Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Suv vs crossover

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Suv vs crossover

    No tópico ao lado anda tudo confuso sobre o que é um SUV, decidi abrir este tópico para de uma vez por todas desmitificar esse assunto, espero que cheguemos a uma conclusão, para mim um R. Captur é um SUV, um Juke igualmente. Um crossover para mim é uma Peugeot RXH por exemplo, mas estamos aqui para debater opiniões.

    Cumps

    #2
    E um CH-R?

    Comentário


      #3
      Tens essa classificaçao por fabricante e em bons artigos

      Site da Nissan:

      The Nissan JUKE is an eye catching, seriously fun compact SUV ideal for modern urban living. Book a test drive, request a brochure or find out about pricing.

      Site da Renault uk:
      Discover the Renault Captur. The crossover with SUV style from Renault. The perfect family car.
      Editado pela última vez por Superfast; 28 July 2017, 16:00.

      Comentário


        #4
        Eu diria que o juke sera SUV por poder ter traccao as 4

        Comentário


          #5
          E se for um Juke 4x2 já não é SUV?

          Cumps

          Comentário


            #6
            Na definição pura sim. O meu tambem nao tém tracção as 4 e a mercedes quase que os oferece aqui na Suiça pelo mesmo motivo.

            Comentário


              #7
              Hoje em dia é tudo Crossover no fundo, Crossover parte da base de um carro normal, uma carroçaria monocoque digamos.

              Já SUV, inicialmente a base era uma frame com uma carroçaria por cima, nos USA ainda há algo do gênero ou parecido, os Escalades e primos por exemplo são bons exemplos.

              Como hoje em dia é tudo carroçaria monocoque no fundo, tirando mais excepções que regras....

              Agora, continua a fazer comichão chamar um Captur de SUV e ao mesmo tempo um Range Rover, com diferenças abismais na parte de utilidade.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                Tens essa classificaçao por fabricante e em bons artigos

                Site da Nissan:

                The Nissan JUKE is an eye catching, seriously fun compact SUV ideal for modern urban living. Book a test drive, request a brochure or find out about pricing.

                Site da Renault uk:
                Discover the Renault Captur. The crossover with SUV style from Renault. The perfect family car.
                As marcas é precisamente o último sítio onde deves procurar esclarecimento sobre o que tipo de carro é que é.
                São as mesmas que inventam conceitos como Coupés de 4 portas e outras idiotices do género.
                E eles não fazem bons artigos. Fazem boa propaganda. Eles tão a vender-te "peixe". Aquilo é marketing para te "agarrar" ao carro.
                Clareza e isenção não faz parte do discurso das marcas.

                Voltando ao exemplo da Nissan. A marca define o Juke como um SUV compacto, enquanto o Qashqai é definido como "O" Crossover. Ambos podem ter tracção às quatro.
                Qual a diferença mesmo?
                Editado pela última vez por crash; 29 July 2017, 11:01.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por crash Ver Post
                  As marcas é precisamente o último sítio onde deves procurar esclarecimento sobre o que tipo de carro é que é.
                  São as mesmas que inventam conceitos como Coupés de 4 portas e outras idiotices do género.
                  E eles não fazem bons artigos. Fazem boa propaganda. Eles tão a vender-te "peixe". Aquilo é marketing para te "agarrar" ao carro.
                  Clareza e isenção não faz parte do discurso das marcas.

                  Voltando ao exemplo da Nissan. A marca define o Juke como um SUV compacto, enquanto o Qashqai é definido como "O" Crossover. Ambos podem ter tracção às quatro.
                  Qual a diferença mesmo?
                  Não há diferença nenhuma, para mim são iguais, um é do segmento B e o outro pertence ao segmento C, acho que isso dos nomes é tudo marketing.

                  Cumps

                  Comentário


                    #10
                    A kia por exemplo tem o Niro que chama crossover e o Sportage que chama SUV.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                      E se for um Juke 4x2 já não é SUV?

                      Cumps

                      Nem de propósito: Review do Koleos na Autoexpress:

                      "It also acts the firm’s flagship SUV, and as such it’s more than just Renault’s biggest crossover – it’s intended as a truly premium offering, sitting atop the model range.
                      At launch, buyers get a choice of two diesel engines. A 128bhp 1.6-litre unit with front-wheel-drive acts as the entry-level choice, but a more powerful, 173bhp 2.0-litre with 380Nm of torque plus optional all-wheel-drive gives the Koleos its SUV credentials."

