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Opel Astra GTC 1.3 CDTi 90 cv (comercial)

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    Opel Astra GTC 1.3 CDTi 90 cv (comercial)

    Aproxima-se finalmente a altura de comprar um carro e as escolhas são muitas.

    Primeiro, houve a necessidade de decidir entre um carro de 5 lugares ou um carro comercial, tendo a escolha recaído para a 2ª opção, uma vez que, sou professor e necessito de fazer cerca de 150-200 km diáriamente. Actualmente tenho um Citroen Saxo 1.1 (60cv) que tem sido uma companhia fiável mas que em breve ficará para a minha esposa deslocar-se para o trabalho. Tem 150.000 Km e já tenho pena de fazer tantos Km com ele. O único problema que teve foi com o radiador, nada mais.

    Sobre o novo veículo, pesquisei bastante e a minha escolha recaiu sobre estes carros: Citroen C4 1.4 HDI (110cv), Peugeot 307 1.6 HDI (110cv), Opel Astra GTC 1.3 CDTI (90cv), Opel Astra GTC 1.7 CDTI (100cv), Mazda 3 1.6 CD (110cv), Ford Focus 1.6 TDCi (110cv).

    Destes todos, fiz o respectivo test-drive e fiquei bastante satisfeito com a globalidades dos carros. Bem sei que o motor 1.6 (110cv) é usado pela Citroen, Peugeot, Ford e Mazda (não esquecer a Volvo), mas acreditem quando digo que cada marca soube dar um cunho pessoal a este motor, sendo a Mazda a vencedora em termos de performance. Confesso que não sei o que os japoneses fizeram a esse motor, mas está muito diferente dos seus irmãos europeus e americano. ;)

    Infelizmente (ou felizmente), pretendo pagar o carro a pronto, o que não me permite escolher a Mazda, devido a esta marca não ter a versão comercial da série 3, e o preço final do 5 lugares ser demasiado caro. Talvez um dia.

    Dos carros que sobram, considero o Astra GTC o mais bonito, mas na decisão conta também o motor, o equipamento de série, o comforto, a economia, os acabamentos e o preço. Assim, pus de lado o C4 porque desde que tirei a carta, é a marca que mais conduzi (os meus pais são fans da Citroen) e não me vejo a comprar outro carro da casa dos 2 chevrons. Para além disso, os acabamentos não me parecem os melhores. Gostei do Focus, mas a posição de condução não me satisfez totalmente. Mais um que foi posto de lado. A dúvida recaiu sobre a Peugeot e a Opel. São marcas muito diferentes e cada uma das propostas é válida. Uma vez que também sou formador e passo recibos verdes, posso usufuir de um desconto adicional sobre o valor do carro o que me facilita bastante em termos de finanças. Ora, qualquer uma destas marcas fez-me um bom desconto, sendo a Peugeot a que me ofereceu melhores condições, mas mesmo assim, o 307 é demasiado caro para o meu bolso tal como o Astra GTC 1.7 (maldito Imposto Automóvel). Não me resta outra opção senão comprar o Astra GTC 1.3 CDTI.

    Li bastantes tópicos e opiniões sobre a performance deste motor e reparei que as opiniões dividem-se. Há quem ache o motor demasiado fraco para o Astra e há quem defenda que é um bom motor. Sinceramente, quando fiz o test-drive, senti uma certa falta de força no aranque mas nada de mais. O carro desenvolveu bem assim que atingiu as 1800 rpm e embora a condução tenha sido feita em via rápida, notei que é um carro cheio de força e que desenvolve bem. O mais engraçado é que conduzi a Astra Caravan com o ar condicionado ligado levando como companhia o vendedor que é bem pesado, mas isso não envergonhou o motor que se portou à altura. Portanto, as opiniões de que o motor não presta são muito subjectivas. Venha a discusão. [:X]

    Em relação ao conforto e performance, sem dúvida que o Peugeot está muito à frente mas em termos de acabamentos interiores, design e preço, o Astra GTC ganha.

    Amanhã, ou melhor, hoje (3o da manhã... bolas), irei fazer um novo test-drive, desta vez em circuito misto (via rápida e cidade com bastantes subidas) para ver como o motor se comporta em diversas situações. Assim que puder, deixarei aqui a minha opinião. ;)

    #2
    não compres OPEL ninguem em portugal devia comprar opel.

