Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro "de aprendizagem" até 1500€

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro "de aprendizagem" até 1500€

    Boas, tenho 18 anos e estou a tirar a carta, como tal estou já à procura de um potencial carro que possa conduzir no breve futuro.
    Todos já me disseram que o primeiro carro é para bater, arranhar, e geralmente fazer coisas que provocariam lágrimas, baba e ranho a qualquer dono de carro clássico e desportivo, portanto não precisa de ser um carrinho lindo e brilhante só precisa de estar livre de podres e ter a mecânica toda em bom estado.

    1. Que tipo de carros gostas?

    Leves (<1000kg se possível) e simples de preferência. Gosto de carros diretos, económicos e com o mínimo de luxos. De preferência sem direção assistida. Não me importo de sofrer nos parques de estacionamento.

    1. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?

    Citadino, Pequeno Familiar, Utilitário, Desportivo

    1. Que marcas e modelos gostas e equacionas?

    Todas as marcas japonesas (Toyota, Honda, Nissan, etc.) e as do grupo PSA são as minhas favoritas. No entanto nenhuma marca está "fora de limites".

    1. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?

    Provavelmente não, mas de preferência gostava de ter 4-5 lugares.

    1. Precisarás de levar carga com frequência?

    Não

    1. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?

    Cerca de 8000, mas irei mudar-me para mais perto da minha universidade futura portanto passarei a fazer muito menos quilómetros dentro de uns meses.

    1. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?

    Enquanto tiver de ir de Condeixa para Coimbra (15km para ir e 15 para voltar) todos os dias, sim.

    1. Os consumos terão grande importância?

    Sim, já que não tenho muito dinheiro e tenho de andar muito. Tenho andado a pensar em GPL, sendo o único problema a variável qualidade da instalação do sistema, que pode dar problemas.

    1. A potência do motor terá grande importância?

    Não, pode ter 30cv ou 150, só me interessa que desenvolva bem (como é com os motores a gasolina, particularmente os japoneses). Não quero um carro que fique todo flácido após as 3000-4000 RPM

    1. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?

    Não, mas é sempre divertido saber que posso

    1. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?

    Valor máximo 1500 euros, mas era preferível um carro abaixo de 1000.

    1. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?

    Usado por motivos óbvios. Não interessa o ano, pode ser até o carro dos flintstones desde que cumpra o resto dos requisitos

    #2
    e pá um carro que desenvolva bem tem que ter pelo menos 90 cv menos que isso é trator, sem direção assistida é uma loucura, é pa um tipo suar ali bem no verao e aquecer no inverno, leve é por certo outra asneira, um carro potente e leve, sem experiencia, é o primeiro passo para te espatifares todo, e olha que em caso de embate carros dos anos 90 são caixinhas de fosforos, posto isto, um toyota corola ou um civic talvez dos anos 90

    Comentário


      #3
      O mais sensato é escolheres conforme o que estiver em melhor estado.

      Comentário


        #4
        Utilitário segmento B pós 1999
        Recomendo o Fiat Punto mk2 e os Renault clios, mas se aparecerem bons negócios, qualquer marca generalista é boa escolha.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ArtistaRomeno Ver Post
          e pá um carro que desenvolva bem tem que ter pelo menos 90 cv menos que isso é trator, sem direção assistida é uma loucura, é pa um tipo suar ali bem no verao e aquecer no inverno, leve é por certo outra asneira, um carro potente e leve, sem experiencia, é o primeiro passo para te espatifares todo, e olha que em caso de embate carros dos anos 90 são caixinhas de fosforos, posto isto, um toyota corola ou um civic talvez dos anos 90
          Sempre gostei dos corollas, particularmente os E80 e E90, e até se encontram baratos e em bom estado com baixos kms
          Quanto ao desenvolver bem até discordo, há carros com 60cv que desenvolvem muito bem e são relativamente rápidos, o Honda Beat é um bom exemplo. É verdade no entanto que muita potência e pouco peso é perigoso

