Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reboques e atrelados - tópico de tudo o que seja de engatar atrás.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Reboques e atrelados - tópico de tudo o que seja de engatar atrás.

    Boas pessoal, criei este tópico porque não vi nada que fosse generalista sobre reboques e atrelados para automóveis.

    O meu dilema é o seguinte. Gostaria de transportar 3 bicicletas e pelo que vi teria de comprar barras de tejadilhos + 3 suportes para as 3 bicicletas. Conclusão, para comprar tudo de marca decente (Thule) ainda gasto perto de 500€.

    A outra ideia que surgiu foi que por esse preço poderia comprar um pequeno reboque, e com isso daria para transportar as bicicletas e até mais tralha e acabaria por ser mais versátil. Poderia usar para ir comprar lenha, transportar motas, etc.

    A questão é que tenho 0 experiência com reboques e não sei se será má ideia. Alguém com sugestões?

    Por outro lado também vi esta solução "económica". https://www.norauto.pt/produto/supor...gCategoryName=
    Mas também não sei se será má ideia. Não me parece muito seguro.

    Aceito ideias/sugestões.

    #2
    Um reboque para levar bicicletas acho que não faz muito sentido.
    Esse sistema da Norauto parece porreiro, e também já vi uns sistema para segurar na traseira, sem bola de reboque.
    Eu uso as barras de tejadilho, mas tem a desvantagem de não se poder entrar na garagem. Por exemplo para quem vive num prédio, é preciso tirar o carro para fora, e depois trazer as bicicletas à mão e colocar em cima do carro cá fora. Para ir andar de bicicleta com os filhos é sempre uma trabalheira...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
      Um reboque para levar bicicletas acho que não faz muito sentido.
      Esse sistema da Norauto parece porreiro, e também já vi uns sistema para segurar na traseira, sem bola de reboque.
      Eu uso as barras de tejadilho, mas tem a desvantagem de não se poder entrar na garagem. Por exemplo para quem vive num prédio, é preciso tirar o carro para fora, e depois trazer as bicicletas à mão e colocar em cima do carro cá fora. Para ir andar de bicicleta com os filhos é sempre uma trabalheira...
      Também é um bocado por aí. E estando nos suportes estariam sempre montadas. Era só pegar e montar em cima da bola e arrancar.

      Com o reboque seria idêntico. As bicicletas estariam sempre em cima, era só meter o reboque na boa e arrancar. E ainda tinha o reboque para outros eventuais usos, como comprar motas pequenas para os miúdos, por exemplo, e levar para o mato.

      Agora andar da meter e tirar bicicletas do tejadilho é que não ma parece atractivo e ainda por cima nem fica barato. Prefiro uma solução mais cómoda.

      Comentário


        #4
        um atrelado é sempre mais polivalente, e nas mãos de um autodidata facilmente se adapta para varias situações (dentro dos limites do tamanho), mas causa mais transtorno á condução e ocupa mais espaço do que essa solução da norauto que certamente também sai muito mais barata.
        caso não tenhas bola de reboque ainda tens de somar algo em torno dos 200€ para a mesma.

        tive um dilema semelhante mas em relação ao transporte de malas, com os 6 ou 7 lugares ocupados fico sem espaço para toda a tralha que levo. ainda ponderei o reboque mas pelas minhas contas ficava carote a compra do reboque+bola e teria problemas em espaço para o guardar.
        tive mesmo de optar por uma bagageira de tejadilho.

        ainda recentemente vi um volvo estrangeiro atirar abaixo um pórtico da garagem no cc. alegro á conta das bicicletas no tejadilho

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
          um atrelado é sempre mais polivalente, e nas mãos de um autodidata facilmente se adapta para varias situações (dentro dos limites do tamanho), mas causa mais transtorno á condução e ocupa mais espaço do que essa solução da norauto que certamente também sai muito mais barata.
          caso não tenhas bola de reboque ainda tens de somar algo em torno dos 200€ para a mesma.

