Anúncio

Collapse
No announcement yet.

As discussões do forum e a realidade Portuguesa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    As discussões do forum e a realidade Portuguesa

    Vendo a tabela dos mais vendidos :

    .

    #2
    Segundo a tabela dos 50 modelos mais vendidos, as versões base tem muito impacto em Portugal:

    Peugeot 208 1.2 82 cavalos
    Fiat Punto, 500 de 69 cavalos
    Peugeot 108 1.0 69 cavalos.

    No segment A e B de 69 a 82 cavalos (com excepcoes do polo 1.2 TSI 90) e no segmento C (116d, 180cdi, megane, qashqai de 109 cavalos) e clio e captur 0.9 TCE 90.


    A minha pergunta é: Sem ser as versões base existe conhecimento para se falar dos actuais carros:

    Por exemplo quem analisar a tabela poucos terão conhecimento de alguns exemplos:

    Golf 1.4 TSI 150, Corsa 1.0 115, Focus ST, Focus RS.

    É que vendo os topicos no forum autohoje so se fala de maquinas de 200 e 300 cavalos mas a realidade é que 90% do parque no segmento A e B tem menos de 90 cavalos.

    Sera o forum so para falar dos sonhos?

    Outro exemplo é o fiesta: Venda mostra que se vende o 1.0 80 cavalinhos.

    Qualquer post do consultório (vou comprar um carro) recomendam o 125 e 140 mas têm conhecimento do mesmo?
    Editado pela última vez por Superfast; 11 July 2017, 22:58.

    Comentário


      #3
      ao menos mete a fonte onde foste buscar a tabela http://automonitor.pt/2017/07/11/nov...s-em-portugal/

      no entanto não percebo que é que uma coisa tem haver com a outra uma suposta tabela que foi dada num artigo vinda não sei de onde com o forum...

      Comentário


        #4
        Normalmente regista-se no fórum malta com um mínimo de interesse por carros e dinheiro para um carro novo. Isto elimina logo uma fatia enorme da população em geral (que não tem dinheiro para carros novos) e os que não ligam a carros (os que compram os fiestas de 80cv porque querem uma coisa gira e poupadinha e calhou de ir ao stand e o vendedor deu a volta).

        Depois no que toca a dar conselhos, uma pessoa muito facilmente entra naquela mentalidade de "o que fazia com o dinheiro dos outros", e recomenda-se muitas coisas interessantes mas depois quando chega a vez de passar o cheque acaga-se e vai pela opção mais segura e não a interessante.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
          ao menos mete a fonte onde foste buscar a tabela http://automonitor.pt/2017/07/11/nov...s-em-portugal/

          no entanto não percebo que é que uma coisa tem haver com a outra uma suposta tabela que foi dada num artigo vinda não sei de onde com o forum...
          Fácil. Os argumentos facilmente vao para lider de vendas (quando os artigos agora têm mais cuidado a referir que 38% das vendas sao rent a car e 40% sao frotas) e depois argumentos dos 0 aos 100.

          Se os carros mais vendidos sao puntos de 69 cavalos ou fiat 500 ou fiesta 80 facilmente i99% dos argumentos é bullshit.

          Eu quando vou a Portugal (agora todas as 3 semanas) ando com o meu corsa de 115 parece que ando num Formula 1. Ao entrar na AE faço 40-120 e parece que o resto vai em slow motion.

          Isto vai contra quase todos os ultimos 100 topicos que entrei que fala tudo em curvar a 80, andar a 200 na AE, e fazer menos de 10 segundos dos 0 aos 100 é treta.

          Isso nao tem nada a ver com a realidade Portuguesa: nem em vendas nem na AE. Eu vejo é carros a ir o mais lentamente dos 0 aos 80, ficar ali nos 80, as vezes la puxam para os 120 mas nas subidas vao aos 80 na mesma.

          Comentário


            #6
            "o que faria com o dinheiro dos outros" é o tipo de conversa que mais rende por aqui, não só em carros novos, como em carros velhos e orçamentos curtos. a conversa acaba sempre por dar no mesmo, mas a "emoção da caça" é sempre muito interessante. depois se os users aplicam bem essas ajudas ou não, isso já é outra conversa.

