Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Emoção VS Razão

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Emoção VS Razão

    Bom dia a todos,

    Não sendo um entendido em carros (muito longe disso) ou um grande aficionado, gosto de olhar para um carro bonito e aprecio o conforto que um bom carro trás. Nunca comprei um carro novo e não sei se algum dia o farei (a razão dificilmente no permitirá). Como tenho uma empresa, quem sabe um dia, usufruindo do desconto frota.

    No que toca à escolha é que a coisa se torna mais complicada porque sou uma pessoa extremamente racional e é difícil tomar uma decisão emocial.
    Para além de que confesso sou algo "preconceituoso" em relação a marcas (até hoje só tive Mercedes e Toyotas). Estou a assumir uma fraqueza porque não estou a dizer que estas são as únicas marcas boas do mercado. Agora que com estas, nunca tive qualquer problema digno de ser assinalado, isso não. Faço cerca de 20K anos. Pouca auto-estrada, bastante estrada e alguma cidade.

    Há cerca de 4 anos conduzia um Mercedes SLK de 2006 que comprei usado dois anos antes por cerca de 27k. Andei com ele um ano e meio e fiz cerca 25000. Comecei a fartar-me com a despesa mensal que tinha com o carro - bebia cerca de 10l/100 a gasolina; mais 600 euros de seguro por ano; IUC de 250 euros por ano; desvalorização rápida; etc;

    Farto destas despesas (não que não as pudesse suportar mas fartei-me de trabalhar uma parte do mês só para o carro) e aconselhado por uns familiares que têm um stand com alguma dimensão e são fans da Toyota, comprei um carro temporário (temporário transformou-se em 4 anos) até encontrar um que tivesse verdadeira vontade de comprar - um YARIS comercial de 2007. É o carro que tenho conduzido desde então e aquilo é uma PRAGA... ADORAVA ter um motivo, ainda que ligeiramente emocial, para o trocar mas não tenho. Deve ser dos carros mais baratos por Km do mercado. Fiz-lhe 120k kms e só lhe troco o óleo e os filtros quando é o caso. Faz-me uma média de 4.5l/100 e tem uma condução agradável. Qual é o meu PROBLEMA: é feio que se farta e estou farto de olhar para o carro.

    Tenciono, até ao final do ano, trocar e estou tentado a pôr de lado algumas ideias preconcebidas e comprar o carro que me satisfizer em termos visuais e de conforto. O carro que neste momento mais me satisfaz nesse campo é o Land Rover Evoque. Tenciono comprar usado e não queria gastar mais de 35k. Também gosto do Toyota CHR mas queria comprar aquele cuja imagem me satisfaz totalmente e fugir à escolha racional (o CHR é certamente melhor). Pedia-vos,

    (1) que me ajudassem a definir, com base em experiências próprias ou de conhecidos, o quão irracional e cara pode ser esta escolha. Sei que não é uma marca conhecida pela sua fiabilidade. Mas é tão má como dizem?

    (2) outras opções, visualmente atractivas (estou farto de conduzir um Yaris) que possam entrar na lista de opções.

    Obrigado.

    Cumprimentos

    #2
    Toyota prius?

    Comentário


      #3
      Eu também não sou fã de comprar carros novos, prefiro que seja outro a suportar a primeira desvalorização, se gostas da Toyota e do C-HR com os 35.000€ já compras novo, com o nível de equipamento máximo e ainda ficas com uns trocos no bolso, eu fiz um test-drive e gostei do carro e comprei um com o nível de equipamento máximo: Executive + pack luxury onde só senti necessidade de acrescentar o alarme face ao bom equipamento que este carro traz, mas aconselho a experimentar bem o carro pois a condução do Hibrido é um bocado diferente, nem toda a gente gosta e para quem viaja nos lugares traseiro o carro torna-se claustrofobia por causa da pequenas janelas traseiras. Cá por casa adoramos a condução e como não costumamos levar pessoal no banco traseiro avançamos para a compra. O tempo de espera são mais ou menos 3 meses e só recebo o carro para os fins de Agosto ou principio de Setembro.
      Há por cá um tópico do C-HR se quiseres investigar mais um pouco sobre o carro.

