo-me se da segunda vez que me desloquei à oficina, a fim de resolver um problema que apresentou exatamente os mesmos sintomas, sublinho, em menos de 24 horas, não teria que ter sido identificado e naturalmente resolvido.

    Estou absolutamente insatisfeito porque paguei por um problema que nunca ficou resolvido e sobretudo por diagnosticarem, sempre que me desloco à oficina, um problema diferente e respetiva sugestão de reparação no espaço de pouco tempo, quando a manifestação dos sintomas é sempre a mesma desde o primeiro dia.

    Devo referir que a partir do momento em que solicito um diagnostico no sentido de me resolverem qualquer problema, estou plenamente consciente e recetivo a que me garantam soluções que naturalmente têm o seu preço e as quais tenho o dever e estou disposto a pagar, quando resolvido.

    Sublinho que desde o primeiro diagnóstico até ao último, passaram apenas três meses.

    No dia 11 do mês de Maio, entrei em contacto com o user josemanuel para saber como poderia fazer uma exposição desta situação à Mercedes Portugal. O user, incansavelmente disponível, reencaminhou a minha reclamação para um dos membros de direção da MCoutinho.
    Como não obtinha qualquer tipo de resposta por parte deste concessionário, houve uma segunda tentativa de contacto, ao que foi respondido que brevemente seria estabelecido. Até agora sem êxito.

    Hoje: Mesma avaria, mesmos sintomas e sem respostas!
    Editado pela última vez por rmesquita; 09 June 2017, 02:02.

    #2
    A MCoutinho costuma ter boa fama...

    Se calhar a Avaria é mesmo difícil de diagnosticar ou o mecânico não tem grande jeito.


    Ou esse carro está com um problema grave.

    No entanto a MCoutinho não fugiu a responsabilidade de arranjar o carro nunca

    Comentário


      #3
      Presumindo que ainda é a mesma oficina compartilhada com a mercedes, e pela minha experiência concretamente nessa mesma casa, penso que se tratará de um problema de incapacidade...
      Não havia má vontade por parte das pessoas para resolver o problema, havia era impreparação para o conseguir resolver, mas isso é uma questão que já foi abordada neste forum inúmeras ocasiões, e infelizmente parece ser um mal geral da industria.

      Comentário


        #4
        isso infelizmente não se passa só na Mercedes, á centenas de casos idênticos noutras marcas, simplesmente limitam-se a diagnosticar os erros e substituir peças se ficar resolvido porreiro, o pior é quando ao fim de algum tempo voltas ao mesmo, e eles vão por tentativas, sempre a mudar peças e tu a pagar a factura, depois como é claro passas para a reclamação e andas ai e não passa disso...

        dado á idade do carro o ideal será levares é o dito a uma oficina com bom feedback multimarcas(e não estou a falar de midas,feuverts's e afins), que ai eles nesse aspecto são muito mais profissionais que a marca e não te andam a sugar os euros á carteira...

        Comentário


          #5
          A 2ª visita à smart devia e podia ter sido evitada, ok, mas a situação ficou resolvida, tanto que durou 4 meses a acender a luz, e logo por outro motivo (o sensor é outro)
          2 segundos no google deixam bem claro, até para o mais leigo dos leigos, que a luz de motor e "safe mode" aparecem por MILHARES de motivos. em janeiro foi por um, agora foi por outro. simples.

          A melhor oficina Smart do mundo não consegue identificar problemas 3 ou 4 meses antes deles aparecerem. é natural que a mcoutinho também não consiga.

          A conversa deles em janeiro podia ter sido outra. Podiam-te ter contactado a dizer que era preciso substituir o sensor de temperatura do filtro de particulas, porque estava estragado; o de diferencial de pressão porque está a trabalhar bem, dentro dos parametros normais e sem indicios de falha; e já agora o filtro de particulas porque também está dentro dos parametros normais mas não é novo. Estou certo que tu ias aceitar sem pestanejar pagar milhares de euros e não os ias chamar de ladrões!!