            Comentário


              #7
              Olha que faço bastante autoestrada e os carros que la andam nao sao fiat puntos nem fiat 500 muito pelo contrario , cada vez mais se vêm grandes máquinas porshes , audi , BMW , MBClasse E etc e tal.

              Quanto ao pessoal ir a pastar eu vim para o Algarve e na A22 fiz 3Km a 220kmH , portanto podes excluir me desse grupo dos 80 , mas sinceramente , nao vejo porque te incomoda tanto , abres o pisca pa esquerda ultrapassas e o resto é conversa

              A mim só me chateiam aqueles que vao na esquerda de cruise control nos 80 e a lerem o Correio da manhã
              Editado pela última vez por KnowledgeUnlock; 11 July 2017, 23:21.

              Comentário


                #8
                Eu nao disse que incomoda. É apenas a realidade que é normal. Um carro gasta menos a 80 que 120 a subir. É perfeitamente normal que as pessoas nao vao a dar gás.

                Eu nao estou a falar em fazer Porto - Lisboa ou Porto - Algarve. Eu ando no Porto, na VCI. Já fiz a A32 (Porto - Arouca) cerca de 20 vezes nos ultimos 3 anos e está sempre vazia e quando sobe para o tunel carros acima de 90 muito raro.

                Acredito que o Parque automóvel esteja a crescer (os numeros dizem isso) mas eu estava a falar do Porto, Ermesinde, Arouca. Claro que provavelmente quem faz 300..500 kms/dia tem 1 noção diferente.

                A nossa realidade altera sempre a nossa percepção. Eu quando cheguei a zurique apanhei um taxi e era uma skoda automatica. Perguntei se se portava bem, ja que o grupo VW nao era muito famoso: o taxista respondeu-me tenho isto ha 3 anos: 500/1000 kms/dia....porta-se muito bem. A nossa realidade varia com a nossa experiencia.

                Comentário


                  #9
                  Superfast, subscrevo integralmente!

                  Eu gostava de ter acesso à tabela completa dos modelos vendidos, porque nos moldes que normalmente apresentam, é sempre muito vago e redutor.
                  Não é novidade nenhuma que em Portugal os modelos mais vendidos são os base, e como exemplo basta ir ao standvirtual ver as quantidades do que está à venda de qualquer marca.

                  Pegando no exemplo do Fiesta porque é o que conheço mais de perto.
                  Quem quiser um 1.0 de 80cv titanium Preto, Branco ou cinza panela, praticamente pode escolher o que quiser, são aos montes! Os ditos semi-novos com meses, 1 ou 2 anos, desde os de serviço com 4 ou 5 mil km, os de cerca de 1520 mil, até aos de 40 mil, é só escolher!
                  Quando comprei o meu bem me tentaram impingir um desses, e acredito que muita gente acabe por ir por aí, a verdade é que a maioria das pessoas que conheço não se preocupa se tem x ou y, se quer w ou z, vai lá, mostram-lhe aquele, gosta, e compra!
                  Outro fenómeno engraçado é que quem quiser comprar um Trend para poupar uns cobres, são também uma minoria.

                  Eu de volta e meia vou aos sites do costume ver se aparece algum, e o que é certo é que no standvirtual ainda só apanhei 1 ou 2 de 125cv em vários meses (curiosamente todos acima do preço de novo), há lá sempre alguns de 100, mas são sempre uma minoria. No OLX e no custojusto é mais frequente, porém também não enchem uma mão e os preços não são realistas, já para não falar dos que estão "mexidos" que lá aparecem de vez em quanto.
                  por acaso no caso do Corsa aparecem com mais frequência.

                  Em suma: o fórum é o inverso da realidade, aqui toda a gente compra os carros mais potentes, tudo óptimos negócios e a pronto, quando na realidade sabemos que o que vende em Portugal é versões de equipamento média/boa, mas longe do típico "full extras", com motores base, e comprados a crédito .