      Comentário


        #4
        o land rover evoque é um suv que gasta algum combustível, diria que fazer 8lts aos 100 é normal. vais ao spritmonitor, selecionas os parâmetros e vais ver s médias reais. arranjas por 35 mil, mas penso que será uma unidade das primeiras, pois nunca irá desvalorizar muito. quanto a problemas mecânicos, não te posso ajudar.

        o C-HR é um segmento abaixo, ainda assim bastante melhor que o teu yaris. é muito recente para afiançar problemas, mas podes poupar sempre alguma coisa arranjando um de serviço entre 3 meses a 1 ano. não terá sido assim experimentado até porque é um carro que pouca gente quer e conhece e sempre poupas uns milhares na viatura. é uma questão de o experimentares e ires sondando o que aparece nos concessionários.

        Comentário


          #5
          algo deste estilo satisfazia-me, embora com umas jantes de 18' e um teto em preto. é o mais novo e com menos kms (até 75 mil) pelo máximo de preço que queres. há outro igual na mesma zzona, mas com mais 1 ano e por 1000€ a menos apenas.

          https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#f93a34c809

          Comentário


            #6
            Se gostas do Evoque, acho que deverias comprar um, já sabemos que vai gastar mais do que o Yaris, são carros diferentes, em termos de fiabilidade posso dizer que conheço um 2.2 de perto e neste momento deve ter a volta dos 100 mil km e esta satisfeito com ele, mas se puderes comprar o de 190 cv será muito melhor porque ainda é bastante pesado e se não precisares de transportar pessoas atras porque não um de 3 portas, boa escolha:

            https://www.standvirtual.com/carros/...h%5Bcountry%5D=

            Cumps

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
              o land rover evoque é um suv que gasta algum combustível, diria que fazer 8lts aos 100 é normal. vais ao spritmonitor, selecionas os parâmetros e vais ver s médias reais. arranjas por 35 mil, mas penso que será uma unidade das primeiras, pois nunca irá desvalorizar muito. quanto a problemas mecânicos, não te posso ajudar.

              o C-HR é um segmento abaixo, ainda assim bastante melhor que o teu yaris. é muito recente para afiançar problemas, mas podes poupar sempre alguma coisa arranjando um de serviço entre 3 meses a 1 ano. não terá sido assim experimentado até porque é um carro que pouca gente quer e conhece e sempre poupas uns milhares na viatura. é uma questão de o experimentares e ires sondando o que aparece nos concessionários.
              Caditonuno, não tens mesmo a noção do que dizes acerca do C-HR, de serviço é muito difícil de arranjar e o que havia à venda, há um mês atrás havia 1, é praticamente ao preço de novo.
              Quanto ao ninguém quer, também não será bem assim, o carro saiu por cá mais para o fim do ano passado e a Toyota vendeu 90% da cota para Portugal (não devia ser muito grande) a pessoas ainda no papel, sem estas experimentarem o carro nem o ver ao vivo. Acredito que o facto de ainda se verem poucos é pelo tempo de espera algo elevado que tem, e que quando começarem a entregar o grosso de carros que se vai começar a ver bastantes, um pouco como aconteceu com o Peugeot 3008 II, eu sabia que andava a vender bem mas até há 2 ou 3 semanas atrás nem tinha visto um ao vivo por onde ando e agora de repente vejo "montes" deles.
              Quanto ao poupar milhares num de serviço pelo que vi dos preços em usado do Auris e Prius de serviço/ semi-novos a poupança não será grande. Eu perguntei pelos Prius de serviço onde comprei o C-HR e o vendedor mostrou-me listas de espera que já tem para a venda de Prius de serviço ou usados que apareçam, ou seja acabam por vendê-los ao preço que quiserem...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                Se gostas do Evoque, acho que deverias comprar um, já sabemos que vai gastar mais do que o Yaris, são carros diferentes, em termos de fiabilidade posso dizer que conheço um 2.2 de perto e neste momento deve ter a volta dos 100 mil km e esta satisfeito com ele, mas se puderes comprar o de 190 cv será muito melhor porque ainda é bastante pesado e se não precisares de transportar pessoas atras porque não um de 3 portas, boa escolha:

                https://www.standvirtual.com/carros/...h%5Bcountry%5D=

                Cumps
                Eu adoro os Evoque, mas os gajos desvalorizam tão pouco que em segunda mão parece-me sempre uma má compra, e os motores mais antigos eram muito ineficientes, andavam pouco e gastavam muito e a manutenção Range Rover também não tem fama de ser barata....

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                  o C-HR é um segmento abaixo...
                  De certeza?...