                      Assim como em muitos mercados se nao for all wheel drive nao é SUV. É 1 crossover. Ou seja o meu é crossover :D

                      Comentário


                        #12
                        Aqui para Portugal essa distinção não interessa porque crossover não existe e SUV é um carro mais alto que os outros normais.

                        Comentário


                          #13
                          Eu nao discordo mas eu acho que simplificar ou generalizar dá problemas:

                          Um GLA 200 não é o mesmo que o GLA 2504matic (a tracção as 4 permite um comportamento em curva e arranques muito diferentes) e um GLA AMG45. Diz tudo GLA mas o mercado mudou.

                          Eu conduzi muitas vezes o 250 4matic em molhado e em lama e nao tem nada a ver com um FWD. A reputação da mercedes com o 4matic é que se pode chamar um SUV. Mas cada um sabe de si.

                          Um captur como eu disse nao pode ser SUV se nao tem aptidoes neve, lama ou sequer 4wd. O comportamento dos carros muda completamente.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por crash Ver Post
                            As marcas é precisamente o último sítio onde deves procurar esclarecimento sobre o que tipo de carro é que é.
                            São as mesmas que inventam conceitos como Coupés de 4 portas e outras idiotices do género.
                            E eles não fazem bons artigos. Fazem boa propaganda. Eles tão a vender-te "peixe". Aquilo é marketing para te "agarrar" ao carro.
                            Clareza e isenção não faz parte do discurso das marcas.

                            Voltando ao exemplo da Nissan. A marca define o Juke como um SUV compacto, enquanto o Qashqai é definido como "O" Crossover. Ambos podem ter tracção às quatro.
                            Qual a diferença mesmo?
                            A verdade é que há pouquíssimos SUV se formos restritos às premissas iniciais do que definiu a categoria no final dos anos 90: um veículo familiar com capacidades todo o terremo moderadas (comparativamente aos jipes tradicionais) em troca de um comportamento em estrada mais aproximado às berlinas tradicionais.

                            Um QQ, um Juke, mesmo nas versões com tração total não têm ângulos ou altura ao solo para qualquer percurso todo o terreno. Um GLA é um hatch de saltos altos que até a subir passeios tem dificuldades. A maior parte dos exemplares que andamos a chamar SUV dos últimos tempos, seriam noutra época do marketing multi-purpose vehicles (aka MPV) de saltos altos.

                            Agora se o pessoal acha que faz offroad em estrada de gravilha ou não alcatroada isso já faz parte do quadro de não ter a mínima noção do que é fazer todo o terreno.

                            Comentário


                              #15
                              Sim, um SUV era um CR-V de 1998.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                A verdade é que há pouquíssimos SUV se formos restritos às premissas iniciais do que definiu a categoria no final dos anos 90: um veículo familiar com capacidades todo o terremo moderadas (comparativamente aos jipes tradicionais) em troca de um comportamento em estrada mais aproximado às berlinas tradicionais.

                                Um QQ, um Juke, mesmo nas versões com tração total não têm ângulos ou altura ao solo para qualquer percurso todo o terreno. Um GLA é um hatch de saltos altos que até a subir passeios tem dificuldades. A maior parte dos exemplares que andamos a chamar SUV dos últimos tempos, seriam noutra época do marketing multi-purpose vehicles (aka MPV) de saltos altos.

                                Agora se o pessoal acha que faz offroad em estrada de gravilha ou não alcatroada isso já faz parte do quadro de não ter a mínima noção do que é fazer todo o terreno.
                                Que altura ao solo é essa, de quanto estamos a falar para ser considerado SUV.

                                Cumps

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                  Eu nao discordo mas eu acho que simplificar ou generalizar dá problemas:

                                  Um GLA 200 não é o mesmo que o GLA 2504matic (a tracção as 4 permite um comportamento em curva e arranques muito diferentes) e um GLA AMG45. Diz tudo GLA mas o mercado mudou.

                                  Eu conduzi muitas vezes o 250 4matic em molhado e em lama e nao tem nada a ver com um FWD. A reputação da mercedes com o 4matic é que se pode chamar um SUV. Mas cada um sabe de si.

                                  Um captur como eu disse nao pode ser SUV se nao tem aptidoes neve, lama ou sequer 4wd. O comportamento dos carros muda completamente.
                                  Pões qualquer carro com tração às quatro e ganhas aderência.
                                  "A reputação da mercedes com o 4matic NÃO é que se pode chamar um SUV" - FIXED
                                  Até porque 4Matic já existia antes da invasão de SUV na marca.
                                  Qualquer veículo com tração às quatro, teoricamente será melhor que um tração às duas em condições de baixa aderência. Seja em que tipo de carro for.
                                  Se não, temos que afirmar que tudo o que tem 4WD pode ser classificado como SUV... o que é uma treta.