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
            Utilitário segmento B pós 1999
            Recomendo o Fiat Punto mk2 e os Renault clios, mas se aparecerem bons negócios, qualquer marca generalista é boa escolha.
            Idem. Incluía aí modelos PSA (P106/206/Saxo), motores fracos mas enorme fiabilidade e custos de utilização / manutenção baixos.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
              Idem. Incluía aí modelos PSA (P106/206/Saxo), motores fracos mas enorme fiabilidade e custos de utilização / manutenção baixos.
              Efectivamente os motores podem considerar-se factos mas tendo em conta o baixo peso , nem se nota. Um Saxo 1.1i mexe-se muito bem, convém é ter ABS porque os travões são bons mas pneus finos e baixo peso não ajudam.

              Comentário


                #8
                Não me levem a mal, mas não incluía o 106/Saxo na equação com o Punto MK2, Clio e 206 apenas pela questão da segurança activa e passiva dos mesmos.

                Comentário


                  #9

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DelSol Ver Post
                    Não me levem a mal, mas não incluía o 106/Saxo na equação com o Punto MK2, Clio e 206 apenas pela questão da segurança activa e passiva dos mesmos.
                    Em termos de segurança o que é o melhor que posso encontrar geralmente por 1500 ou menos?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Sauce Ver Post
                      Em termos de segurança o que é o melhor que posso encontrar geralmente por 1500 ou menos?
                      Salvo raras excepções, quanto mais recente, mais seguro será.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Sauce Ver Post
                        Em termos de segurança o que é o melhor que posso encontrar geralmente por 1500 ou menos?
                        Punto mk2
                        Clio 2
                        Peugeot 206
                        Corsa C
                        Yaris
                        ...

                        Carros cujo projeto tenha sido feito para o novo milénio (4 Estrelas Ncap). Irrita-me profundamente que recomendem uma lata de sardinhas (106/saxo) para alguém que acabou de tirar a carta, um acidentezinho e lá vais tu.

                        Para teres uma noção
                        https://www.youtube.com/watch?v=iG5FXSeLy_s (um projeto de 2000)
                        https://www.youtube.com/watch?time_c...&v=9a8PTeFDaYU (um saxo)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                          Punto mk2
                          Clio 2
                          Peugeot 206
                          Corsa C
                          Yaris
                          ...

                          Carros cujo projeto tenha sido feito para o novo milénio (4 Estrelas Ncap). Irrita-me profundamente que recomendem uma lata de sardinhas (106/saxo) para alguém que acabou de tirar a carta, um acidentezinho e lá vais tu.

                          Para teres uma noção
                          https://www.youtube.com/watch?v=iG5FXSeLy_s (um projeto de 2000)
                          https://www.youtube.com/watch?time_c...&v=9a8PTeFDaYU (um saxo)
                          Obrigado pela resposta. Como posso saber quais carros foram projetados para as tais 4 estrelas NCAP e quais não foram?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Sauce Ver Post
                            Obrigado pela resposta. Como posso saber quais carros foram projetados para as tais 4 estrelas NCAP e quais não foram?
                            Podes verificar neste site:
                            https://www.euroncap.com/en vais um pouco abaixo e tens "How safe is your car ?"

                            Mas basicamente deves procurar carros que antes de 1999 não se vendiam, o saxo por exemplo vende-se desde 1996. Puntos e Corsas vendiam-se antes de 1999 mas eram outros modelos completamente diferentes (dai Punto mk1 e Punto mk2 [o que procuras] e Corsa B e Corsa C [o que procuras]).

                            Para ajudar mais um pouco:
                            https://www.auto-data.net/en/?f=show...modeli_id=1697
                            https://www.auto-data.net/en/?f=show...&modeli_id=761
                            https://www.auto-data.net/en/?f=show...&modeli_id=248
                            https://www.auto-data.net/en/?f=show...modeli_id=1020
                            Editado pela última vez por xtrusion; 28 August 2017, 17:20.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DelSol Ver Post
                              Não me levem a mal, mas não incluía o 106/Saxo na equação com o Punto MK2, Clio e 206 apenas pela questão da segurança activa e passiva dos mesmos.
                              concordo a 100%, o saxo e o 106 são carros muito maus, leves falsos, e pior o chassis e de latão, um carro de 60 cv, pode acelerar porque o peso e muito baixo, mas velocidade de ponta nao tem e a subir peida-se todo

