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A primeira vez: Veículo autónomo cruza portagem

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    A primeira vez: Veículo autónomo cruza portagem

    Foi pelas 10h30 de hoje, quarta-feira (09h30 em Portugal), que um veículo autónomo cruzou, pela primeira vez e em total autonomia, um corredor de portagem da rede de autoestradas francesa Vinci Autoroutes.

    Um veículo autónomo do Grupo PSA, no caso um Citroën C4 Picasso, cruzou esta manhã a portagem de Saint-Arnoult-en-Yvelines, a maior da Europa, sem qualquer intervenção do condutor, processo possível pela comunicação integral e específica entre o veículo e aquela infraestrutura.
    Realizada em condições reais de tráfego, esta bem sucedida experiência resulta num passo crucial no desenvolvimento do veículo autónomo para o Nível 4 (“mind off”, sem supervisão do condutor). É o culminar de um programa de desenvolvimento iniciado em 2016 que sela a colaboração entre dois grandes protagonistas no domínio da mobilidade, o Grupo PSA, construtor na vanguarda das novas tecnologias, e a rede VINCI Autoroutes, líder europeia entre os operadores de autoestradas e infraestruturas, e igualmente líder no seu setor no campo das novas soluções de mobilidade. Um primeiro passo importante foi, assim, alcançado na ligação entre o veículo autónomo e as novas gerações de infraestruturas, necessária para o seu desenvolvimento.
    Processo complexo e estratégico
    A transposição de uma área de portagem é um processo complexo para um veículo autónomo, pois requer uma capacidade adicional de gestão dos fluxos transversais de veículos, os quais se movem aleatoriamente na aproximação a uma zona de portagens, ao mesmo tempo que também requer uma correta orientação do veículo autónomo nesta área, muitas vezes caracterizada pela ausência de marcações no alcatrão.
    Há, assim, que direcionar a trajetória do veículo autónomo, a fim de o habilitar a inserir-se automaticamente no corredor da portagem, o qual tem uma largura de apenas 3 metros, equipado com o sistema adequado. O veículo autónomo deve ser, também, capaz de lidar com qualquer emergência que possa surgir aquando da passagem dessa barreira.
    Comunicação entre a infraestrutura e o veículo autónomo
    Foi, por isso, essencial a implementação de um protocolo específico entre a infraestrutura da portagem, operada pela VINCI Autoroutes, e o veículo Citroën C4 Picasso autónomo, do Grupo PSA.
    •Um sistema de orientação é implantado 500 metros a montante da barreira de Saint-Arnoult, na direção de Paris. Ele permite que o veículo autónomo siga para uma faixa pré-registada, direcionando-o até ao corredor de portagem selecionado e equipado para o receber. Diz-lhe depois o caminho a seguir à saída da barreira, para que regresse à faixa da autoestrada, podendo depois o veículo continuar a orientar-se através das linhas brancas colocadas no piso.
    •É dada uma autorização de passagem ao veículo, indicando se a barreira está aberta. A infraestrutura passa essas informações ao veículo autónomo através de uma antena RSU (Road Side Unit) posicionada 300 metros antes da portagem, no rebordo da estrada e conectada ao sistema de portagem.
    •Por seu turno, este recorre ao protocolo ITS G5 para a emissão de dados, referência na comunicação com veículos conectados. São 3 os corredores de portagem de Saint-Arnoult que estão equipados para uma rápida e segura transmissão das informações de autorização, feitas via antena RSU, recebendo os veículos conectados e autónomos, como o veículo autónomo Citroën C4 Picasso do Grupo PSA.
    •O sistema de informação da portagem foi modificado para garantir a passagem de veículos autónomos. Ele analisa em tempo real a disponibilidade do corredor e certifica-se de que estão reunidas as condições para permitir uma passagem segura. A autorização entretanto calculada é então enviada ao veículo autónomo através da antena RSU.
    •Para este teste, o C4 Picasso autónomo foi equipado com um equipamento eletrónico de portagem, permitindo-lhe atravessar os corredores em total autonomia.
    Pierre Coppey, Presidente da VINCI Autoroutes, estima que “a mobilidade encontra-se num ponto de viragem da sua história, enfrentando mudanças de comportamentos e práticas que irão transformar a experiência de condução e das viagens em estrada. Para que os veículos do futuro se tornem verdadeiramente autónomos, eles devem estar conectados às infraestruturas inteligentes que estamos a desenvolver. A colaboração entre os fabricantes de automóveis e os operadores de mobilidade é, neste particular, essencial. Sendo infraestruturas seguras por excelência, as autoestradas resultam num importante campo de ensaios, para que amanhã se possam adequar a estas novas mobilidades.”
    Carla Gohin, Diretora de Inovação do Grupo PSA, afirmou que “a superação de uma barreira de portagem em modo autónomo é um passo importante nas atividades de condução autónoma de Nível 4 em autoestrada. Esta experiência ilustra o potencial permitido pela comunicação em tempo real entre um veículo e a infraestrutura rodoviária. É o primeiro passo para uma colaboração com a VINCI Autoroutes, tendo como objetivo a avaliação da contribuição da comunicação com a infraestrutura para as diferentes situações do quotidiano com que o veículo autónomo se depara numa autoestrada, como sejam as informações antecipadas das áreas com trabalhos ou para facilitar a sua orientação numa área de descanso. Estes elementos serão pilares essenciais que permitem completar as atuais estratégias de controlo de veículos autónomos do Grupo PSA.”
    http://automonitor.pt/2017/07/12/tec...ruza-portagem/

