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Scuts pagam-se a si próprias

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    Scuts pagam-se a si próprias

    Não sei se já cá falaram...

    Vem um artigo na Autohoje desta semana a falar das Scuts.

    Um estudo feito por economistas vem comprovar k as Scuts (autoestradas sem portagens) pagam-se a si próprias em cerca de 30 anos. Além de melhorarem as economias ao seu redor.

    #2
    Se elas se pagam a si proprias, porque é que pagamos milhoes dos nossos impostos para sa SCUT em vez de ser aplicado noutra coisa?:D

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por Alpiger

      Se elas se pagam a si proprias, porque é que pagamos milhoes dos nossos impostos para sa SCUT em vez de ser aplicado noutra coisa?:D
      Para os nossos queridos governantes encherem os bolsos através das empresas k tomam conta das auto-estradas!

      Comentário


        #4
        citação:Estudo defende que Scut são boas para economia e orçamento
        19.09.2006 - 09h19 Pedro Ribeiro PÚBLICO

        Um novo estudo da autoria dos economistas Alfredo Marvão Pereira e Jorge Andraz conclui que as auto-estradas sem custos para o utilizador (Scut) são "perfeitamente justificáveis do ponto de vista económico" e que o investimento em Scut "não parece criar problemas de sustentabilidade ao Orçamento do Estado".
        "O impacto económico e orçamental do investimento em Scut" é editado pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento - instituição presidida por João Cravinho, deputado socialista e ministro das Obras Públicas nos governos Guterres. O livro apresenta-se como "uma avaliação empírica dos impactes económico e orçamental dos investimentos em auto-estradas em regime Scut".
        Há sete Scut em Portugal: Beira Interior, Beiras Litoral e Alta, Grande Porto, Litoral Norte, Costa de Prata, Algarve e Interior Norte - uma rede de 921 quilómetros de alcatrão. No modelo "tradicional" do "utilizador-pagador" as auto-estradas financiam-se com portagens; nas Scut o Estado entrega a construção, financiamento, exploração e manutenção da estrada a uma empresa privada, pagando um montante anual que depende do tráfego.
        Nos últimos anos, as Scut têm estado no centro do debate político devido aos encargos que geram para o Estado. Segundo um estudo de 2005 do Tribunal de Contas, os encargos com as Scut serão este ano de 329 milhões de euros; em 2007, passarão para 589 milhões de euros.
        Mas isso sai barato, argumenta o estudo de Marvão Pereira e Jorge Andraz. O documento argumenta que "os investimentos em Scut geram efeitos no produto largamente superiores ao custo envolvido"; e isto é verdade não só no investimento total, mas também "ao nível de cada Scut". Mais: há "efeitos de spillover regionais". Ou seja, não são só as regiões onde os investimentos foram feitos que beneficiam das Scut; as regiões onde não houve investimento beneficiam ainda mais.
        Cada milhão investido rende 18,06 milhões
        Para este cálculo, Marvão Pereira e Jorge Andraz usam um modelo econométrico em que "o investimento de um milhão de euros" em infra-estruturas rodoviárias rende "no longo prazo" (a 30 anos) "um aumento acumulado do Produto de 18,06 milhões". Nas contas dos dois economistas, tendo as Scut um custo total de 10.855 milhões de euros, o seu efeito a longo prazo no Produto Interno Bruto (PIB) será de 42.839 milhões de euros. E até ao défice as Scut ajudaram: com encargos para o Estado de 7195 milhões de euros, as Scuts contribuíram para gerar 8996 milhões de euros de receitas fiscais.
        Conclusão dos autores: "Não se justifica a importância atribuída [no debate político] à possível introdução de portagens nas Scut." Esta ideia é até "altamente questionável do ponto de vista económico".
        No prefácio do estudo, João Cravinho escreve que, "apesar da hegemonia liberal alcançada há duas décadas, a maior parte das redes europeias de auto-estradas continuam livres de portagens", e que é possível "proceder à reengenharia das concessões" de forma a diminuir os "encargos anuais a pagar pelo Orçamento do Estado".
        As Scut foram uma "bandeira" dos governos Guterres. O PSD tem defendido que elas foram um erro. Contactado pelo PÚBLICO, o deputado do PSD Miguel Frasquilho disse ainda não conhecer o estudo: "Quem sabe se, lendo o estudo, não mudo de opinião."
        Mas, por agora, a opinião de Frasquilho é esta: "Não sou adepto do princípio das Scut. Prefiro o modelo utilizador-pagador. Além disso, a partilha dos riscos entre público e privado não foi conduzida da melhor maneira, quis-se fazer obra depressa e não se acautelou o interesse do Estado. Há sempre a hipótese de renegociar, de portajar ou de [alterar] o regime Scut - mas isso envolverá sempre indemnizações aos privados".
        Marvão Pereira e Jorge Andraz, os autores do estudo apresentado ontem, já realizaram outros trabalhos onde defendem as vantagens económicas do investimento público. Em 2002, no trabalho Investimento público em infra-estruturas de transporte e o seu desempenho em Portugal, os economistas concluíam que o investimento público de um euro induzia, no longo prazo, um aumento de 9,5 euros na riqueza produzida. As conclusões deste trabalho foram utilizadas, já em 2005, no documento de orientação estratégica do Programa de Investimentos em Infra-Estruturas Prioritárias (PIIP). Com base neste último documento, o Governo aprovou o PIIP para o período 2005-2009 e comprometeu-se a investir 25 mil milhões de euros. Agora, a avaliação do impacte das Scut surge a pedido do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento. Uma organização presidida pelo deputado socialista João Cravinho, o mesmo que durante o primeiro Governo de António Guterres foi o "pai" das auto-estradas sem custos para o utilizador.
        www.publico.clix.pt