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                                Utilitário segmento B pós 1999
                                Recomendo o Fiat Punto mk2 e os Renault clios, mas se aparecerem bons negócios, qualquer marca generalista é boa escolha.
                                Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                Idem. Incluía aí modelos PSA (P106/206/Saxo), motores fracos mas enorme fiabilidade e custos de utilização / manutenção baixos.
                                Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                                Punto mk2
                                Clio 2
                                Peugeot 206
                                Corsa C
                                Yaris
                                ...

                                Carros cujo projeto tenha sido feito para o novo milénio (4 Estrelas Ncap). Irrita-me profundamente que recomendem uma lata de sardinhas (106/saxo) para alguém que acabou de tirar a carta, um acidentezinho e lá vais tu.
                                será que um 306 pós restyling (98) aí de 99/2000 seria também um bom candidato ou o chassis iria ser o do ano inicial, de 1994, penso? visto que é um segmento C. o problema deve ser mesmo encontrar um carro e não carrinha a 1500€ ou menos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                                  Punto mk2
                                  Clio 2
                                  Peugeot 206
                                  Corsa C
                                  Yaris
                                  ...

                                  Carros cujo projeto tenha sido feito para o novo milénio (4 Estrelas Ncap). Irrita-me profundamente que recomendem uma lata de sardinhas (106/saxo) para alguém que acabou de tirar a carta, um acidentezinho e lá vais tu.

                                  Para teres uma noção
                                  https://www.youtube.com/watch?v=iG5FXSeLy_s (um projeto de 2000)
                                  https://www.youtube.com/watch?time_c...&v=9a8PTeFDaYU (um saxo)
                                  Atençaõ aos Clios MK2 e Yaris MK1!

                                  E que nem todos, em ambos os casos são as versões que obtiveram as 4 estrelas no Euroncap.

                                  O Clio II originalmente obteve apenas 3 estrelas, assim como as primeiras versões do Yaris eram fracas em termos de segurança passiva

                                  Clio II

                                  After the first test Renault brought forward design changes to the knee impact area and footwell padding and so were allowed to retest the Clio. The airbags were also of a newer design but these were not designed to improve the performance at this test severity.
                                  https://www.euroncap.com/en/results/renault/clio/15525

                                  O Yaris foi testado varias vezes pelo japan ncap, com resultados diferentes, sendo as versoes mais recentes da 1ª geraçao as mais seguras
                                  Editado pela última vez por GTTDI; 28 August 2017, 22:36.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DelSol Ver Post
                                    Não me levem a mal, mas não incluía o 106/Saxo na equação com o Punto MK2, Clio e 206 apenas pela questão da segurança activa e passiva dos mesmos.
                                    O Punto não é um primor de comportamento em curva.

                                    Se o saxo for as versões com motor tipo 1.4i os pneus já são mais largos.

                                    Mas acho que os 106 e saxos são muitas vezes incorrectamente avaliados pela sua estética associando a isso um mau comportamento.

                                    Acho que nessas épocas, mau comportamento era os corsas e os polos mas é só o meu ver.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                                      Punto mk2
                                      Clio 2
                                      Peugeot 206
                                      Corsa C
                                      Yaris
                                      ...

                                      Carros cujo projeto tenha sido feito para o novo milénio (4 Estrelas Ncap). Irrita-me profundamente que recomendem uma lata de sardinhas (106/saxo) para alguém que acabou de tirar a carta, um acidentezinho e lá vais tu.

                                      Para teres uma noção
                                      https://www.youtube.com/watch?v=iG5FXSeLy_s (um projeto de 2000)
                                      https://www.youtube.com/watch?time_c...&v=9a8PTeFDaYU (um saxo)
                                      Não faz mal a ninguém conduzir carros menos bons, só faz ganhar respeito pela estrada.

