Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro novo/seminovo 30k - Gasolina

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro novo/seminovo 30k - Gasolina

    Bom dia pessoal. Poucos meses depois de ter vindo aqui pedir opinião acerca de um carro familiar, o qual acabei por comprar em novembro passado, o mesmo foi-me roubado à porta do trabalho quando ainda nem 1 ano fez.
    Desta forma, iremos proceder à compra de outro, porém desta vez iremos abdicar do gasóleo pois parece-nos mais racional dados os kms que fazemos atualmente e o estilo de vida que temos (viagens muito curtas à semana e idas à aldeia ao fim de semana).
    Tinhamos comprado um carro grande em novembro (Avensis) mas a minha esposa, neste momento, prefere um carro mais pequeno. Nenhum do tamanho de um corsa, ou clio, mas algo maior um bocado (vamos ver se chega pois temos 2 miúdos). Se calhar quando formos aos stands mudamos logo de opinião e voltamos a querer um carro grande!

    Daquilo que vi, interessei-me pelo novo motor VAG 1.5 ACT 150cv, mas desconheço a fiabilidade, no entanto, deixo as respostas ao inquérito infra, pois será mais fácil darem-me as vossas opiniões e partilhar algum conhecimento e experiências


    1. Que tipo de carros gostas?
    Desportivos ou familiares com linhas desportivas.

    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?
    Desportivo com algum espaço ou familiar

    3. Que marcas e modelos gostas e equacionas?
    Indiferente. Só não vou muito à bola com Hyundai e Kia.

    Estou mais inclinado para gasolina porque com o tipo de vida que tenho atualmente, e apesar de ser da geração dos fumarentos e dos que achavam que o gasóleo era a melhor coisa do mundo, tenho consciência que para evitar problemas de FAPs, e afins, será a melhor solução. Além de que, talvez não se justifique nos 15k/ano que faço, um carro a gasóleo.
    A ideia é comprar um carro e mantê-lo o maior número de anos possível, tal como aconteceu com o Ibiza que ainda tenho. Efetivamente, a não ser que a vida melhore bastante, ou que o carro dê problemas em demasia e me obrigue a despachá-lo, será um veiculo para ficar nas nossas mãos bastante tempo.

    Carros que vi:
    Golf 1.5 TSI ACT 150cv – pouco feedback por ser motor recente, onde se vão lendo opiniões de malta que tem experiencia dos primeiros 1.4 a dizer para fugir deste motor. Tenho muitas incógnitas em relação a isto pois não sou conhecedor, mas agrada-me a tecnologia e o facto de me parecer um motor que gasta pouco no dia a dia, mas tem potencia para me dar prazer de condução em autoestrada.

    Audi 1.5 TFSI 150cv com caixa DSG - o mesmo motor do anterior,que ainda não existe cá, mas conseguiria arranjar via Audi Espanha a um preço que excede em 3k o orçamento inicial.

    Auris 1.8 HSD Sport Tourer – Se calhar o mais racional. Esteticamente não me enche as medidas mas pronto. Tenho duvidas na fiabilidade da bateria ao fim de 10 anos (custo associado a uma possível substituição), e não sei como será o consumo e andamento do carro em autoestrada e IP. Nunca andei.




    4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
    Duas crianças (uma de 6 meses e outra com 3 anos). À semana só andam de carro 4km e ao fim de semana (viagem de 80km para cada lado à aldeia).

    5. Precisarás de levar carga com frequência?
    Só ao fim de semana as tralhas inerentes aos miúdos (carrinho, sacos, etc) e uma mala e uns sacos (casal).

    6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?
    Estou a fazer 15k/16k por ano. Tinha a Avensis, mas neste momento tenho o mesmo carro que comprei novo há 17 anos atrás (Ibiza 6k2 comercial TDI Sport). Tem 360.000km mas continuará a servir como carro de trabalho até ir pra sucata. Nunca deu problemas e dá-nos jeito ter um carro destes cá em casa. Uma espécie de carro de trabalho, que consome pouco e anda bem, sem grandes problemas mecânicos (nestes anos todos só levou medidor de massa de ar, amortecedores, casquilhos, sinoblocos e foles).

