Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda!! Barulhos e problemas Yaris

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda!! Barulhos e problemas Yaris

    Boas tardes pessoal, então é o seguinte sou novo por cá e registei-me no intuito de querer ajudar uma pessoa conhecida minha que infelizmente sofre de alguma injenuidade e vai "à casa" fazer as ditas revisões, inspecções periodicas, checkup's e afins e por já ter ido com essa pessoa à Toyota (Salvador Caetano, Gaia) e ver os preços suberbos desta dita casa venho por meios proprios tentar ajudar a reduzir os custos de manutenção do mesmo.

    Trata-se de um Yaris 1.4 D4D Gasóleo de 2011 e os "problemas" que a pessoa me descreve é perda de potencia ao acelarar, diz que o carro antes arrancava mais rápido e que agora está lento e o proprio barulho do motor a trabalhar está diferente - pessoalmente sim, ando com essa pessoa bastantes vezes e acho q puxa muito, sofre de alguma lentidão mais em subidas e mesmo em retas parece que está a rebocar um atrelado, até chegar aos 80km/h ve-se lixado...mas em termos de barulho não sinto nada de especial acho que faz parte do "desgaste".

    O Yaris tem cerca de 42.000 km's feitos até ha data, o oleo foi mudado em inicios de Maio no mesmo dia em que fez checkup e mudança de filtros etc etc, a ficha da Toyota diz que está tudo em ordem - e levarem 42 euros para por as escovas frontais e traseira, é obvio que para eles está tudo bem!

    Além disto, outro problema que noto depois das viagens ao desligar o motor ele faz uma especie de estalido metálico, suponho que seja na parte frontal onde tem o motor...o barulho do genero "tik tik tik tik tik tikkk tikkkk" intervalado por um ou dois segundos e vai reduzindo lentamente até silenciar - suponho que nada tem a ver com o aquecimento do mesmo pois até ha data nunca ultrapassou as temperaturas normais nem acendeu nenhuma luz no painel, muito menos alguma vez ouvi a ventoinha de arrefecimento do radiador a trabalhar.

    E relativamente a este estalido metálico, depois de ter ido à Toyota raramente ou nunca o fez, só no inicio desta semana é que o começou a fazer novamente e acho estranho.

    Não quero prolongar este post muito mais mas andei a pesquisar e a tal perda de potencia li algures que tem haver com sujidade no MAF, ou então é a ECU que começou a gravar os dados de utilizaçao actuais pois a pessoa que o conduz antigamente não andava em auto-estrada e agora é obrigada a tal visto o trabalho ficar longe e diz-me que costuma andar normalmente a 110-140km/h - e quem sabe a ECU registou essa alteração e mudou o metodo de condução para mais agressivo e dai o custar a arrancar e a perda de aceleração. - estou apenas a supor.

    Apenas mais uma coisa, será que esta alteração na ECU está relacionada tambem com a embraiagem? é que a pessoa por vezes tem dificuldade em meter a marcha-atrás, e tem que insistir varías vezes até entrar...

    Em termos de solução estava a pensar em fazer por mim mesmo o reset há ECU retirando os fusiveis 3 e 15 que são o EFI e o ETCS (já pesquisei esta parte) e ver no que dá, será que haverá diferenças?


    Aguardo resposta, e desculpem pelo longo post mas quis explicar tudo certinho para ser o mais exacto possivel.

    A quem possa ajudar desde já os meus agradecimentos...

    #2
    Ultimamente tem havido muitas queixas por parte dos proprietários toyota. Já não é a marca que foi

    Houve um colega meu que teve um problema parecido no dele e teve que mudar a ECU, fez a reparação fora da toyota se não era uma pipa de massa

    Comentário


      #3
      2011.... 42000kms.... esse carro deve ter a EGR cheia de porcaria até dizer basta...

      o carro deita algum fumo negro?

      em cima do motor, tem um "abafador" de som.... sabem tirar o mesmo? normalmente é de encaixe. Por baixo conseguem ver se o motor tem babas de oleo... podem ser fugas de anilhas dos injectores e o carro perde potência por aí.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
        2011.... 42000kms.... esse carro deve ter a EGR cheia de porcaria até dizer basta...