                                      E é curioso, consideras latinhas os saxos, e os outros que havia na altura ? Se for um Civic já é seguro ? E um Polo ? LOL

                                      E depois recomendam yaris e corsa C , esquecem-se é de referir que esses provavelmente já nem airbags têm a funcionar, e se não tiverem ABS esqueçam lá essa teoria da segurança, já para não falar que os amortecedores ou têm menos de 90 mil KM feitos ou então tanto faz ser corsa como yaris como 106...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ArtistaRomeno Ver Post
                                        concordo a 100%, o saxo e o 106 são carros muito maus, leves falsos, e pior o chassis e de latão, um carro de 60 cv, pode acelerar porque o peso e muito baixo, mas velocidade de ponta nao tem e a subir peida-se todo
                                        Achas que um Saxo 1.1i é lento ?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                          Não faz mal a ninguém conduzir carros menos bons, só faz ganhar respeito pela estrada.

                                          E é curioso, consideras latinhas os saxos, e os outros que havia na altura ? Se for um Civic já é seguro ? E um Polo ? LOL

                                          E depois recomendam yaris e corsa C , esquecem-se é de referir que esses provavelmente já nem airbags têm a funcionar, e se não tiverem ABS esqueçam lá essa teoria da segurança, já para não falar que os amortecedores ou têm menos de 90 mil KM feitos ou então tanto faz ser corsa como yaris como 106...
                                          Douglas Campbell, who is president of the Automotive Safety Council and has worked in the airbag industry for more than 25 years.
                                          "airbags from 1990s vehicles are operating correctly in today's accidents"
                                          "When you start your car, the SRS light comes on a short period and then goes off as the self-diagnostic is completed by the computer"

                                          E para mais, o saxo até tem airbags e que bela m**da que são, é um projeto completamente ridículo em termos de segurança, o que interessa amortecedores, travões etc etc no momento de embate? Vê os vídeos, as diferenças são completamente abismais, e por 500€ anda numa lata de sardinhas, que não venham com tretas pois segurança é mesmo isso, em vez de um projeto que destina a ter todo um habitáculo protegido em caso de embate é completamente ridículo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                                            Douglas Campbell, who is president of the Automotive Safety Council and has worked in the airbag industry for more than 25 years.
                                            "airbags from 1990s vehicles are operating correctly in today's accidents"
                                            "When you start your car, the SRS light comes on a short period and then goes off as the self-diagnostic is completed by the computer"

                                            E para mais, o saxo até tem airbags e que bela m**da que são, é um projeto completamente ridículo em termos de segurança, o que interessa amortecedores, travões etc etc no momento de embate? Vê os vídeos, as diferenças são completamente abismais, e por 500€ anda numa lata de sardinhas, que não venham com tretas pois segurança é mesmo isso, em vez de um projeto que destina a ter todo um habitáculo protegido em caso de embate é completamente ridículo.
                                            Pensa o que quiseres.

                                            Vai a qualquer oficina de carros acidentados e vês quantos não têm os airbags disparados com frentes todas desfeitas.

                                            Qualquer carro de inicios e meados dos anos 90 é mau em segurança passiva, mas se fossemos a pensar assim não andávamos de autocarro sem cinto de segurança, entre outras coisas, porque aqui não se trata de desmentir a insegurança passiva dos modelos em questão mas de comprar algo por 1500 euros ou menos...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                              Pensa o que quiseres.

                                              Vai a qualquer oficina de carros acidentados e vês quantos não têm os airbags disparados com frentes todas desfeitas.

                                              Qualquer carro de inicios e meados dos anos 90 é mau em segurança passiva, mas se fossemos a pensar assim não andávamos de autocarro sem cinto de segurança, entre outras coisas, porque aqui não se trata de desmentir a insegurança passiva dos modelos em questão mas de comprar algo por 1500 euros ou menos...
                                              Primeiro não sou eu que penso, coloquei afirmações do Presidente de uma entidade independente Norte Americana.
                                              Depois Airbag já disse, o Saxo também tem e não é por isso que deixa de ser um desastre em termos de segurança.