                  Comentário


                    #10
                    Seria interessante ver uma tabela de vendas a particulares. Ou seja, sem rent-a-cars e outros carros de empresa...

                    Sem dúvida que a realidade e o fórum são duas coisas diferentes. O Português médio é obrigado a viver uma vida muito pacata. Os emigrantes safam-se, e estão bastante representados no fórum (é natural quem está longe querer manter uma ligação ao seu país e língua, e o fórum preenche essa lacuna), o que ajuda a aumentar a divisão fórum/realidade.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                      Eu nao disse que incomoda. É apenas a realidade que é normal. Um carro gasta menos a 80 que 120 a subir. É perfeitamente normal que as pessoas nao vao a dar gás.

                      Eu nao estou a falar em fazer Porto - Lisboa ou Porto - Algarve. Eu ando no Porto, na VCI. Já fiz a A32 (Porto - Arouca) cerca de 20 vezes nos ultimos 3 anos e está sempre vazia e quando sobe para o tunel carros acima de 90 muito raro.

                      Acredito que o Parque automóvel esteja a crescer (os numeros dizem isso) mas eu estava a falar do Porto, Ermesinde, Arouca. Claro que provavelmente quem faz 300..500 kms/dia tem 1 noção diferente.

                      A nossa realidade altera sempre a nossa percepção. Eu quando cheguei a zurique apanhei um taxi e era uma skoda automatica. Perguntei se se portava bem, ja que o grupo VW nao era muito famoso: o taxista respondeu-me tenho isto ha 3 anos: 500/1000 kms/dia....porta-se muito bem. A nossa realidade varia com a nossa experiencia.

                      A A32 (Gaia - Oliveira de Azemeis) está e tenderá a estar "vazia", atendendo que é uma das auto estradas, com portagens mais caras.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
                        Seria interessante ver uma tabela de vendas a particulares. Ou seja, sem rent-a-cars e outros carros de empresa...

                        Sem dúvida que a realidade e o fórum são duas coisas diferentes. O Português médio é obrigado a viver uma vida muito pacata. Os emigrantes safam-se, e estão bastante representados no fórum (é natural quem está longe querer manter uma ligação ao seu país e língua, e o fórum preenche essa lacuna), o que ajuda a aumentar a divisão fórum/realidade.
                        Sem entrar em off topic para mim a maior transformação no mercado nacional é as garantias de 5 e 7 anos. Vao permitir comprar carros com 3 anos e ainda ter garantia de fábrica de 2 anos.

                        Eu tenho 1 familia numerosa e muitos empresários. Este sábado foi reunião de familia e fiquei estupefacto quando falavamos de carros de frota e era o fiesta 80 e o punto 69 (dai ter verificado).

                        Depois fico sempre estupefacto quando ha pessoas que preferem um audi a4 1.9 tdi 1999 com 500 000 kms em vez de 1 corsa novo. Fenomeno que aqui é muito complicado pelo impacto ambiental.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                          Eu nao disse que incomoda. É apenas a realidade que é normal. Um carro gasta menos a 80 que 120 a subir. É perfeitamente normal que as pessoas nao vao a dar gás.

                          Eu nao estou a falar em fazer Porto - Lisboa ou Porto - Algarve. Eu ando no Porto, na VCI. Já fiz a A32 (Porto - Arouca) cerca de 20 vezes nos ultimos 3 anos e está sempre vazia e quando sobe para o tunel carros acima de 90 muito raro.

                          Acredito que o Parque automóvel esteja a crescer (os numeros dizem isso) mas eu estava a falar do Porto, Ermesinde, Arouca. Claro que provavelmente quem faz 300..500 kms/dia tem 1 noção diferente.

                          A nossa realidade altera sempre a nossa percepção. Eu quando cheguei a zurique apanhei um taxi e era uma skoda automatica. Perguntei se se portava bem, ja que o grupo VW nao era muito famoso: o taxista respondeu-me tenho isto ha 3 anos: 500/1000 kms/dia....porta-se muito bem. A nossa realidade varia com a nossa experiencia.
                          A propósito da A32, já sei que anda às moscas, e radares, há por lá?

