Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Planos de manutenção - livros de revisões

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Planos de manutenção - livros de revisões

    Na pesquisa não encontrei tópico sobre isto, mas o meu objectivo era perceber se existe algum local onde possamos aceder a planos de manutenção de viaturas. Isto é, por marca e modelo, sabermos em que intervir a cada x kms ou tempo.

    Por outro lado, também perceber se existem livros de revisões generalistas. Por exemplo, quando um livro de revisões original chega ao fim (alguns são pequenos), obter um livro generalista para registo de todas as revisões mesmo fora da marca.

    Na prática a ideia seria ter uma check list de intervenção em cada revisão e com isso decidir onde fazer/resolver cada um dos items. Por exemplo, revisão de óleo, filtros e parte mecânica ser na marca e outras "paneleirices" ser fora da marca, como substituição de filtros, escovas, lâmpadas, etc.

    Alguém conhece onde possamos obter essa informação?

    #2
    Boa pergunta...também estou curioso se alguém sabe...

    Comentário


      #3
      As oficinas terão acesso a essa informação, digo eu...

      Comentário


        #4
        Tens o autodata, que tem tudo e mais alguma coisa sobre esse assunto e muito mais. Não sei se há alguma versão gratuita online ou com pagamento modelo a modelo para particulares, penso que não.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
          Tens o autodata, que tem tudo e mais alguma coisa sobre esse assunto e muito mais. Não sei se há alguma versão gratuita online ou com pagamento modelo a modelo para particulares, penso que não.
          Para particulares custa 30.75€ por mês, o que não se justifica. A não ser que faça trabalhos por fora para justificar.

          A ideia era mesmo ter acesso a informação sobre modelos pontualmente, meus, de familiares, amigos etc, mas que não justifica uma subscrição mensal.

          Comentário


            #6
            Assim tudo de mão beijada, sem ser o autodata, os livros haynes e o livro de revisões do carro, não conheço. Mas há sites de fabricantes de componentes com a informação do óleo e distribuição, por exemplo. Filtros geralmente vês nos fabricantes de filtros... Com um pouco de trabalho elaboras um plano. Por vezes existe é informação contraditória. Que eu saiba, é o que há.

            Comentário


              #7
              A maior parte das pessoas faz a revisão nas oficinas que já tem essa informação, por isso é que é algo pouco relevante e há pouca informação, eu sei porque também passo pelo menos, e o que me safa é chatear fóruns, grupos do Facebook e YouTube.

              Portanto, nos sítios que mencionei acima, certamente que o pessoal se safa, espero que não seja é procurada informação para sacar motores fora e etc. Mas para o normal...

              Para quem quem quer fazer mesmo a manutenção em casa, livros da Haynes... Não há muito melhor. No eBay usados são baratos.

              Comentário


                #8
                Livros haynes não é problema e peças também não.

                A questão é mesmo saber o que deve ser verificado e/ou mudado e com que periodicidade.

                Comentário


                  #9
                  são só os meus carros que no manual de instruções trazem a lista detalhada do plano de manutenção e sua periodicidade
                  um deles já nem traz livro de revisões onde carimbar as mesmas, aliás cada vez são mais os fabricantes a abdicar do livro de revisões alegando a base e cruzamento de dados entre os vários concessionários ou o registo na chave e ecu.
                  depois ainda há os carros que decidem e avisam quando é a altura de determinada intervenção

                  Comentário


                    #10
                    O mias fácil é conseguir os manuais originais dos automóveis e lá vem tudo sobre manutenção. Existem muitas marcas que disponibilizam em pdf

                    Comentário


                      #11
                      Nem sei se ria... ou se chore!

                      Há milhares de modelos/motorizações/versões e em permanente des/atualização.

                      Uma qualquer compilação minimamente atualizada dessa informação iria envolver n pessoas com elevados custos (na lógica do AutoData), muitas marcas não o iriam fazer de forma gratuita (e nem sequer disponibilizam manuais de forma livre) e agora está-se à espera que essa informação apareça gratuita, talvez por "obra e graça do espírito santo" devidamente organizada e atualizada?!

                      Por amor da Santa!!!

                      Comentário


                        #12
                        A FCA tem isso... já as outras não sei.

                        http://aftersales.fiat.com/elum

                        Tens lá todos os manuais dos modelos e suas versões.

                        O plano de revisões consta da área manutenção dos manuais, lol.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                          Nem sei se ria... ou se chore!

                          Há milhares de modelos/motorizações/versões e em permanente des/atualização.

                          Uma qualquer compilação minimamente atualizada dessa informação iria envolver n pessoas com elevados custos (na lógica do AutoData), muitas marcas não o iriam fazer de forma gratuita (e nem sequer disponibilizam manuais de forma livre) e agora está-se à espera que essa informação apareça gratuita, talvez por "obra e graça do espírito santo" devidamente organizada e atualizada?!