    7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
    12km/15km por dia para trabalhar, divididos em 4 viagens (almoço em casa), feitos em nacional (3km pra cada lado). Ao fim de semana 95% autoestrada e IP, onde, como referi andará na ordem dos 200km fora passeios e viagens extra.

    8. Os consumos terão grande importância?
    Alguma. Não queria nenhuma “vaca” até porque estou “mal” habituado aos consumos do meu Ibiza (5L aos 100km). A Avensis fazia 7L/100km.

    9. A potência do motor terá grande importância?
    Sim. Tenho um carro que apesar de não ser de todo confortável, anda bastante bem, pelo que não queria fazer um downgrade neste aspecto. A minha esposa andava com a Avensis que não era nenhum supra sumo da potencia, mas safava-se.

    10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
    Não de todo.

    11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
    Mínimo é o mais baixo possível. Mas queria ver se não ultrapassava os 25k/30k

    12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?
    Novo ou semi-novo

    #2
    Dá uma vista de olhos no novo Honda Civic também, parece-me que encaixa no que procuras

    Comentário


      #3
      Atenção que:
      "O grupo Volkswagen confirmou que passará a utilizar filtros de partículas nos seus modelos equipados com motores a gasolina de injeção direta TSI e TFSI a partir de junho de 2017" fonte: autohoje

      Ou seja, nos motores gasolina VAG já tens tudo o que costuma dar problemas também a diesel, FAP, Turbo e Bimassa.
      Editado pela última vez por xtrusion; 19 July 2017, 14:50.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
        Atenção que:
        "O grupo Volkswagen confirmou que passará a utilizar filtros de partículas nos seus modelos equipados com motores a gasolina de injeção direta TSI e TFSI a partir de junho de 2017" fonte: autohoje

        Ou seja, nos motores gasolina VAG já tens tudo o que costuma dar problemas também a diesel, FAP, Turbo e Bimassa.
        Obrigado pelo feedback @xtrusion. Não fazia ideia que estrs motores já vinham com Fap. Srndo assim é pra riscar!

        Comentário


          #5
          Desportivo ou familiar com aspecto desportivo e parar a falar de um eletrodoméstico é que pronto

          esqueçamos essa parte ;)

          Já viste Os Meganes ST ou 308 SW? O 1.2 Turbo de 130cv parece-me bastante satisfatório
          O Civic também parece ser uma boa aposta

          Comentário


            #6
            [QUOTE=MrDS;1069616906]Desportivo ou familiar com aspecto desportivo e parar a falar de um eletrodoméstico é que pronto

            esqueçamos essa parte ;)

            Suponho que estejas a ser irónico relativamente a eu ter referido a Auris Hibrida. Mas como disse nunca experimentei! Daí a ter ser um electrodoméstico!

            Comentário


              #7
              Por acaso refiro-me ao mono do Golf, isso sim

              Entre um Golf ou um Auris, 1000x o Auris

              Comentário


                #8
                isso dos fap's imagino que não funcione igual ao do gasoleo, devido à temperatura mais elevada dos gases de escape, acredito que não seja tão problemático como nos diesel.

                De qualquer modo, os fap estão a chegar à gasolina. a VAG ja o disse, tenho ideia de ter lido que no 308 facelift tudo tem fap também... e isto deve ser só o inicio

                Comentário


                  #9
                  Concordo contigo speedyssj3

                  A Mercedes também já veio à baila com isso... não sei de cor qual modelo nem quando será implementado mas lembro-me que era para muito breve

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                    Por acaso refiro-me ao mono do Golf, isso sim

                    Entre um Golf ou um Auris, 1000x o Auris
                    Olha que aquele motor de "mono" não deve ter nada! 150cv a gasolina deve dar um "abanão" à Auris!

                    Quanto aos motores 1.2 ainda nem sequer tinha equacionado, penso que por ter, se calhar, erradamente, a ideia que não terá grande andamento. Só experimentando, mas um motor com aquela cilindrada, para andar, deve ter que ser bastante "turbinado" .

                    Relativamente ao Honda que o João sugeriu ando ler umas reviews e vou tentar passar no concessionário ao final do dia para me informar melhor, mas pra já gostei do design.

