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Caixa curta e caixa longa

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    Caixa curta e caixa longa

    Boa tarde a todos,

    Tenho uma dúvida sobre as caixas curtas e longas.

    Quando a caixa é curta, sente-se nas primeiras velocidades acelera mais. Agora fica a pergunta: por consequência, as relações seguintes aceleram menos, ou todas aceleram mais? Como fica a velocidade de ponta? Como fica o mesmo raciocínio inverso para as longas?

    Já agora, que acham de se meter um diferencial reduzido, em comparação a se meter um kit de potencia, se o objetivo pende mais para a resposta em arranque/baixas rotações e a força em subida?

    #2
    Cada mudança tem uma relação e depois o diferencial tem outra, que multiplica pela relação da mudança.

    Por isso depende da configuração. Se pegares numa caixa e reduzires o diferencial todas as mudanças ficam todas mais curtas.
    Se deixares o diferencial e alterares as relações individuais mudam só as que alterares.

    Uma caixa curta demais limita a velocidade de ponta porque o motor vai chegar ao limite de rotação sem o carro ter dado tudo o que podia a nível de velocidade. Uma longa demais também limita a velocidade de ponta porque o motor não vai ter força para esgotar a caixa.

    O potencial de velocidade de um carro (em plano) é dado pela sua aerodinâmica e potência do motor. A relação de caixa óptima para velocidade tem de colocar o motor a debitar a potência máxima exactamente na altura em que o atrito aerodinâmico anula essa potência. Por isso é que um carro orientado para performance normalmente faz a velocidade máxima na última relação de caixa com o motor no regime de potência máxima.

    Num carro mais familiar ou estradista é preferível que a última mudança seja um overdrive para reduzir os consumos e o ruído em AE.
    Editado pela última vez por MSchumacher; 07 July 2017, 17:57.

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      #3
      Podes começar por ler este topico.

      Consegues a maior aceleração possivel num dado momento quando o motor debita a maior potencia possivel.

      Uma primeira curta vai facilitar-te o primeiro instante do arranque ou subidas ingremes ao ponto de teres de ir em primeira…

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        #4
        Um vizinho meu tem um Twingo 1.2 75 cv, e já teve um Twingo 1.2 de 55 cv. Ele diz que o actual Twingo anda mais, mas o antigo ele gostava mais porque o andamento era melhor em 1-2-3. O Twingo 1.2 de 75 cv é mais babdo que o anterior...

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          #5
          Conhecem, alguém que tenha preferido meter um diferencial reduzido, em detrimento de um kit de potencia?

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