Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Spritmonitor

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Spritmonitor

    Não dou grande importância aos consumos mas até mais pela piada decidi fazer o registo no Spritmonitor e usar a app.

    Apesar de não me considerar estúpido, senti-me estúpido a primeira vez que usei aquilo.

    Coloquei a km actual do carro, a descrição, modelo, motor, etc. Avancei para a inserção dos dados de combustível e lá coloquei os litros que abasteci e o preço por litro que paguei. Até aqui tudo bem. Agora chego à parte em que me diz quantos km percorridos e a informação do consumo médio segundo o CB...

    Ora, se acabei de atestar (estava com autonomia para 50 km) é óbvio que não sei quantos km é que vou percorrer (a não ser que lá coloque a autonomia presumida do CB). Mas obrigava-me a colocar um qualquer dado por isso acabei por colocar 500km. Mas então quer dizer que de duas uma:
    a) ou coloco os litros e preço por litro quando abasteço e depois quando abastecer novamente vou lá corrigir os km presumidos para os km reais que o carro percorreu
    b) ou não insiro qualquer dado da primeira vez que abasteço e só quando for abastecer uma segunda vez é que coloco os dados quanto aos km efectivamente percorridos e depois terei de andar à procura da factura do abastecimento anterior para colocar os litros e o preço por litro que abasteci anteriormente...

    Alguma coisa aqui estará mal e certamente sou eu que estou a ver mal a coisa porque a utilizada da app não pode ser assim complicada.

    Outra coisa que não percebo é o seguinte:

    Damos como exemplo ter colocado 50l e ter feito 500 km. Aqui teria um consumo médio de 10l/km. Mas e se quando abasteci ao final dos 500 km ainda tinha metade de um depósito (era bom era). Ao abastecer novamente vou colocar 25 l (para completar novamente o depósito mas coloco apenas os 500 km que foi o que percorri. Como é que a app faz as contas para saber o consumo médio real? É que a app não consegue saber se o depósito está no fim ou no meio... ou será que só posso usar a app quando atestar o depósito? E mais, por exemplo, se tiver meio depósito e colocar apenas 10l, como é que a app sabe se atestei ou não o depósito, o memso é dizer, como é que a app sabe se consumi 40 l ou 25 l nos 500 km que indiquei ter percorrido desde o último abastecimento?

    Certamente que sou eu que estou a ser totó mas sinceramente há aqui alguma coisa que me está a escapar.

    #2
    O ideal é fazer as contas com depósito cheio...se enches o depósito....colocas o odómetro parcial em zero....quando voltas a reabastecer...eches o depósito novamente...tiras as contas entre os kms percorridos e os litros que levou o carro... é isso que faz a app...

    Também uso a app...pelas condições especiais da ilha sou dos Mx-5 ND com mais consumo...mesmo assim tendo em conta onde moro são valores muito bons.

    Usando a app mesmo que não uses o odómetro parcial e sempre que não falhes uma introdução de dados...ele vai calculando o percorrido parcial e tira as contas pelos litros que deitaste.

    Comentário


      #3
      Tem uma opção para colocar Full fueling que é o que está selecionado por defeito..

      Comentário


        #4
        Vocês fazem contas com ou sem reserva.

        Vamos supor que encho o depósito, 50L, vou atestar novamente pouco depois de lidar a reserva, ora não gastei os 50L... Contam os km que fizeram pelo o total do depósito mesmo que não foi isso que gastaram?

        No meu caso, tanto sempre atestar assim que liga a reserva, sei que a reserva são 5L, logo faço contas com os km que fiz para os 45L que gastei.

        Não sei se me estou a fazer entender...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
          Vocês fazem contas com ou sem reserva.

          Vamos supor que encho o depósito, 50L, vou atestar novamente pouco depois de lidar a reserva, ora não gastei os 50L... Contam os km que fizeram pelo o total do depósito mesmo que não foi isso que gastaram?

          No meu caso, tanto sempre atestar assim que liga a reserva, sei que a reserva são 5L, logo faço contas com os km que fiz para os 45L que gastei.

          Não sei se me estou a fazer entender...
          Se enches sempre da mesma maneira e sabes a quantidade do depósito não precisas de fazer essas contas.

          Encheste o depósito....gastaste e vais voltar a encher...o que deitaste é o que gastaste...

          Eu conto os kms que fiz tendo em consideração a quantidade que enchi o deposito.

          Atestei.... fiz 300 kms...e fui à bomba e meti 25 litros para encher.... então gastei 25 litros para fazer 300 kms p.exemplo...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por SEMILHA Ver Post
            Se enches sempre da mesma maneira e sabes a quantidade do depósito não precisas de fazer essas contas.