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      #3
      citação:Originalmente colocada por Predator

      não compres OPEL ninguem em portugal devia comprar opel.
      Já começou. Gostava de saber porque dizes isso.

      Comentário


        #4
        porque a opel investiu cá, contrariamente a outras empresas. por isso agora que a opel saiu, ele prefere comprar carros de empresas que nunca fizeram investimentos cá.

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          #5
          Já foste dar uma volta do lado dos diários de bordo? Há por lá muitas opiniões sobre esse carro. Há uns tempos atrás também tivemos por aqui um tópico bem aceso sobre o Astra 1.2, até teve de ser fechado e tudo, a conclusão que ficou é que é um bom motor para longos percursos e menos bom para cidade, pelo que dizes, parece adequar-se às tuas necessidades.

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            #6
            Já li todos os tópicos sobre o Astra GTC, mas não há nada como a opinião própria quando se faz o test-drive. Reparei que muitos falam mal do motor mas nunca o experimentaram. Baseiam-se em artigos de revistas e em frases feitas do tipo... "é uma pasteleira".

            O ideal seria o GTC 1.7 CDTI mas para além do arranque mais rápido, este pouca diferença tem para o 1.3 em termos de condução e performance em estrada. Ok, responde melhor nas acelerações, mas pouco mais que isso.

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              #7
              bem já vi que ninguem está do meu lado no que toca á questão da OPEL porisso se queres a minha opinião o motor pelo que já li é um bom motor e se o teu problema são as performances que sim não são nada por aí além vai a este site---------------> http://www.powersystem.fr/UK/fiche_p...tor_def=Diesel
              Consegues mais 22 Cv de máx. power e binário que chegue.
              de qualquer forma boa sorte na compra e com a compra mas olha que os hdi estão muito bons.

              Comentário


                #8
                Apenas por curiosidade.

                Ontem, a convite de um amigo, fiz o test-drive a um Hyundai Getz 1.5 CRDi 85cv. Segundo esse meu amigo que trabalha nas oficinas da Hyundai, o Getz com esse motor é muito superior ao motor 1.3 CDTI de 90cv que equipa o Astra GTC. Perguntei-lhe em que termos o motor do Getz é superior e ele respondeu-me que tem muito mais força devido à maior cilindrada. Não acreditei muito mas resolvi testar o carro. O que posso dizer? Decepção total. O 1.5 CRDi de 85cv do Hyunday Getz é muito inferior ao 1.3 CDTI de 90 cv da Opel (e Fiat). Uma diferença abismal em termos de força e performance. Para além disso, o Getz tem um peso inferior ao Astra e mesmo assim decepcionou totalmente. Se eu tinha dúvidas e receios em relação ao 1.3, estes dissiparam-se quase na totalidade. O test-drive de hoje ditará a compra ou não do Astra.

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                  #9
                  o carro está com um desin expectacular e o motor não tenhas receios, só é pena o que fizeram com a fábrica da azambuja.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Predator

                    bem já vi que ninguem está do meu lado no que toca á questão da OPEL porisso se queres a minha opinião o motor pelo que já li é um bom motor e se o teu problema são as performances que sim não são nada por aí além vai a este site---------------> http://www.powersystem.fr/UK/fiche_p...tor_def=Diesel
                    Consegues mais 22 Cv de máx. power e binário que chegue.
                    de qualquer forma boa sorte na compra e com a compra mas olha que os hdi estão muito bons.
                    Obrigado pelo link, Predator. É algo que terei de pensar a longo prazo.
                    Sei que os HDI são muito bons e seriam a escolha certa, mas estão longe de os adquirir devido ao preço.
                    Realmente é pena o que fizeram com a fábrica da Azambuja, mas como deves saber, é a lei do mercado. Quando a fábrica foi instalada em Portugal, teve de sair de outro país.

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                      #11
                      existem outros productos no mercado mais baratos mas eu aconcelho esse tive um montado no meu 306 hdi 90 cv e no banco de ensaio da leiridiesel 127 cv potência máxima, nos 100 000 km que fiz com o carro tive dois problemas, fuga de gasóleo num tudo de alimentação de um dos injectores e a polie da bomba que partiu. Sê meiguinho com o carro nos primeiros kilometros independentemente do que disserem na marca já agora fazes muitos km por ano????