        o carro deita algum fumo negro?

        em cima do motor, tem um "abafador" de som.... sabem tirar o mesmo? normalmente é de encaixe. Por baixo conseguem ver se o motor tem babas de oleo... podem ser fugas de anilhas dos injectores e o carro perde potência por aí.
        Que dê por ela não, mas hei de dar umas aceleradelas parado a ver o que sai do escape! Sim, sei tirar o abafador, falas a tampa que fica mesmo por cima da tampa da cambota, a tampa de plastico?!

        vou averiguar no fim de semana isso, nunca me passou pela cabeça tal coisa...mas é um ponto de partido interessante visto nunca ter visto residuos de oleo no chão da garagem da pessoa, dai ter posto de parte o motor estar a babar.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por xTREMER Ver Post
          ...
          Além disto, outro problema que noto depois das viagens ao desligar o motor ele faz uma especie de estalido metálico, suponho que seja na parte frontal onde tem o motor...o barulho do genero "tik tik tik tik tik tikkk tikkkk" intervalado por um ou dois segundos e vai reduzindo lentamente até silenciar - suponho que nada tem a ver com o aquecimento do mesmo pois até ha data nunca ultrapassou as temperaturas normais nem acendeu nenhuma luz no painel, muito menos alguma vez ouvi a ventoinha de arrefecimento do radiador a trabalhar.

          E relativamente a este estalido metálico, depois de ter ido à Toyota raramente ou nunca o fez, só no inicio desta semana é que o começou a fazer novamente e acho estranho.
          ...

          Isso não é problema, é normal nos meus 2 últimos carros todos tinham esses estalidos quando desligava o carro (perguntei na marca e disseram que era normal mas já não me recordo a explicação dada)

          ...
          Não quero prolongar este post muito mais mas andei a pesquisar e a tal perda de potencia li algures que tem haver com sujidade no MAF, ou então é a ECU que começou a gravar os dados de utilizaçao actuais pois a pessoa que o conduz antigamente não andava em auto-estrada e agora é obrigada a tal visto o trabalho ficar longe e diz-me que costuma andar normalmente a 110-140km/h - e quem sabe a ECU registou essa alteração e mudou o método de condução para mais agressivo e dai o custar a arrancar e a perda de aceleração. - estou apenas a supor.
          ...
          Parece-me obvio que é a MAF entupida, a teoria da ECU não me faz qualquer sentido.

          Comentário


            #6
            Esse carro com esse motor tem que se mexer bastante bem... equiparado a muitos 1.6d 110+ montados em segmentos acima.

            Sim, refiro-me a essa tampa mesmo.

            se conseguires, com suporte ou com ajuda, filma a condução em andamento a puxar nessas alturas.

            Comentário


              #7
              Por curiosidade, qual o óleo que o mesmo está a usar?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                Esse carro com esse motor tem que se mexer bastante bem... equiparado a muitos 1.6d 110+ montados em segmentos acima.

                Sim, refiro-me a essa tampa mesmo.

                se conseguires, com suporte ou com ajuda, filma a condução em andamento a puxar nessas alturas.
                Sempre desde que me lembro de andar nele a 100/120 ele sempre puxa bem em 6a a 1500rpm, mas em 2/3 quase precisa ir as 4000rpm para ter força a subir algo com 15/20 graus de inclinação e sobe um bocado lento, ha uns meses subia bem melhor.

                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                Por curiosidade, qual o óleo que o mesmo está a usar?
                O oleo que lhe meteram na Toyota é 5W30 não sei dizer a marca mas sempre levou 5W30 pois sempre foi lá que a pessoa o levou a revisões e mudanças de oleo.

                Comentário


                  #9
                  O barulho deve ser normal, também ninguém vai perceber o que é "tik tik tik tik tik tikkk tikkkk" por isso só ouvindo.
                  Quanto à aceleração, bem sem querer deste a resposta, não andar em AE, compram carros a gasóleo para as voltinhas pequenas, não é o ideal, isso poderá ser EGR ou FAP.