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          #5
          Imaginem se eles abulisem as portagens da A1 e A2.
          Dáva-se um bumm ecónomico!!!! LOL

          Comentário


            #6
            Qualquer dia, quando comprar uma casa vai ser no regime SCUT.

            Paga-se a si própria.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Carlos.L

              Qualquer dia, quando comprar uma casa vai ser no regime SCUT.

              Paga-se a si própria.
              Podia inventar um Estado em regime SCUT

              Paga-se a ele proprio:D

              E assim já tinhamos de ficar depenados com os impostos[^]

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Gugul

                Imaginem se eles abulisem as portagens da A1 e A2.
                Dáva-se um bumm ecónomico!!!! LOL
                Pelo que eu percebi os autores do estudo não tentam tirar essa conclusão..

                O que eles dizem é que entre ter Scuts e não ter nada, ou seja, ter as velhinhas nacionais, as Scuts são uma melhor opção..

                E segundo o estudo, eles dizem que é uma melhor opção não só em termos de acessibilidades para as regiões, mas também em termos financeiros.. Porque era já quase "senso comum" que as SCUTS são um buraco para o orçamento..

                Só que como dizia um filosofo famoso que não me recordo o nome, o senso comum é aquela coisa que nos diz que a terra é plana e o sol anda à volta dela....


                Agora, não me parece a julgar pelas noticias que eles digam que se tivesse portagens era pior do ponto de vista financeiro para o orçamento de estado.

                Comentário


                  #9
                  Que belo estudo.
                  Ora deixa cá ver:
                  "Segundo um estudo de 2005 do Tribunal de Contas, os encargos com as Scut serão este ano de 329 milhões de euros; em 2007, passarão para 589 milhões de euros.", "Mas isso sai barato", quase tão barato como uma loira e um pires de tremoços...
                  "Cada milhão investido rende 18,06 milhões.", ao fim de 30 anos... E já agora, quanto renderiam essas mesma SCUTS se não fossem SCUTS? Quantos milhões??? E já agora, não sei se alguém neste país já se apercebeu mas, temos um grave problema de finanças [u]agora</u> e não daqui a 30 anos...