    Teste integrado num quadro a longo prazo

    Esta experiência é o resultado de um trabalho conjunto realizado ao longo de vários meses entre as equipas do Grupo PSA e da VINCI Autoroutes. É parte de um mais amplo programa de conectividade dos veículos autónomos com as infraestruturas, para se atingir uma unidade autónoma completa (de autonomia de Nível 4). Para tal, há que trabalhar os seguintes tópicos:
    •Uma paragem segura, que consiste na pré-definição de soluções que orientem automaticamente o veículo numa área de estacionamento.
    •A qualificação das circulações inerentes ao modo autónomo e a sua comunicação em tempo real para o veículo. Este tópico é particularmente importante para que o veículo autónomo se possa mover firmemente num determinado trajeto, incorporando possíveis eventos relacionados com o trânsito (engarrafamentos, acidentes, etc).
    Este trabalho insere-se, em coerência e colaboração, com outros programas de pesquisa sobre a temática do veículo conectado e autónomo, envolvendo o Grupo PSA e a VINCI Autoroutes, tais como o Scoop@f e C-Roads. Para além disso, o Grupo PSA e a VINCI Autoroutes participam ativamente em projetos de padronização e partilha de conhecimentos, nomeadamente através do instituto VEDECOM.

    #2
    Não sei se vai acontecer antes de 2030 (framework legislativa etc) mas automoveis nivel 4. Que sonho :D

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      #3
      Resumindo, o sistema de portagens por lá é uma valente bosta.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
        Não sei se vai acontecer antes de 2030 (framework legislativa etc) mas automoveis nivel 4. Que sonho :D
        Que sonho Deixam de ser automóveis e passam a ser meros objetos que nos levam do ponto A ao Ponto B, triste sina. Pelo menos tive a sorte de nascer numa geração que ainda conseguiu ter o prazer de condução

        Comentário


          #5
          Estatisticas mostram que grande percentagem nas grandes cidades é a procura de lugar.

          Nao sei que prazer ha nisso!

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            #6
            Em Portugal seria trivial fazê-lo com Via Verde.

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              #7
              Vai ser giro então ver aqui os Velhotes do Restelo agarrados ao volante. Sinceramente não me lembro assim de nada que me apeteça fazer enquanto estou no carro que não seja conduzir. Odeio ir num carro com outra pessoa a conduzir. Imagine-se agora com a própria maquineta a fazê-lo...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PowerSlide Ver Post
                Vai ser giro então ver aqui os Velhotes do Restelo agarrados ao volante. Sinceramente não me lembro assim de nada que me apeteça fazer enquanto estou no carro que não seja conduzir. Odeio ir num carro com outra pessoa a conduzir. Imagine-se agora com a própria maquineta a fazê-lo...
                Nem mais...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                  Em Portugal seria trivial fazê-lo com Via Verde.
                  isso há na Suíça?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Z00L Ver Post
                    Resumindo, o sistema de portagens por lá é uma valente bosta.
                    Se fosse só isso, se soubessem como funciona a rede multibanco deles, se é que se pode chamar aquilo de rede...