            Encheste o depósito....gastaste e vais voltar a encher...o que deitaste é o que gastaste...

            Eu conto os kms que fiz tendo em consideração a quantidade que enchi o deposito.

            Atestei.... fiz 300 kms...e fui à bomba e meti 25 litros para encher.... então gastei 25 litros para fazer 300 kms p.exemplo...
            Isso mesmo, nem é preciso saber o tamanho do depósito para nada.

            O spiritmonitor julgo que tem uma opção para a inserção de dados do primeiro depósito, para ele depois fazer as contas de maneira diferente

            Comentário


              #7
              Estás a pensar muito nos pormenores. Nunca enches o depósito até exactamente o mesmo nível, nunca conduzes exactamente da mesma maneira, vai haver muita variabilidade e o importante é a média a longo prazo. Um depósito não te diz grande coisa, quando tiveres umas centenas de litros e uns milhares de quilómetros aí sim tens uma média muito fiavel e vais ver que com o tempo o valor varia cada vez menos.

              Comentário


                #8
                Estão a complicar o que é tão fácil...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                  Isso mesmo, nem é preciso saber o tamanho do depósito para nada.

                  O spiritmonitor julgo que tem uma opção para a inserção de dados do primeiro depósito, para ele depois fazer as contas de maneira diferente

                  Também pensei isso mas não encontro essa opção em lado nenhum... porque no primeiro depósito não posso colocar kms mas apenas os litros. Mas a app obriga-me a colocar km (daí ter ficcionado os 500 km).

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SEMILHA Ver Post
                    Se enches sempre da mesma maneira e sabes a quantidade do depósito não precisas de fazer essas contas.

                    Encheste o depósito....gastaste e vais voltar a encher...o que deitaste é o que gastaste...

                    Eu conto os kms que fiz tendo em consideração a quantidade que enchi o deposito.

                    Atestei.... fiz 300 kms...e fui à bomba e meti 25 litros para encher.... então gastei 25 litros para fazer 300 kms p.exemplo...
                    Exacto. Mas colocas os litros que abasteceste e os km que percorreste desde o último abastecimento. Agora, como é que fazes isso aquando do primeiro depósito em que ainda não tens km feitos?

                    É que quando colocas os litros num abastecimento posterior é fácil pelo odómetro total ou pelo parcial ver quantos km percorreste desde o último abastecimento. Mas no primeiro abastecimento não consegues fazer isso porque "ainda não tens km feitos"...

                    A app não te devia obrigar a colocar os km parciais apenas os totais a cada abastecimento que ela própria faria essa conta tendo em conta o último abastecimento: km percorridos vs litros abastecidos
                    Editado pela última vez por Zarb; 10 June 2017, 13:12.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                      Estão a complicar o que é tão fácil...
                      Explica lá como fazes o registo do primeiro abastecimento...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por SEMILHA Ver Post
                        estes 5838 km são o odómetro total e real ou desde que começaste a usar a app?
                        Pode estar aí o meu engano. É que eu coloquei os 9000 km reais no ódometro total aquando do primeiro abastecimento...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Zarb Ver Post
                          estes 5838 km são o odómetro total e real ou desde que começaste a usar a app?
                          Pode estar aí o meu engano. É que eu coloquei os 9000 km reais no ódometro total aquando do primeiro abastecimento...
                          Quando cheguei à bomba o carro tinha cento e pocos kms (o carro veio com 1/4 de tanque)... obviamente não contei com esses... quando chego a bomba apontei o que tinha no odometro... aí enchi e pronto.

                          Se tinha 100 já feitos... coloquei digamos 30 litros de combustível e com isso fiz 500 kms (obviamente o odómetro total ficou em 600)...ele calcula a média desses 500 kms...e por ai adiante... é simples nada que saber...

                          Não podes calcular o passado.. quando instalas a app... começas a contar desde esse momento

                          Comentário


                            #14
                            médias??? eu nem sei a última vez que abasteci o depósito! só sei que estava na reserva, meti 13.xx€ e aquilo não deu para encher mais! já tenho ali uns 8 talões de desconto do continente com vários tipos de desconto e o raio do carro ainda não chegou sequer ao vermelho!

                            médias... seus malucos!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                              Estão a complicar o que é tão fácil...
                              Originalmente Colocado por Zarb Ver Post
                              Explica lá como fazes o registo do primeiro abastecimento...
                              Isso da app nunca usei.
                              Agora é como disseram simples.Atestar,fazer alguns kms(100,236 ou 654),voltar a encher e fazer uma regra de 3 simples.
                              Nunca percebi muito bem é porque tiraram aquela patilha que prendia a pistola e não era preciso estar o tempo todo com a mão a pressionar.Segurança,dizem eles...
                              Nalguns carros dá para pôr a tampa do depósito a segurar a pistola.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Zarb Ver Post
                                Explica lá como fazes o registo do primeiro abastecimento...
                                Se usares parciais, o primeiro abastecimento total é "para os pardais", porque não tens parciais.