                                  E para mais o GLA que vem com 4wd em "part-time", cortesia do sistema Haldex... como grande maioria dos tudo à frente com motores transversais.


                                  Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                  A verdade é que há pouquíssimos SUV se formos restritos às premissas iniciais do que definiu a categoria no final dos anos 90: um veículo familiar com capacidades todo o terremo moderadas (comparativamente aos jipes tradicionais) em troca de um comportamento em estrada mais aproximado às berlinas tradicionais.

                                  Um QQ, um Juke, mesmo nas versões com tração total não têm ângulos ou altura ao solo para qualquer percurso todo o terreno. Um GLA é um hatch de saltos altos que até a subir passeios tem dificuldades. A maior parte dos exemplares que andamos a chamar SUV dos últimos tempos, seriam noutra época do marketing multi-purpose vehicles (aka MPV) de saltos altos.

                                  Agora se o pessoal acha que faz offroad em estrada de gravilha ou não alcatroada isso já faz parte do quadro de não ter a mínima noção do que é fazer todo o terreno.
                                  Precisamente... Marketing. As marcas usam o discurso mais conveniente para chegar ao consumidor.
                                  Independentemente se é verdade ou não.

                                  Vamos adicionar mais confusão:

                                  SUV ou Crossover?

                                  Mercedes ML primeira geração: chassis de longarinas vs ML segunda geração: Monocoque


                                  E o que é isto?


                                  Ou isto?



                                  Como foram os americanos a criar estas definições, mais vale ir-lhes perguntar o que é o quê?
                                  E hoje em dia, eles separaram os SUV em duas classes: SUV e Crossover SUV, com estes últimos a cairem no grupo dos que têm aspecto de SUV, mas tecnicamente muito mais próximos dos automóveis ligeiros.
                                  Ou seja, basicamente carros/carrinhas em saltos altos... independentemente das roupagens que os designers lhes coloquem em cima ou da quantidade de rodas motrizes.

                                  Nesta altura do campeonato vivemos num mundo onde até a Land Rover tem carros de duas rodas motrizes - Discovery Sport e Range Rover Evoque. Serão SUV?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu já desisti de distinguir o que é SUV de Crossover, e de certo modo, acho que os dois "segmentos" se fundem um no outro.

                                    A partir do momento que se chama shooting break a carrinhas de 5 portas, e coupé a tudo que é sedans/hatchback de 4/5 portas, e mesmo Suv´s de 5 portas , a questão SUV-crossover será um problema menor

                                    Comentário


                                      #19
                                      é isso e o cliché do "desportivo" em tudo que é carro normalíssimo, diesel, e até mesmo suv e mpv

                                      Estamos numa época em que de um modo geral, mais do que ser é preciso parecer ou parecer que se é, e isto está presente em muitas áreas:
                                      - nos concertos a malta TODA que vai para lá filmar com o telemóvel, para quê?
                                      - nos smatphones que é tudo a copiar a Apple, para quê?
                                      - nas redes sociais onde muita gente publica a corriqueira "selfie duck face" do sítio tantos com aquela descrição *******

                                      - os putos que agora (soube disto no outro dia e fiquei parvo!), usam aplicações por GPS que sabem em tempo real onde andam os seus amigos

                                      - até na comida, o outro dia lá me convenceram a experimentar uma francesinha vegetariana, e onde os ingredientes, pasme-se, tentavam IMITAR os originais

                                      Comentário


                                        #20
                                        O que se escreve nos ultimos posts é o meu resumo: Não se pode comparar 2017 com 1990. Houve 1 ampliação do mercado e de gamas.

                                        Eu nao consido igual um GLA (Dou exemplo o GLA que e o caso que mais conheço) amg line (supensão rebaixada 15 mm) e off road (suspensão elevada 30 mm, ou seja 45 mm mais alto que um GLA amg line). Se vamos pela altura ao solo entao temos 2 categorias?

                                        GLa amg line : crossover rebaixado desportivo?

                                        GLA off road (45 mm mais alto e com modos off road, mais hill down helper)? SUV?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Seja qual for a versao do GLA, a capacidade off-road do mesmo, resumindamente, é andar em gravilha, e subir passeios, e mesmo assim... de resto, como off-roader, é quase nula a sua capacidade. Um QQ anda no mesmo, ASX, 3008 etc.

                                          Claro para uma pessoa normal, que 99% é subir passeios, ir para um caminho de terra batida para a praia, um GLA ira comportar-se melhor que um A.