                                              Exatamente, por 1500€ podemos comprar algo com segurança passiva do sec XXI ou então algo que simplesmente não a tem. Escolhas.

                                              Edit: Quando ando de autocarro só não uso cinto de segurança se este não o tiver disponível

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                Achas que um Saxo 1.1i é lento ?
                                                não é achar,é ter a certeza, o saxo que ande só o 1,4 e é por o saxo ser muito leve, sinceramente o saxo podia até curvar como tu tanto gostas escape, mas eu digo te de resto era um carro muito fraquinho em tudo. dizer que motores a gasolina nos anos 90 eram os Japa's... nada mais o resto era trator( neste range que estamos a falar dos 1.4)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                                                  Primeiro não sou eu que penso, coloquei afirmações do Presidente de uma entidade independente Norte Americana.
                                                  Depois Airbag já disse, o Saxo também tem e não é por isso que deixa de ser um desastre em termos de segurança.

                                                  Exatamente, por 1500€ podemos comprar algo com segurança passiva do sec XXI ou então algo que simplesmente não a tem. Escolhas.

                                                  Edit: Quando ando de autocarro só não uso cinto de segurança se este não o tiver disponível
                                                  Em relação aos autocarros eu também mas a pensar assim é um perigo andar de autocarro sem cinto....e é.

                                                  Ninguém põe em causa que um carro pós ano 2000 tem muito mais segurança passiva e activa só que por 1500 euros nem sempre é fácil mas não é por isso que se tem forçosamente que fazer mau negócio.

                                                  O meu primeiro carro foi um Fiat Uno e tem as suas vantagens : aprender a ter muito respeito pela estrada e pelas leis da física. Num carro moderno pode haver excesso de confiança e não dás valor ao cuidado a ter.

                                                  Se me disseres que o ideal é fazer um curso de condução defensiva para aprenderes a ter respeito pela estrada, percebo.

                                                  Mas repara que o user quer um carro abaixo dos 1000 euros não é mesmo nada fácil.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ArtistaRomeno Ver Post
                                                    não é achar,é ter a certeza, o saxo que ande só o 1,4 e é por o saxo ser muito leve, sinceramente o saxo podia até curvar como tu tanto gostas escape, mas eu digo te de resto era um carro muito fraquinho em tudo. dizer que motores a gasolina nos anos 90 eram os Japa's... nada mais o resto era trator( neste range que estamos a falar dos 1.4)
                                                    O saxo curva bem tendo em conta a época e o segmento, tal como acontecia com o clio, o 106, o AX....

                                                    E nessa época os motores na europa, de baixa gama a gasolina, davam prioridade aos consumos e fiabilidade, sendo que alguns tinham boa performance devido ao escalonamento da caixa e ao baixo peso.

                                                    Mas acredita que um Saxo ou em especial um AX 1.1i andam muito bem, no caso do AX faz tipo 0-100 em 11.7s .

                                                    Lentos eram o Corsa B 1.2 45cv, Polo 1.0, AX 1.4D, Corsa 1.5D, etc

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                      O saxo curva bem tendo em conta a época e o segmento, tal como acontecia com o clio, o 106, o AX....

                                                      E nessa época os motores na europa, de baixa gama a gasolina, davam prioridade aos consumos e fiabilidade, sendo que alguns tinham boa performance devido ao escalonamento da caixa e ao baixo peso.

                                                      Mas acredita que um Saxo ou em especial um AX 1.1i andam muito bem, no caso do AX faz tipo 0-100 em 11.7s .

                                                      Lentos eram o Corsa B 1.2 45cv, Polo 1.0, AX 1.4D, Corsa 1.5D, etc
                                                      oh god! 45 cv eu nunca guiei um carro com menos de 90 cv ( 1.4 D4D, para mim esse auris até que era mais jeitoso k o atual) nem na escola de condução! o AX era levezinho 691 KG, 45 cv era um verdadeiro trator, tb as estradas eram outras e por isso mesmo devia ser bonito o gajo a peidarse todo naquelas rampas

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O peso compensa um pouco a falta de potencia.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X