                          Por amor da Santa!!!
                          Pois... por exemplo, no eLum da FCA (o link que coloquei acima), o manual para um Panda de 2013 é diferente para um de 2015, seja porque mudou alguns componentes ou simplesmente aderiram um novo oleo etc... Isto está sempre em atualização.




                          No meu caso, como adquiri o primeiro Panda 4X4 0.9 TwinAir, em Portugal, e um dos primeiros na Europa, o manual 4X4 ainda não trazia esta motorização. Contactei a FIAT Portugal e enviaram-me a nova Revisão do Manual que à data do fabrico do meu ainda não estava disponível.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                            são só os meus carros que no manual de instruções trazem a lista detalhada do plano de manutenção e sua periodicidade
                            um deles já nem traz livro de revisões onde carimbar as mesmas, aliás cada vez são mais os fabricantes a abdicar do livro de revisões alegando a base e cruzamento de dados entre os vários concessionários ou o registo na chave e ecu.
                            depois ainda há os carros que decidem e avisam quando é a altura de determinada intervenção
                            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                            O mias fácil é conseguir os manuais originais dos automóveis e lá vem tudo sobre manutenção. Existem muitas marcas que disponibilizam em pdf
                            Não vem tudo, e quando vem é uma "salganhada" porque os manuais não são exclusivos de um modelo. Até podes conseguir fazer essa cheklist de manutenção baseando nos manuais, mas presumo que já existam.

                            Tenho à minha frente um manual de revisões/manutenção e a checlist é igual em todas as revisões, sendo que em cada uma apenas é assinalado o que foi feito.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                              Nem sei se ria... ou se chore!

                              Há milhares de modelos/motorizações/versões e em permanente des/atualização.

                              Uma qualquer compilação minimamente atualizada dessa informação iria envolver n pessoas com elevados custos (na lógica do AutoData), muitas marcas não o iriam fazer de forma gratuita (e nem sequer disponibilizam manuais de forma livre) e agora está-se à espera que essa informação apareça gratuita, talvez por "obra e graça do espírito santo" devidamente organizada e atualizada?!

                              Por amor da Santa!!!
                              Quer dizer que o óleo que estou a usar pode já estar "desactualizado"? Um carro é fabricado segundo certas especificações e isso não muda com a vida dele.

                              E quem pediu informação gratuita?

                              O objectivo é saber onde encontrar informação de certas marcas/modelos, mesmo que se pague para isso. E não ter de comprar um porco só porque queremos uma bifana.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
                                A FCA tem isso... já as outras não sei.

                                http://aftersales.fiat.com/elum

                                Tens lá todos os manuais dos modelos e suas versões.

                                O plano de revisões consta da área manutenção dos manuais, lol.
                                Muito interessante. Mas infelizmente não tenho carros italianos...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
                                  Pois... por exemplo, no eLum da FCA (o link que coloquei acima), o manual para um Panda de 2013 é diferente para um de 2015, seja porque mudou alguns componentes ou simplesmente aderiram um novo oleo etc... Isto está sempre em atualização.




                                  No meu caso, como adquiri o primeiro Panda 4X4 0.9 TwinAir, em Portugal, e um dos primeiros na Europa, o manual 4X4 ainda não trazia esta motorização. Contactei a FIAT Portugal e enviaram-me a nova Revisão do Manual que à data do fabrico do meu ainda não estava disponível.
                                  Se actualizaram o carro é natural que actualizem os manuais.

                                  Ou existe situações de lançarem um carro em 2013 com manuais e depois mais tarde actualizarem só os manuais? Tenho ideia que os manuais são "vitalícios".

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                    Quer dizer que o óleo que estou a usar pode já estar "desactualizado"? Um carro é fabricado segundo certas especificações e isso não muda com a vida dele.
                                    Sim... tal como os carros sofrem atualizações, em lubrificantes também estão sempre em atualização.

                                    Já tive dois carros que ao longo dos planos de manutenção o oleo foi atualizado para a geração mais recente.

                                    Fiat Bravo 1.4 T-JET (Selènia Pure K Energy -> Selènia Pure K Multiair)
                                    Fiat Bravo 0.9 TwinAir (Selènia Pure K Multiair -> Selènia Pure K Digitek)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Num mundo em constante atualização tudo muda!

                                      O que hoje é o topo da gama, amanhã já foi ultrapassado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
                                        Sim... tal como os carros sofrem atualizações, em lubrificantes também estão sempre em atualização.

                                        Já tive dois carros que ao longo dos planos de manutenção o oleo foi atualizado para a geração mais recente.

                                        Fiat Bravo 1.4 T-JET (Selènia Pure K Energy -> Selènia Pure K Multiair)
                                        Fiat Bravo 0.9 TwinAir (Selènia Pure K Multiair -> Selènia Pure K Digitek)
                                        E o que tem diferente esse óleo nas especificações?

                                        Acredito que melhorem o processo de fabrico e qualidade mas as especificações têm de cumprir, ou superar ou original. E no caso de superar, mesmo com alteração do óleo, não há necessidade de actualização dos manuais.