                                          Ja usar qualquer tipo de off-road no nome, nao passa de marketing no fundo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                            Eu já desisti de distinguir o que é SUV de Crossover, e de certo modo, acho que os dois "segmentos" se fundem um no outro.

                                            A partir do momento que se chama shooting break a carrinhas de 5 portas, e coupé a tudo que é sedans/hatchback de 4/5 portas, e mesmo Suv´s de 5 portas , a questão SUV-crossover será um problema menor
                                            Neste momento sim, Crossover e SUV anda na mesma casa.

                                            O exemplo do ML foi bem dado, no inicio dos SUV, o chassi usado era de longarinas, na America, ate usavam muito chassi provientes de pick-ups etc. Ainda hoje, salvo erros os Tahoe, Escalade e todos esses primos, continuam a usar chassi de longarina. Crossover usava construçao em monocoque proveniente de carros de turismo.

                                            Hoje em dia, poucos sao os SUV se formos por este conceito que disse em cima.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                              O que se escreve nos ultimos posts é o meu resumo: Não se pode comparar 2017 com 1990. Houve 1 ampliação do mercado e de gamas.

                                              Eu nao consido igual um GLA (Dou exemplo o GLA que e o caso que mais conheço) amg line (supensão rebaixada 15 mm) e off road (suspensão elevada 30 mm, ou seja 45 mm mais alto que um GLA amg line). Se vamos pela altura ao solo entao temos 2 categorias?

                                              GLa amg line : crossover rebaixado desportivo?

                                              GLA off road (45 mm mais alto e com modos off road, mais hill down helper)? SUV?
                                              Não há distinção. É um crossover.
                                              Independentemente se tem tração às duas, quatro, está rebaixado ou sobrelevado.
                                              As capacidades on/off road não interessam para o caso.
                                              Como já disseram... é para parecer algo e não para o ser.

                                              Parece que queres ser mais papista que o papa. Já não basta a confusão gerada pelas marcas, ainda queres pormenorizar mais a coisa... "Crossover rebaixado desportivo" O que é isso?



                                              É como estas duas... uma tem altura ao solo elevada, tracção às quatro e algumas características para off-road.
                                              Faz dela um SUV? Nem de perto.
                                              Não deixam de ser carrinhas.

                                              Ou quanto muito, a All-Terrain é um crossover, pois levando à letra o termo, tenta casar características de um tipo de veículos com outro.

                                              Comentário


                                                #24

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                  Seja qual for a versao do GLA, a capacidade off-road do mesmo, resumindamente, é andar em gravilha, e subir passeios, e mesmo assim... de resto, como off-roader, é quase nula a sua capacidade. Um QQ anda no mesmo, ASX, 3008 etc.

                                                  Claro para uma pessoa normal, que 99% é subir passeios, ir para um caminho de terra batida para a praia, um GLA ira comportar-se melhor que um A.

                                                  Ja usar qualquer tipo de off-road no nome, nao passa de marketing no fundo.
                                                  A mim dá-me sempre vontade de rir sempre que vejo alguém associar crossovers 4x2 a off-road, da mesma maneira que me dá quando vejo motas tipo a NC 750x associadas também a off-road.

                                                  Mas pior mesmo é quando vou procurar por TT's tipo Defender, Patrol, Pajero, ou motas adventure de roda 21 e diz na descrição "nunca fez off road", penso sempre - que parvos, pá, ou são mentirosos, ou não sabem o que é bom! "

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu classifico o GLA apenas de "crossover" isso do rebaixado, desportivo e off- road não existe, ou é ou não é. é o que corresponderia nas motas a uma "adventure" com roda até 19 e pneus de estrada, algo muito comum e em crescimento hoje em dia. Este espécime é o que mais há, e é o que encaixa mais no "querer parecer em vez de ser", os tais que nunca viram outra coisa a não ser alcatrão (e passeios).
                                                    O SUV já tem que ser "pau para toda a obra", ter sistema de tracção integral e permitir transpor obstáculos ligeiros, mas pela boca morre o peixe quando se começa a falar de ângulos de ataque e coisa do género. é o que corresponderá nas motas às Adventure com roda 21 e possibilidade de pneus de tacos, cada vez mais estradistas e menos capacidade de enfrentar obstáculos. Este já dá para ir à aventura, e é um desperdício quendo nunca viram terra na vida.