                  Quanto à centralina, ela não se "adapta" a nada disso, espero que saibas onde é que vais mexer e em que é que vais mexer, isso não é trabalho para qualquer um.

                  Quanto aos preços, em termos de revisões normais sei que havia uma campanha, e para um Yaris ficava à volta de 50/55€. O resto toda a gente sabe que sai mais caro, por mais fácil que seja o trabalho a mão de obra é paga. Isso é assim em TODAS as marcas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por xTREMER Ver Post
                    Sempre desde que me lembro de andar nele a 100/120 ele sempre puxa bem em 6a a 1500rpm, mas em 2/3 quase precisa ir as 4000rpm para ter força a subir algo com 15/20 graus de inclinação e sobe um bocado lento, ha uns meses subia bem melhor.



                    O oleo que lhe meteram na Toyota é 5W30 não sei dizer a marca mas sempre levou 5W30 pois sempre foi lá que a pessoa o levou a revisões e mudanças de oleo.


                    Bem, se sempre levou o 5W30, já é de louvar.

                    É que não faltam concessionários da marca, a não colocarem o adequado/dito.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por soulrebel Ver Post
                      O barulho deve ser normal, também ninguém vai perceber o que é "tik tik tik tik tik tikkk tikkkk" por isso só ouvindo.
                      Quanto à aceleração, bem sem querer deste a resposta, não andar em AE, compram carros a gasóleo para as voltinhas pequenas, não é o ideal, isso poderá ser EGR ou FAP.

                      Quanto à centralina, ela não se "adapta" a nada disso, espero que saibas onde é que vais mexer e em que é que vais mexer, isso não é trabalho para qualquer um.

                      Quanto aos preços, em termos de revisões normais sei que havia uma campanha, e para um Yaris ficava à volta de 50/55€. O resto toda a gente sabe que sai mais caro, por mais fácil que seja o trabalho a mão de obra é paga. Isso é assim em TODAS as marcas.
                      o "tik tik tik" que me refiro é o ferro/chapa/metal (whatever) a fazer um tipo de estalidos!!!

                      Não vou mexer em nada de mais, vou apenas mexer na MAF para limpar e ir ha caixa de fusiveis para tirar dois deles para fazer "reset" à ECU...e tirar só a tampa plastica para ver se o motor esta a verter oleo, é só e apenas isso...o resto vou deixar para o mecanico a que em principio irá.

                      Preços são de assustar, sei que ele pagou 252€ de ir à revisão, mudança de oleo, escovas, e a inspeção/checkup da toyota que verificam alinhamento direção/liquidos/pressão de pneus etc etc...nessa parte foram "só" 96€, e isso para mim já é considerado roubo!

                      Comentário


                        #12
                        esses tik tiks podem ser os selonoides a trabalhar... ou até mesmo o escape a "estalar" do calor que levou

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                          esses tik tiks podem ser os selonoides a trabalhar... ou até mesmo o escape a "estalar" do calor que levou
                          o escape não é pois o barulho vem da parte frontal do carro!

                          Comentário


                            #14
                            e o escape começa no motor até à parte traseira do carro

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por xTREMER Ver Post
                              o escape não é pois o barulho vem da parte frontal do carro!
                              O escape sai do motor, tens o coletor etc... O meu de vez em quando também faz isso quando paro, são os metais a arrefecer, foi a explicação que me deram.

                              Comentário


                                #16
                                bem, só mais um promenor, ao meter a chave na ignição quando o painel liga aparece o simbolo do motor e/ou do oleo (não sei especificar qual delas aparece agora!) além do simbolo de termometro indicando que o carro está "cool", mas ao ligar o carro ela apaga-se. isto é normal aparecer sempre?