                      Comentário


                        #12
                        Ambos os problemas foram pós garantia e eu já tinha a box montada á 80 000 km.
                        Quanto aos km que fazes já vi em cima que o disel se justifica.

                        Comentário


                          #13
                          diesel

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                            #14
                            Sou sempre meigo com os carros. Gosto que eles durem muito tempo nas minhas mãos sem darem problemas. Faço em média 150 a 200Km por dia (tirando fins de semana, feriados e férias) o que dá uma média anual de mais ou menos 50.000 Km.

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                              #15
                              Eu já vi este texto em qualquer lado eeheh e já respondi por lá, vai lá ver.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por ruibastos

                                Eu já vi este texto em qualquer lado eeheh e já respondi por lá, vai lá ver.
                                Olá Rui,

                                Já respondi ao texto.

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                                  #17
                                  Acabei de vir do test-drive com o Astra 1.3 CDTI de 90cv e devo dizer que estou mais que satisfeito. O vendedor até ficou no stand e deu-me total liberdade para testar o carro durante o tempo que eu quisesse. Assim o fiz. Testei o motor em via rápida, em estrada nacional e em cidade (com bastantes subidas e pára-arranca constante). Para aqueles que dizem que o carro é pastelão, não sabem o que falam. O binário esteve sempre à disposição e a falta de força no arranque que muitos falam, mal deu para se notar. O carro tinha apenas 3000 Km, portanto não estava solto sequer. Testei em várias situações de ultrapassagem e nem foi necessário ir à caixa para ganhar força, e isto em 5ª.

                                  Creio que as imensas opiniões sobre a falta de potência do carro não são válidas. O segredo para se tirar proveito deste motor reside na forma como se conduz. É um motor ágil, sempre disponível e bastante agradável. Uma boa alternativa ao 1.7 CDTI e a um preço mais convidativo.

                                  Está decidido. Será o Astra GTC 1.3 CDTI em preto. Vem com o seguinte equipamento:

                                  computador de bordo
                                  Ar condicionado manual
                                  Faróis de nevoeiro
                                  Pneu suplente igual aos restantes
                                  Rádio leitor cd/mp3
                                  Jantes liga leve de 16''

                                  Não é muito mas serve perfeitamente. O ar condicionado pode ser trocado por um automático pagando apenas mais 300€. Ainda está por decidir.

                                  O preço total já com despesas de averbamento e transporte fica em 17.800€. Ainda tentei baixar para os 17.500€ mas não deu. Já é um preço que considero bom. Falta apenas saber quando sou colocado para encomendar o carro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    pah... o motor é suficiente para andar fora da cidade... mas no pára arranca para mim é uma nodoa... pelo menos depois de me habituar a um diesel 1.9, acho o 1.3 muito fraco em baixas.

                                    mas se gostaste da conduçao do carro, entao acho que fazes uma boa compra.

                                    ps: n consideraste o Corolla 1.4 d4d 90cv?

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                                      #19
                                      Boa compra... Vais ver que o motor não te irá desiludir... Houve pessoas que conduziram o carro e ficaram parvas quando souberam que era um mil e trezentos... Não é nenhuma bomba, mas cumpre bastante bem a sua função... Temos CARRO...;)

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por eL niNo

                                        pah... o motor é suficiente para andar fora da cidade... mas no pára arranca para mim é uma nodoa... pelo menos depois de me habituar a um diesel 1.9, acho o 1.3 muito fraco em baixas.

                                        mas se gostaste da conduçao do carro, entao acho que fazes uma boa compra.

                                        ps: n consideraste o Corolla 1.4 d4d 90cv?
                                        Claro que um 1.9 de 150cv é outra coisa, mas acredita que não notei moleza neste motor nas situações de pára-arranca.

                                        Considerei e conduzi um Corolla 1.4 D4D de um amigo. A estétca não me agrada e senti que o carro tem menos força que o Astra 1.3. Para além disso, creio que está em fim de vida e que o novo visual está aí à porta. O meu sogro tem um Corolla 1.4 100cv a gasolina e confesso que não gosto muito de conduzir o carro.

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                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por samuel18

                                          Boa compra... Vais ver que o motor não te irá desiludir... Houve pessoas que conduziram o carro e ficaram parvas quando souberam que era um mil e trezentos... Não é nenhuma bomba, mas cumpre bastante bem a sua função... Temos CARRO...;)
                                          Não podia estar mais de acordo. Temos de nos lembrar que os limites de velocidade são para cumprir (abusar um bocadinho também não fal mal ;)) e que nem sempre são precisas grandes máquinas para nos levarem de um ponto ao outro. O 1.3 CDTI pode ser considerado um motor equilibrado para uma condução citadina e em estrada.