                          Não posso justificar factualmente o que vou dizer, é apenas uma percepção, mas acho que em Lisboa ve-se com mais frequência as versões mais potentes dos carros do que no Porto e arredores.
                          Nas motas então é mesmo gritante, tirando as GS1200 que há em todo o lado, a esmagadora maioria do que se vê por cá é as 125 ou então a Honda nc 700/750x. Vai-se a Lisboa e é mais heterogéneo em termos de Marcas, cavalagem e segmentos!

                          Relativamente à velocidade, por norma na VCI não gosto de abusar, e ao final do dia quando saio do trabalho, muitas vezes gosto de vir mais nas calmas e a cumprir os limites.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                            Sem entrar em off topic para mim a maior transformação no mercado nacional é as garantias de 5 e 7 anos. Vao permitir comprar carros com 3 anos e ainda ter garantia de fábrica de 2 anos.

                            Eu tenho 1 familia numerosa e muitos empresários. Este sábado foi reunião de familia e fiquei estupefacto quando falavamos de carros de frota e era o fiesta 80 e o punto 69 (dai ter verificado).

                            Depois fico sempre estupefacto quando ha pessoas que preferem um audi a4 1.9 tdi 1999 com 500 000 kms em vez de 1 corsa novo. Fenomeno que aqui é muito complicado pelo impacto ambiental.


                            Sem esquecer que a nível de inspecções devido a corrosão, muitas viaturas chumbam irremediavelmente.

                            Comentário


                              #15
                              Voltando à tabela, ainda ninguém reparou no modelo 30º colocado?

                              Mercedes GLC 250cdi 4 matic 204cv, 2º modelo mais vendido da Mercedes, só atrás do A180cdi que é 4º à geral, e 1º segmento C!
                              Dentro da tabela ainda CLA shooting break, e classe E 220.

                              Mesmo da BMW, o patinho feito Active Tourer parece que é um sucesso de vendas

                              Comentário


                                #16
                                O VW Golf não mete nenhuma versão na lista, muito estranho, quando aparece no topo o A180, o V40 D2, 308, Megane, Focus, Leon...

                                Nota também para o 1.5 DCI (1.6 onde? ), TCE 0.9 (o "fraquito" ), o 1.2 Puretech e o 1.6 HDI, que ocupam (para não varias...) as primeiras posições!

                                Comentário


                                  #17
                                  A Mazda vende cá mesmo muito pouco

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                    O VW Golf não mete nenhuma versão na lista, muito estranho, quando aparece no topo o A180, o V40 D2, 308, Megane, Focus, Leon...

                                    Nota também para o 1.5 DCI (1.6 onde? ), TCE 0.9 (o "fraquito" ), o 1.2 Puretech e o 1.6 HDI, que ocupam (para não varias...) as primeiras posições!
                                    Eu meti no topico de vendas: 38% vendas de Junho (nao tenho o dado de janeiro a maio ou junho) são rent a car. Dai é normal que os bases estejam no topo de vendas.

                                    Não esquecer que falta frotas e do site fleetmagazine.pt: Ford prepara novo fiesta 1.0 70; Clio 0.9 TCE, micra 1.0 70 cavalos.

                                    Por isso digo aqui no forum estas vendas reflectem os rent a car e frotas mas era engraçado saber vendas de particulares.

                                    É que a diferença entre um 1.0 70 e um 1.0 TSI 90 as vezes sao 600 euros. Nao estou a ver 1 particular informado a comprar o de 70
                                    Editado pela última vez por Superfast; 12 July 2017, 00:05.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                      Eu meti no topico de vendas: 38% vendas de Junho (nao tenho o dado de janeiro a maio ou junho) são rent a car. Dai é normal que os bases estejam no topo de vendas.
                                      mesmo assim, esses "bases" depois de ser carne para canhão têm de ir para qualquer lado

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sim interessante os carros mais vendidos na Europa: Golf e Mercedes C nao estarem na tabela.