                                Comentário


                                  #17
                                  Conheço um motor desses de 90 Cv numa carrinha de 2005 que conta com mais de 210Kkm e, a subir com 3 pessoas, só envergonha quem fica para trás. Agora imagino num Yaris. Algo está a capar esse motor. Também começava pela MAF.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por xTREMER Ver Post
                                    bem, só mais um promenor, ao meter a chave na ignição quando o painel liga aparece o simbolo do motor e/ou do oleo (não sei especificar qual delas aparece agora!) além do simbolo de termometro indicando que o carro está "cool", mas ao ligar o carro ela apaga-se. isto é normal aparecer sempre?
                                    Sim, é normal. Esse carro nao tem o mostrador da temperatura, funciona com a "luzinha". Só acende a frio ou quando fica quente demais.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Esse barulho devem ser os coletores de escape a arrefecer, tenho um Civic que faz sempre isso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por xTREMER Ver Post
                                        bem, só mais um promenor, ao meter a chave na ignição quando o painel liga aparece o simbolo do motor e/ou do oleo (não sei especificar qual delas aparece agora!) além do simbolo de termometro indicando que o carro está "cool", mas ao ligar o carro ela apaga-se. isto é normal aparecer sempre?
                                        Originalmente Colocado por Battusay Ver Post
                                        Sim, é normal. Esse carro nao tem o mostrador da temperatura, funciona com a "luzinha". Só acende a frio ou quando fica quente demais.


                                        Totalmente normal como referido.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por xTREMER Ver Post
                                          Boas tardes pessoal, então é o seguinte sou novo por cá e registei-me no intuito de querer ajudar uma pessoa conhecida minha que infelizmente sofre de alguma injenuidade e vai "à casa" fazer as ditas revisões, inspecções periodicas, checkup's e afins e por já ter ido com essa pessoa à Toyota (Salvador Caetano, Gaia) e ver os preços suberbos desta dita casa venho por meios proprios tentar ajudar a reduzir os custos de manutenção do mesmo.

                                          Trata-se de um Yaris 1.4 D4D Gasóleo de 2011 e os "problemas" que a pessoa me descreve é perda de potencia ao acelarar, diz que o carro antes arrancava mais rápido e que agora está lento e o proprio barulho do motor a trabalhar está diferente - pessoalmente sim, ando com essa pessoa bastantes vezes e acho q puxa muito, sofre de alguma lentidão mais em subidas e mesmo em retas parece que está a rebocar um atrelado, até chegar aos 80km/h ve-se lixado...mas em termos de barulho não sinto nada de especial acho que faz parte do "desgaste".

                                          O Yaris tem cerca de 42.000 km's feitos até ha data, o oleo foi mudado em inicios de Maio no mesmo dia em que fez checkup e mudança de filtros etc etc, a ficha da Toyota diz que está tudo em ordem - e levarem 42 euros para por as escovas frontais e traseira, é obvio que para eles está tudo bem!

                                          Além disto, outro problema que noto depois das viagens ao desligar o motor ele faz uma especie de estalido metálico, suponho que seja na parte frontal onde tem o motor...o barulho do genero "tik tik tik tik tik tikkk tikkkk" intervalado por um ou dois segundos e vai reduzindo lentamente até silenciar - suponho que nada tem a ver com o aquecimento do mesmo pois até ha data nunca ultrapassou as temperaturas normais nem acendeu nenhuma luz no painel, muito menos alguma vez ouvi a ventoinha de arrefecimento do radiador a trabalhar.

                                          E relativamente a este estalido metálico, depois de ter ido à Toyota raramente ou nunca o fez, só no inicio desta semana é que o começou a fazer novamente e acho estranho.

                                          Não quero prolongar este post muito mais mas andei a pesquisar e a tal perda de potencia li algures que tem haver com sujidade no MAF, ou então é a ECU que começou a gravar os dados de utilizaçao actuais pois a pessoa que o conduz antigamente não andava em auto-estrada e agora é obrigada a tal visto o trabalho ficar longe e diz-me que costuma andar normalmente a 110-140km/h - e quem sabe a ECU registou essa alteração e mudou o metodo de condução para mais agressivo e dai o custar a arrancar e a perda de aceleração. - estou apenas a supor.

                                          Apenas mais uma coisa, será que esta alteração na ECU está relacionada tambem com a embraiagem? é que a pessoa por vezes tem dificuldade em meter a marcha-atrás, e tem que insistir varías vezes até entrar...

