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Motor a gasolina com funcionamento tipo Diesel

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    Motor a gasolina com funcionamento tipo Diesel

    O que acham disto? Alguém tem mais informação?




    Com os motores diesel a ficarem sob a mira das "batotas", a Mazda anuncia a resposta perfeita que
    muitos fabricantes têm tentado tornar realidade há anos: a de um motor a gasolina que funciona como
    um diesel e promete melhorias no consumo de até 30%.

    Os motores de combustão interna funcionam basicamente com o mesmo princípio, no entanto há algumas
    diferenças significativas entre os motores diesel e a gasolina, com estes últimos a dependerem das velas
    de ignição para causarem a explosão dentro dos cilindros, enquanto nos motores diesel essa explosão é feita
    automaticamente devido à pressão. Muitas têm sido as marcas automóveis que têm tentado aplicar este
    mesmo princípio dos diesel aos motores a gasolina, mas o que é certo é que ninguém o tinha conseguido fazer
    (ou, dirão os fãs das teorias da conspiração, não tinham interesse em fazê-lo) até agora: a Mazda diz que tem
    um destes motores pronto para chegar ao mercado em 2019.

    #2
    Deixo aqui estes dois vídeos:

    O que é HCCI

    Comentário


      #3
      Diferenças entre Otto, Diesel, e Mazda HCCI

      Comentário


        #4
        Já há um tópico a referir-se a isso.

        Comentário


          #5
          De forma muito resumida, os motores Skyactiv com esta tecnologia (HCCI) continuam a ter velas de ignição porque é impossível, até ver, controlar a ignição em certas situações como arranques a frio em que não tens temperatura no cilindro para ter ignição do combustível ou então, o cenário inverso em que a temperatura é muito elevada e podes ter pré-ignição.

          Portanto, para andar na cidade, usa na mesma a vela de ignição para a combustão.
          Para andar a ritmos constantes tipo autoestrada, utiliza a compressão do pistão para fazer a ignição e é aqui que vêm os grandes ganhos de eficiência, apesar de ainda não ter percebido bem de onde é que vêem.

          O diesel é mais eficiente que a gasolina por isso é que os diesel consomem menos.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nto Ver Post
            Já há um tópico a referir-se a isso.
            Mostra pfv.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por CHB Ver Post
              Mostra pfv.

              Cá fica:



              http://forum.autohoje.com/forum-gera...or-diesel.html

              Comentário


                #8
                Ja tinha lido aqui no forum ha uns anos a trás mas o user aue postou a ideia foi ridicularizado pelos otto fans

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                  De forma muito resumida, os motores Skyactiv com esta tecnologia (HCCI) continuam a ter velas de ignição porque é impossível, até ver, controlar a ignição em certas situações como arranques a frio em que não tens temperatura no cilindro para ter ignição do combustível ou então, o cenário inverso em que a temperatura é muito elevada e podes ter pré-ignição.

                  Portanto, para andar na cidade, usa na mesma a vela de ignição para a combustão.
                  Para andar a ritmos constantes tipo autoestrada, utiliza a compressão do pistão para fazer a ignição e é aqui que vêm os grandes ganhos de eficiência, apesar de ainda não ter percebido bem de onde é que vêem.

                  O diesel é mais eficiente que a gasolina por isso é que os diesel consomem menos.
                  Mas pensando bem o resultado é apenas poupar as velas em ritmos constantes ? Mesmo sendo pela pressao e temperatura ou pela vela a quantidade de combustivel nao é a mesma ?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                    Mas pensando bem o resultado é apenas poupar as velas em ritmos constantes ? Mesmo sendo pela pressao e temperatura ou pela vela a quantidade de combustivel nao é a mesma ?
                    Era a minha dúvida.
                    Pelos vistos, através de ignição por compressão, conseguem usar mistura pobre (mais ar que combustível) e daí a poupança e aumento da eficiência.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                      Era a minha dúvida.
                      Pelos vistos, através de ignição por compressão, conseguem usar mistura pobre (mais ar que combustível) e daí a poupança e aumento da eficiência.
                      Mas pergunto o que interfere o raio de uma faisca nisto ? A vela ate pode estar sempre a funcionar pois nao vai mudar muito a situacao .

                      Ja a Honda usava um sistema de mistura pobre com o vtec-e aos anos

                      Comentário


                        #12
                        Aconselho a visualização da conferência da Mazda acerca do assunto.

                        Do que vi e leio por outros lados, combustão por compressão irá acontecer, mesmo que de forma parcial através de uma percentagem da combustão por ignição e outra por compressão.

                        Há muita gente a confundir injecção de ar para o cilindro com "supercharger" clássico quando pelo esquema do vídeo da Mazda parece uma unidade compressora para controlo fino de ar/pressão/possivelmente mais qualquer coisa.

                        Anunciam para o futuro 2L, consumos reais e nos vários testes inferiories ao actual 1.5 diesel e performances iguais ao 2.5L actual, justificando que com o "flat consumption" (real ou não!?) semelhante numa faixa de rotações assinalável, os consumos feitos por um hypermilling profissional serão iguais a qualquer utilizador ordinário.

                        2/3 anos para ver se é real ou não.
                        Editado pela última vez por ; 14 August 2017, 12:04.

                        Comentário

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