          é como trocar os pneus na revisão porque, apesar de estarem novos, podem vir a apanhar com um prego. LOL....

          edit: complementando o conselho do carbook, vai a outra boa oficina e substitui o sensor de diferencial de pressão. de certeza que ficamais em conta que na mercedes. Aproveita e pergunta se eles conseguiam ter identificado o problema há 4 meses, quando outro sensor estava estragado e esse estava bom.
          Editado pela última vez por Eliselotus; 09 June 2017, 09:28.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
            A 2ª visita à smart devia e podia ter sido evitada, ok, mas a situação ficou resolvida, tanto que durou 4 meses a acender a luz, e logo por outro motivo (o sensor é outro)
            2 segundos no google deixam bem claro, até para o mais leigo dos leigos, que a luz de motor e "safe mode" aparecem por MILHARES de motivos. em janeiro foi por um, agora foi por outro. simples.

            A melhor oficina Smart do mundo não consegue identificar problemas 3 ou 4 meses antes deles aparecerem. é natural que a mcoutinho também não consiga.

            A conversa deles em janeiro podia ter sido outra. Podiam-te ter contactado a dizer que era preciso substituir o sensor de temperatura do filtro de particulas, porque estava estragado; o de diferencial de pressão porque está a trabalhar bem, dentro dos parametros normais e sem indicios de falha; e já agora o filtro de particulas porque também está dentro dos parametros normais mas não é novo. Estou certo que tu ias aceitar sem pestanejar pagar milhares de euros e não os ias chamar de ladrões!!

            é como trocar os pneus na revisão porque, apesar de estarem novos, podem vir a apanhar com um prego. LOL....

            edit: complementando o conselho do carbook, vai a outra boa oficina e substitui o sensor de diferencial de pressão. de certeza que ficamais em conta que na mercedes. Aproveita e pergunta se eles conseguiam ter identificado o problema há 4 meses, quando outro sensor estava estragado e esse estava bom.
            Exatamente, concordo plenamente com o que escreves. Mas do ponto de vista do cliente as maquinas quando estão avariadas so tem um componente, não pode ser hoje um e daqui a um mês ou dois outro. Exatamente por esse motivo é que cada vez mais se opta por substituir peças completas de centenas de € quando com uma ou duas dezenas de € o problema ficava resolvido.

            Comentário


              #7
              O problema nestas situações é que a complexidade mecânica e eléctrónica dos carros não ajuda em nada à identificação de um problema.

              Vamos supor que o software apresenta um erro persistente.
              Nem sempre esse erro é muito concreto, e tem frequentemente uma check-list associada de coisas a verificar para identificar o culpado.

              E se algumas das coisas desse check-list são fáceis de verificar, outras implicam a substituição física da peça como "teste".

              Aqui fica logo a primeira questão, que é se se vai cobrar ao cliente essa peça (mesmo que não seja necessária) ou não.
              Se não tiverem a peça em stock, quem é que vai suportar o custo?
              Vão buscar a outro carro que esteja ao lado (se esse carro que está ao lado fosse meu, não acharia piada nenhuma, pois seria mexer em algo desnecessariamente e nem sempre fica igual, por mais que se tente)?

              Em todo o caso, o tempo despendido nesse diagnóstico é uma realidade, e se for quantificado facilmente entra numa soma em valor de m.o. a pagar pelo cliente.

              Este problema é bastante maior (e pior) quando o problema é intermitente, e muitas vezes acaba por ser a própria oficina / mecânicos a seguirem o caminho da experiência, ou seja, dos casos similares que ocorreram antes (e mais vezes) e a solução utilizada com sucesso.

              No entanto concordo que acender "a mesma luz" vale zero se for algo estilo "check engine light" ou algo parecido, pois é uma informação excessivamente genérica.

              Se um injector se entupir, se o turbo tiver um problema qualquer, se o fap não conseguir regenerar, se um tubo de vácuo com 10 cm se romper (...) a centralina vai fazer disparar essa luz, e registar um código.

              No exemplo do tubo roto (ou simplesmente mal apertado), a centralina não vai dizer que o tubo está roto, mas sim que existe um diferencial de pressão entre o valor esperado e o verificado no sensor "x" ou "y", cabendo depois à oficina seguir os passos de troubleshooting que mencionei atrás.


              Não conheço a MCoutinho nem estou a defender ninguém, tendo plena noção de que como cliente isto é um enorme pincel (eu já o senti mais do que uma vez em diversas marcas).

              Mas (até por mexer em algumas coisas nos meus carros e ter algum software para os ler e codificar) sei que por vezes até os mecânicos ficam encurralados entre o problema e o evitar ir substituindo peças "à vontade" até chegar lá, porque depois o cliente reclama (e também se compreende isso).