                                                    off-road são as "enduro" dos automóveis, dá para a aventura, mas tudo o resto vai fazer mal. Uma espécie em vias de extinção, onde penso que já só sobra o Wrangler, e o Defender até à algum tempo atrás.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Os mini SUV mais vendidos em Portugal

                                                      http://automonitor.pt/2017/07/30/mer...s-em-portugal/

                                                      Os mini SUVs e crossovers já são a terceira categoria de automóveis mais vendida em Portugal. No primeiro semestre do ano venderam-se mais de 12 mil destes minis de altura ao solo elevada e espírito aventureiro.
                                                      Com a chegada anunciada do Kia Stonic, Hyundai Kauai e SEAT Arona, entre outros, a guerra pelo domínio da categoria promete animar ainda mais. Para já, dois modelos fazem mais de metade das vendas do segmento. Confira a tabela de vendas, segundo os dados oficiais da ACAP.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Mini Suv e Crossovers

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                          Neste momento sim, Crossover e SUV anda na mesma casa.

                                                          O exemplo do ML foi bem dado, no inicio dos SUV, o chassi usado era de longarinas, na America, ate usavam muito chassi provientes de pick-ups etc. Ainda hoje, salvo erros os Tahoe, Escalade e todos esses primos, continuam a usar chassi de longarina. Crossover usava construçao em monocoque proveniente de carros de turismo.
                                                          Hoje em dia, poucos sao os SUV se formos por este conceito que disse em cima.
                                                          O monocoque ou de longarinas por si sí não faz definir se é SUV ou Crossover e muito menos jipe ou todo terreno.
                                                          Ao longo dos anos vários jipes tiveram chassis monocoque alguns bem antigos como o Lada Niva, outros como os Jeep Cherokee ou Grand Cherokee e desde do ano 2000 jipes como o Pajero ou o Discovery4 que usam este tipo de construção, que apesar de monocoque possuí na mesma as travessas na sua composição mas soldadas ao restante habitáculo, principalmente adoptou-se esta solução a partir do momento que os jipes passaram a ter suspensões independentes às 4 rodas, talvez o ML w163 seja dos poucos exemplos de suspensão independente às 4 rodas com um chassis de travessas e longarinas, proveniente do Mercedes G e adaptada (existiu também uma versão limitada EVO do Pajero V20 com sistema idêntico e o Nissan Pathfinder (também com redutoras), pelo menos geração anterior que partilhava o chassis coma Navara mas com suspensão independente traseira.).
                                                          Seja como for o que faz de um modelo jipe ou todo terreno é a capacidade de progressão dada por uma caixa de transferência com engrenagens redutoras que permitem duplicar ou às vezes até mais a força do motor com a menor velocidade possível, dando ao veículo capacidade de ascensão e retenção. Ora isso ainda hoje pode ser encontrado em Range Rovers, Discovery 5, Grand Cherokee, Toyota Land Cruiser (que ainda mantém o chassis de longarinas nas mais diversas carroçarias), Mitsusbishi Pajero, Pajero Sport, Mercedes ML, Jeep wrangler, Land Rover Defender, Mercedes G, Suzuki Vitara, etc, etc.
                                                          Contudo continuando no exemplo do ML a primeria geração trazia de série a caixa de redutoras, já a 2ª geração e seguintes só trazem em opção, como tal existem MLs com excelentes capacidades TT e outros que são apenas 4x4 como um AudiQ5/Q7.
                                                          O SUV obrigatoriamente obrigava a uma transmissão 4x4. X5, ML, Cayenne, entre outros, por norma com 3 diferenciais.
                                                          Contudo o conceito foi desvirtuado chegando aos que hoje se chama de Crossover onde numa grande maioria nem existe qualquer possibilidade 4x4 e que por norma partem de modelos base das gamas mais vendidas como sejam o B e C.
                                                          Seja como for tais confusões não servem a meu ver se não para tentar colocar mais uma ou outra crítica ao panorama atual no que a definições se refere. Qualquer dos modelos aqui falado a nível de crossovers tem tido uma boa carreira comercial e se bem que muitos não têm qualquer pretensão expedicionária não é por isso que deixam de ser boas opções, desde que vão de encontro ao gosto do mercado e permitam boas facturações à marca.
                                                          Mais do que o veículo e marca e modelo o que interessa é ir e usufruir cada um à sua maneira.
                                                          Um bom exemplo: http://www.digitalmotores.pt/expedic...akar-bissau-2/

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Um dos casos mais estranhos atuais é o Jeep Renegade, que sendo originário de um citadino tem uma caixa redutora nalgumas das suas versões que o tornam claramente num veículo todo o terreno.
                                                            Um excelente sucessor do Panda 4x4 e bem melhor que este último no offroad

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X