                                Se usares a kilometragem total, o primeiro abastecimento é com essa kilometragem.

                                Não percebo onde está a dúvida.

                                Já agora, uso o Drivvo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Vocês estão a falar de app para smartphone certo? nunca usei, faço sempre os registos no PC, mas também acho um bocado confuso se quiser ter um valor mais preciso em termos de média.

                                  Já experimentei de várias maneiras, e o que tenho feito é fazer a média final quando encho o depósito. Se ainda tiver combustível no depósito, ao encher consigo fazer a diferença e subtrair ao abastecimento anterior.
                                  Por exemplo: o depósito leva 42 litros, encho e leva no total 40, então coloco para x km percorridos 40l, e os 2 seguem para o abastecimento seguinte.
                                  reinicio sempre os parciais aquando das contas de cada abastecimento, e coloco os valores do abastecimento que estou a gastar como "partly full", e quando tiver os dados, edito e fica pronto.

                                  Mais para a frente, como já não me apetece andar a fazer tantas contas, o mais fácil é ir abastecendo e colocando como parciais, e somar só ao final de alguns depósitos, porque o que interessa realmente é a média geral e o dinheiro que se gasta.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Boas,

                                    Desde que comprei a minha carrinha que registo aqui todos os abastecimentos, completos ou parciais, e as contas
                                    parecem correctas, o CB dá menos 0.5.
                                    Dou importância ao custo/km, 0.07€, 5.1 aos 100, passados 55000 kms.
                                    Quando não abasteço, junto o parcial ao atesto seguinte.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Acho que vocês perceberam mal as minhas interrogações.
                                      A questão não é o erro com o CB ou a forma como a app calcula os valores. A questão é como colocar os dados.
                                      Quando vocês abastecem (não interessa o quanto) colocam logo os dados na app ou só colocam quando vão abastecer na vez seguinte?
                                      Isto porque a app obriga a colocar os dados:
                                      a) quantidade combustível introduzida;
                                      b) km percorridos
                                      Ora como é óbvio os km percorridos não o sabem no momento em que vão abastecer por isso diria que os dados só se colocam aquando do abastecimento seguinte: o combustível introduzido no anterior abastecimento e os km percorridos desde então.
                                      A 2 possibilidade é fazer o que alguns disseram ou seja, colocar o combustível introduzido e xolocar os km (parciais ou odômetro total que se não falhar nenhum abastecimento). Por esta hipótese não estamos a calcular a média dos km percorridos com o combustível que introduzimos no depósito (e cujo dados inserimos no Spritmonitor) mas os km que fizemos com o anterior abastecimento. Tudo bem, na média geral isso não tem qualquer problema mas a questão é o primeiro depósito. Aqui tenho de colocar os km e como é óbvio ainda não tenho nenhum km percorrido
                                      Ora o que fiz foi guardar a factura do abastecimento, como odômetro total de então e só introduzir os km e os litros no abastecimento seguinte. Nesse abastecimento voltei a guardar a factura cujos dados agora irei inserir de seguida aquando dos próximos abastecimentos. Ora isto não me faz sentido nenhum mas a app obriga-me a introduzir os km logo no primeiro abastecimento, daí a questão...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Spritmonitor

                                        Originalmente Colocado por Zarb Ver Post
                                        Explica lá como fazes o registo do primeiro abastecimento...
                                        É só fazer isto. Ou seja, selecionar o ícone que tem o 1 (número 1).


                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                          É só fazer isto. Ou seja, selecionar o ícone que tem o 1 (número 1).


                                          Ia dizer que o meu não me aprecia isto mas estava enganado. Realmente tem lá uma setinha para abrir essas opções

                                          Muito obrigado.
                                          Se tivesse perdido mais tempo a olhar para a app ao invés de ter aqui vindo chatear os outros users tinha feito melhor figura

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Zarb Ver Post
                                            Ia dizer que o meu não me aprecia isto mas estava enganado. Realmente tem lá uma setinha para abrir essas opções

                                            Muito obrigado.
                                            Se tivesse perdido mais tempo a olhar para a app ao invés de ter aqui vindo chatear os outros users tinha feito melhor figura

                                            Estamos cá para isso.

                                            Quanto ao resto, não vale a pena complicar. É só registar os abastecimentos sempre que atestamos. Não é preciso saber a capacidade do depósito nem nada que se pareça.

                                            O spritmonitor pede sempre para inserimos os quilómetros totais porque é com base nisso que calcula o parcial e pode apresentar dados para muitos quilómetros.

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X