              Mas se de 25 de Fevereiro ao início de Maio o carro andou bem, talvez estejamos a falar de problemas distintos ou complementares.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                Exatamente, concordo plenamente com o que escreves. Mas do ponto de vista do cliente as maquinas quando estão avariadas so tem um componente, não pode ser hoje um e daqui a um mês ou dois outro. Exatamente por esse motivo é que cada vez mais se opta por substituir peças completas de centenas de € quando com uma ou duas dezenas de € o problema ficava resolvido.
                O ponto de vista do cliente muda rápidamente quando lhe dizes que a conta multiplica várias vezes para substituir um componente que pode vir a estar estragado em breve, mas não tens a certeza quando e até está bom!

                Farto-me de ver malta que não troca as pastilhas porque ainda aguentam mais uma semana, se lhes digo que devem trocar os discos por precaução, apesar de estarem bem dentro da vida útil, começo a ter que ir ao dentista recompor os dentes várias vezes por semana.
                Se disser isso ao dono dum megane/scenic que está a trocar pastilhas atrás, vou directo pra morgue!

                Quando vais ao medico porque achas que tens um dedo partido, não aproveitas para ver se o apêndice precisa de ser tirado pois não? Nem o médico vai ver isso, certo? quanto muito, se te queixares de dores abdominais, faz um checkup simples e manda-te para um especialista.
                faz-te um raio X e quanto muito descobre que afinal até tinhas 2 dedos partidos. não te dá garantias de que os outros não se vão partir daí a uns dias!
                Com o carro é a mesma coisa. Ninguém verifica exaustivamente todos os sensores do carro quando se troca 1. Nem todos os parafusos do carro só porque se tirou a roda.

                Pela historia contada aqui, parece-me que a smart agiu bem. Trocou o que estava estragado, verificou o que estava relacionado e estava tudo bom.
                Agora precisa doutro sensor do FAP. Ninguém garante que um sensor de ABS não vai falhar amanhã ou daqui a 6 meses, ou a MAF.

                Faz lembrar a malta que acha que a garantia só existe porque as marcas já não sabem fazer carros lol

                Comentário


                  #9
                  Agora têm também Jaguar e Land Rover como representadas em Coimbra

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                    Farto-me de ver malta que não troca as pastilhas porque ainda aguentam mais uma semana, se lhes digo que devem trocar os discos por precaução, apesar de estarem bem dentro da vida útil, começo a ter que ir ao dentista recompor os dentes várias vezes por semana.


                    Tu se calhar também és muito alarmista.

                    Enquanto há material com algum tipo de fricção, trava na mesma:



                    Este era (bem) ventilado!

                    Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                    Se disser isso ao dono dum megane/scenic que está a trocar pastilhas atrás, vou directo pra morgue!
                    Mas fartei-me de rir com os riscos que corres ao aconselhar clientes!

                    Comentário


                      #11
                      Desde que tive um Ford Focus assistido até aos 80 mil na MCoutinho no Porto , ou seja fez lá 4 revisões ... e na quinta que nao fui lá, me tiraram o filtro de habitáculo e ainda era o de origem ... completamente preto perdi lhes a confiança.

                      Isto porque dava muito trabalho para o tirar era preciso tirar o pedal do acelerador. Mas paguei-os nas 4 revisões.


                      Para alem disso são dos maiores clientes de peças aftermarket de uma loja lá ao lado.

                      Comentário


                        #12
                        Porque especificamente de Megane/Scenic?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post

                          Bela imagem. O condutor não sentiria uma grande tremideira a travar ?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            Porque especificamente de Megane/Scenic?
                            Deve ser porque os donos dos Renault andam sempre a estoirar dinheiro nas reparações...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                              Bela imagem. O condutor não sentiria uma grande tremideira a travar ?
                              Não faço ideia.

                              Isso alegadamente teria sido um Jaguar vendido por um stand de usados, mas não acompanhei a história.

                              O facto é que já vi diversas fotos deste estilo, o que arrepia um bocado, mas ao mesmo tempo faz-me pensar que ou este tipo teve muita sorte, ou a ideia de um disco estalar de uma forma que bloqueie a roda possa não ser assim tão fácil.

                              Mas sem certezas, e não convém nada inventar com coisas destas.

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