                    A ideia que tenho é que cada vez mais é dificil escolher um carro que nos satisfaça totalmente. Os motores evoluíram para um ponto em que cada vez possuem cilindradas mais baixas, muito rotativos, turbinados, mas que tenho sérias duvidas relativamente à longividade e fiabilidade sem ter de gastar um balúrdio para tal acontecer. Mas isto pode ser apenas uma ideia mal formada. Sou um mero apreciador de carros, e apenas vou lendo umas coisas quando tenho tempo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por speedyssj3 Ver Post
                      isso dos fap's imagino que não funcione igual ao do gasoleo, devido à temperatura mais elevada dos gases de escape, acredito que não seja tão problemático como nos diesel.

                      De qualquer modo, os fap estão a chegar à gasolina. a VAG ja o disse, tenho ideia de ter lido que no 308 facelift tudo tem fap também... e isto deve ser só o inicio
                      Isso faz sentido, mas por norma, sempre que se coloca uma tecnologia nova isso tende a dar barraca, os FAPs em diesel são hoje muito mais fiáveis que eram à 10 anos atras.
                      Não esperar que os FAPs em motores a gasolina tragam problemas, especialmente no início, é ser muito otimista na minha opinião.

                      Comentário


                        #12
                        A parte do "mono" é mesmo referente à primeira coisa que procuras.... desportivo ou familiar com look desportivo.... digamos que é só mais um paozinho sem sal a juntar aos outros milhares que circulam iguais

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por jakim Ver Post
                          Olha que aquele motor de "mono" não deve ter nada! 150cv a gasolina deve dar um "abanão" à Auris!

                          Quanto aos motores 1.2 ainda nem sequer tinha equacionado, penso que por ter, se calhar, erradamente, a ideia que não terá grande andamento. Só experimentando, mas um motor com aquela cilindrada, para andar, deve ter que ser bastante "turbinado" .

                          Relativamente ao Honda que o João sugeriu ando ler umas reviews e vou tentar passar no concessionário ao final do dia para me informar melhor, mas pra já gostei do design.

                          A ideia que tenho é que cada vez mais é dificil escolher um carro que nos satisfaça totalmente. Os motores evoluíram para um ponto em que cada vez possuem cilindradas mais baixas, muito rotativos, turbinados, mas que tenho sérias duvidas relativamente à longividade e fiabilidade sem ter de gastar um balúrdio para tal acontecer. Mas isto pode ser apenas uma ideia mal formada. Sou um mero apreciador de carros, e apenas vou lendo umas coisas quando tenho tempo.
                          Tens o Mazda 3 que penso que ainda se venda com o 1.5 NA, tens um motor fiável e sem os brinquedos problemáticos, o único contraponto disso mesmo são os "apenas" 100cv.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por jakim Ver Post
                            Olha que aquele motor de "mono" não deve ter nada! 150cv a gasolina deve dar um "abanão" à Auris!

                            Quanto aos motores 1.2 ainda nem sequer tinha equacionado, penso que por ter, se calhar, erradamente, a ideia que não terá grande andamento. Só experimentando, mas um motor com aquela cilindrada, para andar, deve ter que ser bastante "turbinado" .

                            Relativamente ao Honda que o João sugeriu ando ler umas reviews e vou tentar passar no concessionário ao final do dia para me informar melhor, mas pra já gostei do design.

                            A ideia que tenho é que cada vez mais é dificil escolher um carro que nos satisfaça totalmente. Os motores evoluíram para um ponto em que cada vez possuem cilindradas mais baixas, muito rotativos, turbinados, mas que tenho sérias duvidas relativamente à longividade e fiabilidade sem ter de gastar um balúrdio para tal acontecer. Mas isto pode ser apenas uma ideia mal formada. Sou um mero apreciador de carros, e apenas vou lendo umas coisas quando tenho tempo.
                            rotativos não são assim tanto, lembra-te que eventualmente o turbo "acaba". alias, uma vantagem de motores turbinados é que nem precisam de ser muito rotativos, pois conseguem ter binário em rotação mais baixas e não precisas de andar tão la acima.

                            de resto, vai experimentar, nada como isso.

                            em questões de fiabilidade, ha sempre aquele cepticismo por ser algo diferente, mas olha o famoso 1.0EcoBoost que ainda está ai para as curvas. portanto, entre um 1.0 de 125cv e um 1.2 com 130, no 1.2 deves sentir menos o turbo.

