Tópico para falar daqueles produtos que não tiveram grande desempenho comercial mas que, olhando retrospectivamente, apontaram para uma fórmula que depois outros conseguiram colocar no mercado com enorme sucesso.
Ford Fusion (2002)
Quase uma década antes do Juke iniciar a moda de quase todos os construtores oferecerem um produto tipo "B-SUV", a Ford Europa lançava um Fiesta mais habitável, alto e um excelente aliado para subir passeios nas cidades. Tal qual 2008, Captur que agora enchem as estradas.
(e, sim, antes tínhamos já tido o HR-V mas a fórmula não era exactamente a mesma)
Opel Vectra GTS (2002)
Atribui-se ao Mercedes CLS o facto de ter começado a moda dos "coupés de 4 portas" em 2003 (nota: a Audi chegou a ter em fase avançada de desenvolvimento na geração B6 um A4 do mesmo género e borregou à última da hora).
Mas, se formos a ver, foi mesmo a Opel que experimentou pela primeira vez oferecer uma "berlina desportiva" no seio de uma gama, neste caso propondo a versão de 5p com uma linha de tecto mais descendente. E que agora vemos replicada com enorme sucesso em "fastbacks" como o Audi A5 Sportback ou BMW Série 4 GranCoupé.
VW New Beetle (1998)
Iniciou a onda do revivalismo com uma fórmula simples: pegar nas premissas visuais de um modelo marcante do séc. XX adaptando-as à modernidade e vender a coisa com posicionamento premium. Viu depois a BMW lançar o MINI (2001) e a Fiat o novo 500 (2007) com o sucesso que o New Beetle nunca conseguiu.
Alguém se lembra de mais exemplos?
Ford Fusion (2002)
Quase uma década antes do Juke iniciar a moda de quase todos os construtores oferecerem um produto tipo "B-SUV", a Ford Europa lançava um Fiesta mais habitável, alto e um excelente aliado para subir passeios nas cidades. Tal qual 2008, Captur que agora enchem as estradas.
(e, sim, antes tínhamos já tido o HR-V mas a fórmula não era exactamente a mesma)
Opel Vectra GTS (2002)
Atribui-se ao Mercedes CLS o facto de ter começado a moda dos "coupés de 4 portas" em 2003 (nota: a Audi chegou a ter em fase avançada de desenvolvimento na geração B6 um A4 do mesmo género e borregou à última da hora).
Mas, se formos a ver, foi mesmo a Opel que experimentou pela primeira vez oferecer uma "berlina desportiva" no seio de uma gama, neste caso propondo a versão de 5p com uma linha de tecto mais descendente. E que agora vemos replicada com enorme sucesso em "fastbacks" como o Audi A5 Sportback ou BMW Série 4 GranCoupé.
VW New Beetle (1998)
Iniciou a onda do revivalismo com uma fórmula simples: pegar nas premissas visuais de um modelo marcante do séc. XX adaptando-as à modernidade e vender a coisa com posicionamento premium. Viu depois a BMW lançar o MINI (2001) e a Fiat o novo 500 (2007) com o sucesso que o New Beetle nunca conseguiu.
Alguém se lembra de mais exemplos?
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