                  Evoque - 4.37m / 2.66 Entre eixos

                  C-HR - 4.36m / 2.64 Entre eixos

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                    ...até porque é um carro que pouca gente quer...
                    ...o C-HR é um projecto para todos os mercados...Japao, EUA e Europa...já é o SUV C mais vendido em Espanha ( só vendem o hibrido ) e tem em Portugal e França ( onde é produzido ) 3 meses de espera...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                      Eu adoro os Evoque, mas os gajos desvalorizam tão pouco que em segunda mão parece-me sempre uma má compra, e os motores mais antigos eram muito ineficientes, andavam pouco e gastavam muito e a manutenção Range Rover também não tem fama de ser barata....
                      O novo 2.0 é a mesma coisa e ainda não deu provas de fiabilidade enquanto o 2.2 já existe a muito tempo com provas dadas.

                      Cumps

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                        O novo 2.0 é a mesma coisa e ainda não deu provas de fiabilidade enquanto o 2.2 já existe a muito tempo com provas dadas.

                        Cumps
                        Eu não disse que o Evoque 2.2 não era fiável, eu disse que era um bebado
                        O novo 2.0 pelos vistos anda melhor e gasta menos.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                          De certeza?...

                          Evoque - 4.37m / 2.66 Entre eixos

                          C-HR - 4.36m / 2.64 Entre eixos
                          Por acaso na minha cabeça o Evoque também não me encaixa como um segmento C, apesar de pelos vistos até ser mais pequeno do que pensava...o que não tenho dúvidas é que o Evoque tem mais qualidade do que um C-HR, para mim o Evoque é um produto premium com tudo o que isso tem de bom e de mau...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                            Por acaso na minha cabeça o Evoque também não me encaixa como um segmento C, apesar de pelos vistos até ser mais pequeno do que pensava...o que não tenho dúvidas é que o Evoque tem mais qualidade do que um C-HR, para mim o Evoque é um produto premium com tudo o que isso tem de bom e de mau...
                            Sim...ainda há pouco estive ao lado de um Evoque coupe...tem mais qualidade...mas é do tamanho de um chr...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                              eu ainda me dei ao trabalho de pesquisar, mas tu apenas meteste aqui a lista. só há 2 190cv, pelo que vi, um deles bastante antigo já e ambos com mais de 100 mil.


                              Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                              Caditonuno, não tens mesmo a noção do que dizes acerca do C-HR, de serviço é muito difícil de arranjar e o que havia à venda, há um mês atrás havia 1, é praticamente ao preço de novo.
                              de serviço acredito que haja poucos, mas não devia ser assim, é um modelo recente. aqui na toyota de guimarães andava um há uns tempos, agora se era emprestado ou deles mesmo, não sei. o que sei é que poucas pessoas sabem que há um novo SUV da toyota e por aqui nem se vêem a circular. se calhar é mesmo como o 3008 II, que por sinal já vi uma meia dúzia deles a circular, embora nos primeiros tempos também só tivesse visto na parte de fora do stand de braga.


                              Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                              De certeza?...

                              Evoque - 4.37m / 2.66 Entre eixos

                              C-HR - 4.36m / 2.64 Entre eixos
                              sempre pensei que fosse um segmento D, parece bem mais robusto que o C-HR. depois os preços são totalmente diferentes também. é um produto de luxo e faz-se valer por isso.

                              Comentário


                                #16
                                Antes de mais, gostava de agradecer a todos as sugestões e ideias partilhadas. Foram, sem dúvida, bastante úteis. Este binômio coração / razão é para mim (e acredito que para muita gente) complicado de ultrapassar, independentemente do contexto...

                                Gosto muito do C-Hr. Acho um carro bastante bonito e é Toyota o que para mim tem muito valor. Contudo, não me desperta as mesmas sensações que um Evoque. Hoje fui à Land Rover aqui no Porto e estive dentro de um e o adoro o carro. Vou à Toyota experimentar o C-Hr. Também gosto muito do Lexus Nx300 mas mesmo usados ainda estão todos acima dos 40k.

                                Vou dando notícias e partilhando o meu mindset

                                Comentário


                                  #17
                                  Tendo em conta as datas em que foram lançadas, perece-me que tanto o 3008 como o CH-R estão a vender muito bem.
                                  Os 3008 já se vêm com frequência (por exemplo mais que a anterior geração), e os CH-R acho que vão pelo mesmo caminho.

                                  Apesar de nem um nem outro serem a minha escolha no segmento (prefiro o novo Countriman), acho ambos muito bem conseguidos. O 3008 num sentido mais de detalhe, tanto exterior como interior, o CH-R mais pela volumetria do carro.
                                  Ainda na sexta feira ia no trânsito e houve uma "coisa" que aparece ao lado do vidro que me despertou atenção: era um CH-R!