                                        Estao o A 109 cavalos, o CLA 109 cavalos e o GLC 250 cdi.

                                        O GLC é super supresa mas deve ser o carro de serviço mais vendido para quadros superiores. A nivel mundial a mercedes vende imensos C e GLC.



                                        Muito interessante no top5 o 208 1.6 HDI 75 cavalos. Um 1.6 HDI 75 cavalos?
                                        Editado pela última vez por Superfast; 12 July 2017, 00:14.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Este raking acaba por apresentar resultados "estranhos"

                                          Não aparece nenhum Golf na lista, quando (pelo menos eu) vejo bastantes na estrada, tanto carro como carrinha! O Passat também não aparece aí, quando em frota deve ser dos mais vendidos do segmento. Qualquer um destes acho que vende mais que um Space Star, Classe E (que ainda não vi muitos dos novos) ou até CX3. Também não aparece na lista nem um único Coreano, Audi ou Skoda... O Nissan Micra (que o que está aí é o modelo antigo) vendeu mais que 3008 e Tiguan ou 500X ?!!

                                          Quanto ao restante que se tem falado, é verdade que o nosso parque automóvel é dominado pelo primeiros classificados e consequentemente motores "fraquinhos" mas isso também acho que resulta muito do ISV que faz disparar o preço de acesso a motorizações mais altas, e a maioria da população quer levar é "muito" por pouco dinheiro, e por isso um 900cc com um invólucro bonito satisfaz muita gente, e atenção, não acho que haja mal nenhum nisso! Cada um faz o que achar melhor com o seu dinheiro.
                                          Por outro lado, não concordo nada com quem diz que é só charutada no nosso parque automóvel, vivo no Porto, na Foz, o que pode "inflacionar" um pouco a precessão do parque automóvel, é que vê-se muito maquinão, Porsche e Jaguares atualmente são aos pontapés, para não falar do "trio" do costume. Faço varias vezes por semana em trabalho, Porto - Marco de Canaveses e obviamente que a realidade é um pouco diferente, ainda assim, vão-se vendo muitos carros de gama alta, claro que aqui a disparidade entre o carro do "industrial ou do empreiteiro" para os seus funcionários acaba por ser significativa.
                                          Editado pela última vez por ze0santos; 12 July 2017, 00:33.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Essa lista induz em erro quem faz uma análise literal dos dados.


                                            Se repararem tanto o Classe A como o 116d não têm versão, ou seja, independentemente da configuração, lines, kits, etc etc eles surgem contabilizados como um todo.

                                            O Golf (e outros) tendo uma versão claramente definida (Confortline, Trendline, GPS Edition, etc) faz que os números estejam divididos.

                                            Para uma comparação justa face aos que referi em cima, o Golf devia ver contabilizadas em conjunto todas as versões com o 1.6 TDI.

                                            Isto acontece com inúmeros outros exemplos pelo que há que analisar estas tabelas com algum sentido crítico.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                              Essa lista induz em erro quem faz uma análise literal dos dados.


                                              Se repararem tanto o Classe A como o 116d não têm versão, ou seja, independentemente da configuração, lines, kits, etc etc eles surgem contabilizados como um todo.

                                              O Golf (e outros) tendo uma versão claramente definida (Confortline, Trendline, GPS Edition, etc) faz que os números estejam divididos.

                                              Para uma comparação justa face aos que referi em cima, o Golf devia ver contabilizadas em conjunto todas as versões com o 1.6 TDI.

                                              Isto acontece com inúmeros outros exemplos pelo que há que analisar estas tabelas com algum sentido crítico.
                                              exato!

                                              Mas mesmo assim, custa-me a crer que o Twingo 1.0 Night and Day, tenha vendido mais que o Golf 1.6 TDI Confortline.

                                              Por exemplo, basta ir ao Standvirtual e ver que Golfs de 2017 há 10, e Twingos de 2017 há 0. Por si só n quer dizer nada, mas...

