Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Hidrogénio a alternativa? Hyundai Tucson Fuel Cell

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Hidrogénio a alternativa? Hyundai Tucson Fuel Cell

    Caros amigos,

    Apesar de confesso apaixonado pelo que de melhor se faz em motores térmicos, antevejo que num futuro não muito longínquo, a mobilidade pessoal venha a ter profundas alterações.

    A Tesla elevou os veículos eléctricos para um patamar impensável há 15 anos atrás. Elon Musk é um visionário, louco ou não, penso que no futuro será relembrado como um dos grandes "inlfuenciadores" do nosso planeta.

    Já tive oportunidade de fazer um test drive num Nissan Leaf, logo quando sairam (primeira geração) e é difícil não ficar rendido a uma varinha magica destas para o dia-à-dia. Contudo o tema da autonomia e reabastecimentos, nos veículos eléctricos, tende a não estar resolvida. Esse tem, de facto, sido o calcanhar de aquiles desta opção e que em muito tem limitado o inevitável crescimento desta opção a médio/longo prazo.

    Lembro-me de há cerca de 15 anos se começar a falar no Hidrogénio e na maravilha que saia pelos tubos de escape: ÁGUA!
    Ora, actualmente o Japão e a Coreia têm sido dos países em que se tem apostado mais nesta opção de combustível: a Honda, a Hyundai e mais recentemente a Toyota tem feito esforços no sentido de aperfeiçoar esta opção. Umas das questões iniciais era a segurança dos depósitos de Hidrogénio, que parece debelada.

    A exemplo disto, segue um dos primeiros modelos de produção em massa com este combustível:

    https://www.hyundaiusa.com/tucsonfuelcell/index.aspx

    Deixo este tópico para desenvolver junto da nossa comunidade.

    Cumprimentos
    Editado pela última vez por CarLegends; 28 July 2017, 15:01.

    #2
    Até aqui o grande problema do Hidrogénio era o armazenamento, era uma molécula demasiado pequena e instável para se armazenar... Agora o problema é outro... Não existem sítios onde abastecer... a Electricidade todos temos à distancia de uma tomada, mas claro que para quem como eu vive num apartamento sem garagem ter uma extensão a vir de um 4º andar nao e obviamente uma solução...

    Por isso mesmo eu acho que o eléctrico e uma solução a curto prazo, o hidrogénio precisa de amadurecer um pouco mais, e aí acho que poderá existir uma convivência entre esta duas soluções, acabando o hidrogénio por ocupar o papel que os combustíveis fosseis t~em neste momento...

    Comentário


      #3
      O hidrogénio não é a melhor solução, até porque é caro de produzir e difícil de armazenar.

      Os veículos a baterias são uma solução melhor.

      Comentário


        #4
        Há que ter noção que um carro a hidrogenio é um carro eletrico em que lhe é adicionado um sistema para carregar a bateria a partir de hidrogenio.

        Esta solução é boa para permitir abastecimentos rapidos, mas torna-se muito mais caro do que um carro que apenas possua bateria, mesmo que tenha de ser de maior capacidade.

        Comentário


          #5
          Em contra partida não tem a bateria do tamanho da de um carro eléctrico, logo menos peso (penso eu)

          Enviado do meu Huawei Mate 9

          Comentário


            #6
            O facto de reabastecer tão ou mais rápido que um carro a diesel ou gasolina, pode ser um argumento de peso. Além de que a autonomia actual., por exemplo do Hyundai ix35 fuel cell é de mais de 500 km...

            Enviado do meu Huawei Mate 9

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por CarLegends Ver Post
              Em contra partida não tem a bateria do tamanho da de um carro eléctrico, logo menos peso (penso eu)
              O depósito de hidrogénio tem que ser tão resistente e volumoso que acaba por ser um problema maior que a bateria... Além disso, nem quero imaginar como será um acidente em que o depósito rompa...

              Mas eu percebo a quem é que interessa o hidrogénio: aos mesmos que vendem hoje petróleo...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por CarLegends Ver Post
                O facto de reabastecer tão ou mais rápido que um carro a diesel ou gasolina, pode ser um argumento de peso. Além de que a autonomia actual., por exemplo do Hyundai ix35 fuel cell é de mais de 500 km...

                Enviado do meu Huawei Mate 9
                E custa quanto mais em relação a um eletrico com a mesma autonomia?

                O problema é esse. Um carro a hidrogenio é mais caro que um apenas eletrico, não só no momento da compra como no momento de abastecer.

                Comentário

                AD fim dos posts Desktop

                Collapse

                Ad Fim dos Posts Mobile

                Collapse
                Working...
                X