                                  Quanto ao Evoque, é indiscutível a sua qualidade em comparação com o CH-R, e pese embora o sucesso do modelo (e das linhas de família), acho que já lhe pesam os anos (foi apresentado praí em 2007/8?).

                                  Comentário


                                    #18
                                    o evoque é da segunda metade de 2011. nem o X6 é tão antigo (2008), isto noutro segmento. em braga nos dois primeiros anos eram aos montes.

                                    para mim no segmento e excluindo o evoque (por aqui vêem-se aos pontapés e alguns já de 2015 e 2016) que me faz pensar em segmento D, até pelo preço de mais de 50 mil, acho o 3008 excelentemente conseguido a nível estético.

                                    edit: o X6 é de 2008 e não 2009. bem me parecia que havia algo errado no meu pensamento.
                                    Editado pela última vez por caditonuno; 09 July 2017, 00:44.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                      Tendo em conta as datas em que foram lançadas, perece-me que tanto o 3008 como o CH-R estão a vender muito bem.
                                      Os 3008 já se vêm com frequência (por exemplo mais que a anterior geração), e os CH-R acho que vão pelo mesmo caminho.

                                      Apesar de nem um nem outro serem a minha escolha no segmento (prefiro o novo Countriman), acho ambos muito bem conseguidos. O 3008 num sentido mais de detalhe, tanto exterior como interior, o CH-R mais pela volumetria do carro.
                                      Ainda na sexta feira ia no trânsito e houve uma "coisa" que aparece ao lado do vidro que me despertou atenção: era um CH-R!

                                      Quanto ao Evoque, é indiscutível a sua qualidade em comparação com o CH-R, e pese embora o sucesso do modelo (e das linhas de família), acho que já lhe pesam os anos (foi apresentado praí em 2007/8?).
                                      Também é dos meus preferidos o novo Mini Countryman, mas neste momento não têm motorizações que me agradem, o 1.5 a gasolina nesta carrocaria é um bocado gastador e o 2.0 diesel de 150 cv é demasiado para aquilo que pretendo do carro, assim como os outros motores mais desportivos e como já tenho um Mini de 3 portas os interiores do Countryman acabam por ser muito parecidos e acho que ia-me fartar mais rapidamente dos carros, ia-me parecer que estava a andar sempre no mesmo passe o exagero. E o Countryman para ter o mesmo equipamento do C-HR é bem mais caro

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                        o evoque é da segunda metade de 2011. nem o X6 é tão antigo (2008), isto noutro segmento. em braga nos dois primeiros anos eram aos montes.

                                        para mim no segmento e excluindo o evoque (por aqui vêem-se aos pontapés e alguns já de 2015 e 2016) que me faz pensar em segmento D, até pelo preço de mais de 50 mil, acho o 3008 excelentemente conseguido a nível estético.

                                        edit: o X6 é de 2008 e não 2009. bem me parecia que havia algo errado no meu pensamento.
                                        Não era o Evoque, era o concept que lhe dá origem (LRX comcept), e data de Janeiro de 2008 a sua apresentação: https://www.netcarshow.com/land_rover/2008-lrx_concept/
                                        Eu tinha ideia de lá por 2008/9 ter visto as linhas do Evoque, e até estranhei terem demorado tanto tempo a lançar o modelo (quase 4 anos!)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                          Não era o Evoque, era o concept que lhe dá origem (LRX comcept), e data de Janeiro de 2008 a sua apresentação: https://www.netcarshow.com/land_rover/2008-lrx_concept/
                                          Eu tinha ideia de lá por 2008/9 ter visto as linhas do Evoque, e até estranhei terem demorado tanto tempo a lançar o modelo (quase 4 anos!)
                                          O Evoque era para ser o Kuga da Ford, mas para relançar a Land Rover decidiram lançar esse segmento C de luxo e fizeram muito bem porque acertaram em cheio, ainda hoje essas linhas continuam a fazer sucesso.

                                          Cumps

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                            Por acaso na minha cabeça o Evoque também não me encaixa como um segmento C, apesar de pelos vistos até ser mais pequeno do que pensava...o que não tenho dúvidas é que o Evoque tem mais qualidade do que um C-HR, para mim o Evoque é um produto premium com tudo o que isso tem de bom e de mau...
                                            Comprei um novo e deveria ter sido entregue na sexta feira, no entanto atrasou para o proximo dia 17

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X