                                        Nos combustíveis também vês inúmeras actualizações, gasolina top evolution e o camandro. Os carros que as usam continuam a ser os mesmos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Exato... pode continuar a levar o anterior mas a marca recomenda o mais evoluído pois é superior.

                                          Até podes colocar um oleo do Continente desde que cumpra as normas... não é?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
                                            Exato... pode continuar a levar o anterior mas a marca recomenda o mais evoluído pois é superior.

                                            Até podes colocar um oleo do Continente desde que cumpra as normas... não é?
                                            A marca não faz recomendações. A marca estabelece padrões técnicos. O que compras tem de cumprir esses padrões técnicos, seja óleo do continente ou gasolina do jumbo.

                                            O que está em causa aqui é saber a checlist de manutenção e saber esses padrões técnicos no que se aplicar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Por causa de revisões e assistência assisti a semana passada num concessionário da marca um cliente a reclamar que não lhe queria que mudassem a correia de distribuição do carro porque ainda não tinha os kms preconizados e lá lhe tentaram explicar que o devia fazer por uma questão de segurança (viatura com mais de 5 anos) de fiabilidade do motor, mas que iriam aceder mediante assinatura da parte do cliente de um termo de responsabilidade de que naquela revisão foi ele quem não acedeu a que se mudasse preventivamente uma peça vital para o motor. Ora aí é que o homem deu 3 pinotes Assinar, assinar o quê e bla, blá, blá... Haja paciência.
                                              O oito ou oitenta.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                Por causa de revisões e assistência assisti a semana passada num concessionário da marca um cliente a reclamar que não lhe queria que mudassem a correia de distribuição do carro porque ainda não tinha os kms preconizados e lá lhe tentaram explicar que o devia fazer por uma questão de segurança (viatura com mais de 5 anos) de fiabilidade do motor, mas que iriam aceder mediante assinatura da parte do cliente de um termo de responsabilidade de que naquela revisão foi ele quem não acedeu a que se mudasse preventivamente uma peça vital para o motor. Ora aí é que o homem deu 3 pinotes Assinar, assinar o quê e bla, blá, blá... Haja paciência.
                                                O oito ou oitenta.
                                                Normal. Era o que mais faltava ter de assinar alguma coisa.

                                                Quando muito podem colocar na fatura/orçamento que foi sugerida a mudança e que foi recusada pelo cliente. Simples. Só querem complicar sem necessidade.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                  Normal. Era o que mais faltava ter de assinar alguma coisa.
                                                  Quando muito podem colocar na fatura/orçamento que foi sugerida a mudança e que foi recusada pelo cliente. Simples. Só querem complicar sem necessidade.
                                                  Sim é normalíssimo, até rebentar e o tipo ir lá reclamar que não lhe mudaram a correia de distribuição e o motor embrulhou-se todo, isto no meio de uma revisão preconizada pela marca ... mas OK.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Sem assinar ele pode alegar desconhecimento da situação e que acreditava que eles faziam tudo como manda o plano de manutenção.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                      Sim é normalíssimo, até rebentar e o tipo ir lá reclamar que não lhe mudaram a correia de distribuição e o motor embrulhou-se todo, isto no meio de uma revisão preconizada pela marca ... mas OK.
                                                      Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
                                                      Sem assinar ele pode alegar desconhecimento da situação e que acreditava que eles faziam tudo como manda o plano de manutenção.
                                                      O carro está dentro da garantia?

                                                      Já parece a norauto onde fui apenas mudar uns pneus e também me vieram com essa história de mudar uma lista de coisas, quando já tinha programado em várias oficinas. Era o que mais faltava em qualquer intervenção andarem a fazer relatórios para assinar do que quer que seja. Até já me fizeram isso quando fui trocar apenas um médio fundido. Ridículo.

                                                      Numa grande revisão, que tenha vários serviços a fazer, o cliente tem de aprovar, se não aprovar não fazem. Simples.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Mesmo fora da garantia, elementos que estejam descritos no plano de manutenção que avariem antes do programado é passível de processo e a marca comparticipar com alguma percentagem.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
                                                          Mesmo fora da garantia, elementos que estejam descritos no plano de manutenção que avariem antes do programado é passível de processo e a marca comparticipar com alguma percentagem.
                                                          Ora bem, mas para isso tens de ter a manutenção certinha e cumprida e muito provavelmente dentro da marca.

                                                          Fora da marca não vejo sentido, já que muito provavelmente o dono não estará preocupado com reembolsos da marca.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                            Ora bem, mas para isso tens de ter a manutenção certinha e cumprida e muito provavelmente dentro da marca.

                                                            Fora da marca não vejo sentido, já que muito provavelmente o dono não estará preocupado com reembolsos da marca.
                                                            Acho que frisei bem que é dentro de um concessionário da marca, não sei porquê tanto celeuma.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X