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                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por .driller

                                            citação:Originalmente colocada por eL niNo

                                            pah... o motor é suficiente para andar fora da cidade... mas no pára arranca para mim é uma nodoa... pelo menos depois de me habituar a um diesel 1.9, acho o 1.3 muito fraco em baixas.

                                            mas se gostaste da conduçao do carro, entao acho que fazes uma boa compra.

                                            ps: n consideraste o Corolla 1.4 d4d 90cv?
                                            Claro que um 1.9 de 150cv é outra coisa, mas acredita que não notei moleza neste motor nas situações de pára-arranca.

                                            Considerei e conduzi um Corolla 1.4 D4D de um amigo. A estétca não me agrada e senti que o carro tem menos força que o Astra 1.3. Para além disso, creio que está em fim de vida e que o novo visual está aí à porta. O meu sogro tem um Corolla 1.4 100cv a gasolina e confesso que não gosto muito de conduzir o carro.
                                            em nem sequer tenho um 150cv... tenho um tdi 105cv... e faço uma conduçao normal entre as 1300 e as 2000rpm... coisa que no 1.3 é claramente impossivel! ;) se calhar é por isso que n me adapto ao motor... mas se for para andar a puxar por ele, é bem engraçado de se conduzir!

                                            quanto ao corolla, também acho que morre mais cedo que o 1.3, mas anda bem tambem! mas pronto, se gostaste do astra, n se fala mais nisso.

                                            boa sorte com ele! ;)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Desde ja parabens, penso ser uma boa escolha perante as tuas necessidades, em situação identica seria tambem uma das opçoes que considerava! não tens de todo um carro para corridas mas o objectivo tambem nao é esse e vais certamente sentir te muito melhor (e mais seguro) no astra do que no saxo. cumps

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por eL niNo

                                                em nem sequer tenho um 150cv... tenho um tdi 105cv... e faço uma conduçao normal entre as 1300 e as 2000rpm... coisa que no 1.3 é claramente impossivel! ;) se calhar é por isso que n me adapto ao motor... mas se for para andar a puxar por ele, é bem engraçado de se conduzir!

                                                quanto ao corolla, também acho que morre mais cedo que o 1.3, mas anda bem tambem! mas pronto, se gostaste do astra, n se fala mais nisso.

                                                boa sorte com ele! ;)
                                                Ops... como falaste no 1.9 pensei logo no 1.9 CDTI. :D
                                                Sim, o 1.3 é um motor que requer habituação e uma adaptação rápida.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Andre18

                                                  Desde ja parabens, penso ser uma boa escolha perante as tuas necessidades, em situação identica seria tambem uma das opçoes que considerava! não tens de todo um carro para corridas mas o objectivo tambem nao é esse e vais certamente sentir te muito melhor (e mais seguro) no astra do que no saxo. cumps
                                                  Obrigado, Andre18! O objectivo é mesmo esse... usar o carro como meio de transporte e não como um brinquedo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por .driller

                                                    Já li todos os tópicos sobre o Astra GTC, mas não há nada como a opinião própria quando se faz o test-drive. Reparei que muitos falam mal do motor mas nunca o experimentaram. Baseiam-se em artigos de revistas e em frases feitas do tipo... "é uma pasteleira".

                                                    O ideal seria o GTC 1.7 CDTI mas para além do arranque mais rápido, este pouca diferença tem para o 1.3 em termos de condução e performance em estrada. Ok, responde melhor nas acelerações, mas pouco mais que isso.
                                                    seja servido:

                                                    http://forum.autohoje.com/topic.asp?...Terms=1.3,cdti

                                                    mas já tá mais que visto que vais comprar o OPEL...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por carlos andrade

                                                      http://forum.autohoje.com/topic.asp?...Terms=1.3,cdti

                                                      mas já tá mais que visto que vais comprar o OPEL...

                                                      O já famoso tópico que nunca mais acabava. [:0]

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu ficava com o C4 ;)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Que é do ESP e do Cruise Control... ?!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Será que são mesmo necessários?

                                                            Comentário

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