                            Comentário


                              #15
                              Com duas crianças ainda pequenas, se calhar alguma carrinha do segmento C, ou um carro mas em versão "maior"...
                              Esse motor novo da VW parece ser algo interessante, mas a juntar num A3 talvez ultrapasse o orçamento.

                              Se ainda tens tantas dúvidas quanto ás cilindradas, o melhor mesmo é começar a experimentar, do que li desse teu texto ainda tens algumas dúvidas que em texto e num forum dificilmente vais esclarecer.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por speedyssj3 Ver Post
                                rotativos não são assim tanto, lembra-te que eventualmente o turbo "acaba". alias, uma vantagem de motores turbinados é que nem precisam de ser muito rotativos, pois conseguem ter binário em rotação mais baixas e não precisas de andar tão la acima.

                                de resto, vai experimentar, nada como isso.

                                em questões de fiabilidade, ha sempre aquele cepticismo por ser algo diferente, mas olha o famoso 1.0EcoBoost que ainda está ai para as curvas. portanto, entre um 1.0 de 125cv e um 1.2 com 130, no 1.2 deves sentir menos o turbo.
                                O que achas da Auris HSD?
                                Se houvesse aquele motor na Avensis se calhar já estava escolhida. Só não sei como será a questão da bateria ao fim dos 10 anos de garantia.

                                Comentário


                                  #17
                                  Tens também o Focus 1.5 150/180 cvs, o Mégane 1.6 165/205 cvs, e ainda o Série 1 e o V40 mas nao sei se em termos de espaço e orçamento encaixam

                                  Comentário


                                    #18
                                    Onde para a brigada do Skoda Octavia?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por soulrebel Ver Post
                                      Com duas crianças ainda pequenas, se calhar alguma carrinha do segmento C, ou um carro mas em versão "maior"...
                                      Esse motor novo da VW parece ser algo interessante, mas a juntar num A3 talvez ultrapasse o orçamento.

                                      Se ainda tens tantas dúvidas quanto ás cilindradas, o melhor mesmo é começar a experimentar, do que li desse teu texto ainda tens algumas dúvidas que em texto e num forum dificilmente vais esclarecer.
                                      Nisso tens razão Soulrebel, as dúvidas são algumas porque estive nos diesel quase toda a vida e depois o desconhecimento relativamente a motorizações a gasolina gera em mim alguma desconfiança, que pode nem ter grande razão de ser. Terei mesmo que começar a ir aos concessionários e experimentar as motorizações que a malta tem falado por aqui e, por mim, chegar a algumas conclusões.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Fazes bem em ir visitar os stands mas prepara-te.... vai ser complicado encontrares viaturas assim a gasolina para test drive.... a grande maioria é diesel

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                                          Onde para a brigada do Skoda Octavia?
                                          Por acaso, provavelmente pelos 30 000€ consegue um Octavia 1.4TSI de 150cv com alguns extras...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Por 32 500€ consigo o A3 1.5 150cv DSG via Audi Espanha.
                                            Estes motores da Skoda 1.4 e restante grupo VAG deverão ser susbtituidos pelos 1.5 ACT ou acham que não?
                                            Os motores a gasolina da renault e ford também não conheço, por isso, primeiro é melhor ir experimentar e depois ver os restantes parâmetros (design, qualidade de construção, conforto, etc).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por jakim Ver Post
                                              Nisso tens razão Soulrebel, as dúvidas são algumas porque estive nos diesel quase toda a vida e depois o desconhecimento relativamente a motorizações a gasolina gera em mim alguma desconfiança, que pode nem ter grande razão de ser. Terei mesmo que começar a ir aos concessionários e experimentar as motorizações que a malta tem falado por aqui e, por mim, chegar a algumas conclusões.
                                              Já experimentei alguns, hoje em dia não há que ter medo. Acho que reduzir a escolha ao Golf ou A3 porque são 1.5 contra os outros 1.0/1.2 ou 1.3 pode estar a perder boas oportunidades.
                                              Por isso a ideia de ir experimentar, mesmo que numa carroçaria um pouco diferente com mais ou menos equipamento é mais de perceber o funcionamento de um motor destes. E claro, reduzir a escolha a menos modelos, isto porque 30 000€ chega para praticamente qualquer um segmento C (Golf, Megane, Auris, A3, Leon, Astra e alguns mais) novo com extras. Testando alguns modelos/marcas já dá para ter uma melhor ideia... e aí sim começar a decidir pelo gosto do carro em si em vez do motor.