          tive um dilema semelhante mas em relação ao transporte de malas, com os 6 ou 7 lugares ocupados fico sem espaço para toda a tralha que levo. ainda ponderei o reboque mas pelas minhas contas ficava carote a compra do reboque+bola e teria problemas em espaço para o guardar.
          tive mesmo de optar por uma bagageira de tejadilho.

          ainda recentemente vi um volvo estrangeiro atirar abaixo um pórtico da garagem no cc. alegro á conta das bicicletas no tejadilho
          E eu que sou um distraído de primeira já estou a ver isso acontecer comigo...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post



            Por outro lado também vi esta solução "económica". https://www.norauto.pt/produto/supor...gCategoryName=
            Mas também não sei se será má ideia. Não me parece muito seguro.

            Aceito ideias/sugestões.
            Tenho um amigo que tem três filhos( que fazem competição de BTT) e usa esse sistema numa BMW 530 e está super satisfeito...
            O suporte dele dá para 4 bicicletas, pois também faz BTT...

            Comentário


              #7
              Tenho também olhado para esses suportes de bicicletas de encaixar na bola de reboque. Ao preço do suporte, ainda teria de somar o preço da bola... Os suportes de prender atrás, tenho um, até é prático. O único problema é que me está a dar cabo da pintura do carro!! Por isso ando a ganhar coragem para comprar um desses suportes, e de preferência, para 4 bicicletas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                E eu que sou um distraído de primeira já estou a ver isso acontecer comigo...
                não é preciso muito, basta uma pessoa que não use habitualmente esse acessório ao longo do ano, faça uma viagem longa com conversas pelo meio e a distração acontece ao ponto de entrar com naturalidade em qualquer garagem ou mesmo acesso de um qualquer mcdrive com telheiro

                Comentário


                  #9
                  Esses suportes traseiros não são ilegais? Supostamente as bicicletas nao podem sair dos limites do carro

                  quanto ao atrelado, se nao passar dos 750kg, nao precisa carta adicional. Tem que ser um reboque homologado e terá que circular com a matricula do proprio carro.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                    um atrelado é sempre mais polivalente, e nas mãos de um autodidata facilmente se adapta para varias situações (dentro dos limites do tamanho), mas causa mais transtorno á condução e ocupa mais espaço do que essa solução da norauto que certamente também sai muito mais barata.
                    caso não tenhas bola de reboque ainda tens de somar algo em torno dos 200€ para a mesma.

                    tive um dilema semelhante mas em relação ao transporte de malas, com os 6 ou 7 lugares ocupados fico sem espaço para toda a tralha que levo. ainda ponderei o reboque mas pelas minhas contas ficava carote a compra do reboque+bola e teria problemas em espaço para o guardar.
                    tive mesmo de optar por uma bagageira de tejadilho.

                    ainda recentemente vi um volvo estrangeiro atirar abaixo um pórtico da garagem no cc. alegro á conta das bicicletas no tejadilho
                    Aponta para mais perto do dobro, se a coisa for feita dentro da estrita legalidade, incluindo modelo homologado, e isto para um normal "pescoço de cisne" (uma vez retirado não se vê). Claro que existem mais baratos (tipo aqueles que ficam visíveis e são simplesmente "aparafusados, mas os mais caros (que recolhem eletricamente) chegam a custar 700 euros e mais!

                    Já agora, praticamente todos os carros modernos necessitam de um módulo eletrónico para evitar conflitos com o sistema de checkup/CB e afins e só isso custa à volta de 100 euros! Soma-lhe a bola e respetivo suporte, a parte elétrica, a mão-de-obra e o IVA e os cerca de 200 euros passam facilmente para 400 ou mais!

