Caros amigos,
Apesar de confesso apaixonado pelo que de melhor se faz em motores térmicos, antevejo que num futuro não muito longínquo, a mobilidade pessoal venha a ter profundas alterações.
A Tesla elevou os veículos eléctricos para um patamar impensável há 15 anos atrás. Elon Musk é um visionário, louco ou não, penso que no futuro será relembrado como um dos grandes "inlfuenciadores" do nosso planeta.
Já tive oportunidade de fazer um test drive num Nissan Leaf, logo quando sairam (primeira geração) e é difícil não ficar rendido a uma varinha magica destas para o dia-à-dia. Contudo o tema da autonomia e reabastecimentos, nos veículos eléctricos, tende a não estar resolvida. Esse tem, de facto, sido o calcanhar de aquiles desta opção e que em muito tem limitado o inevitável crescimento desta opção a médio/longo prazo.
Lembro-me de há cerca de 15 anos se começar a falar no Hidrogénio e na maravilha que saia pelos tubos de escape: ÁGUA!
Ora, actualmente o Japão e a Coreia têm sido dos países em que se tem apostado mais nesta opção de combustível: a Honda, a Hyundai e mais recentemente a Toyota tem feito esforços no sentido de aperfeiçoar esta opção. Umas das questões iniciais era a segurança dos depósitos de Hidrogénio, que parece debelada.
A exemplo disto, segue um dos primeiros modelos de produção em massa com este combustível:
https://www.hyundaiusa.com/tucsonfuelcell/index.aspx
Deixo este tópico para desenvolver junto da nossa comunidade.
Cumprimentos
Apesar de confesso apaixonado pelo que de melhor se faz em motores térmicos, antevejo que num futuro não muito longínquo, a mobilidade pessoal venha a ter profundas alterações.
A Tesla elevou os veículos eléctricos para um patamar impensável há 15 anos atrás. Elon Musk é um visionário, louco ou não, penso que no futuro será relembrado como um dos grandes "inlfuenciadores" do nosso planeta.
Já tive oportunidade de fazer um test drive num Nissan Leaf, logo quando sairam (primeira geração) e é difícil não ficar rendido a uma varinha magica destas para o dia-à-dia. Contudo o tema da autonomia e reabastecimentos, nos veículos eléctricos, tende a não estar resolvida. Esse tem, de facto, sido o calcanhar de aquiles desta opção e que em muito tem limitado o inevitável crescimento desta opção a médio/longo prazo.
Lembro-me de há cerca de 15 anos se começar a falar no Hidrogénio e na maravilha que saia pelos tubos de escape: ÁGUA!
Ora, actualmente o Japão e a Coreia têm sido dos países em que se tem apostado mais nesta opção de combustível: a Honda, a Hyundai e mais recentemente a Toyota tem feito esforços no sentido de aperfeiçoar esta opção. Umas das questões iniciais era a segurança dos depósitos de Hidrogénio, que parece debelada.
A exemplo disto, segue um dos primeiros modelos de produção em massa com este combustível:
https://www.hyundaiusa.com/tucsonfuelcell/index.aspx
Deixo este tópico para desenvolver junto da nossa comunidade.
Cumprimentos
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