                    Comentário


                      #11



                      The fate of the steering wheel hangs in the balance


                      Fierce lobbying in Washington, DC over a bill that could unleash a swarm of autonomous vehicles on public roads


                      https://www.theverge.com/2018/3/16/1...gton-feinstein

                      [Que tal fazer disto o tópico dos veículos autónomos? Foi um dos que saiu na pesquisa]

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                        isso há na Suíça?

                        Aqui não há portagens, compras o selo de 40 chf e dá para o ano todo.

                        Comentário


                          #13
                          Os carros autónomos serão puro amor para quem leva aquela rotina infernal de trânsito lisboeta. Pode simplesmente levar o travesseiro consigo e dormir até que o carro chegue ao destino - neste caso trabalho.

                          Comentário


                            #14
                            ohh shit - primeiro atropelamento mortal com carro de condução autónoma

                            Woman struck and killed by self-driving Uber vehicle


                            https://apnews.com/fc96c4ec74fc4f68b...mpression=true

                            Comentário


                              #15
                              depois da primeira mulher a ser atropelada a 16km/h no longínquo início do século XX...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                ohh shit - primeiro atropelamento mortal com carro de condução autónoma

                                Woman struck and killed by self-driving Uber vehicle


                                https://apnews.com/fc96c4ec74fc4f68b...mpression=true
                                E alto e pára o baile: https://www.sapo.pt/noticias/motores...281d32674fe0e8

                                E mais: http://blog.izirepair.pt/2018/01/5-r...num-carro.html

                                O pessoal que pensa que vai poder ter o seu carro autónomo amanhã, pode tirar o cavalinho da chuva. Só se for ilegal, como os taxis por APP

                                Comentário


                                  #17
                                  https://www.nytimes.com/2018/03/19/t...-fatality.html

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não me vejo a ficar sem volante ou opção de o utilizar sem restrições.....mas diz a notícia:

                                    who was crossing the street outside of a crosswalk
                                    Portanto temos pena, mas a culpa desta é de um jaywalker

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                      depois da primeira mulher a ser atropelada a 16km/h no longínquo início do século XX...
                                      Não percebi

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por tonyV Ver Post

                                        Portanto temos pena, mas a culpa desta é de um jaywalker

                                        Não é assim tão simples. Apesar de os peões terem obrigação de não se porem em risco, os veículos não os podem colher indiscriminadamente só por estarem fora do sítio devido.

                                        Neste caso vão ter de mostrar - se puderem - que um condutor humano não poderia ter feito melhor, incluindo avaliar os riscos para a velocidade a que circulava.

                                        (A reputação de ignorar leis que a Uber acumulou sistemáticamente não ajuda mesmo nada ...)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                          Portanto temos pena, mas a culpa desta é de um jaywalker
                                          E a penalização é a morte?

                                          Aqui a questão é que na estrada há imprevistos e neste caso a máquina não soube lidar com isso.
                                          Editado pela última vez por toyoteixeira; 20 March 2018, 08:04.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ou seja pelos dados de que dispomos, era de noite, o tempo estava bom, o local parece estar bem iluminado e aqui já é mais suposição da polícia, o carro circulava a cerca de 65 km/h e não terá abrandado antes da colisão.

                                            Ou seja, todos os dias há pessoas a atravessar fora dos locais apropriados e os atropelamentos são causa de muitas fatalidades por esse mundo fora. Seja lá o que aconteceu, o sistema autónomo foi tão incompetente a evitar o acidente como o humano que ia lá dentro e como todos os humanos que vão ao volante todos os dias.
                                            Não "viu". Se viu, não fez nada. Se calhar até não havia nada a fazer. Tal como com os humanos. Poderia guinar para o passeio se não estivesse lá ninguém. Poderia guinar para o sentido contrário se não viesse ninguém. E será que o carro escolheria alguma dessas hipóteses que colocaria em perigo os ocupantes do veículo? Se se se se... Tal como os humanos.
                                            Provavelmente a tecnologia vai evoluir e estatisticamente vai acabar por ser mais seguro circular nestes veículos.
                                            Mas não contem comigo. Só mesmo se for obrigado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se há tecnologia que me incomoda é a da condução autónoma.