                                              Os 1.4 devem ser substituídos sim, mas acho que esses 1.4 de 150cv se portam bem e não são tão maus quanto os primeiros.
                                              Editado pela última vez por soulrebel; 19 July 2017, 15:36.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Atenção que o Civic também tem o 1.5 I-VTEC

                                                https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#d68c318e3e

                                                A questão é se o user quer/precisa assim de tanta potencia no carro.

                                                E pelo menos na minha opinião, entre Golf, A3 ou Civic ficava-me pelo ultimo, sempre seria um carro que é mais exclusivo na estrada.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Alguém sabe se o Honda Sedan vai ser comercializado em Portugal ou se ficaremos pela versão hatchback?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Bem, se consegues em Espanha, então um A3 Sportback(por ser mais prático para a tralha das crianças) com o 1.5TSI acho que não encontrarás muito melhor.

                                                    Para mim o Civic é feio, mas isso são os meus gostos...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Com esse orçamento não escolheria nenhum dessa lista, pelas seguintes razões, não são desportivos, novo motor e se vier como 1.4 TSI é melhor fugir deles e por fim por esses valores já deve dar para comprar o R. Megane GT com 205 cv, se não der, existe o de 165 cv ou o Peugeot 308 GT com 205 cv, seriam estas as minhas escolhas e não me parece que existiria outras escolhas no mercado melhor que estas duas, mas existe outra situação é que fazendo 15 mil km ano já deve compensar a compra de um diesel e aí querendo um carro deste tipo escolheria o Megane na versão de 130 cv ou podendo a de 165 cv, mas este ultimo já deve fugir do orçamento.

                                                      Cumps

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por jakim Ver Post
                                                        O que achas da Auris HSD?
                                                        Se houvesse aquele motor na Avensis se calhar já estava escolhida. Só não sei como será a questão da bateria ao fim dos 10 anos de garantia.
                                                        não tenho opinião porque nunca experimentei. ja experimentei uma Auris, há uns anos, mas com o 1.4DiD e embora engraçado, falhava redondamente no departamento do motor. Na A2, ainda no Algarve, começou a andar para tras nas subidas (tive de por a 4ª) e em cidade era uma desgraça... mas era um carro de aluguer, portanto...
                                                        o HSD, sendo híbrido, deves perder espaço de bagageira por causa das baterias. as baterias, eventualmente tens de as trocar, e duvido que o desgaste esteja incluído na garantia. mas não conheço factos.

                                                        Depois tens que ver o uso que vais dar ao carro, se não usares bastante o carro em cidade, de nada te serve um híbrido.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Pesando as coisas por baixo agora, tens também o focus 1.0 125cv, ecosport 1.0 125cv.

                                                          consegues qualquer um deles por menos de 20k.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por speedyssj3 Ver Post
                                                            não tenho opinião porque nunca experimentei. ja experimentei uma Auris, há uns anos, mas com o 1.4DiD e embora engraçado, falhava redondamente no departamento do motor. Na A2, ainda no Algarve, começou a andar para tras nas subidas (tive de por a 4ª) e em cidade era uma desgraça... mas era um carro de aluguer, portanto...
                                                            o HSD, sendo híbrido, deves perder espaço de bagageira por causa das baterias. as baterias, eventualmente tens de as trocar, e duvido que o desgaste esteja incluído na garantia. mas não conheço factos.

                                                            Depois tens que ver o uso que vais dar ao carro, se não usares bastante o carro em cidade, de nada te serve um híbrido.
                                                            Tenho ideia que estão debaixo do banco traseiro

                                                            Ja andei com uma Auris HSD Touring e para mim não servia porque raramente faço trânsito em cidade... para o user secalhar era excelente devido aos percursos curtos que tem que conseguiria poupar um bom bocado...

                                                            Efectuei um test drive curto onde fiquei com a impressão que é claramente feita para uma condução muito paciente com arranques suaves, condução descontraída e idealmente à volta dos 70/80kmh onde se obtém os melhores consumos... mas friso novamente, foi um ensaio algo curto pelo que o meu feedback pouco servirá. Achei a unidade testada bastante confortável e espaçosa.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X