                  Deve ser tão isento como um árbitro contractado pelo major! :D

                  A verdade é que nunca vi nenhuma zona do país abrangida pelas SCUTS que se tenha desenvolvido mais por ter uma AE não paga... Se eu estiver errado por favor digam-me, mas é que nunca vi um único caso em que as SCUTS fossem uma boa aposta para a economia do país:
                  - não me parece que o Algarve com a sua Via do Infante esteja mais rico ou desenvolvido por causa disso;
                  - não me parece que a zona da A8 sem portagens (que são pagas pelos "otários" que usam as outras partes pagas) tenha contribuido de forma assim tão significativamente para o PIB por não ter de pagar portagens;
                  - não vejo Castelo Branco mais evoluida, mais rica nem sequer mais interessante economicamente por causa da SCUT;

                  Se estou engando por favor digam, mas as SCUT são um cancro nacional originadas por uma estúpida guerra política entre o PS (na oposição) e o PSD (no governo) que depois ninguém que se lhe sucedeu como governo (nem PS nem PSD) teve tomates para alterar a situação, mesmo sabendo a bela m**** que ambos criaram...

                  Comentário


                    #10
                    Oh M6, mas apresenta lá os teus dados.. É que estes ao menos apresentaram um estudo concreto sobre o tema..

                    Ou deixa adivinhar, estas a falar por falar?


                    E eu com isto não estou a dizer que os autores do estudo têm ou não razão, até porque não vi o estudo. MAs quando se fala com tanta certeza como tu falas, é porque deves ser um expert na materia. Ou então, és como aqueles velhos ridiculos que passam o dia ao balcão de uma tasca a mandar bitaites sobre todos os assuntos que vêm no Correio da Manha como se percebessem alguma coisa daquilo..

                    ;)

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                      #11
                      Mas ó Mundano, eu ontem li o título desse artigo e olhei para a fotografia e quando vi lá o pai das Scuts, o João Cravinho, fiquei esclarecido sobre a natureza do mesmo.

                      Porque até agora a discussão baseava-se em quem deveria pagar as SCUTS.

                      - Se o Estado.

                      - Se o utilizador.

                      Agora dicionaram um novo conceito:

                      - A própria SCUT.

                      Desculpa, mas é melhor levar isto na brincadeira. :D [8D]

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                        #12
                        M&, um dia quando morares no interior esquecido e ostracizado, vais perceber o porque do conceito SCUT.
                        Se não o percebeste ainda, temos pena, mas la porque moras no litoral e tens boas estradas, bons equipamentos urbanos, e boas acessibilidades, ao menos deixa que quem nao more ao pé de ti os tenha tambem...

                        Comentário


                          #13
                          Garanto que a A23 (ip6 que vai de torres novas a castelo branco) contribuiu e muito para o desenvolvimento de todo o ribatejo. E se fosse paga, ninguem a usava.

                          Para aqueles que nao acreditam que uma scut se paga sozinha...se uma AE for gratuita, mais pessoas vao poder ir a certos sitios, por muito mais vezes. Ora, pensando no IVA que o estado ganha em gasolina, pneus, consumo das pessoas em paragens de serviço, etc etc...nao duvido que as AEs se auto pagassem.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Alpiger

                            citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                            Qualquer dia, quando comprar uma casa vai ser no regime SCUT.

                            Paga-se a si própria.
                            Podia inventar um Estado em regime SCUT

                            Paga-se a ele proprio:D

                            E assim já tinhamos de ficar depenados com os impostos[^]
                            [}][}][}] bem visto!

                            Comentário


                              #15
                              Isto faz me lembrar aqui a A11 em barcelos... o fluxo de trafico medio esta em 4 carros por HORA!
                              Ou seja , cmo é um troço pequeno e a pagar ninguem o usa perdendo dinheiro(tempo) na nacional.
                              Antes ate barqueiros era sem pagar.... agora para barqueiros sao 0.30€ e 1€ para barcelos.

                              Se fosse SCUT cmo a IC1 poupava todos os dias ou 2€ ou 30mins ... 30mins do meu dia de trabalho ate é um valor alto ao fim do mes... logo compreendo o estudo(n o li se tiver a ver mal o ponto de vista peço desculpa).

                              Cumps

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