                                              Na tabela o C4 Cactus com o 1.2 a Gasolina é o que vende mais, mas se fores ver no SV tens 15 modelos a gasolina à venda, para 62 a gasoleo! Claro que neste caso o período em análise pode ter coincidido com alguma promoção ou oferta especial naquela versão especifica que leva a que as vendas inflacionem, ou então, em poucos meses o padrão de consumo dos portugueses alterou-se profundamente.
                                              Editado pela última vez por ze0santos; 12 July 2017, 01:01.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pois, isso das versões faz sentido aqui, e que de certo modo acaba por deturpar a realidade. Podiam ter feito por motores.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                  Pois, isso das versões faz sentido aqui, e que de certo modo acaba por deturpar a realidade. Podiam ter feito por motores.
                                                  Pois, se não acabamos por achar que o Mitsubishi Space Star 1.2 intense, vende mais que o Renault Megane Hatch que nem sequer aparece na lista, só a carrinha..

                                                  E mesmo o segmento A acaba por dar uma leitura inflacionada nessa lista pelo menor numero de versões que oferece.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O ideal seria ter a lista de modelos e nao versões mas é complicado achar noticias com isso. Repara que na lista existe 2 bmw 116d (normal e efficient dynamics), existe 2 megane (GT line e outra).

                                                    Mas a ideia é ver que estas noticias sao unanimes, há muito veiculo de 69 a 82 cavalos no mercado de usados.

                                                    Eu comprei a Autohoje estas 2 ultimas semanas e vem um comparativo com o novo Ibiza com o Corsa 1.0 90 cavalos com a versao mais baixa. Eu achei estranho escolherem aquela versão para comparativo.

                                                    Depois de ver a lista percebi que a versao mais vendida até a 1.2 70 cavalos. Existe assim tanto aversão a turbos?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Superfast Ver Post

                                                      Muito interessante no top5 o 208 1.6 HDI 75 cavalos. Um 1.6 HDI 75 cavalos?


                                                      Versão "menos puxada" e que veio tomar o lugar do 1.4HDI.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                                        O ideal seria ter a lista de modelos e nao versões mas é complicado achar noticias com isso. Repara que na lista existe 2 bmw 116d (normal e efficient dynamics), existe 2 megane (GT line e outra).

                                                        Mas a ideia é ver que estas noticias sao unanimes, há muito veiculo de 69 a 82 cavalos no mercado de usados.

                                                        Eu comprei a Autohoje estas 2 ultimas semanas e vem um comparativo com o novo Ibiza com o Corsa 1.0 90 cavalos com a versao mais baixa. Eu achei estranho escolherem aquela versão para comparativo.

                                                        Depois de ver a lista percebi que a versao mais vendida até a 1.2 70 cavalos. Existe assim tanto aversão a turbos?


                                                        Aversão ao turbo não é que exista, mas como referido e dessa amostra, há muitas viaturas que são para rent-a-car e aí, o que interessa (nesse segmento) é a mais barata.

                                                        Claro está que daqui a uns meses... o mercado será inundado com essas viaturas. Como já referiram, procurar depois um determinado modelo em usado é uma tarefa herculana... para não dizer impossível.

                                                        Mas é claro que e como indicado, a maioria pretende um meio de transporte, além de que e como bem se sabe, se não tiver "algo definido", acaba em alguns casos por aceitar a sugestão do "vendedor", porque até tem aquela viatura em stocl.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O que noto em Portugal, relativamente a outros países desenvolvidos é um predomínio de motores fracos mas em carros razoavelmente ou bem equipados.

                                                          O que é reflexo de uma fiscalidade muito penalizadora para o tamanho dos motores.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                                                            O que noto em Portugal, relativamente a outros países desenvolvidos é um predomínio de motores fracos mas em carros razoavelmente ou bem equipados.

                                                            O que é reflexo de uma fiscalidade muito penalizadora para o tamanho dos motores.
                                                            Relativamente à fiscalidade é uma meia verdade, quanto mais não seja porque há motores com a mesma cilindrada e 3 ou 4 níveis de potência, pagam o mesmo de IUC, e o ISV em novo é o mesmo também, e mesmo assim o predomínio esmagador vai para os níveis de potência mais básicos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X