                    PS: negociei isso recentemente no carro atual e o valor de venda ao público (é pescoço de cisne, mas desmonta-se com uma pequena chave, nada de parafusos) ronda os 500 aéreos!
                    PS 1: não esquecer de averbar no seguro e respeitar os limites de peso e dimensões. No meu caso costumo usar com um atrelado de 3 calhas e o limite de pb é de 300 kg;
                    PS 2: isso já foi abordado no fórum mais que uma vez!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                      Esses suportes traseiros não são ilegais? Supostamente as bicicletas nao podem sair dos limites do carro

                      quanto ao atrelado, se nao passar dos 750kg, nao precisa carta adicional. Tem que ser um reboque homologado e terá que circular com a matricula do proprio carro.
                      Mas os atrelados também ficam fora fora dos limites do carro.

                      Estes suportes de bola, por sairem fora, tal como os atrelados, parece que também têm matrículas.

                      A minha questão é saber se estes modelos da norauto são alguma coisa decente, se existem alternativas, ou se o melhor mesmo é comprar um reboque.

                      Comentário


                        #12
                        sim, eu sei que existem preços e locais muito mais caros dependendo até do tipo de sistema.
                        mas falei por baixo e baseado no valor que foi pago recentemente por um pescoço de cisne desmontável (julgo ser obrigatório) na famosa casa de algés

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                          Mas os atrelados também ficam fora fora dos limites do carro.

                          Estes suportes de bola, por sairem fora, tal como os atrelados, parece que também têm matrículas.

                          A minha questão é saber se estes modelos da norauto são alguma coisa decente, se existem alternativas, ou se o melhor mesmo é comprar um reboque.
                          Atrelados com limite máximo de 750kg (peso do atrelado e tudo o que leve em cima)? São atrelados tipo os que levam moto4, ou seja, dentro dos limites laterais de qualquer veículo comum

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                            Atrelados com limite máximo de 750kg (peso do atrelado e tudo o que leve em cima)? São atrelados tipo os que levam moto4, ou seja, dentro dos limites laterais de qualquer veículo comum
                            Então todos os limites podem ser ultrapassados menos a largura?

                            Onde viste isso?

                            Comentário


                              #15
                              o comprimento também não pode ser ultrapassado em mais de x cm, não me lembro do valor exacto, a situação do reboque é diferente!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                Então todos os limites podem ser ultrapassados menos a largura?

                                Onde viste isso?
                                ele tem razão, esses suportes são ilegais, derivado a essa situação, a carga não pode exceder a largura do carro, o que vai acontecer de certeza absoluta, logo a tua solução pratica foi por água abaixo, num atrelado elas não vem de lado vão de frente para a traseira do carro, é essa a diferença...

                                dai não veres ninguém com sistemas desses na traseira, mas sim no tejadilho para transportar as bicicletas...

                                há se haver um artigo sobre esses sistemas que foram proibidos por causa de ultrapassar a largura da viatura e matricula e luzes, que alguns não tem suporte para matricula nem luzes adicional...

                                ver isso bem visto, antes de te aventurares...

                                Comentário


                                  #17
                                  está aqui o site com tudo o que precisas de saber --> http://www.multas.pt/evite-multas-po...as-em-suportes

                                  Comentário


                                    #18
                                    Há uma dimensão máxima, e há carros com esse sistema de série, lembro o opel corsa, não pode é passar em mais de x cm (não me lembro do valor) o comprimento do carro....pode existir variações na nossa legislação que proíbam, lembro a 3ª luz stop que, sendo obrigatória em muitos países europeus, era proibida em Portugal

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                      está aqui o site com tudo o que precisas de saber --> http://www.multas.pt/evite-multas-po...as-em-suportes
                                      Site porreiro.

                                      Os suportes da norauto são aqueles com matrícula e luzes, presumo que estejam homologados. Tenho de ver é o averbamento da bola de reboque.

                                      Por outro lado, o meu carro tem praticamente 2 metros de largura, mas não encontro o comprimento de uma bicicleta normal. Alguém sabe?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Compras uma pick-up e tens o problema resolvido.

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X