                                          Em termos de solução estava a pensar em fazer por mim mesmo o reset há ECU retirando os fusiveis 3 e 15 que são o EFI e o ETCS (já pesquisei esta parte) e ver no que dá, será que haverá diferenças?


                                          Aguardo resposta, e desculpem pelo longo post mas quis explicar tudo certinho para ser o mais exacto possivel.

                                          A quem possa ajudar desde já os meus agradecimentos...
                                          Compra um novo

                                          Comentário


                                            #22
                                            Os estalidos sao completamente normais. Tenho um Auris de 2015 com o mesmo motor e faz isso desde novo, então depois de uma regeneração é cada estalo que até assusta lol. Também já tinha colocado essa questão aqui no fórum e na toyota. Logo não te preocupes com isso. Há carros que fazem, outros não fazem, mas é normal.

                                            Quanto ao resto, leva o carro à toyota ou a um reparador autorizado toyota (a melhor opção por ser mais barato). Infelizmente a caetano auto deixa muito a desejar, quer no atendimento, quer na qualidade dos serviços...estou farto de estagiários a mexerem no meu carro e a fazer borrada...ainda hoje a mudarem umas lâmpadas fizeram porcaria

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se não quiseres ir logo à toyota, vai a um mecânico de confiança e pede para limpar a EGR, provavelmente é daí o problema... Muitos percursos citadinos, poucos kms....usar um aditivo da toyota "Toyota Diesel Fuel System Cleaner" que custa cerca de 15 euros também pode ajudar...

                                              Comentário


                                                #24
                                                So vi agora este tópico.

                                                Tenho um Auris de 2008, e curiosamente a uns tempos também reparei nos estalidos porque estava num parque mais sossegado, mas não dei importância, acho que era do escape ou coisa que o valha (o meu nem tem FAP).

                                                Relativamente a potência, sem experimentar é difícil, mas o meu a uns 2/3 anos andava mais ou menos bem de desenvolvimento (eu achava que o carro devia andar um pouco mais) e na revisão, ao mudar o filtro do ar limparam-me o medidor de massa do ar e ficou novo! Pode ser dai ou não...

                                                Também pode ser da EGR, estando boa, ouve-se a fechar uns segundos (até 1 minuto) depois de desligar o carro. Se não fechar então pode vir daí. Mas também pode ser muita coisa.... eu começava por ir a outra oficina, mas escolhia com calma. Confesso que me tenho sentido bem servido na Caetano Auto na Circunvalação embora até hoje tenha sido revisões e mais recentemente uma bateria (nunca fiz nada de maior lá).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                                  So vi agora este tópico.

                                                  Tenho um Auris de 2008, e curiosamente a uns tempos também reparei nos estalidos porque estava num parque mais sossegado, mas não dei importância, acho que era do escape ou coisa que o valha (o meu nem tem FAP).

                                                  Relativamente a potência, sem experimentar é difícil, mas o meu a uns 2/3 anos andava mais ou menos bem de desenvolvimento (eu achava que o carro devia andar um pouco mais) e na revisão, ao mudar o filtro do ar limparam-me o medidor de massa do ar e ficou novo! Pode ser dai ou não...

                                                  Também pode ser da EGR, estando boa, ouve-se a fechar uns segundos (até 1 minuto) depois de desligar o carro. Se não fechar então pode vir daí. Mas também pode ser muita coisa.... eu começava por ir a outra oficina, mas escolhia com calma. Confesso que me tenho sentido bem servido na Caetano Auto na Circunvalação embora até hoje tenha sido revisões e mais recentemente uma bateria (nunca fiz nada de maior lá).
                                                  Concordo contigo, MAF ou EGR. Na Circunvalação é uma confusão do pior....a oficina que tenho melhor referencia é a de Gaia (na sede).
                                                  Mas o atendimento nos últimos anos, e a qualidade do serviço desceu drasticamente em todas as caetanos auto que conheço... é so putos em formação a tratar dos nossos carros e a fazerem porcaria à custa do cliente, com a mao de obra caríssima! Enfim...

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X