                                              De certeza que não é com os radares actuais q vai ser bem sucedida.

                                              O meu várias vezes avisa de perigo com sinal sonoro, ou seja quando suponho que activasse a tecnologia de imobilização automática a baixa velocidade, quando não há perigo nenhum nem carros por perto. Simplesmente confunde-se.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                                Que sonho Deixam de ser automóveis e passam a ser meros objetos que nos levam do ponto A ao Ponto B, triste sina. Pelo menos tive a sorte de nascer numa geração que ainda conseguiu ter o prazer de condução
                                                Hoje em dia os miúdos vivem para o telemóvel. Quando era puto eu queria era ter uma DT ou uma NSR, agora o sonho dos miúdos é ter o novo iPhone ou Samsung. Eu vejo pelos meus filhos, vivem a fazer scroll no instagram e a falar no whatsapp. Já nem saem de casa como a minha geração fazia, e quando saem não falam uns com os outros em pessoa, falam pelo telemóvel.

                                                Alguma vez eu podia falar com a namorada pelo telefone de casa? Só existia um e estava na sala, os meus pais e os dela ouviam tudo Nada como ir de mota ter com ela.

                                                Não via a hora de chegar aos 18 para tirar a carta, agora tenho colegas de trabalho que dizem que os filhos já com 20 não querem saber de carros e carta, andam de Uber para sair à noite. Quando tirei a carta e tive o meu primeiro carro que gozo que era, nunca mais me esquece aquele Corsa A!

                                                Voltando ao tópico e saudosismos à parte, eu até percebo o encanto dos carros que se conduzem sozinhos para camionistas ou comerciais que fazem várias horas em auto-estrada. Acho que as pessoas têm ideia é que os carros vão passar a conduzir-se sozinhos em todo o lado.

                                                Vão ser carros confinados ao grandes centros urbanos e auto-estradas. Inconcebível para andar em trilhos ou estradas secundárias sem marcações. No Meco ninguém vai à praia com um carro desses

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Em relação a este primeiro atropelamento mortal, o veiculo (SUV Volvo) estava em modo autónomo, mas ia com uma condutora (Rafaela Vasquez).


                                                  https://www.abc15.com/news/region-so...rash-overnight

                                                  Hoje já ouvi as piadas - Mulher ao volante nem em veículos autónomos

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Acho que condução autónoma deviam começar primeiro apenas em auto-estradas, afinal de contas é um ambiente controlado, não há peões nem bicicletas, etc.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ryta Ver Post
                                                      Em relação a este primeiro atropelamento mortal, o veiculo (SUV Volvo) estava em modo autónomo, mas ia com uma condutora (Rafaela Vasquez).


                                                      https://www.abc15.com/news/region-so...rash-overnight

                                                      Hoje já ouvi as piadas - Mulher ao volante nem em veículos autónomos
                                                      Mulher ao volante, perigo constante

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Esta procura por carros autónomos tem que se lhe diga.

                                                        Nos aviões, apesar do piloto automático, estão lá mais 2 pilotos sempre a supervisionar tudo.

                                                        Nos comboios mesmo com seguranças e automatismos que são possíveis de implementar, mantem-se lá um ser humano na grande maioria dos casos.

                                                        Nos carros, com tantos obstáculos na estrada e afins e já querem automatizá-los.

                                                        Podem é dizer que há condutores demasiado maus, e num carro autónomo não há distracções com telemóveis, mudanças de via e direcção sem piscas, etc, é verdade .

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Tudo isto era escusado se o ego Humano acaba-se por ceder ao uso de transportes públicos. Mas prontos...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                            Tudo isto era escusado se o ego Humano acaba-se por ceder ao uso de transportes públicos. Mas prontos...
                                                            Se tirasses as palas eras outra pessoa, suportável.
                                                            Imaginas que há (muitos) casos que isso não é possível, certo?

                                                            Comentário

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